quinta-feira, 17 de março de 2022

Câmara de Itabuna TEM NOVO SITE

Presidente Erasmo

O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), apresentou na sessão de quarta-feira (09), o novo site institucional (www.itabuna.ba.leg.br). A página ganha recursos, como vídeo, podcast, galeria com número ilimitado de fotos das sessões, reuniões e demais eventos, além do reforço na acessibilidade (através da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais).

Entre as seções, “Entrevista da semana” (em vídeo) e uma maior interação com as redes sociais da Casa (Instagram, Facebook e YouTube). Além da transparência em relação a todos os documentos que vão para o Diário Oficial do Poder Legislativo, como a lei nos exige.

Segundo Erasmo, a intenção da mesa-diretora – e de todos os vereadores que compõem esse colegiado – é seguir mostrando ao cidadão itabunense, detalhadamente, as ações desenvolvidas a partir da “Casa do Povo”.

Ele assegurou que a equipe de comunicação vai seguir distribuindo, nas redes, no aplicativo WhatsApp e para toda a imprensa o conteúdo produzido pela assessoria.

Ao final da sessão, também foi inaugurado o novo canal onde funcionará a Ouvidoria (telefones: 2103-2118 e 98154-5730 - WhatsApp), por meio do qual a população pode levar denúncias e demais sugestões ao conhecimento dos vereadores.



Comissão quer dados sobre empréstimo milionário 

 A Comissão de Legislação da Câmara de Itabuna solicitará mais informações ao Governo Municipal a respeito da operação de crédito no valor de trinta milhões de dólares que o Município deseja contratar junto ao Fonplata (banco de desenvolvimento sediado na Bolívia e que tem o Brasil entre seus membros).

Na última segunda, 15/3, a solicitação de informações adiou a designação de relatoria do projeto de lei em que o Executivo busca prévia autorização dos vereadores para contratação do empréstimo. O presidente da Comissão, Manoel Porfírio (PT), declarou que a relatoria sairá tão logo a diligência seja concluída com o envio dos dados ao órgão técnico do Legislativo itabunense.

Inicialmente a Prefeitura informou que os recursos do empréstimo devem ser usados em obras de urbanização de bairros, expansão de avenidas, recomposição ambiental e reurbanização geográfica das bordas do Rio Cachoeira. O Governo itabunense justificou a necessidade do empréstimo citando os prejuízos na infraestrutura de Itabuna causados pela última enchente do Cachoeira, em dezembro do ano passado.

 Denominação de praça no Fonseca

 Na segunda-feira, 15/3, a Comissão de Legislação opinou favoravelmente à denominação de um logradouro no bairro Fonseca. Por iniciativa legal do vereador Piçarra (Solidariedade) o endereço em questão passará a ser identificado oficialmente como Praça da Alegria. A Comissão acompanhou o voto do relator Kaiá da Saúde (Avante). A matéria seguiu para o Plenário.

Críticas ao transporte de Itabuna

 A qualidade dos ônibus que operam em Itabuna foi alvo de duras críticas pelos vereadores Ronaldão (PL) e Danilo da Nova Itabuna (UB), durante sessão ordinária ontem (16). Ambos mencionaram queixas recebidas da população, inclusive com vídeos que ganham as redes sociais.

“Recebi a visita de duas senhoras da Nova Califórnia, [contando] que existiam três linhas para lá e hoje é uma linha. Pessoas do Novo Horizonte e toda a população carente do nosso município está pedindo socorro! Porque o salário mínimo não dá pra pagar aplicativo, não pra pagar mototáxi”, narrou.

Ele constatou, com base em situações pontuadas há meses: “Infelizmente, a empresa que aí está não está suprindo a necessidade do pequeno. Alguém precisa apresentar ao senhor prefeito que Itabuna necessita do transporte alternativo! É vergonhosa a situação de pessoas com dificuldade para se locomover!”.

Para completar, lembrou que o responsável pela empresa no início havia comparado a qualidade dos ônibus na cidade ao automóvel dele. “Se o carro dele é luxuoso e confortável como os ônibus que aí estão circulando, o carro dele é uma lata velha”, alfinetou.

Ao que Danilo emendou: “A população não está pedindo favor; está pagando a passagem pra ter um trabalho de qualidade. Estamos esperando a empresa, pra dar uma resposta à sociedade”.

 Estrutura para Interbairros

Outro ponto lembrado por Danilo é com relação à dificuldade encontrada por times na aquisição de uniformes para disputar o campeonato Interbairros, previsto para começar em abril. Ele questionou, ainda, sobre a qualidade dos campos e a segurança.

“Qual a estrutura que vai dar a esses bairros para recuperar esses campos? Fiquei preocupado quando disse que vai começar daqui a 20 dias, um mês. Vamos mostrar os erros e aplaudir as coisas certas”, assinalou.

Líder do governo na Casa, o edil Manoel Porfírio (PT) lembrou que a cidade estava há dez meses sem transporte quando a viação atual começou a operar. Mas ressaltou a importância de todos se mobilizarem para cobrar melhorias no serviço. Com relação à infraestrutura, defendeu a busca de recursos em Brasília. “Nossa fala é com a responsabilidade de mudar a vida do povo, que cada vereador aqui tem”, enfatizou.

Ascom/Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...