sábado, 1 de outubro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Vila Olímpica e Campo de Futebol Amador inaugurados neste sábado

Hoje o Prefeito Augusto Castro entregando a Vila Olímpica e Campo de Futebo, falou a uma cadeia de ao rádio sobre a inauguração da Vila Olímpica e a reforma do Itabunão, visando o Itabuna na primeira Divisao

As obras de requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, e do Campo de Futebol Amador, no Jardim Primavera, estão sendo inauguradas, neste sábado, 1º, pela Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado da Bahia, após passarem por uma ampla reforma financiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).


Essas obras estavam sendo aguardadas com muita expectativa pelos desportistas de Itabuna e região e serão entregues à população graças a uma importante parceria com o Governo do Estado da Bahia. O Campo de Futebol Amador, por exemplo, é o maior em termos de extensão, mede 80x40, ficando atrás apenas do Estádio Luiz Viana Filho, cujas dimensões se aproximam do padrão FIFA, ou seja, de um campo de futebol profissional.


Ele ganhou grama sintética e alambrado, pista de acesso com asfalto, meio-fio e uma rotatória. Além disso, o muro foi restaurado. Já a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso foi totalmente recuperada e ainda ganhou outros espaços para a prática de novas modalidades esportivas, a exemplo de pista de atletismo, campo society com grama sintética e quadra de areia.


Os espaços já existentes também receberam uma atenção especial, a exemplo da piscina, quadra poliesportiva, vestiários e arquibancadas. Ela foi executada por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE) e a Prefeitura de Itabuna. 


COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a realização de Audiência Pública para prestação de contas referentes ao ano de 2021 conforme Regimento do Conselho Municipal de Saúde e Lei de Responsabilidade Fiscal 141/2012, art. 36, parágrafo 5, "O gestor do SUS apresentará até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em audiência pública na casa legislativa do respectivo ente da Federação o relatório de que trata o caput".

O relatório detalhado consta  todas informações referentes a aplicações dos recursos públicos no período apresentado e visa cumprir com a transparência, comunicação e compromisso com os cidadãos.

A audiência acontecerá no dia 06 de Outubro às 09h na Câmara de Vereadores para a sociedade civil organizada, membros do legislativo, conselho municipal de saúde e é aberta ao público em geral.


Secretaria de Saúde encerra  Campanha do Setembro Amarelo 

Finalizando a programação das ações voltadas ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio, e valorização à vida, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da coordenação em Saúde Mental, realizou a última palestra do Ciclo de Palestras em Saúde Mental, que tem por objetivo a capacitação de profissionais da rede.

Hoje, o tema "Crise e Surto Psicótico"  foi explanado pelo médico psiquiatra do CAPS II Dr. Pedro Ferreira, com abordagens sobre como os profissionais podem identificar e proceder em situações de pacientes em surto/crise. No segundo momento, a psicóloga do Ambulatório Psicossocial, Renata Raiol, abordou a temática do "Comportamento Suicida, comportamento automutilador e olhar ao Adulto".

Ao todo, foram quatro momentos do Ciclo de Palestras voltados para capacitação e qualificação de enfermeiros, médicos, odontólogos e nutricionistas da Atenção Primária com o objetivo de promover um olhar mais sensível, acolhedor, e com maior entendimento também, sobre a saúde mental dos pacientes.  

Ao longo do mês, a campanha também foi trabalhada no ambiente digital trazendo especialistas psicólogos e médicos psiquiatras sanando dúvidas de saúde mental da população por meio do quadro "Saúde Responde" do Instagram oficial da Secretária Municipal de Saúde de Itabuna (sec.saudeitabuna).


Nota de esclarecimento HBLEM

 

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através da sua diretoria executiva, vem por meio de nota, esclarecer a população acerca da falta de alguns medicamentos e insumos.


Desde o final do ano passado, o Brasil vem sofrendo um desabastecimento de medicamentos, devido a fatores como a pandemia e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o que afetou diretamente o envio de alguns itens para vários países, como o Brasil.


Instituições hospitalares, clínicas e fabricantes de medicamentos têm sofrido impacto direto da falta de insumos, bem como de embalagens utilizadas para o envase de medicamentos.


Vale ressaltar, que as compras de medicamentos do Hospital de Base são realizadas, através de processo licitatório, sendo também, um processo mais demorado.


Como muitas empresas não estão realizando a entrega dentro do prazo estabelecido, por conta dos motivos acima expostos, a direção do HBLEM vem buscando no mercado, fornecedores que fizeram estoque para a realização de compras emergenciais.


