Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres ampliou diálogo com a sociedade ilheense
Evento reuniu sociedade civil para debater avanços na igualdade de direitos e fortalecer políticas públicas no municípioA Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, realizou nesta quarta-feira (09), a Pré-Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus, das 14h às 18h, com o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade civil sobre ações e estratégias que fortaleçam os direitos das mulheres no município.
Com o lema “Mais democracia. Mais igualdade. Mais conquistas para todas.", a atividade foi um importante espaço de escuta, debate e construção coletiva de propostas que irão nortear a Conferência Municipal, que acontecerá no dia 23 de julho. Durante o evento, participantes discutiram temas fundamentais como enfrentamento à violência, autonomia econômica, saúde integral, participação política e outros eixos essenciais para promover a igualdade de gênero.
A vice-prefeita e secretária de politicas para mulheres Wanessa Gedeon destacou a importância da iniciativa. “Este é um momento histórico que reafirma nosso compromisso com políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das mulheres. Acreditamos na força da participação popular para transformar realidades e garantir conquistas que se consolidem no dia a dia de cada cidadã”, afirmou.
A Secretaria de Políticas para Mulheres reforçou o convite para que toda a população continue engajada no processo de discussão e construção das políticas voltadas ao fortalecimento dos direitos femininos, reafirmando a importância da união e da mobilização coletiva em favor de uma cidade mais justa e igualitária.
Encontro Técnico sobre Cooperativismo reúne lideranças regionais na Faculdade de Ilhéus
Evento debateu avanços e desafios do setor e propõe novas estratégias para o desenvolvimento regional
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou nesta quarta-feira (09) o Encontro Técnico “Agenda Ilhéus – Os Caminhos do Cooperativismo no Sul da Bahia”. O evento aconteceu na Faculdade de Ilhéus e reuniu lideranças de instituições públicas e privadas, representantes de cooperativas e sistemas cooperados para discutir os avanços, desafios e perspectivas do cooperativismo na região. A iniciativa foi organizada em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último dia 5 de julho.
A programação contou com exposições técnicas, painéis temáticos e momentos de troca de experiências entre representantes de diversos segmentos cooperativistas, como crédito, agricultura, educação, saúde e gestão de resíduos sólidos. Entre os destaques, estiveram a palestra sobre a evolução do cooperativismo de crédito na região, ministrada pela gerente do Sicredi Itabuna, Iranaia Miranda, e o painel sobre políticas públicas e cooperativismo, apresentado pelo economista e professor da UESC, João Carlos Pádua. O encontro teve apoio do Sebrae, Amurc, Universidade Estadual de Santa Cruz e Território Litoral Sul.
Durante o evento, foi apresentada a proposta de criação do Necoop – Núcleo de Educação Cooperativista, com foco na inserção de conteúdos sobre o tema na rede municipal de ensino dos municípios do sul da Bahia. A iniciativa foi defendida pelo jornalista e especialista em cooperativismo, Ederivaldo Benedito, que destacou a importância da educação cooperativista para transformar a mentalidade das novas gerações sobre os benefícios da cooperação.
O Prefeito Valderico Junior destacou o compromisso da gestão. "Já discutíamos há muito tempo essa necessidade do Poder Público chegar mais perto de iniciativas como a da Coolimpa e de outras cooperativas, fornecendo oportunidade de melhorias, pois sabemos que esse movimento beneficia o município e principalmente o Meio Ambiente. Estaremos sempre dispostos a discutir as melhores práticas para avancar nessa pauta", disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, reforçou que este é apenas o primeiro de uma série de encontros da Agenda Ilhéus, voltados a temas que estimulam a integração e o desenvolvimento regional.
Ilhéus realiza a 7ª Conferência das Cidades com foco em desenvolvimento urbano e justiça social
Evento reúne sociedade civil e poder público para debater políticas inclusivas e sustentáveis
A 7ª Conferência das Cidades – Etapa Local será realizada no próximo dia 15 de julho, das 8h às 18h, na sede da APPI/APLB, localizada na Rua Lindolfo Collor, 886, no bairro Malhado. O encontro conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, que reforça a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável e a justiça social.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência busca estimular o diálogo entre representantes do poder público, movimentos sociais, entidades empresariais, organizações não governamentais, sindicatos e toda a sociedade civil. Durante o evento, serão debatidos assuntos como habitação, saneamento, mobilidade urbana, sustentabilidade e transformação digital.
A programação inclui painéis temáticos, grupos de trabalho, plenária final e eleição de delegados e entidades que irão compor o Conselho da Cidade de Ilhéus (ConCidade). O evento é gratuito e aberto ao público. A Prefeitura de Ilhéus apoia essa iniciativa e convida todos os cidadãos a participarem deste momento de construção coletiva, apresentando propostas e contribuindo para o futuro da cidade.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://doity.com.br/7-conferencia-das-cidades.
