quarta-feira, 11 de março de 2026

Pais assumem protagonismo no cuidado com o bebê em ação do Ambulatório do Hospital Materno-Infantil de Ilhéus


No Ambulatório do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, uma iniciativa vem fortalecendo a participação masculina durante a gestação. A proposta é simples, mas potente: deixar de lado o papel apenas de acompanhante para assumir o protagonismo no cuidado com o bebê e no apoio à mulher durante o pós-parto.

A atividade ocorre durante a visita guiada realizada às terças-feiras, quando gestantes e acompanhantes conhecem as dependências do hospital, os fluxos de atendimento e as equipes que estarão presentes no momento do nascimento. A unidade é uma instituição do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Durante a ação, denominada “Lado a Lado”, os homens participam de orientações práticas sobre os cuidados com o recém-nascido, como banho, troca de fraldas, uso de utensílios e formas de apoiar a amamentação. A proposta é fortalecer o vínculo familiar e estimular a paternidade ativa desde os primeiros momentos de vida.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório, Caroline Peluso, a iniciativa deixa claro que o cuidado com o bebê é uma responsabilidade compartilhada. “Quando os pais participam desse processo de forma ativa, fortalecemos o vínculo familiar e contribuímos para o bem-estar da mãe e do recém-nascido”, explica.

A experiência também tem sido positiva para as famílias. Danilo, que aguarda o nascimento da filha Lara ao lado da esposa, Viviane, participou da atividade e aprovou a experiência. “É muito interativo e esclarecedor. A gente aprende coisas que nunca imaginou, como até a forma correta de trocar o bebê”, contou.

Para a diretora-geral do Hospital Materno-Infantil, Renata Lordelo, a iniciativa reforça o compromisso da unidade com a humanização da assistência. “Acreditamos que o cuidado começa muito antes do nascimento. Incluir o pai nesse processo é fortalecer a rede de apoio da mulher e construir um ambiente mais acolhedor para a chegada do bebê. Essa ação representa, na prática, o nosso compromisso com uma assistência cada vez mais humanizada, participativa e centrada na família”, destaca.

A visita guiada do hospital já beneficiou mais de mil gestantes e acompanhantes. As famílias interessadas podem agendar a participação pelo WhatsApp (71) 99640-3884.

*Estrutura de referência*

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, incluindo UTI Neonatal, unidades semi-intensivas e Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade atende gestação de alto risco, urgências obstétricas e cuidados neonatais para toda a região, funcionando 24 horas por dia, com atendimento 100% pelo SUS. - Ascom 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Flávio acusa Dino de usar operação da PF para interferir nas eleições

Candidato afirmou que investigação sobre filme tem motivação política e negou irregularidades no financiamento da produção. Senador e candid...