Requalificação asfáltica da Rua Floresta beneficia milhares de moradores do São Caetano
Há mais de cinco décadas a Rua Floresta, no São Caetano, se tornou um dos principais corredores de tráfego de Itabuna interligando bairros das zonas sul com intenso trânsito de veículos, ciclistas e transeuntes. Porém, isto não foi fator determinante para que tivesse a devida atenção do poder público municipal nos aspectos de conservação e manutenção da via, o que gerou a degradação do pavimento.
Agora, com o Progrma de Reestruturação da Cidade (PRC), executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), em parceria com o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), a Rua Floresta recebe tratamento diferenciado. Toda sua extensão de 559,38 metros está sendo requalificada., com o corte geométrico, fresagem e aplicação de uma expressiva camada de asfalto CBUQ.
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, informa que as obras continuam sendo executadas em toda a cidade, com a previsão de requalificar 42 ruas e avenidas, principalmente aquelas que são corredores de tráfego. “É um projeto arrojado que melhora as condições da malha viária da cidade”, acrescenta.
Para o técnico em telecomunicações Igor Luiz Moreira, que há 14 anos mantém box comercial na parte final da Rua Floresta, esta é a primeira vez que está sendo executado naquela via um trabalho de qualidade. “Estávamos acostumados a ver apenas tapa-buracos. Agora, o que vemos é uma pavimentação asfáltica de qualidade. Com certeza vai ter durabilidade superior” afirmou.
Segundo ele, “por isso, o prefeito Augusto Castro está de parabéns por tratar os bairros periféricos com o mesmo tratamento do centro da cidade”, com o que concorda o mototaxista Paulo Roberto Santos Andrade que sabe como trafegar pela via em horários de pico e em dias de chuva.
“A todo instante era muito perigoso, porque além do tráfego intenso, tínhamos que desviar dos buracos pondo em risco a nossa segurança e dos nossos passageiros. Agora, teremos mais segurança para trabalharmos”, disse Paulo, que como mototaxista há 4 anos trafega pela Rua Floresta,
Já a funcionária pública estadual Maria Rita Alves de Almeida, residente no condomínio residencial Vale das Pedras há mais de 18 anos, falou de sua alegria em presenciar uma intervenção do nível da que a Prefeitura e o Governo do Estado executam. Ela disse se lembrar do quanto era inseguro transitar pela rua, devido às manobras arriscadas de motoristas, ciclistas e motociclistas.
“Espero que com essa requalificação, tenhamos também a melhoria da qualidade da iluminação pública e a implantação de quebra-molas em alguns pontos que registram acidentes constantes ”, opinou Maria Rita.
Alunos da Escola municipal 28 de Julho foram transferidos para o prédio do CISO
Alunos da Escola Municipal 28 de Julho, no Califórnia, que atende á 562 alunos, tiveram o primeiro dia de aula presencial nesta quarta-feira, dia 26, no 3º andar do antigo Colégio Sesquicentenário (CISO), no Bairro de Fátima, para onde foram transferidos. A mudança é provisória em virtude das obras de reforma que serão realizadas no telhado e no muro da unidade.
O terceiro andar do prédio do CISO passou por adequações porque estava fechado. Dentre elas, no forro, pintura e telhado e ganhou mobiliário. “O espaço foi cedido sem ônus para o município após um diálogo com a direção do educandário. Antes, cogitamos o espaço de uma escola particular, no Parque Boa Vista, mas o imóvel não comportava os estudantes”, explicou o secretário da Educação, Josué Brandão Júnior.
A diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação, Elioenai Farias, lembra que os alunos transferidos estavam recebendo Blocos de Atividades. A partir de agora terão atendimento com professores em sala de aula, na sala multifuncional e atendimento do Grupo de Estudos e Intervenção na Alfabetização(GEIA). “ É um novo tempo para essa comunidade escolar” frisa.
Ela disse ainda que a escola municipal também tem alunos cadeirantes. Por isso, foi necessária a adequação de uma sala no andar térreo do CISO para atender esses estudantes. “Essas turmas não retornaram hoje, porque o piso será trocado. Mas na próxima semana estarão na sala de aula”, afirmou.
PASSE ESCOLAR
Por causa do deslocamento dos estudantes para a nova unidade, 151 alunos já foram cadastrados, par fazer o cartão de meia passagem no transporte público.
