segunda-feira, 19 de abril de 2021

ITABUNA EM FOCO: Itabuna registra 8,8% no LIRAa e combate a dengue será intensificado

Itabuna registra 8,8% no LIRAa e combate a dengue será intensificado

Itabuna entrou em estado de alto risco depois de o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado na quarta, quinta e sexta-feira passadas registrar indicador de 8,8 por cento. A análise de focos de infestação aconteceu em todos os bairros da cidade durante a visita aos imóveis dos Agentes de Combate às Endemias.

Os números do levantamento foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde que aponta entre com os maiores índices de infestação predial os bairros: Santa Catarina, 29,41%, e Santa Clara, com 23,07%.

De acordo com a diretora da Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, até sexta-feira passada, dia 16, o município contabilizava 110 casos de dengue, cinco de chikungunya e dois de zika vírus. “A situação é de alto risco. Por isso, os moradores do centro e dos bairros precisam evitar água parada em quaisquer recipientes e fechar corretamente os reservatórios”, orientou.

Maristella disse ainda, que nesta terça-feira, dia 20, os Agentes de Combate às Endemias farão uma limpeza no condomínio São José, nas proximidades do Bairro Maria Matos (Rua de Palha). “Os agentes vão recolher o lixo e pulverizar o local”, falou.

Entre os locais com maiores ocorrências das arboviroses na cidade estão os bairros Sarinha Alcântara, São Caetano, Jardim Primavera, Santo Antônio, Jaçanã, Jardim Vitória e Califórnia, além do centro.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os agentes entraram nas casas para fazer a coleta diante da necessidade de traçar o perfil epidemiológico solicitado pelo Núcleo Regional de Saúde Sul da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A equipe estava devidamente protegida com jaleco descartável, álcool 70, máscara e toucas”, reforçou o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Émerson Oliveira.

Ele disse que os moradores foram orientados a manter distância de 2 metros dos agentes enquanto estivessem nos domicílios. “Por segurança, o LIRAa não pode ser feito em residências com gestantes, pessoas gripadas, com Covid-19 ou isoladas”, afirmou.

Diante dos índices, a diretora do Departamento de Vigilância da Saúde informou que o combate ao mosquito será intensificado com apoio de outras secretarias. “Vamos envolver as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e Agricultura e Meio Ambiente para que possamos vencer mais essa batalha”, disse.

O diretor da Vigilância Epidemiológica lembra que há luta constante contra o mosquito, através da pulverização de inseticida com bombas costais, recolhimento de pneus e rotineiro trabalho educativo. “Já fizemos mutirões no São Caetano, Sarinha Alcântara, Mangabinha e Jardim Primavera. Vamos alcançar outros bairros”, frisou.

1º dose da vacina contra o Covid-

19, pessoas de 64 e 63 anos


Nesta terça-feira, dia 20, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, estará vacinando as pessoas com 64 e 63 anos ou acima desta faixa etária. A imunização acontece das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas nas Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Nesta segunda-feira, pessoas com idade entre 65 e 64 anos receberam a 1º dose da vacina contra o novo coronavírus.O mesmo com pessoas acima de 70 anos que tiveram a 2ª dose.

A imunização aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp).

De acordo com a Rede de Frio, Itabuna recebeu 3.450 doses da Oxford/Astrazena, no sábado, para dar continuidade ao esquema vacinal. “Enquanto tiver vacinas vamos imunizar os grupos prioritários”, disse Camila Brito, coordenadora de Imunização do município.

Ela destaca que a vacinação em 2 °dose continua sendo realizada nas Unidades e que é importante comparecer na data indicada no cartão.

Portadores de síndrome de Down estão sendo

vacinados 

Portadores de Síndrome de Down, incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, já começaram a receber a primeira dose do imunizante em Itabuna. O atendimento começou nesta segunda-feira, dia 19, na sede da Rede Frio, nos fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp). A vacinação acontece das 8 às 11 e das 13 às 16 horas

A coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, afirma que duas entidades foram autorizadas a enviar listagens com os nomes dessas pessoas. O Núcleo Aprendendo Down e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Mas, Camila esclarece que também serão vacinadas aquelas pessoas que chegarem por demanda espontânea, ou seja, de forma independente, sem o encaminhamento de entidades. Ela ressalta que até o momento 19 pessoas fizeram agendamento por meio do Núcleo Aprendendo Down. “Estamos aguardando a Apae fazer esse encaminhamento”, revela.

A coordenadora da Rede de Frio enfatiza que é importante lembrar que pessoas com Síndrome de Down apresentam fatores de risco para evolução mais grave da Covid-19 e foram incluídos no grupo prioritário para vacinação pelo Ministério da Saúde.

Retirada de animais das

ruas da cidade

Apesar de cinco chamados, a Prefeitura de Itabuna, através da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do Departamento de Vigilância da Saúde, conseguiu apreender dois cavalos que pastavam soltos nas ruas do Bairro Jardim Primavera no final de semana. Outros três animais não foram recolhidos, mas os donos receberam advertência de que da próxima vez não haverá desculpas.

O serviço está sendo executado por uma empresa terceirizada, cujo contrato foi normalizado pela Secretaria Municipal de Saúde, depois de um aditivo. A recomendação é que sejam apreendidos porcos, cavalos, jegues, mulas e gado que estejam pastejando ou soltos nas ruas, representando ameaça aos condutores de veículos automotores e mesmo focos de propagação de doenças aos seres humanos (zoonoses).

Na tarde de hoje duas novilhas que pastavam numa área verde próxima à Avenida Princesa Isabel, lateral de um hipermercado e de uma agência bancária em frente a Prefeitura, mas foram recolhidas por um vaqueiro antes da chegada dos profissionais da empresa contratada pelo DCZ. Em caso de reincidência, os animais serão apreendidos.

Os bairros São Caetano e Jaçanã registram as maiores incidências de animais nas ruas, o que mereceu atenção especial pelo risco que representam os animais para os condutores de veículos automotores. Ainda não há um balanço da quantidade de suínos, equinos, bovinos e muares que já foram retirados das vias públicas neste ano.

Em caso de apreensão é necessário que o dono dirija-se até o DCZ para que seja emitido Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente a multa de R$ 120,00 referentes a uma Unidade Fiscal Municipal (UFM). Para os casos de reincidência ou de abandono ou de três apreensões, o dono perde a guarda do animal.

A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que quando o animal é retirado das vias públicas é levado para o pasto de uma fazenda em Ferradas de onde o dono tem três dias para fazer o resgate. A ação tem como base a Lei Municipal na Lei nº 2.030 de 2007.

Profissionais dSaúde

vacinados contra a Influenza


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, cumpre mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Dessa vez, imunizando os profissionais da área da saúde do município e de prestadores.

Nesta segunda-feira, dia 19, estão sendo vacinados no próprio local, os trabalhadores do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

E na Rede de Frio (fundos do antigo Sesp), o pessoal do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e das divisões de Controle de Zoonoses (DCZ) e Vigilância Sanitária (VISA). Sempre no mesmo horário: 8h30min às 12, e das 13h30min às 16 horas.

Amanhã, dia 20, será a vez da vacinação na Rede de Frio dos profissionais da Média e Alta Complexidade (MAC) que trabalham no ambulatório de saúde mental, Caps AD, Caps II e Caps Infantil, Centro de Prevenção em Oncologia (Cepron), Centro de Referência da Doença Falciforme (Cerdorfi), Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), além do Hospital Calixto Midlej Filho.

Na quinta-feira, dia 22, serão vacinados no mesmo local os profissionais do Samu-192, UPA-24 horas e os motoristas da saúde. E, na sexta-feira, dia 23, continua a imunização dos profissionais da Média e Alta Complexidade que trabalham na coordenação, PROSI, Policlínica 2 de Julho e Melhor em Casa, além dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Hoje, dia 19, a imunização está acontecendo no Hospital Calixto Midlej Filho em dois horários: das 8h30min às 12, e das 13h30min às 16 horas.

Ação Solidária em homenagem às

mães


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, vai promover o Dia das Mães Solidário, numa ação que envolverá as secretarias e departamentos municipais, contando ainda com a participação de empresários e da comunidade. A coleta dos gêneros terá início no próximo dia 30, com um drive thru na rotatória do bairro São Caetano.

Pela proposta serão arrecadados alimentos e material de higiene pessoal e de limpeza que serão entregues às famílias cadastradas na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. A entrega dos gêneros será no dia 8 de maio.

As cestas básicas e os materiais de higiene arrecadados serão distribuídos para as mais famílias em situação de vulnerabilidade social. Por conta da pandemia, o país vive um momento extremamente difícil, e em Itabuna não é diferente.

