terça-feira, 26 de março de 2013

JORNALISTA PEDE NOME DE RUA PARA JUAREZ VICENTE

César Brandão

Numa forma de reconhecimento aos seus relevantes serviços prestado a Itabuna, o jornalista Joselito dos Reis encaminhou ao vereador, César Brandão, líder do governo, na Câmara, solicitação para homenageiar o jornalista e professor, Juarez Vicente Silva de Carvalho que faleceu no dia 30 de Janeiro, deste ano.


A homenagem, seria a troca do nome da Rua Bela Vista, para Juarez Vicente Silva de Carvalho. Nesta rua, que fica localizada no bairro da Conceição, Juarez Vicente viveu seus últimos 40 anos. Local, também, onde nasceram seus filhos, neto e reside sua família.

O vereador César Brandão ficou de encaminhar o projeto para os tramites legais. Juarez Vicente era um dos líderes da categoria dos jornalistas e como professor lecionou em vários colégios, entre eles. Neyva Samara, Gato de Botas, Goretti e muitos outros.

Foi também Assessor de Imprensa do município, assim como, parlamentar da Câmara de Vereadores de Itabuna. Era filho de Ibicaraí e ainda não tinha o Titulo de Cidadão de Itabunense.
 Foto: Arquivo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Estado vai gastar mais R$ 97,7 milhões com a Arena Fonte Nova

Arena Fonte Nova
Arena Fonte Nova
LUÍS AUGUSTO GOMESUma mangaba de PPP – O governo do Estado, o que significa o contribuinte baiano, vai pagar pela Fonte Nova R$ 97,7 milhões a mais que o estipulado no contrato de parceria público-privada porque “novas exigências” da Fifa impuseram ao consórcio construtor uma série de responsabilidades adicionais.

A explicação, que nenhuma repercussão produziu, nem mesmo um protesto de indignação, é que as coisas foram feitas de acordo com o caderno de encargos nº 4 da Fifa, e que agora a entidade editou o nº 5. Na hipótese de lançar o nº 6 até a Copa do Mundo, que preparemos os bolsos.

Na lista de aditivos, itens estranhos ao cidadão comum, como um certo “equilíbrio financeiro”, ao salgado preço de R$ 17,3 milhões, e “fluxo de multidões”, por módicos R$ 11,7 milhões. Dinheiro que, junto com os R$ 68,7 milhões restantes, fruto de um contrato que a sociedade efetivamente não conhece, sai limpinho, sem licitação, para engordar o patrimônio de terceiros. (Por Escrito)

Do jornaldamídia

sábado, 23 de março de 2013

ELEIÇÃO DO GRAPIÚNA TRANSFERIDA, DUAS CHAPAS VÃO CONCORRER O PLEITO


Adalmir Farias, presidente do Conselho
Devido à falta de tempo para as chapas se comporem, inclusive, já com o edital publicado no jornal Agora, o Conselho Deliberativo do Grapiúna Tênis Clube (GTC), em reunião realizada na última sexta-feira (22), resolveu transferir  o pleito, biênio 2013/2015, para o próximo dia 18 de Abril, com a entrega de chapas até o dia 04 do mesmo mês.

Tudo indica que duas chapas concorrerão às eleições, uma encabeçada, pelo advogado José Albertoo Ramos Martins, e outra pelo o atual presidente, Erasmo Ávila.  Apesar  do Conselho, sugerir uma união entre os dois candidatos, esse fato  não foi possível.

Com isso, todos os sócios da Agremiação já ficam sabendo. Para votar o eleitor deverá estar em dia  com sua mensalidade. Os dois candidatos apresentaram os novos  projetos que têm para o GTC, um dos Clubes Sociais, mais tradicionais de Itabuna.    

sexta-feira, 22 de março de 2013

A COELBA NÃO PERDOA, MATA! TRISTE MONOPÓLIO.



Prepostos terceirizados da poderosa e única do Estado, Coelba, não aceita pedidos de dona de casa por meia hora e corta o fornecimento da  energia, prejudicando muito a usuária. 

Este fato aconteceu no dia de ontem (21), no bairro Monte Cristo. 

A senhora solicitou aos prepostos que desse um prazo, pois o marido dela, tinha ido para a rua, para descontar um cheque e pagar as referidas contas; “Não pudemos esperar, recebemos ordem e vamos cortar”, e consumaram o fato. 

Na mesma hora que as contas estavam sendo pagas no posto da empresa na Avenida do Cinqüentenário, ou seja, às 10h30m. 

