quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fábrica da JAC Motors em Itabuna


As Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Planejamento, de Itabuna, irão encaminhar na próxima semana ao Governo do Estado, um documento por meio do qual o município se compromete a oferecer incentivos para instalar uma unidade da fabricante de automóveis JAC Motors do Brasil, que prevê investimentos de R$ 900 milhões. 

        O titular da Indústria e Comércio, Carlos Leahy, afirma que a região tem plenas condições de receber esse empreendimento, principalmente a partir da implantação do Porto Sul. Além disso, o secretário lembra que o sul da Bahia é estrategicamente cortado por duas importantes rodovias, as BRs-101 e 415.

        A intenção, segundo Leahy, é realmente colocar Itabuna como opção para a fábrica de automóveis. “O que nós gostaríamos é de iniciar um dialogo mais amplo para conhecer as necessidades da indústria e podermos atrair um projeto desse porte, que pode potencializar os benefícios decorrentes da implantação do Porto Sul”, argumentou.

        O secretário ressalta que a proposta de Itabuna está em sintonia com o próprio Governo do Estado, que vem priorizando a política de interiorização do desenvolvimento e de descentralização dos investimentos. “O sul da Bahia tem um amplo potencial em termos de energia, infaestrutura e de serviços, e a implantação de uma nova indústria, com uso intensivo de mão-de-obra, produzirá efeitos muito positivos”, argumenta.

Como vantagens competitivas para Itabuna, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo observa que o município não apenas funciona como um polo regional de comércio e serviços, como se consolida como um centro de ensino superior e que se fortalece com o projeto da criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). A proposta foi anunciada recentemente pela presidente Dilma Rousseff.

Para fortalecer o seu pleito com relação à indústria de automóveis, a Prefeitura levanta a possibilidade de oferecer isenções de tributos municipais e a cessão de uma área de 300 mil metros quadrados, às margens da BR-415. A estratégia será ampliar esse debate, envolvendo a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e as lideranças regionais.        
Por: Kleber Torres Fotos: 18-10-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Onde buscar água amanhã?


Expressao Livre.................. Joselito dos Reis

Os grandes empreendimentos estão sendo anunciados e chegando a região do Sul da Bahia, entre eles, o principal do Governo Federal: o Intermodal, que inclui Aeroporto, Porto e Ferrovia, e que vai modificar de uma maneira brutal a vida no município de Ilhéus.

Para Itabuna está sendo anunciada uma grande siderúrgica, que ao lado dos empreendimentos comerciais e de serviço, vai provocar o aumento populacional.

Todos esses empreendimentos têm gerado muito debate sobre o impacto ao meio ambiente, mas pouco se tem falado sobre nossa bacia hidrográfica, que está pedindo socorro.

Os rios que fornecem água a população de vários municípios da região estão ameaçados de extinção, pelo o avanço do progresso desordenado e o desmatamento em suas nascentes. Os rios Salgado, Colônia, Almada, do Engenho e Fundão, se transformaram em verdadeiros canais de esgotos a céu aberto.

Todo esse progresso é bem vindo, mas nos preocupamos porque vemos que em meio a todos esses projetos e debates, não estamos percebendo a preocupação dos empreendedores com as bacias hidrográficas da região e, consequentemente ,com o abastecimento de água potável do futuro.    

É urgente que a sociedade organizada cobre, agora, aos prefeitos e deputados da região, que estes pressionem os governos do Estado e Federal, no sentido de que sejam desenvolvidos projetos e liberados recursos voltados para a defesa das bacias hidrográficas o Sul da Bahia.

Se não houver uma ação coordenada, Itabuna e Ilhéus, que dobrarão o número de habitantes, que qualidade de vida oferecerá?

A estimativa e previsão populacional com a chegada  desses empreendimentos, é de um aumento dos atuais  dois milhões de habitantes na região, para quatro milhões.
E, ai, o que fazer para fornecer água tratada a tanta gente?

Jornalista
reislito@hotmail.com

São Desidério novo asfalto, pavimentação na zona rural

O asfalto contrasta com a paisagem rural. É a pavimentação chegando ao povoado de Sítio Novo, a 30 km da sede de São Desidério. Está sendo construído na localidade 1,2 km pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura. 


O casal Diolino Ferreira dos Anjos e Justina Ferreira dos Anjos mora em frente à Escola Pedro Alvino da Rocha e já sente os reflexos da mudança. “A poeira aqui era uma vilã para nós porque a gente adoecia muito. Agora só vai ficar mesmo a poeira dos terreiros”, disse Justina. O marido completa. “Nunca que vinha na nossa cabeça que esse asfalto ia chegar aqui para nós um dia. Valoriza mais nossa casa e vai ficar mais movimentado o povoado”.



