sexta-feira, 3 de março de 2023

Governador da Bahia inaugura colégio de tempo integral em Itabuna

Governador Jerônimo Rodrigues hoje em Itabuna  e o  prefeito Augusto Castro entregam Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer

Em um verdadeiro clima de festa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou na manhã desta sexta-feira, dia 3, à comunidade estudantil de Itabuna, o Colégio Estadual em Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer. O prefeito Augusto Castro (PSD) prestigiou a solenidade de inauguração deste equipamento que passa a ser uma referência regional de ensino.

O governador Jerônimo Rodrigues e sua comitiva fizeram um tour para conhecer cada detalhe do Colégio. “Quando entregamos uma escola desse porte, reconhecemos que não se trata apenas de uma obra física de qualidade, mas que é um instrumento de transformação de vidas”, afirmou.

“Estamos compartilhando com Itabuna e região, um Colégio que conta com um programa de educação profissional, de educação integral, de cultura e de esporte. É dessa forma que se faz política. Aqui temos gestores, coordenadores pedagógicos e professores que são tão importantes quanto esse prédio. É aqui que meninos e meninas sonham com uma vida melhor”, completou. 

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, reforçou a importância da homenagem póstuma  ao professor, pesquisador e ex-secretário municipal e estadual da Educação Adeum Sauer. “Essa escola honra o legado do professor Adeum Hilário Sauer que já dizia que ‘educação é direito e o lugar onde esse direito é defendido e construído cotidianamente é a escola’”. 

Familiares do professor Adeum também homenagearam o governador e o vice-governador, Geraldo Júnior, entregando uma camisa com uma imagem  estampada do professor, falecido em setembro de 2021,  em acidente automobilístico nas proximidades de Canavieiras, no litoral sul do Estado.

“É motivo de orgulho reconhecer que funciona a parceria entre o Governo do Estado, o Governo Municipal e agora também com o Governo Federal. É motivo de satisfação saber que o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-governador Rui Costa deixam uma marca na história da Educação de Itabuna”, destacou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

Uma comitiva formada pelo vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos e ex-prefeitos da região, além de vereadores e lideranças políticas prestigiaram a solenidade que contou com apresentações teatrais,  dança, música, além de partidas de futebol. 

Principais personagens deste cenário, os estudantes acompanharam a visita do Chefe do Executivo estadual interagindo durante toda a programação. Afinal, durante todo o tempo da obra eles aguardaram com muita ansiedade por esse momento de entrega da unidade, a oitava. O investimento foi de cerca de R$ 27,1 milhões para a construção de um espaço que conta com piscina, campo de futebol society, quadra poliesportiva, laboratórios, auditório e refeitório.

Combate ao mosquito da dengue no Santo Antônio

Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna concluiu nesta sexta-feira, dia 3, a cobertura dos imóveis do Bairro  Santo Antônio no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O bairro apresenta índice elevado de notificações, o que levou as equipes a reforçar o trabalho em toda a área.

Ontem, dia 2, a ação foi iniciada com o tratamento focal em caixas d´água e reservatórios com a aplicação de pastilha Natular e também perifocal com inseticidas. Áreas como canais, praças e jardins e até o Cemitério Campo Santo, onde jarros com flores naturais em jazigos e túmulos foram vistoriados pelos ACE. 

Nas borracharias, além da eliminação de possíveis focos de larvas, os agentes também recolheram pneus usados que serão destinados a uma empresa de  reciclagem parceira da Prefeitura de Itabuna.

Outra ação que reforçou ainda mais o trabalho dos agentes foi o bloqueio com fumacê e com bombas costais motorizadas para evitar a transmissão viral. Esse tratamento consiste na aplicação de outro tipo de inseticida em torno de algumas residências com casos suspeitos de dengue. 

As equipes educativas do Programa de Endemias também atuaram no reforço ao combate a dengue com agentes caracterizados de mosquito  Aedes aegypti. Eles usaram fantoches e mensagens para orientar as famílias sobre os efeitos nocivos do mosquito para a saúde humana e a melhor forma de combater a dengue.

O supervisor dos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Clodoaldo Oliveira, afirmou que o trabalho tem sido intenso, principalmente em bairros como Mangabinha, Zildolândia , Góes Calmon e Rua da Bananeira que apresentaram maiores índices de infestação predial nos últimos dois meses.   
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...