quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Seminário Preparando o Município  às Mudanças Climáticas 

Itabuna, no Sul da Bahia, será sede nesta quinta-feira, dia 6, do Seminário Preparando os Municípios para as Mudanças Climáticas. Promovido pela Organização Não Governamental Bahia no Clima, o evento acontece de forma presencial no auditório do 1 º andar do Jequitibá Trade Center, a partir das 9 horas, e também por meio de plataforma digital (youtube.com).

Serão abordadas pautas sobre as mudanças climáticas, buscando envolver o poder público, a sociedade civil organizada e estudantes, instituições de ensino num amplo debate sobre a temática. O Seminário tem como público-alvo estudantes das universidades e faculdades locais, além de gestores públicos e representantes de instituições envolvidas nas questões do meio ambiente,  

O evento tem a parceria da Prefeitura de Itabuna, contando o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É patrocinado pelo Governo do Estado e da Bahiagás.

Através da iniciativa, a ONG Bahia no Clima pretende possibilitar a formação e educação climática com a participação de grandes especialistas no tema e subtemas. Além disso, serão apresentados dados técnicos e científicos sobre o município de Itabuna. 

Os participantes do evento terão uma visão sobre as ameaças, exposição e vulnerabilidades das cidades em termos de risco climático, levando subsídios relevantes de apoio a um Plano Estratégico de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. O projeto não tem custos para os municípios parceiros.

A programação do Seminário terá início às 9 horas, com a saudação inicial dos coordenadores da Bahia no Clima, Virgílio Machado e Letícia Moura. Na sequência, falarão o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, e o representante da Universidade Federal do Sul da Bahia, professor Joel Felipe, coordenador do Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC/UFSB).  

O evento terá continuidade com a apresentação dos dados ambientais, sociais, econômicos e culturais de Itabuna, com a participação do diretor de Defesa Civil, Kaique Brito, e da bióloga e educadora ambiental Alana Ribeiro. 

Logo após à apresentação dos dados sobre as mudanças climáticas, sob a responsabilidade dos representantes da Bahia no Clima, acontece uma mesa-redonda, com a participação dos debatedores Kaique Brito,  professor Joel Felipe e do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), advogado Fábio Ramos Júnior.

NOTA

Coordenadoria da Defesa Civil pode ser acionada pelo 199

A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) da Prefeitura de Itabuna restabeleceu seus serviços pelo número 199, que pode ser acionado por qualquer cidadão em caso de emergências. Segundo o coordenador Kaike Brito em caso de necessidade, a exemplo de deslizamento de terra e de encostas, alagamentos e outros sinistros, os serviços podem ser solicitados, gratuitamente, com chamadas de quaisquer terminais telefônicos, incluindo celulares.
Avança com manutenção de roçagem nas áreas públicas

A Prefeitura de Itabuna segue avançando com a manutenção da roçagem de áreas em diferentes pontos da cidade. O serviço executado pelo Departamento de Limpeza Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Nesta terça-feira, dia 5,  está sendo realizada a limpeza de áreas nas avenidas J.S. Pinheiro, centro, Mário Padre e Aziz Maron, no Góes Calmon, Praça do Jorge Amado e área externa da USF Dr. Mário Alves Peixoto, no mesmo bairro.

O diretor do Departamento de  Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, ressalta a importância da manutenção deste tipo de serviço em toda cidade. “Melhora a qualidade de vida das pessoas e a saúde. Por isso, seguimos à risca a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD): manter a cidade limpa e organizada”, comentou.

Hospital de Base  fecha ações do Setembro Laranja, mês de atenção ao paciente.


A coordenação de Enfermagem e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mantido pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) encerrou na quinta-feira passada, dia 30, a Campanha “Setembro Laranja Pela Segurança do Paciente”, em referência ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro.

Ao todo, quatro palestras foram ministradas no auditório da unidade hospitalar, voltadas para profissionais de saúde e estudantes. A primeira, sobre “Prescrição Segura e Boas Práticas de Administração de Medicamentos”, foi apresentada pela enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Fabiana Souza, e pelo médico anestesiologista Jilvan Silveira.


Em seguida, a médica onco-hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), Regiana Quinto, falou sobre Boas Práticas na Administração de Hemocomponentes.

O coordenador de projetos da SCMI, Danilo Itaparica, explanou sobre o tema “O uso das ferramentas da qualidade na tratativa de eventos adversos”. Ele afirmou que ficou feliz em poder contribuir com o fortalecimento da cultura de segurança do paciente no HBLEM. 

