sexta-feira, 20 de julho de 2018

Curumim promove fórum de leitura para Geração Z

Promover a socialização entre jovens estudantes, professores e escritores, no intuito de enfatizar o papel da leitura nas relações humanas, desde a formação intelectual ao desenvolvimento do comportamento leitor, é um dos objetivos do 4º Fórum de Leitura da Escola Curumim, hoje, sexta e  amanhã, sábado (dias 20 e 21). 

Nos dois dias, haverá mesas-redondas, palestras, oficinas, exposições, sorteios de livros, bate-papo com convidados e projetos específicos em sala. O Bacharel em Comunicação Social-Rádio e TV e Licenciado em Letras Tcharly Magalhães Briglia,  um dos coordenadores do Fórum, explica: “Como espaço de discussão e promoção do conhecimento, o Fórum é um projeto interdisciplinar que articula conteúdos e habilidades das mais diversas áreas para fortalecer as práticas sociais de leitura e escrita”. 


Segundo ele, a edição do fórum deste ano trabalha a relação da Geração Z com a leitura. "Não apenas a leitura dos livros, das letras, das páginas impressas e virtuais. Mas a leitura do mundo, com o olhar crítico e peculiar desses jovens nascidos entre 1995 e 2010”. Os debates, segundo a coordenadora pedagógica da Curumim, Raquel Prudente, levarão questionamentos: Quem são esses estudantes / adolescentes? Como eles enxergam a sociedade e como a sociedade os enxerga?

O Fórum será aberto na sexta-feira (20), às 17h30min. Logo depois, às 18h30min, Spartakus Santiago fará a palestra de abertura ao abordar o tema “Geração Z”. Na sequência, haverá bate-papo com o público. No sábado (21), a programação do Fórum começa às 7h30min, com apresentação do concurso literário promovido pela escola.  Às 8h, começa a mesa-redonda Leituras das Gerações, com Heloísa Pinheiro, Fabiana Lima, Brisa Aziz, Marília Barreto e Maria Luiza Varanda, tendo a mediação de Juliana Mello.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20/07 – SEXTA 17h30 Credenciamento 18h Abertura 18h30 Palestra sobre a “Geração Z”, com Spartakus Santiago 19h30 Bate-papo com o público 20hEncerramento do 1º dia.
Dia 21/07 – SÁBADO 7h30 Resultado do Concurso Literário 8h Mesa-redonda: Leituras das Gerações, com Heloísa Pinheiro, Fabiana Lima, Brisa Aziz, Marília Barreto e Maria Luiza Varanda. Mediação: Juliana Mello
10h Oficinas: Oficina 1: INSTAntes - fotografia para redes sociais Oficineira: Dayanna Monstans Professores monitores: Carla Pucharelli e Rose Paz Oficina

 2: FACE TO FACE - de cara com o teatro Oficineiro: Ígor Novais Professores monitores: Hans Muller e Larisse Andrade.

Oficina 3: Status: desenhista - traços, cores e formas do mundo do desenho Oficineira: Emanuela Alves professores monitores: Laís Borges e Marcus Cerqueira

Oficina 4: Profissão: YouTuber – noções básicas de audiovisual Oficineiro: Thyago Almeida Professores monitores: Júlia Pinheiro e Pedro Aracatibe.

Oficina 5: Z-gamers – introdução ao universo dos jogos Oficineiro: Samuel Messias Professores monitores: Carlos Gedeon e Karla Braitt.

Oficina 6: Leituras em Rede – o mundo das redes sociais Oficineiro: Diêgo Raniery Professores monitores: Gabriella Monteiro e Anderson Silva.

Oficina 7: Solta o som – a relação do jovem com a música Oficineiro: Victor Brasileiro Professores monitores: Mither Amorim e Ruth Guimarães.

Oficina 8: Eu, escritor – a escrita criativa literária Oficineira: Brisa Aziz Professores monitores: Vanessa Bastos e Cris Marinho.

12h Encerramento

Da Ascom/Curumim

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...