sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Reitor da Uesc eleito para a Academia de Letras de Ilhéus

Alessandro Fernandes vai ocupar a cadeira nº 9, fundada por Adonias Filho

Os membros da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), elegeram na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, o professor e poeta Alessandro Fernandes de Santana para a cadeira nº 9, que tem como patrono Bernardino José de Souza e fundador Adonias Filho. Alessandro foi indicado pelos acadêmicos Josevandro Nascimento, Jabes Ribeiro e Jane Hilda Badaró. A vaga era ocupada por Luiz Pedreira Fernandes.


Alessandro Fernandes está em Roma (Itália) representando a Universidade Estadual de Santa Cruz, na XVII Assembleia Geral e XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), recebeu a informação através do presidente da ALI, escritor Pawlo Cidade.


“Sinto-me extremamente feliz e honrado com a notícia da minha eleição para a prestigiosa Academia de Letras de Ilhéus, um dos municípios mais importantes da Bahia e do Brasil pela sua história, pela sua literatura de Adonias Filho, Jorge Amado e de tantos outros. Fazer parte desse grupo é uma coisa que sobeja o meu merecimento. É com muita humildade que recebo a eleição para a Academia de Letras de Ilhéus, para a cadeira que era ocupada pelo ilustre desembargador baiano, Luís Pedreira Fernandes, que tem como fundador o grande escritor ilheense Adonias Filho e patrono, ninguém menos, do que Bernardino José de Souza” declarou Alessandro Fernandes.


A acadêmica Jane Hilda Badaró declarou que a “Academia de Letras de Ilhéus ganha muito com a presença do professor Alessandro Fernandes, entre seus membros. Poeta, intelectual, educador, gestor atualmente assumindo o cargo de reitor da mais antiga e extremamente importante instituição pública de ensino superior da região grapiúna da Bahia, com reconhecimento nacional e internacional: a Uesc. Que seja bem-vindo, confrade”. Outros acadêmicos enviaram mensagens parabenizando o novo imortal da “Casa de Abel”, como é chamada pelos confrades, numa alusão a um dos seus fundadores, o poeta Abel Pereira.

Alessandro Fernandes Santana, é professor lotado no Departamento de Economia da Uesc, onde graduou-se em Economia e Administração, especializou-se em Economia Empresarial. É mestre em Cultura e Turismo pela Uesc e Universidade Federal da Bahia - UFBA e Doutor em Desenvolvimento, Agricultura pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Foi reeleito para o cargo de Reitor da Uesc é presidente do Conselho Diretor do Centro de Pesquisa - Cepedi, membro da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, coordenador do programa de gestão e apoio institucional dos municípios da Região Sul da Bahia, membro da Academia de Letras de Itabuna e da Academia de Letras e Artes Grapiúna.


Com a sua forma simples de ser, Alessandro Fernandes transita com facilidade por todos os setores da sociedade ilheense e grapiúna, com idealismo o poeta e educador já ocupou outros cargos como presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, coordenador do Curso de Ciências Econômicas da e pró-reitor de Extensão da Uesc. Foi professor da Unime e  FTC, secretário Municipal de Educação e Cultura de Arataca - BA, detém o título de cidadão Ilheense, comendador do Município de Ilhéus. Ascom/UESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Reitor da Uesc eleito para a Academia de Letras de Ilhéus

Alessandro Fernandes vai ocupar a cadeira nº 9, fundada por Adonias Filho Os membros da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), elegeram na tard...