terça-feira, 4 de janeiro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Enfermeira da Força Nacional do SUS faz alerta sobre arboviroses e manejo de águas

Atualizado às 21h, 04.01.2022
Enfermeira da Força Nacional do SUS palestra com profissionais da rede de saúde - Foto Pedro Augusto

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que profissionais da Força Nacional do SUS prestam atendimento médico hoje, dia 4, desde as 9 horas, às pessoas atingidas pela enchente e que tiveram contato com água contaminada. O atendimento acontece até as 13 horas, na Escola Municipal de Trânsito (Emtran) na Secretaria de Transportes e Trânsito

Ontem, os atendimentos foram prestados na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Bairro Mangabinha. Os médicos da Força Nacional do SUS reforçam o atendimento da Atenção Primária à Saúde no município de Itabuna, após a cheia do Rio Cachoeira e as fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia.

Na segunda-feira, dia 3, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, médicos e enfermeiros da rede pública de saúde de Itabuna assistiram a uma palestra sobre o diagnóstico rápido da dengue, zika vírus e chikungunya, doenças comuns no verão. A palestra foi ministrada pela enfermeira da Força Nacional do SUS, Juliana Lima.

O encontro reuniu a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e equipes do Departamento em Vigilância em Saúde, que engloba a coordenação de endemias, Centro de controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, e Vigilância Sanitária.
Médicos da Força Nacional do SUS prestam
atendimento no Mangabinha - Foto Roberto Santos

A enfermeira Juliana Lima, que é especialista em Urgência e Emergência em UTI, falou sobre os desafios do diagnóstico diferencial  manejo clínico das doenças. Ela esclareceu aos participantes, que o período é propício às arboviroses. “Estamos em um momento favorável à transmissão pelo mosquito, que é o principal vetor. São necessários cuidados com o manejo de águas contaminadas e uso de repelentes”, alertou Juliana, que fez uma referência às últimas enchentes, que atingiram a região sul da Bahia.

A profissional da Força Nacional do SUS disse que é fundamental saber diferenciar os sintomas das arboviroses que são parecidos com os de outras doenças. “No verão, a  umidade do corpo  é maior  e o mosquito é mais presente. É fundamental identificar os sintomas das diversas  doenças,  pois um sintoma pode fazer toda a diferença”, pondera.

Sobre a gripe H3N2, que surgiu recentemente, ela disse que se trata de uma doença  com início súbito em 48 horas  e exige os mesmos cuidados que a Covid-19. “É preciso usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar as mãos, pois, o contágio é por gotículas, igual à Covid-19”, orientou  Juliana Lima.
 
A enfermeira  também fez um alerta para a  inexistência  de vacina contra a nova gripe. “A vacina que temos é para o combate à H1N1. Para a nova cepa ainda estamos descobertos”, disse.

Outra doença que exige cuidado, é a Leptospirose, principalmente no pós-enchentes, alertou a enfermeira  Juliana Lima que orientou que o manejo das águas,  alimentos e com os destroços deve ser mais cauteloso, após o nível da água baixar. “É a também chamada doença do rato. Os  profissionais  de saúde devem prestar  atenção aos sintomas, dentre eles, o processo infeccioso, a barriga cheia de água, a diarréia que é intensa, e a desidratação”, disse.
Força Nacional do SUS atende comunidade da Rua da Bananeira nesta tarde na Settran

Médicos da Força Nacional do SUS prestam
atendimento no Mangabinha - Foto Roberto Santos

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que profissionais da Força Nacional do SUS continuarão com atendimento médico às pessoas atingidas pela enchente e que tiveram contato com água contaminada. 

O atendimento está sendo na Escola Municipal de Trânsito (Emtram) na Secretaria de Transportes e Trânsito, estação de passageiros do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho. A orientação é que todos devem procurar o atendimento para evitar problemas de saúde.

Os médicos da Força Nacional do SUS estarão reforçando o atendimento da Atenção Primária à Saúde no município de Itabuna, após a cheia do Rio Cachoeira e as fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia.