“O treinamento das equipes da unidade hospitalar, reforçando os principais conceitos e as práticas que buscam a segurança do paciente como responsabilidade de todos, é imprescindível para a efetividade e sucesso dos processos de trabalho”, afirmou.

As palestrantes Jackelinne Simões, coordenadora do escritório da qualidade da SCMI, e a enfermeira Nathália Trindade fecharam o evento com o tema “Protocolo de cadeia medicamentosa: experiência de implantação”.

O coordenador geral de enfermagem do HBLEM, Eduardo Oliveira, afirmou que a segurança do paciente e a atualização profissional têm se tornado tão relevantes que se passou a definir “qualidade do cuidado” como uma das temáticas de principal relevância para ser trabalhada no serviço. “Com isso aumentamos as chances de produzir os resultados desejados e de forma consistente, prestando uma assistência de qualidade e segura”, concluiu.

Vigilância Sanitária completa 31 anos de serviços 

“Nosso trabalho é para prevenir, cuidar e proteger as pessoas que usam os diversos serviços prestados à população de Itabuna nos diversos segmentos econômicos”, disse Norberto Batista dos Santos, fiscal sanitário há 31 anos. Ele foi um dos primeiros, servidores do Departamento de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal da Saúde,  que completou 31 anos de atuação na sexta- feira passada, dia  1º. 

A Vigilância Sanitária de Itabuna é prevista na Lei Municipal nº 1.331, de 1985. A coordenadora de Vigilância, Iêda Lomes, lembra  que o Departamento enfrentou muitas batalhas, dentre elas a realização de concurso público para fiscais sanitários, o que só aconteceu em 1991. “ Foi o início de nossas vitórias”, destaca. 
Atualmente, a Vigilância Sanitária tem 36 fiscais concursados que fazem um trabalho educativo e repressivo para coibir a venda de carnes clandestinas e produtos impróprios ao consumo humano, más condições de higiene dos estabelecimentos, além da falta de autorização para funcionar. 

“Outra conquista importante foi a inserção de fiscais de nível superior no Quadro. Isso nos possibilitou sair de uma atenção  primária para assumir estabelecimentos de alta complexidade, como hospitais e clínicas, o que antes era feito pela regional da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA)”, celebra Iêda Lomes.

“No início, era uma rotina desafiadora, porque muitas  pessoas não  tinham conhecimento sobre nosso trabalho”, recorda o fiscal  sanitário Norberto Batista dos Santos. Já a coordenadora da VISA, Iêda Lomes, reitera que são 31 anos de vitórias e conquistas. 

Agora, com a proximidade de mais um concurso público, compromisso assumido pela administração do prefeito  Augusto Castro (PSD), ela acredita que o Quadro de Pessoal do Departamento de Vigilância Sanitária ficará ainda mais fortalecido.

Prefeitura  abre a Campanha Outubro Rosa com “Pit-Stop” 


Levando a mensagem de que saber que existe a doença não é o suficiente para evitar o câncer de mama ou do colo uterino e que o importante é se prevenir, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um Pit-Stop na manhã desta terça-feira, dia 5, no semáforo da Praça Otávio Mangabeira, centro, como primeira ação da Campanha Outubro Rosa. 

Exposições de faixas e panfletagem foram algumas das ações realizadas pela equipe da Saúde, tendo como público-alvo motoristas, motociclistas e pedestres.  

“Sabemos que a prevenção deve ser feita o ano todo, já que os serviços de saúde estão à disposição da mulher, inclusive mamografias e citologias. Então, o nosso objetivo com esta campanha é conscientizar a população sobre a importância de fazer os exames regularmente”, destacou a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente, Katiane Andrade.

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) também esteve presente na ação com uma abordagem relacionada às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Distribuímos preservativos masculino e feminino, além de informativos”, comentou a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros.

Ela aproveitou para lembrar que no próximo dia 19, às  8 horas, no auditório do Hospital de Olhos Beira-Rio, haverá uma ação especial que marcará a Campanha Outubro Verde, mês que também é dedicado ao combate à Sífilis. “Teremos um ciclo de palestras voltado para os profissionais da área da saúde.  O mês de outubro é muito importante, porque engloba duas campanhas: o Outubro Rosa e o Outubro Verde”, reforça.
Boletim Covid-19 



A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.551 pacientes curados, 3.573 confirmados, sendo 04 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 14, e óbitos descartados, 04.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Irmãos Batista tentam nova manobra, agora no Cade

Paper acusa a J&F dos Batista de “campanha sórdida” para não entregar a empresa que vendeu Eldorado Celulose - Foto: redes sociais. Do -...