Ações destacam a importância de garantir os direitos e a dignidade da população idosa_
E durante o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra os idosos, algumas iniciativas vêm sendo realizadas, a fim de levar conhecimento dos direitos a esta faixa da população. As ações foram realizadas principalmente pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), junto do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), via CRAM (Centro de Referência de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) e do CADHI (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso de Ilhéus).
A SPS promoveu, ao longo do mês, em suas unidades do CRAS, uma campanha para esclarecer e orientar a sociedade sobre a proteção dos direitos e da dignidade dos idosos. O foco principal foi nas mulheres idosas, sendo as principais vítimas de violência, com quase metade sendo pessoas pretas e pardas. As atividades ocorreram em unidades do Salobrinho, Olivença, em colaboração com a comunidade católica, e um pit stop foi promovido pelo CRAS Norte em frente ao Abrigo São Vicente.
Já a SPM, junto da Sesau, via CRAM, em conjunto com o CADHI, realizou encontros com mulheres idosas, a fim de discutir temas essenciais para a autonomia da mulher idosa, proporcionando um espaço para compartilhar experiências e ouvir histórias inspiradoras. A conversa abordou autoestima, senso de identidade e sentimento de competência, destacando a importância desses elementos para uma vida plena e significativa. A iniciativa busca fortalecer e apoiar as mulheres em todas as fases da vida. Durante a roda de debates, as participantes puderam entender melhor seus direitos e como mantê-los seguros, sendo acolhidas e informadas de maneira eficaz.
Por que é importante falarmos sobre Junho Violeta?
Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania mostram que a maioria das vítimas de violência contra idosos são mulheres (58,6%), com filhos e filhas sendo os principais agressores (29,5%). Esses números reforçam a necessidade de construir uma comunidade mais justa e inclusiva, onde as mulheres possam viver com autonomia e dignidade em todas as fases da vida.
O Junho Violeta é uma campanha mundial instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, dedicada à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Celebrada anualmente, a iniciativa visa promover o respeito e a proteção dos direitos dos idosos, alertando sobre os diversos tipos de abusos que essa população pode sofrer, como violência física, psicológica, financeira, negligência e abandono. A cor violeta foi escolhida para simbolizar a dignidade e o respeito que os idosos merecem.
A importância do Junho Violeta é evidenciada pelos alarmantes dados globais e nacionais sobre a violência contra idosos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas com 60 anos ou mais sofreu algum tipo de abuso. No Brasil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania revela que a maioria das vítimas são mulheres, com filhos sendo os principais agressores. A campanha busca sensibilizar a sociedade, encorajar denúncias e promover ações educativas, visando construir um ambiente mais seguro e acolhedor para a terceira idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável