terça-feira, 15 de outubro de 2024

ITABUNA EM FOCO:Diversas ações marcam a Campanha Outubro Rosa no Hospital de Base de Itabuna

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou nesta terça-feira, dia 15, uma ação da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Organizado pelos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e de Humanização, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), o evento foi direcionado ao público feminino com o objetivo de levar informação sobre as formas de prevenção da doença e a importância do autocuidado.

A ação contou com um Pit-Stop para abordagem sobre o tema e distribuição de panfletos da equipe de Enfermagem, serviço de auriculoterapia com o acupunturista Kid Lessa e consultoria nutricional de Dayana Santana.

A Roda de Conversa no auditório, foi cheia de informações e depoimentos emocionantes, sendo o ponto central da ação.

A médica mastologista Marcela Carvalho, a influenciadora digital,Lana Santana e a pedagoga Dorcas Jaqueline foram as convidadas. A coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, foi a mediadora do bate-papo.

Marcela explanou sobre características, sintomas, fatores de risco, terapias disponíveis, formas de prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.

“Apenas 20 % dos casos de câncer de mama estão relacionados a fatores hereditários. Os demais casos são somáticos e incluem uma série de fatores como alimentação, terapias hormonais, uso de anticoncepcional, entre outros”, explicou.

Em seguida, Lana, que foi diagnosticada com câncer de mama, compartilhou a sua experiência. “Acredito que estou conseguindo passar por essa fase com muita positividade. É chato, cansativo, mas estou conseguindo encarar com muita positividade e fé que vai dar tudo certo”, declarou.

A pedagoga Dorcas Jaqueline também dividiu sua história. Ela teve um linfoma e atualmente está em remissão da doença. “O impacto foi grande, mas o apoio emocional e psicológico dos amigos e familiares me ajudaram a enfrentar todo o processo. É difícil, mas esse desafio pode ser vencido, sim”, completou.

O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, prestigiou e elogiou o evento. “Nós da diretoria assumimos o compromisso de fortalecer esse tipo de ação. É uma pauta importante que precisa de muita divulgação”, declarou.

Ao final, Elisângela agradeceu as convidadas e aos parceiros, Banco SICOOB, com a distribuição de vouchers para exames gratuitos de mamografia, e a empresa Nala Cosméticos, pelos brindes para as convidadas.

No Dia Mundial da Alimentação Prefeitura anuncia novas unidades do Restaurante Popular

Dia 16 de outubro será comemorado em cerca de 150 países o Dia Mundial da Alimentação criado pela Organização das Nações Unidades, por meio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) há 43 anos. Nesta data é enfatizada a importância do tema e propostas ações estratégicas que garantam a todos os cidadãos o acesso à alimentação saudável.

Neste ano, o tema escolhido foi “Direito à alimentação para uma vida e futuro melhores”, evidenciando a conexão entre ações sustentáveis, escolhas saudáveis e um futuro viável. Atualmente, 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo, mas erradicar a fome ainda é uma meta alcançável segundo especialistas.

Ao destacar a data, o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), José Carlos Trindade, afirmou que neste dia se deve pensar estratégias para atender às necessidades da população mundial. “Foi nesta data que a FAO foi criada”, lembrou.

“Em Itabuna, o prefeito Augusto Castro reabriu o Restaurante Popular que fornece 600 refeições, diariamente, de segunda à sexta-feira. A cada mês são servidas 13.200 refeições balanceadas e saudáveis”, afirmou.

“No segundo mandato, ele pretende abrir mais duas unidades para atender um total de 1.800 pessoas em situação de vulnerabilidade e de baixa renda dos bairros de Fátima e São Caetano e do centro tenham acesso à alimentação de alta qualidade”, concluiu. Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

AGNALDO RAYOL, UMA ESTRELA QUE VOOU PARA UMA NOVA CONSTELAÇÃO

BAND - Catia Fonseca, relembra história com Agnaldo Rayol: “Cantou em casamento ...