Como a ligação era de urgência, por causa de criança em casa, a senhora foi obrigada a desembolsar mais R$49,00, porque a Coelba não quis esperar meia hora.

É um absurdo! Na certa, esses R$49; 00 reais, que não faz falta a Coelba, mas a senhora sim! Deva ser para engordar o monopólio de um Estado de desgoverno.      

Câmara de Vereadores e Ademi/Sul preocupadas com novo PDU

  Na realização da sétima sessão ordinária , da última, terça-feira (19), conduzida pelo  presidente Josevaldo  Machado(PCdoB, auxiliado pelos vereadores Ivo Evangelista(PRB) e Rafael Benevides(PP), primeiro e segundo-secretários, respectivamente  -  em atendimento ao requerimento de nº 036/2013 de autoria do vereador Aldemir Almeida(PSB)e aprovado pelo plenário, concedeu  ao  presidente da  ADEMI/SUL-BA, entidade  representativa do segmento empresarial  da construção civil no município,  Dr. Marlon Silveira,  expôr   a           preocupação dos empresários do setor quanto ao cumprimento da Lei 3.598, no município, que verte sobre o uso e ocupação do solo. 

  Segundo  à Ademi/Sul, os empresários estão,  extremamente, preocupados com  a demora nas liberações dos alvarás  para  novas construções, cuja  documentações  encontram-se aprovadas em vários  agentes do sistema financeiro da habitação, podendo  perder  suas validades.
 
          Vários vereadores expressaram opiniões, sobre questão, a  exemplo de- Alisson Mendonça, “ que  chamou à atenção do governo para efetuar uma análise plural sobre o assunto, visto que a construção civil é um segmento gerador de muitos postos de trabalho, etc”. , e, o  Dr Jó -   garantiu  que “ à  mesa diretora, e os  demais  edis, examinarão  com maior profundidade o projeto e a lei 3.598,  para que não haja prejuízos  para os empresários, trabalhadores,  como, também, para à cidade no tocante à sua estética e organização sobre o uso e ocupação do solo.
Por - Malthez de Athayde/ Drt/Ba 1949

Jabes Ribeiro pede a ministro apoio para retomar programa Viva o Morro

O prefeito Jabes Ribeiro apresentou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante audiência na sede do Ministério, em Brasília, a proposta de retomada do programa Viva o Morro, que prevê a realização de uma série de intervenções, a exemplo de saneamento básico, pavimentação, urbanização, iluminação e contenção de encostas, em localidades situadas nas partes altas de Ilhéus. O Viva o Morro foi implantado durante a primeira gestão de Jabes Ribeiro, mas não teve continuidade nos últimos oito anos, resultando no abandono daquelas comunidades e até na deterioração do trabalho que já havia sido feito.
O ministro garantiu ao prefeito ilheense e aos deputados federais Mário Negromonte, presidente regional do PP, e João Leão, vice-líder da legenda na Câmara Federal, ter todo interesse em dar apoio à implementação do programa, em razão da sua importância social, uma vez que visa dar melhores condições de vida à população das áreas beneficiadas. Ele solicitou ao prefeito que conclua o projeto, que já está sendo elaborado pelas equipes técnicas da atual gestão, para que possa incluir a nova fase do Viva o Morro nos recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.
Jabes observou que este é um programa do mais alto interesse para sua administração e acrescentou que, além das obras já citadas, sua intenção é também dar condições para que o transporte coletivo possa ter acesso às localidades beneficiadas, evitando que a população tenha que descer ladeiras ou longas escadarias para pegar os ônibus. “Quando realizamos os serviços do Viva o Morro, conseguimos livrar a população de diversas localidades da lama em que viviam e eliminar o perigo de deslizamentos de encostas”, afirmou o prefeito, acrescentando que agora pretende ampliar o programa para beneficiar comunidades ainda não atingidas e também recuperar áreas que estão danificadas pela falta de serviços de manutenção destes últimos anos.
OUTROS PROJETOS – Na audiência, o prefeito ainda apresentou outros projetos considerados essenciais para a comunidade ilheense, a exemplo da construção de mais casas populares, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e do saneamento básico nas bacias do Pontal e do Malhado. Em relação a área da habitação, Aguinaldo Ribeiro informou a Jabes Ribeiro e aos deputados Mário Negromonte e João Leão, que, pelas análises preliminares da área técnica do Ministério, Ilhéus tem possibilidade de receber pelo menos mais três mil casas, o que dependerá somente da elaboração dos projetos que já estão sendo elaborados pela Prefeitura Municipal.
Em relação aos dois projetos de saneamento, o ministro também abriu a possibilidade de incluí-los na programação do PAC-2 e o prefeito informou que, a respeito da Bacia do Pontal já tem entabulado conversas com a Embasa e o Governo do Estado, cobrando a realização dos serviços que são essenciais para a melhoria das condições de vida dos moradores da zona sul de Ilhéus. Quanto à Bacia do Malhado, obra qualificada por ele tão importante quanto a da zona Sul, disse que a pretensão é conseguir os recursos do PAC-2 para que a própria Prefeitura realize as obras, que incluem a cobertura do canal ali existente e as ligações domésticas a um sistema de esgotamento sanitário.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.03.2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

SPC dá calote de R$ 300 mil: não paga aluguel, condomínio e IPTU

Quem já deixou de pagar parcelas de produtos ou serviçoscomprados a prazo sabe bem o que acontece: o nome vai parar no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas, e se o órgão encarregado de informar ao mercado quem está inadimplente não honrar seus próprios compromissos? É por essa situação, no mínimo inusitada, que a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, detentora da marca SPC na cidade do Rio, está passando. Em valores atualizados, a entidade deve R$ 306.403,12, relativos a aluguel, condomínio e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) atrasados.
 
A cobrança do débito vem sendo discutida na Justiça desde novembro de 2005. A quantia refere-se ao uso de salas comerciais num edifício localizado na Rua da Carioca 32, no Centro do Rio, onde eram feitas consultas ao cadastro do SPC. O primeiro contrato entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Beneficência Portuguesa, dona do prédio, foi assinado em 1 de junho de 2004.
Naquela época, o custo de locação de quatro salas foi fixado em R$ 450 por mês. O acordo valia até 31 de maio do ano seguinte, mas a Câmara pagou apenas um mês de aluguel naquele período.
— Foi proposta uma ação de despejo. Mas, como as salas precisavam de obras, que a Câmara fez, houve um acordo segundo o qual se descontariam os aluguéis vencidos, em troca das despesas com os reparos, e sobraria um crédito para aluguéis futuros — disse o advogado da Beneficência Portuguesa, José Roberto Ramos Paulo.
A Câmara de Dirigentes Lojistas, porém, acabou não cumprindo o acordo e voltou a atrasar aluguel, condomínio e IPTU. O novo débito deu origem a outra ação judicial, que resultou, em 2012, no despejo do SPC do prédio da Rua da Carioca.
Câmara em silêncio  – Procurados, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas não quiseram se pronunciar sobre a dívida das salas do SPC. O advogado da entidade, Oscarino Arantes, afirmou que não comentaria ações judiciais em andamento. O presidente da Câmara, Carlos Monjardim, foi procurado, mas não respondeu aos contatos feitos pelo EXTRA. Na última sexta-feira, foram deixados quatro recados para ele na nova sede da entidade. Por telefone, as funcionárias disseram que Monjardim estava numa reunião.
O advogado da Beneficência Portuguesa, José Roberto $Paulo, afirmou ter pedido ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) o sequestro dos bens da Câmara para garantir o dinheiro para quitar a dívida, mas o órgão alega não ter esses bens, já que é uma entidade sem fins lucrativos. “É muita cara de pau”, afirma o representante da Beneficência Portuguesa, num dos trechos da ação de cobrança.
Há cerca de um ano, o SPC se mudou para duas salas de um prédio da Avenida Treze de Maio, no Centro. Segundo a administração do edifício, pelo menos o condomínio está em dia até agora. (Extra)

Deputado Coronel Santana participa de reunião com secretário de Agricultura

Visando diversificar a agricultura do Estado com a implantação do Paricá – produto comumente usado como matéria-prima na industria de móveis, e da construção civil. O deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) se reuniu na manhã desta quarta-feira (20), na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agraria, Pesca e Aquicultura (Seagri), na presença do secretário Eduardo Salles, produtores da região de Una e Canavieiras, os secretários de agricultura dos dois municípios, além do representante do Banco do Nordeste, Jorge Rosembreg e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Elias Mattar Neto.

Na ocasião foi apresentado o Projeto de Inclusão Social do Pequeno Produtor através da implementação do Paricá, que é sinônimo de transformação para a agricultura familiar. Além do baixo custo para o cultivo, de garantir a sustentabilidade e a recuperação do solo e, permitir o plantio simultâneo de outros produtos, em cinco anos o produtor tem o retorno de boa parte do investimento feito.