A situação é crítica demais para muitas famílias que não têm fonte de renda. Elas contam somente com a ajuda de órgãos públicos ou instituições privadas e de parte da população em ações solidárias como esta”, afirma a assistente da Secretaria de Indústria e Comércio, Adriana Alves.

Segundo informou, profissionais de vários setores da Prefeitura estão sendo mobilizados para receber as doações da comunidade no drive-thru na rotatória. No mesmo local, haverá teste rápido para o Covid-19 naqueles que fizerem sua colaboração, a cargo dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Adriana disse ainda que também haverá caixas coletoras nos prédios de órgãos da Prefeitura, como Vigilância Epidemiológica, no bairro São Caetano, e na Secretaria de Transporte e Trânsito, no Lomanto, para os servidores e pessoas da comunidade que desejarem colaborar com o projeto.

Para concluir, a assistente Adriana Alves destacou que o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, elogiou a iniciativa da Secretaria de Indústria e Comércio e garantiu o apoio para que o projeto seja um grande sucesso diante das necessidades de parte das pessoas em situação de extrema pobreza.

Ela lembra que o prefeito tem trabalhado para levar a prefeitura para mais perto da população visando atender de forma mais ágil, as necessidades básicas e essenciais das inúmeras famílias itabunenses. Adriana destacou o Auxílio Emergencial no valor de R$ 100 que será pago neste mês a 3.500 famílias, a distribuição do peixe para a ceia da Sexta-Feira Santa e de cestas básicas.

Recuperados 30 km de ramais na

área rural da Roça do Povo

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, já executou o melhoramento de cerca de 30 quilômetros de estradas vicinais e na revitalização da estrada de acesso ao projeto agropecuário da Roça do Povo, zona rural de Ferradas. Mais uma área está sendo beneficiada com os ramais da Fazenda Boa Sentença.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, o trabalho inclui a recuperação do piso com o patrolamento e o nivelamento do solo e compactação para maior durabilidade da estrada. As melhorias começaram na primeira quinzena de março, depois de o prefeito Augusto Castro atender pedido dos agricultores.

A presidente da Associação de Produtores da Roça do Povo, Edneide Rosa, dona Neide, disse que os serviços estão sendo executados de acordo com o pedido apresentado ao prefeito. E mais ainda: “a estrada principal e os ramais estavam ficando livres dos buracos. Agora, estamos felizes, pois, a nossa solicitação foi atendida pela Prefeitura”, comemora

A doação do cascalho usado na conservação da estrada é feita por um dos agricultores do local. O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, afirmou que no período de mais de 30 dias, a via principal e ramais secundários da Roça do Povo estão conservados.

Ele anunciou que os Horteiros serão a próxima comunidade a ter seu acesso e ramais recuperados pelas máquinas e equipes de operários de campo da Prefeitura. Com a recuperação das estradas, o trânsito de pessoas e veículos é melhorado e o escoamento da produção hortigranjeira é assegurado.

Zoonoses já vacinou cerca de quatro

mil pets 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, comemora os números de animais domésticos vacinados contra a raiva. Até agora, já foram imunizados 3.798 cães e gatos em seis bairros da cidade durante mutirões realizados em praça pública.

A última ação, na sexta-feira passada, aconteceu no Bairro Mangabinha, quando foram imunizados 415 cães e gatos.

O projeto de imunização antirrábica gratuita de animais de estimação foi iniciado em fevereiro. Já beneficiou os bairros Califórnia, com 812 animais vacinados; Conceição (817), São Caetano (767), Santo Antônio (669), Fátima (318) e, na semana passada, o bairro Mangabinha.

O próximo bairro a contar com a ação de prevenção da raiva ainda será divulgado, segundo informou a coordenadora do DCZ, a médica veterinária Ellen Gleicer Lima Santos.

Ela disse que a campanha de imunização antirrábica dos animais levada aos bairros tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos pets, visando à promoção da saúde pública. Além disso, visa aproximar a DCZ das comunidades para que saibam o que a unidade oferece aos bichinhos de estimação.

Além disso, nas atividades executadas fora da sede do Zoonoses, no São Roque, estão incluídas no Programa de Governo do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que tem trabalhado para atender a população em suas necessidades essenciais, a exemplo da promoção à saúde", afirma.

Boletim Covid-19 – 19.04.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 27.218 casos de pacientes curados, 28.220 casos confirmados, sendo 499 casos ativos; 39 internados em UTI, 10 leitos disponíveis; 42 leitos clínicos, 24 leitos disponíveis; e 503 óbitos.


Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Aswcom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...