Em Brejo da Furquilha mais de 500 metros de pavimentação em bloquete estão sendo consolidados para a satisfação de moradores como Derval Pereira dos Santos. “Moro aqui desde que nasci e esse trabalho veio na hora certa”. A ação contempla também a construção de meio-fios. “São obras que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nessas localidades e a secretaria realizará trabalho de pavimentação asfáltica também nos povoados de Cabeceira Grande, Almas, Ilha do Vitor, Campo Grande e no Bairro Nossa Senhora Aparecida na sede”, certificou o secretário de Infraestrutura Carlito Câmara.



Nova estrada - Além da pavimentação asfáltica e em bloquete a prefeitura realizou a abertura de uma estrada de aproximadamente 7 km que liga os povoados de Conceição de Baixo, Barreiro da Furquilha e Jataí. Agora o lavrador Nivaldo Souza Teixeira, que mora em Barreiro da Furquilha não precisa mais fazer uma volta de mais de 5 km para chegar em Vila Nova Conceição, por exemplo. “A estrada passava por fora. E com essa nova estrada que passa aqui em frente de casa não vai ser preciso cortar uma volta grande. Para nós aqui precisava muito”. No decorrer da estrada foram feitos também bueiros para escoamento das águas das chuvas.


Por Ana Lúcia Souza
Fotos: Antonio Moreira

Augusto Castro em defesa da liberdade de imprensa

Pela prisão arbitraria do jornalista Ederivaldo Benedito, editor do Blog do Bené, detido no último dia 16 de outubro, no exercício da sua profissão enquanto cobria a Parada Gay em Itabuna, recebeu Moção de Apoio do deputado estadual Augusto Castro.

Augusto Castro lamentou que, em plena democracia, a liberdade de imprensa seja aviltada dessa forma, com o constrangimento do jornalista perante a sociedade itabunense ao ser algemado e colocado na viatura policial como se um delinquente fosse. 

Na avaliação  de Augusto Castro, a democracia só existe de fato se a imprensa tiver a liberdade para agir. 

O deputado considera essencial que o governador Jaques Wagner, como autoridade maior da Bahia, coloque como missão da Polícia Militar, não apenas proteger os cidadãos e primar pela paz e tranquilidade na sociedade, mas que isso seja feito respeitando os direitos constitucionais, entre eles o da liberdade de imprensa. “Só desta forma teremos o respeito dos nossos cidadãos a esta instituição tão importante como a Polícia Militar”, argumenta.

Vanda Amorim
Da Assessora de Comunicação

Transferência dos camelôs da Amélia Amado para o Centro Comercial

A Secretaria de Indústria e Comércio iniciou a transferência de dezenas de camelôs estabelecidos na Avenida Amélia Amado, para o Centro Comercial de Itabuna. A medida se deve às obras de macrodrenagem no canal Lavapés, que entram em sua fase final.  Cinco cabines de fotografia que funcionavam às margens do canal foram transferidas para os bairros da Conceição, Califórnia e São Caetano.
 
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, garante que 72 boxes padronizados no Centro Comercial serão entregues até o final deste mês. Segundo Leahy, “a transferência foi precedida de um intenso diálogo com os ambulantes e permitirá a conclusão das obras de macrodrenagem do canal e, posteriormente, a reurbanização da Amélia Amado, que estão a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, juntamente com a de Planejamento”.

O projeto de engenharia para os boxes no Centro Comercial inclui piso e alambrado de proteção para oferecer mais segurança aos trabalhadores do comércio informal. “As unidades serão rebocados por dentro e por fora, ao contrário das  antigas lojas do canal, que eram apenas chapiscadas”, explica o secretário.  

No novo espaço, haverá ainda seis lanchonetes e oito banheiros, com rampas de acesso e adaptação para portadores de deficiência. “O lugar é bastante visível e acessível”, observa Carlos Leahy, acrescentando que a área dos boxes terá uma configuração de shopping popular.

O secretário chama atenção para algumas regras que serão estabelecidas para o novo espaço. “Estão sendo elaboradas pela Procuradoria-Geral do Município normas como a proibição do aluguel ou venda dos boxes. Além disso, cada trabalhador terá direito a apenas um box e não será permitido colocar mercadorias fora do espaço de comercialização, garantindo-se  uma área para circulação dos consumidores”, frisa.

Opinião

Ortolina Bispo de Oliveira, que trabalha como camelô, concorda com a transferência, na expectativa de que o novo espaço tenha maior movimentação e mais segurança, inclusive por estar próximo a uma unidade da Polícia Militar.Jalson Borges Rebelo, morador da Amélia Amado, afirma esperar com ansiedade a conclusão das obras na avenida. “A reurbanização da área, após a conclusão das obras do canal Lava-Pés, vão dar novo visual a esta parte da cidade”, acredita.

Por: Kleber Torres Reportagem : Tainan Nicácio Fotos: 18-10-2011   

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Projeto inclui placa de veículo em nota fiscal de venda de combustível

Marinho: "cupom é útil para a Receita e para o consumidor"
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1258/11, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que obriga os revendedores de combustíveis a incluir a placa do veículo de cada cliente em todos os cupons e notas fiscais emitidos pelo estabelecimento.

A proposta é idêntica ao Projeto de Lei 5256/09, do ex-deputado Roberto Alves, que foi arquivada no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída. De acordo com o projeto, o revendedor deverá entregar o cupom ao condutor do veículo mesmo que este não tenha sido solicitado.

Segundo o autor, a proposta tem dois objetivos principais: dar à Receita Federal mais um instrumento de controle do comércio varejista de combustíveis e fornecer aos consumidores a garantia do reconhecimento de seu abastecimento, caso o combustível adquirido seja adulterado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Da assessoria do deputado

expressaounica


Não deixa de ser um grande projeto, caso venha a ser aprovado, que é muito dificil, a farra da gasolina e do combustível de um modo geral vai acabar.

Militante do PCdoB acusa Orlando Silva de montar esquema de corrupção

Segundo o policial militar João Dias Ferreira, ministro do Esporte recebeu propina nas dependências do ministério

 
NA MIRA
As fraudes no programa Segundo Tempo são investigadas há mais de três anos, mas é a primeira vez que o ministro é apontado diretamente como mentor das irregularidades

No ano passado, a polícia de Brasília prendeu cinco pessoas acusadas de desviar dinheiro de um programa criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas. O grupo era acusado de receber recursos do Ministério do Esporte através de organizações não governamentais (ONGs) e embolsar parte do dinheiro. Chamava atenção o fato de um dos principais envolvidos ser militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ex-candidato a deputado e amigo de pessoas influentes e muito próximas a Orlando Silva, o ministro do Esporte. Parecia um acontecimento isolado, uma coincidência. Desde então, casos semelhantes pipocaram em vários estados, quase sempre tendo figuras do PCdoB como protagonistas das irregularidades. Agora, surgem evidências mais sólidas daquilo que os investigadores sempre desconfiaram: funcionava dentro do Ministério do Esporte uma estrutura organizada pelo partido para desviar dinheiro público usando ONGs amigas como fachada. E o mais surpreendente: o ministro Orlando Silva é apontado como mentor e beneficiário do esquema.

Em entrevista a VEJA, o policial militar João Dias Ferreira, um dos militantes presos no ano passado, revela detalhes de como funciona a engrenagem que, calcula-se, pode ter desviado mais de 40 milhões de reais nos últimos oito anos. Dinheiro de impostos dos brasileiros que deveria ser usado para comprar material esportivo e alimentar crianças carentes, mas que acabou no bolso de alguns figurões e no caixa eleitoral do PCdoB. O relato do policial impressiona pela maneira rudimentar como o esquema funcionava. As ONGs, segundo ele, só recebiam os recursos mediante o pagamento de uma taxa previamente negociada que podia chegar a 20% do valor dos convênios. O partido indicava desde os fornecedores até pessoas encarregadas de arrumar notas fiscais frias para justificar despesas fictícias. O militar conta que Orlando Silva chegou a receber, pessoalmente, dentro da garagem do Ministério do Esporte, remessas de dinheiro vivo provenientes da quadrilha: “Por um dos operadores do esquema, eu soube na ocasião que o ministro recebia o dinheiro na garagem” (veja a entrevista na edição de VEJA desta semana). João Dias dá o nome da pessoa que fez a entrega. Parte desse dinheiro foi usada para pagar despesas da campanha presidencial de 2006.

