quarta-feira, 16 de agosto de 2023

ITABUNA EM FOCO:

 Prefeito Augusto Castro assina ordem de para urbanização do canal do São Pedro

 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinará nesta quarta-feira, dia 17, às 16 horas, durante ato no seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, a ordem de serviço para urbanização do canal do bairro São Pedro. A obra contará com limpeza e complemento da macrodrenagem do canal, com 154,26 metros de canalização em concreto armado e drenos barbacãs, uma técnica recomendada para solos com grande concentração de água ou muros de contenção que foram edificados abaixo do nível d'água.


Segundo o supervisor de Projetos e Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), o engenheiro Everson Leví dos Santos Ribeiro, a obra do canal foi iniciada em 2010, por meio de convênio entre a Prefeitura de Itabuna e o Ministério das Cidades, mas estava paralisada desde 2017. O serviço está orçado em R$595.315,66.


O engenheiro destacou que com a conclusão do serviço, o prefeito Augusto Castro (PSD) atende a um dos mais antigos anseios da comunidade do São Pedro, que sofre inúmeros transtornos que o canal a céu aberto tem provocado, principalmente em períodos chuvosos e em tempos de estiagem.


CRAM Isabela Seara faz balanço no Agosto Lilás 


O Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM), uma das mais importantes unidades de atendimento às mulheres em situação de violência em Itabuna, conta com serviços que vão do atendimento e acompanhamento psicológico e social ao jurídico para garantir proteção e segurança às mulheres vítimas da violência doméstica.


O CRAM, que funciona na Avenida Garcia nº 630 no centro da cidade, conta também com modernas instalações, com salas individuais de atendimento, espaço aberto e amplo para eventos e palestras, sala de reunião, além de uma brinquedoteca, ambas climatizadas, para as crianças enquanto suas mães são assistidas.


O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que orienta e encaminha a mulher vítima de agressão doméstica para outros serviços oferecidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a depender de cada caso.


 A coordenadora do CRAM, Regina Lima dos Santos Borges, explicou que uma importante ação executada é a articulação com a rede para acompanhamento e retirada da mulher do ciclo de violência.


No Agosto Lilás, a unidade apresentou um balanço que revela assistência a 76 mulheres, no 1º ano, 115, no segundo, e 146 de janeiro até julho passado, totalizando 337, desde a inauguração.


Regina conta que a unidade de proteção à mulher ganhou importante reforço na administração do prefeito Augusto Castro pela atuação e o engajamento da então titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.


“Ela tem um histórico de luta pela igualdade de gêneros, bem como o combate à violência contra a mulher em Itabuna, tanto que ao assumir a pasta uma de suas  primeiras iniciativas foi a reinauguração do CRAM  na nova sede, ainda em 2021”, ressaltou a coordenadora.


Outra iniciativa do CRAM foi ampliar o número de atividades laborais como aulas de artesanato, arte culinária, bordado à mão, cabeleireiro, corte e costura, crochê, estética, informática, manicure e pintura, por meio da parceria com a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro.


Segundo Regina, o atendimento na unidade é simples e sem burocracia. “A mulher vítima de violência é recepcionada, acolhida e direcionada para uma equipe técnica que realiza uma entrevista inicial que objetiva identificar a situação em que se envolveu e suas. A partir desse momento, promovemos o direcionamento conforme o fluxograma”, finalizou.



Processo Seletivo da SEMPS passa por ajustes no edital de convocação 

 

 

A Prefeitura de Itabuna cancelou o Edital de Convocação nº 01/2023 do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2023 da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). A medida atendeu à Recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

 

O órgão ministerial recomendou que o Poder Executivo itabunense proceda às providências para se abster de exigir documentação comprobatória de escolaridade no ato de inscrição no referido Processo Seletivo e que exija tal documentação no momento da contratação ou investidura no cargo dos candidatos aprovados.

 

Por isso, o MP-BA, por meio da promotora Susila Ribeiro Machado, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabuna, recomendou o cancelamento do ato de desclassificação dos candidatos que não apresentaram documentação comprobatória de escolaridade, publicando novo resultado final do referido processo seletivo.

 

O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, afirmou que a entrega da documentação prevista para sexta-feira, dia 18, está suspensa até que os procedimentos recomendados pelo MP-BA sejam efetivados.

 

 “Vamos reclassificar todos os candidatos, que foram desclassificados em razão da escolaridade e publicar novo Edital de classificação e convocação. Ressaltamos que não será aceito entrega de documentos, serão reavaliados apenas estes candidatos, com os documentos que os mesmos já anexaram no ato da inscrição, concluiu."

Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...