O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), passou a intensificar nesta semana o serviço de cirurgias eletivas Neste sábado, dia 7, vai realizar um mutirão de Histerectomia, uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero.
![]() |
| Hospital de Base avança com programa de cirurgias eletivas. |
De acordo com o diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, a iniciativa do mutirão de cirurgias, para esta e outras especialidades, visa diminuir a espera de pacientes na fila SUS de Itabuna e de municípios pactuados. Com isso, dar mais celeridade aos serviços prestados.
![]() |
| Paulo Medauar, diretor médico e médico anestesiologista com Marcone Amaral, presidente da FASI. Fotos Ascom |
Vale destacar que nos últimos meses, o Hospital de Base vem superando o número de procedimentos cirúrgicos mensais. Somente em agosto 341 cirurgias foram realizadas, entre eletivas e de urgência e emergência, o que dá uma média de 85 procedimentos por semana.
“A partir dos mutirões, esses números semanais poderão chegar a mais de 100”, afirma Marcone. Ele lembrou que desde o ano passado o número de procedimentos cirúrgicos no Hospital de Base vem sendo ampliado, através de convênio firmado entre a FASI, Secretaria Municipal de Saúde e o Governo da Bahia.
O fruto desta parceria tem garantido a oferta de mais serviços de saúde à população de Itabuna e demais municípios da região sul-baiana.
AVISO IMPORTANTE
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), informa que devido à necessidade de avanço das obras para os serviços de terraplanagem e drenagem visando uma importante etapa da pavimentação, mais uma vez foi necessário alterar a via de acesso na chegada da unidade hospitalar.
O acesso à unidade hospitalar está temporariamente sendo feito pelo lado direito, conforme demonstrado nas imagens.
Com o estreitamento do acesso, é muito importante a atenção em todo o trânsito, em especial na entrada e saída de veículos, devido ao uso de máquinas pesadas no local das obras. A mudança visa garantir a segurança e a integridade de passantes e veículos dentro do prédio hospitalar.
Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos desde já a compreensão de todos.
Direção Executiva da FASI
Leia tambem:
Rua Paulino Vieira requalificada l para atender aos lojistas
![]() |
| Começaram as obras e serviços de requalificação do primeiro quarteirão da Rua Paulinho Vieira. Fotos Pedro Augusto |
No início da noite de quarta-feira passada, dia 4, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, Governo, Rosivaldo Pinheiro, e de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro representando o município assinaram a ordem de serviço para que a Rua Paulino Vieira volte a ter o glamour de shopping a céu aberto, com de atendimento à sua clientela em horário estendido.
Aos empresários, lojistas e líderes empresariais, a secretária Sônia Fontes disse que não será simples transformação da via em calçadão, mas vai se criar uma atração para o comércio de Itabuna.
“É necessária essa revitalização da área comercial, principalmente com a preparação da cidade para a nova realidade do Projeto Itabuna 2030, com novas avenidas, ponte sobre o Rio Cachoeira, viaduto ligando a Aziz Maron à Princesa Isabel, a duplicação das pistas de acesso à rodovia BA-649, novo vetor de crescimento e interligação ao litoral”, expressou.
Ela lembrou que a Prefeitura está executando o Projeto Orla da Beira-Rio e por isso, a nova Paulino Vieira estará integrada arquitetonicamente às praças Otávio Mangabeira, cujas obras de requalificação estão sendo finalizadas, e Olynto Leone, que também passará por reforma.
Para que não haja prejuízos às atividades comerciais, o projeto será executado em três etapas, gradativamente, com a primeira no trecho que vai da Praça Camacan até a Travessa Etelvina Miranda. Um novo quarteirão só entrará em obras quando o anterior estiver concluído. O projeto vai preservar o trânsito nas transversais para facilitar carga e descarga e acesso de ambulâncias e outros veículos de serviço de emergência.
Há mais de 30 anos, a revitalização da Rua Paulino Vieira havia sido prometida, mas os projetos jamais tinham saído do papel.
“Finalmente, vamos poder ter vitrines à noite, como antigamente,” comentou o presidente da Associação dos Lojistas da Paulino Vieira, Paulo Costa. “Há grande esperança do empresariado com essa transformação”, completou o presidente da CDL, Carlos Leahy.
Caso ainda estejam em curso, as obras serão suspensas a partir de 1° de dezembro por conta do movimento do comércio no período que antecede o Natal.
Ascom






Nenhum comentário:
Postar um comentário