sábado, 3 de dezembro de 2022

ENCONTRO DE ESCRITORES NA PENÍNSULA DE MARAÚ

Mário de Lima
Debater o livro e a leitura tem se tornado uma prática comum na Bahia, colocando o estado de uma vez por todas na rota dos eventos nacionais literários. Sem fugir a esta tendência, o distrito de Barra Grande, na península de Maraú, na Bahia, se prepara para um encontro de escritores, ponto inicial da futura festa das letras no paraíso baiano. Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, em Barra Grande, ocorrerá o primeiro Encontro de escritores que reunirá importantes nomes da literatura baiana. Confirmaram presença: Állex Leilla, João Filho, Wladimir Saldanha, Herculano Assis, Heitor Brasileiro, Pawlo Cidade, Gustavo Felicíssimo, Mario de Lima e Santiago Fontoura. Para Mario de Lima, um dos curadores do evento, "o livro é um farol fincado nos sonhos projetando luz e sabedoria sobre a realidade do leitor. Encontros e festas literárias possibilitam isso”.

O evento acontecerá no espaço multicultural Morada do Saber, em Barra Grande, e contará com oficinas de contos e poesia, feira de livros, show musicais e rodas de conversa com participação interativa da plateia do início ao fim do debate, diferente das mesas comuns de discussão em nesses encontros. Acompanhe a programação.

 PROGRAMAÇÃO

DIA 8 DE DEZEMBRO (QUINTA)

18h — Palestra de abertura com o poeta João Filho. 

Tema: A influência do modernismo na poesia brasileira contemporânea; 

19h30 — Coquetel de abertura e recepção dos participantes com fala inspiradora de Mario de Lima, escritor e morador de Maraú, seguido do lançamento do seu novo livro: Será o Benedito? Cantos de liberdade no Vale do Cricaré.

20h — Apresentação musical com o Duo + um Samba

DIA 9 DE DEZEMBRO (SEXTA)

9h — Oficina de criação literária. Tema: HAICAI. 

Duração: 3 horas.

Facilitador: Gustavo Felicíssimo, haijin e editor da Mondrongo; 

18h — Debate com os poetas João Filho e Wladimir Saldanha 

Tema: O novo underground estético na poesia

Seguido do lançamento dos novos livros dos autores

19h30 — Bate-papo com os escritores Állex Leilla e Pawlo Cidade. 

Seguido do lançamento dos novos livros de ambos

DIA 10 DE DEZEMBRO (SÁBADO)

9h — Continuação da Oficina de criação literária e conclusão com a apresentação dos haicais produzidos durante a atividade;  

18h — Debate: O modernismo na poesia de Sosígenes Costa 

Com Heitor Brasileiro Filho e Herculano Assis

19h30 — Sarau aberto com participação dos convidados e de toda a comunidade, incluindo recital com os haicais produzidos na oficina de criação literária; 

20h30 — Encerramento.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...