quinta-feira, 6 de outubro de 2022

ITABUNA EM FOCO:

Confirmados oito jogos na 5ª rodada do Interbairros deste domingo

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, confirmou oito jogos pela 5ª rodada do Campeonato Interbairros de Futebol no domingo, dia 9. Desta vez, serão realizados os jogos de volta, quando os torcedores poderão acompanhar as partidas de perto nos campos do Pedro Jerônimo, Parque Boa Vista, Núcleo Habitacional da Ceplac e Estádio Luiz Viana Filho.

Os jogos terão início às 8h15min, quando se enfrentarão: Novo Jaçanã X Novo São Caetano, no Estádio; Jaçanã X Banco Raso, no N. H. da Ceplac; Maria Pinheiro X Ribeirão Seco, no Pedro Jerônimo; e Parque Boa Vista X São Roque, no campo do bairro Parque Boa Vista.

Os times do Vila Anália X Sarinha  darão continuidade às partidas no horário das 10h15min, no Estádio; seguido N. H. Da Ceplac X Mangabinha, no campo do N. H. da Ceplac; Pedro Jerônimo X Zizo, no campo do Pedro Jerônimo; e João Soares X Alto Boa Vista, no campo do Parque Boa Vista. 

O secretário municipal de Esportes e Lazer,  José Alcântara Pellegrini, ressalta que o Campeonato Interbairros tem atraído grande público em todas as partidas. “Isso, reflete a importância do Campeonato no contexto não só do esporte, mas também econômico e social das comunidades inseridas em cada rodada do campeonato”, acentua.

Manutenção de roçagem no bairro Sarinha Alcântara

O bairro Sarinha Alcântara recebeu nesta semana a equipe do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Prefeitura de Itabuna para a manutenção e roçagem de áreas públicas. O canal de macrodrenagem, por exemplo, uma área crítica que sempre necessita de limpeza, foi um dos primeiros locais a passar pela limpeza que incluiu roçagem e coleta dos resíduos e outros materiais.

Outras localidades também foram beneficiadas com serviços de roçagem, tendo sido finalizada com a coleta dos resíduos, a exemplo dos bairros Sinval Palmeira, Jorge Amado, Santa Clara, Santo Antônio,  Nova Itabuna, Mangabinha e São Roque, além da Avenida Amélia Amado, Centro Comercial e  áreas externas do Teatro Municipal Candinha Dória, no loteamento Nossa Senhora das Graças.

O diretor da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, comenta que as ações de zeladoria das áreas públicas da cidade são rotineiras. Mas, enfatiza, as pessoas devem cooperar com os esforços do poder público na manutenção da cidade, principalmente pelos riscos de criação de focos de criadouros de larvas e de mosquitos transmissor da dengue, chikungunya e zika  vírus, com a chegada das chuvas e as altas temperaturas.

Itabuna entre os municípios baianos inseridos às mudanças climáticas

Atrair pesquisa científica para medidas institucionais de conservação, restaurar áreas verdes, monitorar a tríade água, energia e alimentos e transformar lixo em combustível limpo para o transporte público foram algumas recomendações gerais para a construção do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC) de Itabuna.

Elas foram apontadas durante o Seminário Preparando os Municípios para as Mudanças Climáticas realizado pela Organização Não Governamental Bahia no Clima, na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), no Jequitibá Trade Center, no Góes Calmon.

A iniciativa, que teve a parceria da Prefeitura de Itabuna, contou com o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), é patrocinada pelo Governo do Estado  Bahiagás. O seminário foi presencial e online por meio das redes sociais.

Itabuna foi inserido entre os 10 municípios baianos que iniciaram a discussão sobre as mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade civil, instituições e estudantes do ensino superior, ambientalistas e especialistas, com subsídios relevantes de apoio ao plano estratégico de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

ENCHENTES

Na abertura do Seminário, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, fez um histórico sobre o desenvolvimento e ocupação desordenada do solo de Itabuna, cujas consequências colaboram negativamente para o surgimento de graves problemas socioambientais. Ele também falou da constante preocupação do governo municipal em mitigar os impactos à população em áreas de risco e habitações subnormais (favelas).

Já o diretor da Defesa Civil, Kaique Brito, destacou os números levantados sobre os 25 mil habitantes que residem em áreas ribeirinhas e os 30 mil domicílios construídos em áreas de vulnerabilidade.

“Hoje, Itabuna está vivendo um novo contexto em relação ao planejamento para o enfrentamento das situações de riscos, graças à sensibilidade e compreensão do prefeito Augusto Castro do quanto é imprescindível que nos apropriemos do conhecimento científico para construirmos políticas públicas capazes e eficazes na prevenção e mitigação destes problemas”, afirmou Kaique.

