segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Emasa amplia sistema de abastecimento de água

Máquina da Emasa dá inicio aos trabalhos de canalização
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, supervisionou hoje, 21, em companhia do secretário de Planejamento Fernando Vita; do  presidente da Emasa, Alfredo Melo  e de lideranças comunitárias, o início das obras de implantação do abastecimento de água na parte alta do bairro Corbiniano Freire, atendendo a mais de 500 residências. A obra se tornou possível graças à ampliação da captação de 600 para 900 litros por segundo, um projeto concluído pelo governo municipal.

        O prefeito destacou que a obra valoriza a cidadania, pois há muitos anos a população do local está sem acesso ao abastecimento de água e a serviços essenciais: “Estamos beneficiando a todos de forma indistinta, sejam crianças, idosos e mulheres, que enfrentavam condições adversas parecendo que viviam na zona rural. Mas aqui é uma área urbana e vamos trazer dignidade para todos”, argumentou. 

O prefeito Azevedo e Alfredo Mello com as lideranças
        Azevedo disse ainda, que o diferencial do seu governo é trabalhar pela população pobre de Itabuna, priorizando o atendimento dos mais carentes. “Muitas vezes somos criticados, mas quem critica não vem para a periferia ver as obras que estamos realizando e beneficiando justamente às pessoas que vivem nos bairros. Aqui, por exemplo, estamos melhorando o sistema de esgotamento, de água e trazendo cidadania para todos”. 

        O prefeito disse ainda que o povo da periferia sabe o que é sofrimento e há vários anos não recebe nenhum benefício, vivendo no mais completo abandono. “O problema – segundo ele -, é que ao invés de ajudar e participar da solução de problemas, ainda  temos  ex-gestores que passaram por Itabuna e que fazem apenas criticar ou trabalhar contra os interesses da população”, complementou. 

        “Nós não queremos saber de critica não, queremos é solução de problemas, porque a critica apenas não resolve, como eles não resolveram nada, nos chegamos agora com a solução de um problema grave. Com isso, vamos atender a essa comunidade que vem sofrendo há mais de 30 anos e dá um basta ao sofrimento’, declarou o prefeito Azevedo.

        O presidente da Emasa, Alfredo Melo ressaltou que mais de 500 residências serão beneficiadas com a rede de água. Naquela localidade do bairro, as famílias recebiam água no carro pipa e armazenavam em pequenos depósitos, que serviam como focos de reprodução do mosquito da dengue, “acredito que até março as casas que não têm extensão de rede vão receber o abastecimento normal”. 

        Observa ainda que a Emasa também está recuperando e ampliando toda a rede de esgotamento sanitário do bairro, beneficiando diretamente a toda a comunidade.

        O pedreiro Carlos Alberto, morador há 10 anos do local, disse que com as obras iniciadas agora o abastecimento de água em carro pipa vai acabar e com isso muitos problemas que os moradores tinham: “Porque algumas pessoas faziam até demagogia com a nossa água, mas isso o nosso prefeito acabou, vamos ter água e dignidade”

        A dona de casa, Creuza Maria afirmou que a pior coisa é não ter água em casa de forma regular, “mas graças a administração do prefeito Azevedo, hoje o nosso sonho está sendo realizado. Eu estou muito feliz, só Deus sabe o que isso significa para nós,” declarou.
Por: Kleber Torres Reportagem : Paulo Leonardo Fotos: Alex de Souza

Leia mais:
www;itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Flávio acusa Dino de usar operação da PF para interferir nas eleições

Candidato afirmou que investigação sobre filme tem motivação política e negou irregularidades no financiamento da produção. Senador e candid...