Ajuda da Rede de Solidariedade Nacional e Internacional
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), se reuniu na manhã desta terça-feira,  dia 4, com representantes do Alto Comissariado da Comunidade Europeia da Cáritas Internacional, Cáritas Brasileira, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Unicef, na Cúria Diocesana da Catedral de São José. No encontro, ele apresentou o perfil das necessidades das famílias afetadas pelas inundações do Rio Cachoeira e das chuvas no Sul da Bahia.

O prefeito falou das ações que a Administração municipal vem realizando desde o dia 25 de dezembro, Natal de 2021, depois que as enchentes devastaram a cidade. “Agradeço aos representantes destes órgãos nacionais e internacionais que enxergaram o sofrimento de Itabuna e de toda a Bahia”, comentou.

Os órgãos  nacionais e internacionais estão empenhados em ajudar as famílias atingidas pelas cheias não só na Bahia, mas também em Minas Gerais, em parceria com as Paróquias e Dioceses e o poder público (municipal e estadual).  

O prefeito Augusto Castro aproveitou para anunciar que o Governo da Bahia liberou a construção de 1.100 unidades habitacionais para as famílias dos bairros mais atingidos pelas inundações.   “Ontem, conversei com o governador Rui Costa e ele garantiu a construção de casas. Mas, caberá à Prefeitura ceder dois terrenos, porque não vamos permitir que essas famílias retornem para as áreas de risco onde moravam”, informou.

Ele lembrou que a Prefeitura de Itabuna está prestando acolhimento e assistência às famílias atingidas com uma rede de solidariedade integrada por voluntários e representantes da sociedade civil. “Estamos trabalhando muito para que as famílias possam reconstruir suas vidas. A Prefeitura vai disponibilizar o Auxílio Recomeço, no valor de R$ 3 mil, para a compra de móveis e eletrodomésticos, e o Aluguel Social, no valor de R$ 440,00, para quem perdeu suas casas”.


A coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima, lembra que a instituição vinculada à Igreja Católica junto a órgãos internacionais está atuando com as paróquias e dioceses para promover o protagonismo das famílias afetadas. “Estamos aqui para contribuir por meio da união de esforços. A igreja agiu no emergencial, mas agora é a hora de planejar o pós-chuvas”, afirmou.

A representante da Unicef, Luíza Almeida, reforçou o compromisso do Fundo das Nações Unidas para a Infância. “Queremos somar esforços por meio de ações coordenadas, principalmente quanto aos cuidados com as crianças, seja na disponibilização de acesso à água tratada, vacinação e cuidados com a saúde mental”, disse.

O encontro contou com a participação do bispo diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, do Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, e Roman Majcher, da Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann.

Também do vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, e  representantes de paróquias da Diocese de Itabuna, clubes de serviços e vereadores.
Fundação Marimbeta doa 2 mil pães para vítimas das enchentes diariamente

A Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente - cumpre sua missão social, ao doar 2.000 mil pães, diariamente, para as famílias afetadas pelas inundações do Rio Cachoeira e as chuvas que devastaram o sul da Bahia no final de dezembro de 2021. De acordo com o presidente da Marimbeta, professor Valter Silva, este gesto de solidariedade está contando com todo o empenho da equipe da padaria do Sítio I, no Bairro São Roque.


“A produção dos pães acontece pela manhã e à tarde a distribuição está sendo feita pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) com as famílias nos abrigos e em áreas de vulnerabilidade. Não poderíamos deixar de dar a nossa colaboração neste momento tão difícil que passa nossa gente. A Fundação Marimbeta trabalha com o social e sentimos a responsabilidade de ajudar ainda mais”, comentou o professor Valter Silva.

Ele finalizou ressaltando ser gratificante poder contribuir, ajudar as pessoas, principalmente aqueles em que muitos perderam tudo, casa, roupas e alimento com as enchentes”. A Fundação Marimbeta é uma autarquia municipal dedicada ao ensino fundamental de crianças e adolescentes que oferece  oficinas de dança, capoeira, violão, culinária, artes verdes, artesanato, esportes e a padaria no contraturno escolar.

