Pular para o conteúdo principal

Bahia registra 6.520 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e mais de 20,5 mil ativos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 6.520 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,0%) e 5.672 recuperados (+0,9%). Este foi o maior incremento de novos casos em 2021 e segundo maior da pandemia. Dos 680.904 casos confirmados desde o início da pandemia, 648.593 já são considerados recuperados e 20.582 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.033.493 casos descartados e 159.580 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (27). Na Bahia, 42.876 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Hoje foram registradas 104 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.729, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,60% ocorreram no sexo masculino e 43,40% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,13% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,54%, preta com 14,67%, amarela com 0,55%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,96% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,41%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,32%).

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Vacinação

Com 433.274 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 98.673 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.

Sesab


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADSIVAÇO DE PANCADINHA

  Em Adesivaço neste domingo, bairros demonstram apoio à Campanha de Fabrício Pancadinha  A desivaço, ação liberada para demonstração de apoio a candidaturas a prefeito(a) e vereadores neste 2020, tem marcado o início da campanha de diversos políticos por todo o país. Em Itabuna, Sul da Bahia, não seria diferente.  Na manhã deste domingo foi a vez do artista e candidato a vereador Fabrício Pancadinha receber o apoio de inúmeros amigos à sua campanha. “Recebemos muita gente de outros bairros aqui no Bairro São Pedro, que vieram demonstrar seu apoio e nos ajudar nesta caminhada, em uma campanha que é do povo para o povo. Sou uma pessoa da periferia da cidade, me orgulho disso, e nossa campanha não conversaria de forma diferente! Estou muito feliz em perceber que nosso nome tem sido o escolhido para ser a voz da representatividade e da resistência! Podemos fazer muito quando unidos, e o meu povo já entendeu isso!”, declarou Fabrício.  Manuela Berbert   MB Produções 

Itabuna testa profissionais

População não deve se descuidar Os profissionais que trabalham na Secretaria de Educação do Município foram submetidos ao teste da COVID-19 na manhã de quinta-feira (1º). Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica esteve no Centro Administrativo para fazer a testagem. Vale ressaltar que esta ação integra o rol de medidas adotadas pela administração municipal, como forma de ampliar a detecção de pessoas contaminadas pela COVID-19. Em tempo, vale lembrar que mesmo com a redução no número de casos da doença na cidade, a população não deve se descuidar. É importante continuar usando a máscara de proteção facial de forma correta, cobrindo nariz e boca, fazer uso constante de álcool em gel quando não tiver acesso a água e sabão, além de manter o distanciamento social e evitar aglomerações. ascom

O último adeus de Babau deixa Itabuna triste

Agora entregue a Deus. Atualizado às 17h - |Morreu às 5h, deste sábado 25, Dia de São Cristovão, de infarto  em Itabuna, Lecival Apóstolo de Jesus, o nosso querido "Babau", aos 57 anos de idade e, que prestava seus serviços, ad hoc,  à Câmara de Vereadores de Itabuna. local, esse, onde construiu  grandes amizades com todos que fazaem aquela Casa Legislativa. principalmente,  com os parlamenteres que tinham, por ele, o maior respeito e carinho.  Ultimamente Babau era um dos auxiliares do Presidente, Ricardo Xavier, que tinha por "Babau", em seu gabinete, uma grande admiração, por ser ele uma pessoa sempre alegre e prestativa.  Assim, também aconteceu  com o vereador Aldenes Meria, quando foi também presidente da Casa,  A realidade é que ,nde Babau se encontrava ninguém ficava triste, devido as suas piadas e brincadeiras. Tinha uma grande energia e defendia seus amigos como ninguém.     Daniel Santos, seu cunhado, que por muitos anos e, hoje, aposetnado,