quinta-feira, 17 de junho de 2021

Senado aprova medida provisória da privatização da Eletrobras

Texto-base da medida provisória sofreu alterações no Senado, então volta à Câmara para nova rodada de votações

Do - Diário do Poder - O Senado aprovou no final da tarde desta quinta-feira (17) a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Os senadores aprovaram o texto-base da proposta por 42 votos a 37. Todos dos destaques que propuseram modificar o conteúdo da MP foram rejeitados pelo plenário.

O projeto agora volta para a Câmara dos Deputados, que já havia analisado a matéria. Já que o Senado propôs mudanças na proposta que chegou da Câmara, a matéria será reavaliada.

O modelo de desestatização prevê a emissão de novas ações da Eletrobras, que serão vendidas no mercado sem a participação da União, que hoje detém 60% das ações da empresa. Cada acionista, após a nova emissão, individualmente não poderá deter mais de 10% do capital votante da empresa. A União também manterá uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IML finalmente remove corpo do homem que se explodiu no STF

Francisco Wanderley Luiz em foto recente e seu corpo inerte na Praça dos Três Poderes. Esquadrão antibombas retirou do corpo do criminosos...