terça-feira, 22 de julho de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

 Ilhéus debate políticas públicas para população em situação de rua

Reunião intersetorial reúne instituições públicas e sociedade civil para discutir soluções integradas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou nesta segunda-feira (21), uma reunião intersetorial para tratar da crescente situação da população em situação de rua no município. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Diocese de Ilhéus, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil organizada.

Durante a reunião, foi proposta a criação de um fórum permanente de discussão sobre o tema, com o objetivo de integrar esforços entre diferentes órgãos públicos e ouvir as demandas da população em situação de rua. A iniciativa busca garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes, humanizadas e centradas na realidade vivida por essas pessoas. O fórum também prevê a participação ativa de movimentos sociais e entidades da sociedade civil, reforçando a importância do diálogo coletivo.

Entre as ações discutidas estão o reforço das políticas de assistência social, saúde e educação, além da realização de um censo que possa dimensionar o problema de forma mais precisa. A proposta é desenvolver estratégias de enfrentamento que respeitem os direitos humanos e promovam a dignidade da pessoa humana, enfrentando questões como drogadição, insegurança, prostituição e outras formas de vulnerabilidade social.

A comissão intersetorial formada pelas secretarias de Promoção Social, Saúde, Serviços Urbanos e Ordem Pública reafirmou o compromisso da gestão municipal com a causa. Ainda que o município já disponha de serviços especializados, como o Serviço de Abordagem Social, a ampliação do diálogo com a sociedade civil foi apontada como fundamental para garantir a efetividade das ações propostas e a construção de soluções duradouras.

Ilhéus realiza II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres nesta quarta (23)

Evento promovido pela Prefeitura reforça a luta por igualdade, democracia e conquistas para todas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realiza nesta quarta-feira (23), a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento acontecerá das 8h às 17h, na sede da APPI/APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação, localizada na Av. Lindolfo Collor, nº 886, bairro do Malhado.

A conferência será um espaço essencial para o debate sobre a construção de políticas públicas voltadas às mulheres, reunindo representantes da sociedade civil, movimentos sociais, gestores públicos e lideranças comunitárias. A programação contará com mesas temáticas, grupos de trabalho e a eleição de delegadas para as próximas etapas da conferência, em âmbito estadual e nacional.

“Amanhã é dia de fortalecer o diálogo e a participação das mulheres nas decisões que impactam suas vidas. Convido todas as ilheenses a estarem presentes na nossa II Conferência. Vamos juntas por mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, destacou a Vice-Prefeita Wanessa Gedeon.

Prefeitura de Ilhéus promove segunda edição do Quintal do Museu com foco em educação ambiental

Atividade realizada pela Maramata neste sábado (26) une ciência, cultura e comunidade com experiências interativas para toda a família

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Maramata, promove neste sábado (26), a segunda edição da atividade “Quintal do Museu”. A iniciativa tem como objetivo oferecer um ambiente acolhedor e educativo, com foco em atividades lúdicas voltadas à educação ambiental, proporcionando experiências interativas e significativas para crianças, jovens e suas famílias.

Entre as atrações da programação está a apresentação do acervo do Maramata Itinerante, que reúne exemplares biológicos da região, estimulando o interesse pela fauna e flora locais. O público também poderá visitar a exposição "Pescadores: entre marés e memórias", uma homenagem aos homens e mulheres do mar que constroem a história e a identidade da nossa costa.

Ao abrir o “quintal do museu", a Fundação Maramata busca cultivar um espaço de encontro, aprendizado e valorização da biodiversidade, promovendo o diálogo entre ciência, cultura e comunidade. A ação reafirma o papel da instituição como referência em educação ambiental em Ilhéus, além de estreitar sua relação com a população.

Serviços de manutenção são intensificados nos distritos de Ilhéus

Ações realizadas pela Secretaria de Interior beneficiam as comunidades do Couto, Santo Antônio e Rio do Engenho

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Interior, segue com a realização de serviços de manutenção nos distritos do município. As ações contemplam as localidades do Couto, Santo Antônio e Rio do Engenho, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e promover mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para os moradores.


As equipes estão executando serviços de roçagem, patrolagem, cascalhamento, raspagem e pintura em diversos trechos, garantindo mais dignidade à população que vive na zona rural.


A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos distritos e a promoção de ações contínuas de cuidado com os espaços públicos, contribuindo para o desenvolvimento de Ilhéus como um todo. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...