Projeto “Aulão de Dança” atrai cada vez mais público
O Projeto “Aulão de Dança Comunidade”, executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, um dos mais importantes programas de integração social da Prefeitura de Itabuna, tem atraído cada vez mais adeptos. Além de socializar e melhorar o físico e a saúde mental dos participantes, ainda promove o bem-estar.
O projeto foi implantado em 2021 e atualmente conta com mais de 300 pessoas de todas as idades, com aulas ministradas pelo instrutor Wendel Santos em dias, horários e locais diferentes para atender um maior número de pessoas nas áreas onde elas residem.
“Nossa proposta é justamente levar ações esportivas e de lazer para mais perto da comunidade para que ninguém fique de fora e todos possam se beneficiar”, adiantou o titular da Secretaria de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini.
Nas segundas e quartas-feiras, por exemplo, as aulas acontecem entre as 17 e 18 horas na Secretaria de Esportes e Lazer, na Rua Casemiro Rego, nº 42, no Bairro Conceição, próximo à quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira, e continuam às terças, no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado, no Jardim Primavera. Já nas quintas-feiras, o projeto atende aos moradores do Urbis IV e áreas vizinhas enquanto nas sextas é a vez da comunidade do Parque Boa Vista.
O instrutor Wendel Santos informou que uma vez por mês o Aulão de Dança acontece aos sábados, a partir das 7 horas, na Secretaria de Esportes e Lazer, com a oferta de um café da manhã à base de frutas e sucos para os participantes. “Esse não é apenas um projeto para movimentar o corpo por meio da dança, mas procuramos transformar esse momento em integração, lazer, alegria, e, principalmente, de promoção à saúde”, reforçou o professor.
O secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pelegrini, aproveitou para reforçar a importância de mais um projeto de integração, lazer e entretenimento desenvolvido na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). Ele lembrou que o Aulão de Dança, além de gratuito e realizado durante toda a semana em diferentes bairros, reúne jovens, adultos e idosos, numa atividade saudável e prazerosa.
“A dança quando é realizada em grupo, a exemplo desse projeto, pode ajudar as pessoas a melhorar a autoestima e a confiança, além de reduzir a sensação de solidão e isolamento social”, reforçou o secretário. Ele também lembrou que o projeto continua com inscrições abertas na Secretaria de Esportes e Lazer com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 1 4 horas.
Assistência aos 60 migrantes indígenas venezuelanos
Em menos de 24 horas, a Prefeitura de Itabuna ampliou a assistência prestada a um grupo de migrantes indígenas venezuelanos que chegou à cidade na quarta-feira, dia 4. De acordo com o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Josué Brandão Júnior, inicialmente chegou um grupo de 47 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, mas no início da noite esse número saltou para 60.
”Todos foram acolhidos no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP), inicialmente, onde receberam cuidados com a higiene pessoal e alimentação. Posteriormente, foram levados para um abrigo, onde estão recebendo alimentação e cuidados com a saúde. Todos eles foram, inclusive, submetidos ao teste da Covid-19, com resultado negativo para todos”, informou o secretário Júnior Brandão.
De acordo com o titular da SEMPS, o grupo informou que estava alojado nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Eunápolis. “Estamos mantendo contato com as Prefeituras dessas duas cidades para ter acesso ao prontuário de atendimento dessas pessoas e dar seguimento a esse atendimento aqui em Itabuna. Temos a informação, inclusive, de uma gestante, que precisa de acompanhamento pré-natal”, salientou.
Ainda como parte da assistência que prestada aos migrantes pela Prefeitura de Itabuna, a Polícia Federal será acionada para regularização e/ou atualização de documentos pessoais de algumas dessas pessoas. Também será enviado comunicado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília, informando sobre a presença desse grupo em Itabuna.
“Trata-se de uma questão muito delicada porque não podemos deixar de acolher essas famílias. Mas, o município também não tem recursos para a finalidade de atendimento a migrantes. Precisamos de apoio e verbas do Governo Federal para atender esses migrantes, mas enfrentamos a barreira da burocracia. Para se ter uma ideia, o grupo ficou um ano em Santo Antônio de Jesus e durante esse tempo a Prefeitura não conseguiu verba específica do Governo Federal”, disse o secretário Júnior Brandão, a partir de informações recolhidas.
SETTRAN divulga leilão de veículos apreendidos e sucatas
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SETTRAN), divulgou na edição eletrônica do Diário Oficial do Município o Aviso de Leilão nº 01/2023, os respectivos lote, condições e datas e horários de visitação dos veículos apreendidos, removidos e recolhidos há mais de 60 dias e acautelados no depósito da TRANSGUARD e não procurados pelos proprietários nos termos do art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O leilão será realizado pela Foco Leilões no próximo dia 25, às 10h, exclusivamente pela modalidade online, através do site eletrônico www.focoleiloes.com.br, onde os veículos e sucatas podem ser verificados ou poderão ser visitados no pátio no Km 502 da rodovia BR-101, trecho Itabuna – Itajuípe, nos dias 20, 23 e 24 deste mês, entre as 9 e 12 e 14 e 17 horas. Mais informações no Diário Oficial nº 5.993 na página oficial da Prefeitura de Itabuna na internet: www.itabuna.ba.gov.br.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável