segunda-feira, 19 de junho de 2023

ITABUNA EM FOCO:

1° Fest Cidade de Itabuna de Natação vai celebrar os 113 anos de emancipação


 O 1° Fest Cidade de Itabuna de Natação vai acontecer no dia  29  de  julho  na Vila Olímpica  Professor Everaldo Cardoso. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e União das Escolas de Natação de Itabuna e Ibicaraí (UENI). 


O festival visa  celebrar o aniversário do Dia da Cidade, que transcorre  em 28 de julho,  incentivar a prática esportiva  e  combater o sedentarismo. As inscrições acontecem até o dia 14 de julho, através do correio eletrônico (e-mail) jceonesreis@gmail.com.

O coordenador do Fest Cidade, professor Joceone Reis, disse que haverá também provas para Pessoa com Deficiência Física (PCD) e idosos.

Quem já participa de eventos da UENI vai concorrer ao 1º lugar, medalha de ouro, 2º, prata, e 3º bronze.

“Os atletas que nunca participaram vão receber medalha de ouro. Será um grande evento em nossa homenagem a Itabuna”, falou Joceone  que, além de coordenar o 1° Fest Cidade de Itabuna de Natação é professor de natação há 20 anos e ministra aulas no  projeto Aquático desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, na Vila Olímpica e no parque aquático do CISO.  

Para os atletas que vão participar apenas de uma prova será cobrado o valor de R$ 40,00 e de duas provas R$60,00. O festival é aberto ao público de todas as idades.


Prefeitura divulga calendário da vacinação na semana do São João em Itabuna


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta semana que antecede o São João, em Itabuna, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale ressaltar que as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses. 

Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para adultos e idosos, a vacinação da primeira ou segunda dose contra o Covid-19 será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

REFORÇO BIVALENTE

 A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron. Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em pessoas com idade a partir de 18 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.

E ainda, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades com idade a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde da rede pública ou privada, e trabalhadores  das instituições de longa permanência.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

De segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF.

Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS

Na quinta-feira, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.

 Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

 Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.

A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

ASCOM

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CPMI do INSS irá votar convocação de Lulinha e do vice-líder de Lula para depor

Pedido foi deferido pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar Carlos Viana (Podemos-MG) e Alfredo Gaspar (União-AL) à frente da CPMI - (...