DESERTIFICAÇÃO

Responsável pela abordagem sobre as Mudanças Climáticas Globais e os impactos delas no contexto nacional, estadual e local, o coordenador da Bahia no Clima, Virgílio Machado, agradeceu o apoio da Prefeitura para a realização do Seminário.

“Por mais que seja urgente a necessidade global de mitigar os impactos das mudanças climáticas, boa parte das responsabilidades recaem sobre os gestores dos municípios”, disse. Ao apresentar as vulnerabilidades de Itabuna, Virgílio revelou dados do Sistema Map Biomas sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Citou a mudança de uso do solo, entre 1985 e 2020, e o sequestro do dióxido de carbono (CO²) no município. Ele destacou que Itabuna ocupa a 31ª posição entre 417 municípios baianos que mais emitem GEE - cerca de 400 toneladas/ano. 

Os setores de energia, agropecuária, produção de resíduos e ocupação do solo mais preocupantes e chamou à atenção para a perda da cobertura vegetal e a tendência à desertificação.

Ao apresentar as recomendações para a elaboração do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas falou da necessidade de identificar áreas ocupadas mais suscetíveis ao surgimento de ilhas de calor e com déficit de árvores para o plantio, bem como estimular a agricultura mais resiliente para lidar com riscos. “É preciso que Itabuna estimule técnicas construtivas na cidade e no campo aproveitando a energia solar e a chuva que favoreçam o conforto térmico”, argumentou.

O representante da Universidade Federal do Sul da Bahia, professor Joel Felipe, destacou a iniciativa desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Itabuna para a requalificação urbana e ambiental do bairro Gogó da Ema, cujo projeto foi aprovado com destaque e prevê investimentos na melhoria das moradias e na rede de esgotamento sanitário.

 Mutirão de Limpeza no Parque de Exposições Antônio Setenta

Seguindo um cronograma de trabalho que contempla toda cidade com Mutirões de Limpeza, a Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo executou na manhã desta quinta-feira,  dia 6, mais uma ação de limpeza do Parque de Exposições Antônio Setenta.

Cerca de 100 homens, além de máquinas e equipamentos do Departamento de Limpeza Pública, foram deslocados para esta força-tarefa de limpeza do Parque de Exposições que sedia de amanhã, dia 6, até o dia 16 a 41ª Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita). Máquinas roçadeiras, retroescavadeira, caçambas, além de outros equipamentos estão dando suporte ao trabalho da equipe da Prefeitura de Itabuna.

Por lá, a força-tarefa trabalha com roçagem de áreas, coleta de resíduos e ainda poda de árvores, segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini. Ele ressalta a importância da força-tarefa: “Nossa meta é deixar tudo limpo e organizado de modo a garantir o bem-estar dos itabunenses que visitarem o Parque de Exposições”, disse.

 Defesa Civil coloca ativa 199 para chamados de emergência 


Para reforçar o acesso aos serviços emergenciais na cidade, a Prefeitura de Itabuna colocou à disposição da comunidade o telefone 199 como contato exclusivo para acionar a Defesa Civil no município. O coordenador do órgão, Kaique Brito, informou que as ligações podem ser feitas 24h por dia e são gratuitas. “O serviço está ativo e à disposição dos moradores para possíveis ocorrências”, reforçou.

Além do número de emergência 199, a comunidade também pode acessar a Defesa Civil pelo aplicativo do Whatsapp (73)98117-4490 ou ainda pela conta  na rede social Instagram @defesacivilitabuna.  “Esse é mais um avanço na atual gestão municipal para garantir a segurança da comunidade, uma das preocupações do prefeito Augusto Castro”, disse Kaique Brito.

Ele lembra que a Defesa Civil é o órgão municipal responsável por socorrer, assistir e ajudar a a população em caso de desastres, como chuvas torrenciais que provocam alagamentos, árvores que ameaçam cair, bem como imóveis ou prédios com problemas estruturais e que põem a vida dos moradores em situações de risco.

Segundo ele, a comunidade também pode ajudar o trabalho da Defesa Civil, informando algum tipo de situação de risco ou com pedidos de ajuda numa situação de emergência. 

Kaique informa que o novo número de emergência 19 é um ganho para Itabuna, porque a partir de agora, a população pode acionar os agentes diretamente, sem qualquer custo e a qualquer momento, já que o serviço é prestado 24 horas por dia em esquema de plantões.

Atualmente, a Defesa Civil funciona na Rua Sílvio Santos Brito, Bairro Jaçanã (ao lado da antiga Gávea). Conta com uma equipe integrada por oito agentes de defesa civil, dois engenheiros e um geógrafo, que trabalham de domingo a domingo. “Tudo para garantir a segurança de nossa comunidade e também dos visitantes que vêm em busca de serviços oferecidos em Itabuna”, concluiu 

Prefeitura inaugura 13º Posto de Saúde requalificado

Nesta sexta-feira, dia 7, às 9 horas, o prefeito Augusto Castro (PSD) vai entregar mais uma Unidade Básica de Saúde requalificada para a população. Desta vez, a comunidade da Vila de  Mutuns será contemplada com a requalificação completa da USF Francisco Benício, a 13ª de um total de 32 USF e UBS da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

Em menos de dois anos de gestão, o prefeito Augusto Castro tem atuado firmemente na melhoria das condições de atendimento à população e de condições de trabalho para os profissionais da saúde. Já foram entregues os postos dos bairros Alto dos Canecos, Lomanto, Santo Antônio, Novo São Caetano, Conceição, Jorge Amado, Santa Inês,  Maria Matos (Rua de Palha), Mangabinha, Fátima I, Nova Itabuna e Ferradas.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destaca a importância de reestruturar a Atenção Primária. “Entendendo que a saúde pública de um município começa na Atenção Primária por isso os investimentos. O prefeito Augusto Castro não mediu esforços em requalificar as unidades. Não é à toa que já são 13 entregues com mais cinco já previstas para os próximos dias”,  afirmou.

“A saúde de Itabuna nunca teve um olhar tão humanizado para com a sua população. Isso se deve ao trabalho do nosso gestor e de toda a equipe que está comprometida. A intenção é requalificar todos os postos, além das inúmeras melhorias que já foram alcançadas também na Média e Alta Complexidade”, acrescentou.

PRÓXIMAS UNIDADES

Em reunião nesta semana na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA) foi reafirmado o novo ciclo de reformas de UBS e USF com a previsão de mais Unidades Básicas de Saúde requalificadas. Um total de 11 já foram entregues por meio do convênio com a instituição de ensino superior com a Prefeitura de Itabuna no âmbito do Programa Mais Médicos.

A partir de segunda-feira, dia  10, mais duas já entrarão em reformas para serem entregues ainda este ano. A USF Aurivaldo Sampaio, no  São Lourenço, e a USF Simão Fiterman, no Bairro São Pedro.

Posteriormente, já estão incluídas na segunda etapa as UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, e as USF Isolina Guimarães, no Zildolândia, e USF João Monteiro, Bairro Pedro Jerônimo.

MANGABINHA

Às 17 horas, no Bairro Mangabinha, o prefeito Augusto Castro assina Ordem de Serviço para o início das obras de requalificação da Praça Heitor Farias. O espaço público  será reformado no Projeto Praça Viva que está sendo executado em toda a cidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

 Secretário Josué Brandão Júnior prestigia Sessão Especial em referência ao Movimento  Surdo 

Na tarde de quarta-feira,  dia 5, o secretário municipal da Educação Josué Brandão Júnior, prestigiou a Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Itabuna em referência ao Movimento Surdo. A sessão foi solicitada e presidida pela vereadora Wilmaci Oliveira PCdoB). 

Durante a sessão, que teve como tema: “Movimento Surdo: Apresentação e Reflexões Críticas sobre o Marco Político do Movimento Surdo no Brasil. Itabuna - BA, como estamos?”, foram tratadas diversas pautas do interesse da comunidade surda, bem como sobre políticas públicas em uma perspectiva inclusiva que permita a acessibilidade de surdos e deficientes auditivos.

O secretário municipal da Educação destacou as ações inclusivas da gestão do prefeito Augusto Castro que, segundo afirmou. trabalha efetivamente pela inclusão das pessoas surdas nos espaços públicos municipais e promove políticas públicas que visam garantir seus direitos. Citou a  requalificação de unidades escolares, incluindo o Centro Pedagógico de Educação Inclusive (CEPEI), atualmente no  CISO.

Além do professor Júnior Brandão, prestigiaram a Sessão Especial o vereador Israel Cardoso; Wolney Almeida, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Lucília França, professora da DLA (UESC); Pastor Geraldo Meireles, da Igreja Batista Teosópolis; Jau, representante do Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI); Roberta Brandão, diretora do INLIBRAS; e Ricardo Dantas, professor do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF). 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...