Prefeito Augusto Castro assina ordem de para urbanização do canal do São Pedro
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinará nesta quarta-feira, dia 17, às 16 horas, durante ato no seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, a ordem de serviço para urbanização do canal do bairro São Pedro. A obra contará com limpeza e complemento da macrodrenagem do canal, com 154,26 metros de canalização em concreto armado e drenos barbacãs, uma técnica recomendada para solos com grande concentração de água ou muros de contenção que foram edificados abaixo do nível d'água.
Segundo o supervisor de Projetos e Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), o engenheiro Everson Leví dos Santos Ribeiro, a obra do canal foi iniciada em 2010, por meio de convênio entre a Prefeitura de Itabuna e o Ministério das Cidades, mas estava paralisada desde 2017. O serviço está orçado em R$595.315,66.
O engenheiro destacou que com a conclusão do serviço, o prefeito Augusto Castro (PSD) atende a um dos mais antigos anseios da comunidade do São Pedro, que sofre inúmeros transtornos que o canal a céu aberto tem provocado, principalmente em períodos chuvosos e em tempos de estiagem.
CRAM Isabela Seara faz balanço no Agosto Lilás
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM), uma das mais importantes unidades de atendimento às mulheres em situação de violência em Itabuna, conta com serviços que vão do atendimento e acompanhamento psicológico e social ao jurídico para garantir proteção e segurança às mulheres vítimas da violência doméstica.
O CRAM, que funciona na Avenida Garcia nº 630 no centro da cidade, conta também com modernas instalações, com salas individuais de atendimento, espaço aberto e amplo para eventos e palestras, sala de reunião, além de uma brinquedoteca, ambas climatizadas, para as crianças enquanto suas mães são assistidas.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que orienta e encaminha a mulher vítima de agressão doméstica para outros serviços oferecidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a depender de cada caso.
A coordenadora do CRAM, Regina Lima dos Santos Borges, explicou que uma importante ação executada é a articulação com a rede para acompanhamento e retirada da mulher do ciclo de violência.
No Agosto Lilás, a unidade apresentou um balanço que revela assistência a 76 mulheres, no 1º ano, 115, no segundo, e 146 de janeiro até julho passado, totalizando 337, desde a inauguração.
Regina conta que a unidade de proteção à mulher ganhou importante reforço na administração do prefeito Augusto Castro pela atuação e o engajamento da então titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.
“Ela tem um histórico de luta pela igualdade de gêneros, bem como o combate à violência contra a mulher em Itabuna, tanto que ao assumir a pasta uma de suas primeiras iniciativas foi a reinauguração do CRAM na nova sede, ainda em 2021”, ressaltou a coordenadora.
Outra iniciativa do CRAM foi ampliar o número de atividades laborais como aulas de artesanato, arte culinária, bordado à mão, cabeleireiro, corte e costura, crochê, estética, informática, manicure e pintura, por meio da parceria com a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro.
Segundo Regina, o atendimento na unidade é simples e sem burocracia. “A mulher vítima de violência é recepcionada, acolhida e direcionada para uma equipe técnica que realiza uma entrevista inicial que objetiva identificar a situação em que se envolveu e suas. A partir desse momento, promovemos o direcionamento conforme o fluxograma”, finalizou.
Processo Seletivo da SEMPS passa por ajustes no edital de convocação
A Prefeitura de Itabuna cancelou o Edital de Convocação nº 01/2023 do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2023 da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). A medida atendeu à Recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
O órgão ministerial recomendou que o Poder Executivo itabunense proceda às providências para se abster de exigir documentação comprobatória de escolaridade no ato de inscrição no referido Processo Seletivo e que exija tal documentação no momento da contratação ou investidura no cargo dos candidatos aprovados.
Por isso, o MP-BA, por meio da promotora Susila Ribeiro Machado, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabuna, recomendou o cancelamento do ato de desclassificação dos candidatos que não apresentaram documentação comprobatória de escolaridade, publicando novo resultado final do referido processo seletivo.
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, afirmou que a entrega da documentação prevista para sexta-feira, dia 18, está suspensa até que os procedimentos recomendados pelo MP-BA sejam efetivados.
“Vamos reclassificar todos os candidatos, que foram desclassificados em razão da escolaridade e publicar novo Edital de classificação e convocação. Ressaltamos que não será aceito entrega de documentos, serão reavaliados apenas estes candidatos, com os documentos que os mesmos já anexaram no ato da inscrição, concluiu."
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável