quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Governo brasileiro condena tentativa de golpe no Peru

Presidente peruano tentou fechar o parlamento e instituir um regime de exceção, isto é, uma ditadura

Pedro Castillo, o presidente do Peru que foi afastado e detido, após decretar o fechamento do Congresso.
Do - Diário do Poder -  O governo do presidente Jair Bolsonaro divulgou nota, na tarde desta quarta-feira (7), afirmando que a tentativa de golpe do presidente Pedro Castillo são incompatíveis com a Constituição do Peru  “e representam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

Em pronunciamento na TV, Castillo decretou o fechamento do Congresso e instituiu o que chamou de “Estado de exceção”, mas, o parlamento peruano acabou aprovando seu impeachment. Castillo acabou preso.

Na nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro considera constitucional a decisão do parlamento peruano, de aprovar o afastamento de Castillo e sua substituição pela vice-presidente Dina Boluarte.

Posicionou-se também o governo brasileiro sua confiança de que o afastamento do presidente golpista “represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.”

“O governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano”, conclui a nota.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro:

O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte.

As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.

O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câmara de Pau Brasil homenageia diretores do Maternidade Infantil

Câmara de Pau Brasil concede Comenda “Nêga Pataxó”aos diretores do Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio A diretora-geral do Hospital Materno...