O programa Segundo Tempo é repleto de boas intenções. Porém, há pelo menos três anos o Ministério Público, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União desconfiam de que exista muita coisa além da ajuda às criancinhas. Uma das investigações mais completas sobre as fraudes se deu em Brasília. A capital, embora detentora de excelentes indicadores sociais, foi muito bem aquinhoada com recursos do Segundo Tempo, especialmente quando o responsável pelo programa era um político da cidade, o então ministro do Esporte Agnelo Queiroz, hoje governador do Distrito Federal. Coincidência? A investigação mostrou que não. A polícia descobriu que o dinheiro repassado para entidades de Brasília seguia para entidades amigas do próprio Agnelo, que por meio de notas fiscais frias apenas fingiam gastar a verba com crianças carentes. Agnelo, pessoalmente, foi acusado de receber dinheiro público desviado por uma ONG parceira.

O soldado João Dias, amigo e aliado político de Agnelo, controlava duas delas, que receberam 3 milhões de reais, dos quais dois terços teriam desaparecido, de acordo com o inquérito. Na ocasião, integrantes confessos do esquema concordaram em falar à polícia. Contaram em detalhes como funcionava a engrenagem. O soldado João Dias, porém, manteve-se em silêncio sepulcral — até agora.

Na entrevista, o policial afirma que, na gestão de Agnelo Queiroz no ministério, o Segundo Tempo já funcionava como fonte do caixa dois do PCdoB — e que o gerente do esquema era o atual ministro Orlando Silva, então secretário executivo da pasta. Por nota, a assessoria do governador Agnelo disse que as relações entre ele e João Dias se limitaram à convivência partidária, que nem sequer existe mais. VEJA entrevistou também o homem que o policial aponta como o encarregado de entregar dinheiro ao ministro. Trata-se de Célio Soares Pereira, 30 anos, que era uma espécie de faz-tudo, de motorista a mensageiro, do grupo que controlava a arrecadação paralela entre as ONGs agraciadas com os convênios do Segundo Tempo. “Eu dirigia e, quase todo mês, visitava as entidades para fazer as cobranças”, contou. Casado, pai de seis filhos, curso superior de direito inconcluso, Célio trabalha atualmente como gerente de uma das unidades da rede de academias de ginástica que o soldado João Dias possui. Célio afirma que, além do episódio em que entregou dinheiro ao próprio Orlando Silva, esteve pelo menos outras quatro vezes na garagem do ministério para levar dinheiro. “Nessas vezes, o dinheiro foi entregue a outras pessoas. Uma delas era o motorista do ministro”, disse a VEJA. O relato mais impressionante é de uma cena do fim de 2008. “Eu recolhi o dinheiro com representantes de quatro entidades aqui do Distrito Federal que recebiam verba do Segundo Tempo e entreguei ao ministro, dentro da garagem, numa caixa de papelão. Eram maços de notas de 50 e 100 reais”, conta.

Célio afirma que um dirigente do PCdoB, Fredo Ebling, era encarregado de indicar a quem, quando e onde entregar dinheiro. “Ele costumava ir junto nas entregas. No dia em que levei o dinheiro para o ministro, ele não pôde ir. Me ligou e disse que era para eu estar às 4 e meia da tarde no subsolo do ministério e que uma pessoa estaria lá esperando. O ministro estava sentado no banco de trás do carro oficial. Ele abriu o vidro e me cumprimentou. O motorista dele foi quem pegou a caixa com o dinheiro e colocou no porta-malas do carro”, afirma. Funcionário de carreira do Congresso Nacional, chefe de gabinete da liderança do partido na Câmara dos Deputados, Fredo Ebling é um quadro histórico entre os camaradas comunistas. Integrante da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB nacional, ele foi candidato a senador e a deputado por Brasília.

Em 2006, conseguiu um lugar entre os primeiros suplentes e, no final da legislatura passada, chegou a assumir por vinte dias o cargo de deputado federal. João Dias diz que Fredo Ebling era um dos camaradas destacados por Orlando Silva para coordenar a arrecadação entre as entidades. O policial relata um encontro em que Ebling abriu o bagageiro de seu Renault Mégane e lhe mostrou várias pilhas de dinheiro. “Ele disse que ia levar para o ministro”, afirma. Ebling nega. “Eu não tinha esse papel”, diz. O ex-deputado diz que conhece João Dias, mas não se lembra de Célio.

A lua de mel do policial com o ministério e a cúpula comunista começou a acabar em 2008, quando passaram a surgir denúncias de irregularidades no Segundo Tempo. Ele afirma que o ministério, emparedado pelas suspeitas, o deixou ao léu. “Eu tinha servido aos interesses deles e de repente, quando se viram em situação complicada, resolveram me abandonar. Tinham me prometido que não ia ter nenhum problema com as prestações de contas.” O policial diz que chegou a ir fardado ao ministério, mais de uma vez, para cobrar uma solução, sob pena de contar tudo. No auge da confusão, ele se reuniu com o próprio Orlando Silva. “O Orlando me prometeu que ia dar um jeito de solucionar e que tudo ia ficar bem”, diz. O ministro, por meio de nota, confirma ter se encontrado com o policial. Diz que o recebeu em audiência, mas nega que soubesse dos desvios ou de cobrança de propina. “É uma imputação falsa, descabida e despropositada. Acionarei judicialmente os caluniadores”, afirmou o ministro, em nota.

Em paralelo às investigações oficiais, João Dias respondeu por desvio de conduta na corporação militar. A Polícia Militar de Brasília oficiou ao ministério em busca de informações sobre os convênios. A resposta não foi nada boa para o soldado: dizia que ele estava devendo 2 milhões aos cofres públicos por irregularidades nas prestações de contas. João Dias então subiu o tom das ameaças. Em abril de 2008, quando foi chamado à PM para dar satisfações e tomou conhecimento do ofício, ele procurou pessoalmente o então secretário nacional de Esporte Educacional, Júlio Cesar Filgueira, para tirar satisfação. O encontro foi na secretaria. O próprio João Dias conta o que aconteceu: “Eu fui lá armado e dei umas pancadas nele. Dei várias coronhadas e ainda virei a mesa em cima dele. Eles me traíram”. Júlio Filgueira, também filiado ao PCdoB de Orlando Silva, era responsável por tocar o programa. A pressão deu certo: o ministério expediu um novo ofício à Polícia Militar amenizando a situação de Dias. O documento pedia que fosse desconsiderado o relatório anterior.

A agressão que João Dias diz ter cometido dentro da repartição pública passou em branco. “Eles não tiveram coragem de registrar queixa porque ia expor o esquema”, diz o soldado. Indagado por VEJA, o gabinete de Orlando Silva respondeu que “não há registro de qualquer agressão nas dependências do Ministério do Esporte envolvendo estas pessoas”. O ex-secretário Júlio Filgueira, que deixou o cargo pouco depois da confusão, confirma ter recebido o policial mas nega que tenha sido agredido. “Ele estava visivelmente irritado, mas essa parte da agressão não existiu”, diz. A polícia e o Ministério Público têm uma excelente oportunidade para esclarecer o  que se passava no terceiro tempo no Ministério do Esporte. As testemunhas, como se viu, estão prontas para entrar em campo.
Revista  VEJA

ACABOU A GREVE DOS BANCÁRIOS

Após 21 dias de paralisação, chegou ao fim, em assembleia realizada na noite desta segunda,17, a greve dos bancários em todo o país. A exceção ficou por conta do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que segue parado com uma pauta própria de reivindicação.

Segundo o presidente da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, o reajuste salarial alcançado pela categoria foi de 9% (aumento real de 1,5%, se descontada a inflação do último ano) sobre todos os vencimentos, além da  valorização do piso em 10%.

Além disso, haverá acréscimo também no pagamento da Participação nos Lucros e Resultado (PLR), que passa a ser de 90% sobre o salário, mais o valor de R$ 1.400, somado a 2% do lucro líquido da empresa, distribuído de forma linear entre todos os empregados.

Para Souza, foram avanços importantes. “A greve é um movimento nacional, de difícil negociação. Mas  considero importante o que conseguimos. A elevação do piso e da PLR, por exemplo”, disse ele.
Para o secretário geral do Sindicato dos Bancários da Bahia, Olivan Faustino, a greve foi vitoriosa. “A propostoa não é a ideal, mas há pontos positivos”, afirmou Faustino.

A votação pelo fim da greve, no entanto, foi marcada por vaias e protestos por parte dos trabalhadores que acompanharam a assembleia.


Fim das metas - A proposta dos bancos, este ano,  incluiu ainda avanços sociais. Uma nova cláusula proíbe a divulgação de rankings individuais dos funcionários, como forma de frear a cobrança das metas abusivas e combater o assédio moral.

Os dias de greve também não serão descontados, mas serão compensados em até duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro. Assim como nos anos anteriores, um eventual saldo de horas após esse período será anistiado.

A greve começou no dia 27 de setembro e chegou a paralisar 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
Por: Fábio Bitencourt - A Tarde Online

expressaounica

Em Itabuna as agencias também estão voltando  a funcionar normalmente, com exceção do Banco do Nordeste. O fechamento das agencias deram muitos prejuizos ao comércio local, segundo declaração  de alguns empresários.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...