Titular da pasta do Turismo de Lula é sócio de empresa que ergue posto em área da União cedida por concessionária do aeroporto de Belém
![]() |
| Área verde em Belém foi destruída para empresa do ministro Celso Sabino construir posto de gasolina (Foto: Reprodução/Google Maps) |
O auxiliar do presidente petista disse ter todas as licenças ambientais para o projeto que alega não ter destruído parte da Floresta Amazônica, mas açaizeiros e vegetação rasteira de juquiras, na área da União cedida à empresa da qual é sócio pela concessionária Noa (Norte da Amazônia Airports), que administra o Aeroporto de Belém até 2053. A cessão prevê um custo de R$ 65 mil mensais, mais 2% do faturamento do negócio.
O Aeroporto de Brasília é a a principal via de acesso de turistas do mundo inteiro que visitam a capital do Pará, que tem acolhido ambientalistas e autoridades de todo o planeta, para debater temas cruciais para um futuro sustentável. Mas a cúpula das Nações Unidas tem enfrentado dificuldades de consensos sobre medidas efetivas para retardar e tentar reverter o aquecimento global.

Ministro do Turismo, Celso Sabino (União) e Lula (PT) – (Reprodução: Instagram| @celsosabinooficial)
Por enquanto, prevalecem os interesses econômicos sem compromisso com o meio ambiente e a retórica política e eleitoral comuns aos debates e tratados descumpridos ao longo de quase três décadas.
“Esse posto, na verdade, é uma empresa da qual eu sou sócio que está construindo, não sou eu pessoalmente”, justificou o ministro, para o UOL Notícias. “Tinha açaí também, lá”, admitiu, sobre a derrubada das palmeiras com fruto típico da Amazônia.
Em julho, na sede da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), o ministro participou da assinatura de um contrato de financiamento de R$ 6 milhões da Caixa para viabilizar um hotel e uma locadora do empresário Felipe Santos, nos arredores do terreno do posto de gasolina da empresa de Sabino, em Belém.
Veja como era a área verde que deu espaço ao posto de Sabino:

Vegetação em Belém que foi destruída por empresa do ministro do Turismo Celso Sabino para construir posto de gasolina (Foto: Reprodução/Google Maps)

Nenhum comentário:
Postar um comentário