Secretaria de Promoção Social apresenta Plano de Ação pós-enchente para a comunidade Católica

Na manhã desta terça-feira, dia 4, a secretária Andrea Castro, titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), participou da reunião promovida pelo Alto Comissariado da Comunidade Europeia da Cáritas Internacional, Cáritas Brasileira, Unicef e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no salão da Cúria Diocesana, anexo à Catedral de São José, em Itabuna. Ela apresentou um diagnóstico da situação do município pós-enchente que devastou cerca de 40% da cidade.


Durante o encontro, a secretária Andrea Castro agradeceu o apoio da Igreja Católica junto ao município e apresentou o Plano de Ações desenvolvido pela secretaria diante do cenário devastador em que o município se encontra. “Esse é um momento de união de todos. Vimos uma onda de solidariedade muito grande abraçando o nosso município e isso nos deixou agradecidos. As nossas ações estão voltadas para assistir e oportunizar que as famílias atingidas possam, o quanto antes, retomar a suas vidas e se reconstruir”, salientou a secretária.

O primeiro momento da crise, de acordo com a titular da Semps, foi salvar vidas, acolher e abrigar as pessoas. Agora, é hora de promover condições para o retorno dessas famílias aos seus lares. “Sabemos que muitas famílias perderam tudo, inclusive suas casas. Diante disto, o prefeito Augusto Castro também está empenhado em promover condições para que as pessoas possam reconstruir os seus lares com o ‘Auxílio Recomeço’ e o Aluguel Social. Logo estaremos com o Decreto com os devidos critérios para recebimento”, reforçou.

A Semps mantém a assistência nos pontos de abrigamento da cidade, atendendo aproximadamente 680 pessoas com três alimentações diárias, água, roupas, além de entregar cestas básicas, colchões, material de limpeza,  peças íntimas e fraldas descartáveis com o apoio também das doações de voluntários nas áreas atingidas.

Secretaria de Saúde imuniza famílias de bairros que tiveram contato com águas contaminadas


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, levou uma equipe de vacinadores para reforçar a imunização das famílias do Bairro Banco Raso que tiveram suas casas invadidas pelas águas do Rio Cachoeira e tiveram contato com a água contaminada. A ação foi desenvolvida na Escola Passo a Passo, tendo atraído inúmeros moradores hoje, dia 4.

O Banco Raso, apesar de ser localizado a boa altitude em relação ao nível do rio, foi um dos mais afetados pelas inundações do Cachoeira. A Rede de Frio disponibilizou vacinas contra Tétano, Hepatite A, Influenza e Covid-19 com o objetivo de minimizar os riscos de doenças por meio da prevenção.


Nesta terça-feira na Escola Municipal de Trânsito (Emtran), na Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), que funciona na Estação de Passageiros do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, médicos e profissionais de Saúde da Força Nacional do SUS fizeram atendimentos às famílias da Bananeira afetadas pelas águas da enchente, repetindo ação iniciada ontem no Bairro Mangabinha.


BAIRRO MANGABINHA

Nesta quarta-feira,dia 5, haverá a vacinação pela Rede de Frio para pessoas afetadas pelas chuvas residentes no Bairro Mangabinha. A vacinação seletiva (Covid-19, Influenza, Tétano e Hepatite A) visa imunizar contra doenças de síndrome gripal e também contra doenças de exposição às águas contaminadas.


A ação será das 8 às 12h na Escola João Mangabinha. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível, (a equipe vai orientar àqueles que não dispõem de algumas documentações).

SARINHA E GOGÓ DA EMA

Na quinta-feira, dia 6, haverá vacinação para pessoas residentes nos bairros Sarinha e Gogó da Ema afetadas pelas chuvas e enchentes. A ação será das 8 às 12h na Praça do Bairro Sarinha, sendo pedida a seguinte documentação: RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível, (a equipe vai orientar àqueles que não dispõem de algumas documentações).

RUA DE PALHA)

Na sexta-feira, dia 7, a vacinação será das pessoas afetadas pelas cheias e chuvas residentes na Rua de Palha (Bairro Maria Matos). A ação será das 8 às 12h na Igreja Católica do bairro. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível, (a equipe vai orientar quem não dispõem de algumas documentações).

_
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Capacitação para receptivo de cruzeiros projeta temporada aquecida Cidade receberá 16 escalas entre dezembro de 2025 e abril de 2026 A Prefe...