A recomendação é que os alunos da Escola 28 de Julho se dirijam à sede da empresa de ônibus Atlântico, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, para confeccionar o referido cartão. É necessário apresentar RG, CPF, comprovantes e de residência e de matrícula
Manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino recebem novo fardamento
Merendeiras e auxiliares de cozinha da Rede Municipal de Ensino estão recebendo novo fardamento liberado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, composto por camisas e calças. Os uniformes fazem parte dos protocolos de higiene e boas práticas.
De acordo com a nutricionista Priscila Pelagati, do Setor de Organização Escolar, 55 das 89 unidades da rede escolar já receberam os uniformes, que estavam estocados. “Esse é um saldo que já tinha no almoxarifado e estamos entregando, porque o uso de fardamento é uma obrigação”, disse Priscila.
Na segunda-feira, dia 24, gestoras de escolas compareceram à Secretaria Municipal da Educação, para receber os novos uniformes para serem distribuídos aos manipuladores da alimentação escolar. O material foi entregue junto com cartazes com orientações sobre organização, higiene e manipulação de alimentos.
Os uniformes já forem entregues a merendeiras das escolas municipais Bétel, Nova Esperança, São Lourenço, Maria Goretti, IMEAM, além do Lions Club, no esforço do prefeito Augusto Castro (PSD) e do secretário da Educação, professor Josué Brandão Júnior de requalificar a rede, dotar as unidades escolares das condições ideais de funcionamento e reconhecer e estimular o trabalho de professores, técnicos e dirigentes.
Moradores do Daniel Gomes contentes com a pavimentação da Rua Josefa Soares
“Moro aqui no Daniel Gomes há mais de 27 anos. A exemplo de outros moradores, já tinha perdido a esperança de que a pavimentação chegasse. Agora, graças a Deus e a administração do prefeito Augusto Castro, estamos vendo o asfalto de qualidade sendo aplicado e mudando a realidade para melhor”, expressou o líder comunitário Anderson Santos de Jesus manifestou seu contentamento pelas obras de pavimentação asfáltica da Rua Josefa Soares.
Um dos bairros mais carentes da cidade, o Daniel Gomes, a exemplo do Pedro Jerônimo, está tendo algumas ruas urbanizadas pela Prefeitura de Itabuna. Os próximos bairros a serem urbanizados são Emanoel Leão e São Pedro.
A pavimentação da Rua Josefa Soares atende uma reivindicação de quase três décadas dos moradores e foi uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD).O Programa de Reestruturação da Cidade (PRC) vem sendo executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), em diversos bairros e no centro da cidade, em parceria com o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).
Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, ao todo serão pavimentados cerca de 1,4 quilômetros da Rua Josefa Soares, além de algumas transversais.
“Com a requalificação desta via, a Prefeitura está abrindo um novo vetor para o escoamento do tráfego de veículos, interligando os bairros Daniel Gomes e São Pedro internamente e desafogando o trânsito em um trecho da Avenida Pedro Jorge”, ressaltou Sousa.
O andamento das obras tem sido acompanhado pelo vereador Gilson Souza de Jesus (PL), o Gilson da Oficina, que reside naquela região da cidade. Ele que havia encaminhado Pedido de Providência, através da Câmara Municipal, parabenizou o prefeito Augusto Castro pela determinação de urbanizar bairros periféricos da cidade que foram desassistidos pelo poder público.
“Há 48 anos residindo nesta região, conheço a realidade e o sofrimento das pessoas por falta de investimentos em infraestrutura”, afirmou. “Agora, graças à sensibilidade do prefeito Augusto Castro estamos vivenciando novos tempos com pavimentação asfáltica de qualidade”, afirmou o vereador.
Gilson também destacou os investimentos que a prefeitura vem fazendo nos setores de saúde e educação, bem como os resultados positivos da parceria com o Governo do Estado.
Quem também fez questão de manifestar seu contentamento com as obras de pavimentação da Rua Josefa Soares foi o servidor público municipal Edmilson Costa Almeida, que há 15 anos reside no local.
“Em épocas de chuvas, isso aqui era uma tristeza só por conta do lamaçal. Com a pavimentação, a vida de todos nós moradores ganhará uma outra qualidade para melhor, eliminando a lama e a poeira, facilitando o acesso com mais segurança e valorizando nossos imóveis”, argumentou.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável