quinta-feira, 2 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Augusto Castro fecha parceria para despoluir o rio Cachoeira

Prefeito Augusto Castro  fecha parceria  para despoluir  o rio Cachoeira

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou Termo de Cooperação para projetos de despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira envolvendo as Secretarias Municipais de Planejamento, de Agricultura e Meio Ambiente, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e o Portal Santo Agostinho.

O ato de assinatura no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves na noite de quarta-feira, dia 1º, teve a participação de representantes da empresa dinamarquesa Ramboll, que atua com soluções ambientais no Brasil.

“O Rio Cachoeira é um patrimônio de Itabuna. A Emasa tem projeto pronto de expansão da cobertura do saneamento e preservação do Cachoeira. Este projeto tem três eixos centrais, prevê quatro estações de captação de esgoto em tempo seco. Ou seja, o esgoto não cairá mais no rio. Não será solução 100%, mas em torno de 60% e vai conservar o rio. Com isso, Itabuna sai na frente em capacidade operacional”, disse o prefeito Augusto Castro.

Para o prefeito de Itabuna, os outros municípios da bacia hidrográfica vão se juntar a esse projeto, com as universidades, a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e o setor privado. “Quando se investe em saneamento, diminui o custo da saúde pública”, afiançou. A união das esferas público e privada nos projetos é resultado do 1º Encontro para Apresentação de Propostas de Preservação Ambiental do Rio Cachoeira, que durante dois dias ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

 O diagnóstico ambiental foi apresentado pela arquiteta Alejandra Devecchi, uma das representantes da empresa Ramboll Environ, contratada pela Portal Santo Agostinho. Na avaliação dela, os excrementos do rebanho bovino em alguns municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira contribuem para a poluição do rio. “A bacia tem 425 mil cabeças de gado, o que já é um alerta, pois, não é somente o lançamento do esgoto urbano que polui o Cachoeira”, explicou.
 
A arquiteta também apontou os lixões como um problema grave, com exceção de Itabuna, que hoje tem o apoio de um aterro sanitário certificado que processa todo o resíduo que sai da cidade. “Precisamos fazer a gestão das reservas legais. Cada proprietário rural é obrigado a recuperar 20% de sua área com mata”, afirmou Alejandra.
 
Para o prefeito Augusto Castro o seminário foi fundamental para discutir a poluição com especialistas. “Para nós foi muito importante essa troca de experiência com a empresa dinamarquesa”, comemorou.

Na Uesc também participou do seminário o gerente regional da Embasa, Felipe Madureira, que informou ter sido renovados os contratos de programas e de concessão com os municípios regionais. “Cobrimos 27 municípios que influenciam na Bacia do Rio Cachoeira. Nesta renovação, já colocamos novas metas, entre as quais ter 90% de tratamento de esgoto em cada sede urbana até 2033. A outra meta é ter 99% de água tratada nas cidades atendidas pela Embasa”, garantiu.
______________________________
FICC publica lista provisória de agentes culturais contemplados com auxílio financeiro

Mestre Sabará, Erasmo Avila, Augusto Castro e o Presidente da FICC, Aldo
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)publicou na terça-feira, dia 31, a relação provisória dos candidatos habilitados à concessão de auxílio financeiro, proveniente da Lei Sabará (Lei Municipal nº 2.556/2021). A lista pode ser verificada em anexos no Diário Oficial da FICC e através das redes sociais da Fundação. Essa é a terceira etapa para concessão do benefício, conforme previsto em Edital.

Até o dia 8 de setembro, está aberto o período recursal. Os candidatos que não passaram pela etapa comprobatória, poderão solicitar a reanálise. Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail: projetos@ficc.com.br. Após o prazo recursal, será publicada a relação definitiva dos candidatos homologados.

O auxílio financeiro será concedido depois de seis etapas: inscrição, análise da documentação comprobatória, publicação da lista dos candidatos habilitados, prazo para recurso, publicação da lista homologatória e pagamento. A previsão é que a primeira parcela seja creditada a partir do dia 10.

Os candidatos ficam sujeitos às sanções administrativas, cíveis e penais, caso apresentem declaração ou documentação falsa de acordo com as penalidades previstas no Edital, onde também constam os demais requisitos necessários à concessão do auxílio e formulários de inscrição e declaração de ausência de renda.

________________________________

Ponto facultativo nesta segunda-feira,6, em Itabuna 

A Prefeitura de Itabuna decretou ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Municipal, Centralizada, Descentralizada e Fundacional, na segunda-feira, éspera do 7 de Setembro. Mas excetuou aquelas cujos serviços são considerados essenciais e não podem sofrer interrupção, a exemplo de Unidades Básica (UBS) e de Saúde da Família (USF). O Decreto nº 14.620 foi publicado na edição 4.707 de quarta-feira.

Por conta disto, algumas delas funcionarão normalmente para atender a população.

 José Maria de Magalhães Neto (Centro)
Horário de atendimento: das 8  às 22 horas

 Roberto Santos (Bairro Santo Antônio)
Horário de atendimento: das 8 às 15 horas

 Dr. José Édites dos Santos (Bairro São Caetano)
Horário de atendimento: das 8 às 22 horas

 Möise Hage (Bairro Lomanto),
Horário de atendimento: das 8 às 15 horas

Alberto Teixeira Barreto (Bairro Califórnia)
Horário de atendimento: das 8 às 15 horas

 Centro Covid de Nova Ferradas
Horário de atendimento: das 8 às 15 horas

 Unidade de Pronto Atendimento – UPA Monte Cristo
Horário de atendimento: 24 horas
___________________________________

Campanha do Setembro Verde inicia ações sobre a doação de órgãos


Em setembro é realizada a Campanha do Setembro Verde, dedicada à conscientização sobre a doação de órgãos. Ao longo de todo o mês, são realizadas ações sobre informação e divulgação sobre a importância da doação que pode salvar inúmeras vidas.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna apoia a campanha que visa sensibilizar a população sobre a importância de comunicar ser um doador aos parentes.  A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos, OPO/Sul, Silvana Batista, destaca que, além das atividades internas, a divulgação em todos os meios é de suma importância para que a população tenha conhecimento de como se tornar um doador.

“Atualmente, não precisa mais de registro ou documentação que comprove que a pessoa optou por se tornar um doador de órgãos em vida. Basta apenas que comunique aos parentes sua vontade de se tornar um doador, para que possa se concretizar em um gesto solidário e de amor ao próximo mesmo em um momento tão delicado.” afirmou.

Ao longo do mês, haverá a entrega dos laços verdes, simbolizando a doação de órgãos, plantio de árvores simbolizando a renovação da vida, palestras educativas, decorações verdes pela cidade em alusão ao Setembro Verde, além de visita a instituições de ensino e da saúde para esclarecimentos e orientação sobre a doação de órgãos.
___________________________________

Hospital de Base e FASA firmam parceria para estágio dos estudantes de Medicina

Dirigentes da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), entidade gestora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) se reuniram com representantes das Faculdades Santo Agostinho (FASA) para discutir propostas de parcerias e convênios para o acompanhamento supervisionado dos estudantes de Medicina.

 A presidente da FASI, Fernanda Ludgero, explica que o objetivo desta parceria tem como foco contribuir diretamente para a formação dos acadêmicos do curso de Medicina. Em contrapartida, o hospital receberá a manutenção de equipamentos permanentes. Os diretores da Fasi, Dr. Fernando Filho e Roberto Gama também participaram do encontro realizado na quarta-feira, dia 1º.

Fernanda ressalta que os alunos e futuros médicos que serão graduadas pela FASA serão acompanhados por profissionais altamente qualificados lotados no Hospital de Base, unidade de traumas e de urgência e emergência que atende pacientes de municípios do sul, extremo-sul sudoeste baianos, pactuados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
___________________________________

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e BB fazem encontro com agricultores 

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, o diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, e a equipe técnica da pasta se reuniram com pequenos agricultores e o gerente-geral do Banco do Brasil, em Itabuna, Maurício Barbosa, que apresentou  linhas de créditos bancários para fomentar a economia rural. O encontro aconteceu na sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na quarta-feira, dia 1º.  

Maurício também convidou para o encontro empresas cadastradas pelo Banco do Brasil especializadas na prestação de serviços de consultoria para elaborar estudos técnicos junto aos pequenos produtores visando a real necessidade de investimento rural nas propriedades. Concluídos tais estudos, um projeto será elaborado para ser apresentado ao banco com todas as informações necessárias à liberação do empréstimo.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem se mostrado preocupado em priorizar o atendimento das necessidades da pequena produção e da agricultura familiar. Por isso, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente tem atuado para suprir a falta de atenção aos produtores rurais. É de grande importância que o campo tenha acesso ao crédito para fornecer produtos hortigranjeiros ao mercado consumidor e fortalecer a economia do município.

O secretário Moacir Smith Lima frisou que ficará a critério do agricultor familiar o acompanhamento dos profissionais técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e também, se for o caso, da empresa que prestará o serviço de consultoria.

Já o diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, esclareceu dúvidas sobre a futura parceria com o Banco do Brasil, inclusive sobre a importância de a documentação de quem deseja solicitar a linha de crédito disponível estar atualizada. Com o passar dos anos, houve uma preocupação em diversificar o plantio após a crise cacaueira, e com isso, a necessidade de mais investimentos nesse setor da economia rural.
_______________________________

Itabuna recebe moderna câmera fria da Coelba para a Rede de Frio

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana da Coelba uma câmara fria que vai substituir dois refrigeradores da Sala de Vacinas da Rede de Frio nos fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães (antigo F-Sesp), no centro da cidade. Há 30 dias, a Prefeitura de Itabuna se habilitou num programa da concessionária de energia que previa a substituição de equipamentos de refrigeração mais antigos por um mais moderno.

Por conta da campanha do Covid-19, a Coelba fez uma parceria com os municípios baianos com a estratégia de substituir dois refrigeradores domésticos pelo recebimento de uma câmara fria, desde que os requisitos de um cadastro fossem preenchidos. Além disso, era necessário que a unidade tivesse a necessidade de vacinação disponível.

“Essa câmera fria é o equipamento ideal para o funcionamento de salas de vacinas em vez dos antigos refrigeradores domésticos. A gente ainda tem alguns, mas está em processo de substituição.  O novo equipamento tem maior economia de energia e de capacidade interna, controle adequado de temperatura, estabilidade e qualidade dos produtos”, afirma a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, acrescentando que tem monitoramento remoto por aplicativo de celular.

O equipamento também emite relatórios gráficos do controle de temperatura durante todos os dias de utilização, o que facilita ainda mais o monitoramento do estado das vacinas. “Com isso, fica afastado o perigo de perda de vacinas por quedas de energia e de refrigeração. Por meio dos gráficos temos essa importante informação. A substituição valeu a pena. Por isso, estamos agradecidos pela aprovação no programa da Coelba”, finaliza Brito.

Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...