Frente às alternativas que vão desde o crescimento do setor agrário e industrial, o secretário Eduardo Salles, aprovou o projeto e se comprometeu a buscar apoio junto às entidades vinculadas à secretaria para dar andamento ao processo de inserção do novo cultivo. “É fundamental levar o desenvolvimento desse projeto adiante”, enfatiza Eduardo. Ainda segundo ele, com tanta diversidade é possível estimular a atração de empresas que tenham o Paricá como matéria base de produção.

Para adiantar o processo que implantação, o Dep. Coronel Santana, sugeriu que as primeiras diretrizes fossem definidas de imediato. “Uma iniciativa positiva como essa, não pode esperar tanto para ser colocada em prática. Temos que estabelecer inicialmente quais serão os municípios interessados em cultivar o Paricá”, salienta o parlamente, que conclui afirmando que, “um cultivo com resultado de curto prazo irá ajudar e muito, o desenvolvimento dos produtores do estado e da região”, finaliza o Coronel Santana.

Satisfeito com o pensamento do parlamentar, o pioneiro no plantio do Paricá no Estado, o agricultor da cidade de Una, José Rafael de Lima, acredita que o cultivo dessa árvore dará mais independência ao agricultor familiar, além de garantir à Bahia mais um produto a ser somado ao crescimento socioeconômico.

Ascom - Deputado Coronel Gilberto Santana

Emasa comemora Dia Mundial da Água em Itabuna



A Emasa vai comemorar o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, dia 22, com culto ecumênico pela manhã na ETA e um seminário, à noite, no auditório do Sest/Senat, na Avenida José Soares Pinheiro, 2056, bairro Lomanto Junior. O seminário será aberto às 18 horas pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e pelo presidente da Emasa, Ricardo Campos.

Às 18h30min haverá palestra do engenheiro químico Edilson Gonçalves sobre o tema: “Água, Sustentabilidade e Saneamento”, sendo moderador o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Alves de Almeida Filho.

Em seguida, o professor, economista e doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e especialista em Recursos Hídricos, Anderson Alves Santos, fará palestra sobre o tema “Cobrança pelo Uso da Água como Instrumento de Gestão”.

A programação comemorativa do Dia Mundial da Água é coordenada pela diretora técnica da Emasa, engenheira Elzita Vidal, e pretende ser um diálogo aberto sobre a água, seu uso responsável, direito universal e bem de valor econômico. Como parte das comemorações, haverá um culto ecumênico, às 8 horas da manhã, na Estação de Tratamento de Águas (ETA), no bairro São Lourenço, aberto a funcionários e convidados.

Da assessoria

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar dados na SDS


Os beneficiários do programa Bolsa Família devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) –  localizada na Rua Mário Alfredo/Avenida Itabuna –  nos períodos das 8 às 12horas e das 13h30 às 17h30, para atualizarem seus cadastros. O processo de recadastramento, interrompido por determinação do governo Federal, foi retomando nesta terça-feira, 19, após finalização do processo de implantação da nova versão do Sistema de Informações Sociais (Siiso).
Os responsáveis devem comparecer à secretaria portando todos os documentos originais: RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, além da Certidão de Nascimento ou RG e atestado escolar dos menores de 18 anos. Atenção: Os documentos que deverão ser apresentados são, apenas, dos integrantes da família que residem naquele endereço.
As famílias devem atualizar seus dados anualmente para permanecer recebendo o beneficio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).  “Muitas famílias mudam de endereço, as crianças mudam de escola ou avançam de série e a própria composição familiar pode mudar, por isso é necessário recadastrar para que essas famílias não tenham seu beneficio cortado”, destaca a técnica do programa, Sirley Mello.
O recadastramento anual é importante para que a SDS e o MDS façam o acompanhamento das famílias inscritas no CAD Único e a inclusão destes nos referidos programas.
Número de Identificação Social – A Assistente Social, Cristiane Almeida, explica que o cadastramento da família no CAD Único, Cadastro Único para Programas Sociais doGoverno Federal, permite que seja gerado o Número de Identificação Social (NIS). De posse do NIS os beneficiários podem participar de qualquer programa do Governo Federal como "Bolsa Família", "PRONATEC", "Minha Casa, Minha Vida" entre outros, desde que as famílias estejam no perfil dos programas.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.03.2013

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...