quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura adotará medidas rigorosas para apreensão de animais nas vias públicas de Itabuna

Prefeitura de Itabuna tem discutido novas formas de tratar com mais rigor ações que envolvem o recolhimento e apreensão de animais de grande porte flagrados nas vias públicas, bem como a punição dos responsáveis. O tema esteve em pauta num encontro na manhã desta quarta-feira, dia 26, no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.

Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Governo, Luciano Veiga, responsável pela coordenação; da Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses; Segurança e Ordem Pública (SESOP), Agricultura e Meio Ambiente e de Transportes e Trânsito (SETTRAN).

Além do vereador Thales Silva, parceiros importantes como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) também participaram do encontro que envolve um grave problema de segurança e ordem pública.

O secretário de Governo, Luciano Veiga, ressaltou a importância do engajamento de todos neste processo para que os resultados esperados sejam alcançados com efetividade, tendo em vista, a complexidade do assunto que envolve bem-estar animal e segurança no trânsito.

“Estamos trabalhando para ter segurança jurídica, dar uma destinação correta e oferecer os cuidados necessários aos animais apreendidos e ainda responsabilizar seus proprietários”, frisou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou que esse é um assunto que exige um esforço conjunto, “para que possamos criar uma lei condizente com a atual situação do município, e ainda atribuir sanções aos responsáveis por esses animais que são criados em vias públicas, prejudicando o trânsito e o pior, levando risco de acidentes com vítimas fatais”, afirmou.

DIOCESE DE ITABUNA TEM NOVO BISPO!

Dom Jailton

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES


Acolhemos com muita alegria o novo bispo diocesano de Itabuna, Monsenhor Jailton de Oliveira Lino, nomeado nesta terça-feira, dia 25, pelo Papa Francisco.

Sua Excelência Reverendíssima, que ocupava a Diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas, havia sido nomeado Administrador Apostólico da nossa Diocese pelo Sumo Pontífice em outubro do ano passado.

Dom Jailton de Oliveira substituiu o bispo dom Carlos Alberto dos Santos, que pediu renúncia do cargo.

Nascido em 28 de janeiro de 1965 em Feira de Santana (BA), na Arquidiocese Metropolitana de mesmo nome, no Estado da Bahia, ele concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre (RS).

Fez a profissão religiosa em 1º de janeiro de 1985, na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (Dom Calábria), e foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988.

Exerceu os seguintes cargos: Formador e Superior da Comunidade de Farroupilha (RS); Vice-Provincial e Mestre de Noviços em Porto Alegre (RS); Delegado Provincial e, posteriormente, Ecônomo da Delegação Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre (RS).

Foi nomeado Bispo de Teixeira de Freitas e Caravelas, em 15 de novembro de 2017, recebendo a ordenação episcopal no dia 13 de janeiro seguinte. Sê benvindo!!

Itabuna, BA, 25 de fevereiro de 2025

Augusto Castro
Prefeito

Central do Catador coleta 1,7 tonelada de material reciclável na Lavagem do Beco do Fuxico


Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) atuou na Lavagem do Beco do Fuxico, com a instalação da Central do Catador. A festa aconteceu de quinta-feira, dia 20, a madrugada de domingo, dia 23, no centro da cidade.

Com o lema “Recicle aqui e faça a diferença” cerca de 50 catadores da associação e 10 avulsos realizaram a coleta de matérias que serão destinados à reciclagem, na central da AACRRI, no Bairro Lomanto. Os agentes contaram com a estrutura de uma barraca para refeições e depósito de materiais coletados, equipamentos de proteção, lanches, blusas e sacolas.

Durante os três dias de folia foram coletados 380 quilos de alumínio, 306 quilos de papelão, 535 quilos de garrafas PET, 210 quilos de plástico colorido, 76 quilos de plástico misto, 176 quilos de vidro e 10 quilos de isopor num total de 1, 722 tonelada.

O coordenador do Programa Recicla Itabuna e secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, a presença do programa nas festas populares, por meio da ação da AACRRI, é essencial pela educação ambiental, apoio às pessoas avulsas que catam recicláveis e recebem da Prefeitura e Governo do Estado o suporte.

“É uma atividade sócio produtiva que permite que levem renda para casa ao final para o sustento de suas famílias”, afirmou.

A presidente da AACRRI, Carissa Araújo, destaca que “o apoio do Governo do Estado, Prefeitura, Defensoria Pública do Estado e empresas como a CVR Costa do Cacau e Biosanear foram fundamentais para que pudéssemos atuar na Lavagem do Beco gerando uma renda-extra aos catadores e contribuindo para a conservação ambiental”.

Angélica Tomassini, coordenadora socioambiental da CVR afirma que “o Grupo Marca, através da atuação da CVR Costa do Cacau, e por meio de parcerias com órgãos públicos, trabalha para que a categoria seja incluída em todas as festividades das cidades que atendemos, visando oferecer aos profissionais estruturas adequadas e equipamentos de proteção individual para que possam trabalhar com segurança”.

A assistente social da Defensoria Pública do Estado, Andrea Reis Pires, uma das coordenadoras da ação na Lavagem do Beco, disse que “mais uma o apoio de instituições públicas e privadas e a participação da comunidade, possibilitou a valorização dos catadores e resultou na coleta de quase duas toneladas de recicláveis, além de dar visibilidade a um trabalho fundamental para a qualidade de vida na cidade”.

Além da coleta de materiais recicláveis, a AACRRI, a Prefeitura, através do Projeto Recicla Itabuna, Governo do Estado, DPE-BA, CVR e Biosanear realizaram ações de educação ambiental e de conscientização sobre a coleta seletiva.

Secom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitê da Câmara aprova projeto para barrar entrada de Moraes nos EUA

Proposta aprovada na "CCJ" segue para votação no plenário da Casa Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes....