sexta-feira, 12 de maio de 2023

Ciclo de palestra em Itabuna destaca importância e atribuições do Conselho Tutela

 


Visando o fortalecimento da rede de proteção, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabuna (CMDCA) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e com a Vara da Infância e da Juventude.

A proposta é envolver os centros de referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), equipes de abordagens, além dos demais serviços e programas sociais executados no município na defesa dos direitos da criança e o do adolescente.

Nesta sexta-feira, dia 12, o CMDCA promoveu um ciclo de palestras na Sala do Júri do Fórum de Itabuna destinado aos servidores da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza.

No encontro, o titular da SEMPS, Josué Brandão Júnior, aproveitou para repassar aos participantes, o papel dos conselheiros tutelares, suas atribuições e o compromisso que têm na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
“A capacitação é importante para que todos saibam a importância do Conselho Tutelar, seus objetivos e atribuições e o que cada um dos servidores pode e deve fazer para garantir os direitos de nossas crianças e de adolescentes”, reforçou o secretário.

Participaram do encontro, além do titular da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza, o técnico da Vara da Infância e da Juventude de Itabuna, Nilo Cordeiro, e a presidente do CMDCA, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas (Preta).

Ele aproveitou para reforçar a importância do Conselho Tutelar na defesa e na proteção da infância e da juventude, ao lembrar o órgão é uma instituição colegiada que contribui para a elaboração e acompanhamento das políticas públicas que permitem a execução de ações para o enfrentamento das demandas como abusos e violação dos direitos da criança e do adolescente.

CAMINHADA
Na próxima quinta-feira, dia 18, haverá a caminhada da Campanha 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração será na Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), a partir das 14 horas, de onde sairá pela Avenida do Cinquentenário até a Praça do Santuário Santo Antônio.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...