USF Basílio volta a oferecer atendimento odontológico regular após quase dois anos de interrupção
E Ilhéus amplia e retoma atendimentos odontológicos em diversas unidades de saúde
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando na oferta de serviços de saúde bucal à população. A coordenadora da Saúde Bucal, Louise Tainá, anunciou o retorno do atendimento odontológico regular na Estratégia Saúde da Família (ESF) Basílio, após quase dois anos de paralisação.
Segundo Louise, a falta de climatização adequada impedia o funcionamento contínuo do consultório, restringindo os atendimentos a casos emergenciais. “Estávamos há quase dois anos sem ar-condicionado, o que impedia o atendimento regular e limitava o serviço a demandas espontâneas. Agora, com a climatização restabelecida, os atendimentos voltaram normalmente e os pacientes já podem procurar a unidade para marcar suas consultas”, explicou.
Entre os serviços oferecidos no ESF Basílio estão:
• Cirurgias odontológicas (exodontias)
• Restaurações
• Limpezas
• Atendimento odontopediátrico
Além da retomada no Basílio, a coordenadora também destacou as melhorias em outras unidades de saúde do município. A sala odontológica do bairro Nossa Senhora da Vitória, que também estava sem funcionamento há quase dois anos, foi reaberta para atender à comunidade. Nos bairros Euler e Vilela 4 (Teotônio Vilela), foram realizadas intervenções para garantir um ambiente mais humanizado e confortável.
Outro ponto de destaque foi a requalificação da unidade do Alto do Coqueiro, que passou por reforma estrutural, retirada de mofo e instalação de ar-condicionado. Já na Unidade Princesa Isabel (Santa Dulce dos Pobres), foi instalado um novo aparelho de ar com maior capacidade, proporcionando mais conforto aos pacientes e profissionais. Na unidade da Conquista, os atendimentos foram retomados após ajustes na climatização.
O município também ampliou os serviços no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que passou de duas para seis salas em funcionamento, todas climatizadas e com infraestrutura adequada. “No começo do ano, tínhamos apenas duas salas funcionando. Hoje, são seis salas com ar-condicionado e estrutura impecável. Queremos garantir acolhimento e um atendimento de qualidade para a população de Ilhéus”, afirmou Louise.
Ela ressaltou ainda que novas melhorias estão previstas: “Algumas salas da região norte do município também retornarão, e vamos seguir trabalhando para entregar o melhor da saúde bucal para todos.”
A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à saúde, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar para os ilheenses - Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU
Prefeitura de Ilhéus debate Plano Diretor com setores de engenharia e arquitetura
Discussão vem sendo realizada com diferentes segmentos do município
Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Ilhéus realizou mais uma oficina segmentada do Plano Diretor Participativo (PDPI). Desta vez, o encontro foi voltado aos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, que marcaram presença para contribuir com a construção coletiva do plano.
A discussão abordou aspectos territoriais relevantes do município, com foco no desenvolvimento sustentável.
Com as contribuições do debate e a revisão técnica do Grupo Myr, o Plano Diretor seguirá sendo aprimorado com a participação de outros setores, buscando atender de forma responsável às necessidades de Ilhéus.
“Mais um momento rico de debate sobre o futuro da nossa cidade. A contribuição dos setores de engenharia e arquitetura, assim como as dos segmentos de turismo, indústria, comércio e serviços, que participaram nos dias anteriores, resultarão em um Plano Diretor plenamente alinhado com os desafios de Ilhéus”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.
Nesta sexta-feira (11), a oficina segmentada será com o setor de produção rural, às 09h, no Sindicato Rural. Fotos: José Nazal
Ilhéus se prepara para a maior Semana de Inovação da Bahia em 2025
Serão cinco dias de programação gratuita com tecnologia, criatividade e empreendedorismo
A Prefeitura de Ilhéus avança no compromisso com o desenvolvimento tecnológico e econômico do município ao realizar, entre os dias 11 e 15 de agosto, a Semana de Inovação de Ilhéus 2025. Consolidado como o maior evento de inovação, tecnologia e criatividade da Bahia, o encontro deste ano traz como tema central “(de)codificando o futuro” e promete impulsionar novas oportunidades para toda a região.
A programação gratuita inclui palestras, workshops, hackathons, arenas temáticas, laboratórios de inteligência artificial, rodadas de negócios, exposições tecnológicas e atividades interativas. O objetivo é aproximar empreendedores, estudantes, pesquisadores, profissionais da indústria e a população, fortalecendo o ecossistema local e incentivando a cultura da inovação.
A realização é fruto de uma articulação coordenada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com o SEBRAE, o SINEC, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), além do apoio de importantes instituições, como FIEB, SENAI, FECOMÉRCIO-BA, CEPEDI, SOFTEX, FAPESB, CNPq e PCTSul.
O evento faz parte de uma política pública que integra educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável, reafirmando Ilhéus como referência em inovação e preparação para os desafios do futuro. - Sucom.











Nenhum comentário:
Postar um comentário