Mesmo sendo o desabastecimento, de forma geral, o hospital vem trabalhando nos últimos meses, a gestão inteligente no recebimento dos itens, através de uma programação adequada para a sua demanda diária e buscando alternativas para substituir os medicamentos que estão em falta no mercado, por outros similares.


Ademais, o HBLEM faz parte de uma rede de hospitais e unidades de saúde parceira que tem buscado soluções em conjunto, no sentido de evitar um colapso das unidades, com a falta de medicamentos.

  

Diretoria Executiva

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhãe



Final do Campeonato Baiano de Vôlei

 

A final do Campeonato Baiano de Voleibol já tem data e local para acontecer. Será nos dias 15 e 16 de outubro, em Itabuna. O evento organizado pela Federação Baiana de Vôlei, contará com a participação de 24 equipes (masculina e feminina) de todo o estado. Os mais de 360 atletas disputarão os jogos a partir das 8h, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, AABB e Centro de Estudos Ronaldo Mendes (Cerm). 


A competição que é promovida pela Federação Baiana de Vôlei em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itabuna, e está sendo aguardada com grande expectativa. “É a etapa final de um dos mais importantes eventos desportivos e que será realizada em Itabuna. O apoio do município é imprescindível para o seu sucesso”, destaca o titular da Secretaria de Esportes e Lazer, Alcântara Pelegrini.


Ele reforça a importância do campeonato, ao comentar que a competição é de extrema importância na retomada do voleibol baiano dois anos após a pandemia do covid-19. Lembra que os jogos são disputados em diversos municípios do interior, nas fases iniciais, e que movimentam não apenas o setor esportivo na Bahia, mas também a economia em todas as regiões do estado.


O diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Francisco Leone, que está à frente da Comissão Organizadora, em Itabuna, também reconhece a importância da competição, principalmente por conta da partida final acontecer na cidade.


Para concluir, professor Francisco afirma que o esporte é importante também “para o desenvolvimento principalmente da criança e do adolescente, pela oportunidade da socialização, do trabalho em equipe e pela motivação e satisfação pela conquista de títulos”.


Ele aproveita para destacar alguns benefícios dessa modalidade esportiva e conta que o voleibol é hoje um dos esportes mais praticados no mundo. “Sua prática, além das competições e busca de títulos, alia movimentos corporais que auxiliam na disciplina, no fortalecimento da autoestima, cooperativismo e organização de seus praticantes”.


SESTTRAN: aquisição de Máquina de Sinalização Viária



A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), deu início ao trabalho de revitalização das sinalizações horizontais e verticais de ruas e avenidas da cidade com um reforço a  mais. Foi adquirida uma máquina de sinalização que tem facilitado o trabalho da equipe, gerando economia de gastos e agilidade no serviço.  


O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Thales Silva, ressalta que após a chegada do equipamento a expectativa é de que os trabalhos que antes eram realizados manualmente possam ganhar celeridade. “A máquina vem para dar mais rapidez e qualidade ao serviço de sinalização, o que era uma solicitação do prefeito Augusto Castro. Adquirimos com recursos próprios e a nossa equipe já nas ruas atendendo as demandas”, frisa o Secretário.


Ele faz questão de salientar que este investimento refletirá em mais segurança no trânsito, já que o equipamento é muito utilizado na pintura de sinalização horizontal de ruas e avenidas, a exemplo de quebra-molas, faixas de pedestre, meio-fio e demarcações em geral. Os bairros que já foram beneficiados com o serviço da nova máquina são: São Caetano, Califórnia, Santo Antônio e o Centro. 


Colégio da Rede Municipal faz mutirão para promover saúde, beleza e lazer 


O Grupo Escolar Municipal Firmino Alves, movimentou o Bairro de Fátima, na manhã desta sexta-feira, 30, com o Mutirão da Saúde e Cidadania. Ação iniciada desde as 8 horas manhã inclui uma série de atividades, tanto de promoção à saúde, quanto de lazer e de cuidado com a beleza.


Na área de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de receber doses de vacinas (crianças e adultos), atualizar a caderneta de vacinação, fazer teste de glicemia, medição da pressão arterial, além da orientação de profissionais de saúde sobre cuidados básicos de higiene pessoal e do local onde a família vive. Também receberam orientação sobre a importância de se promover a saúde, para garantir uma melhor qualidade de vida.

Profissionais nas áreas de nutrição, psicologia e uma equipe do Grupo de Apoio à Prevenção a Aids (GAPA) também estiveram presente na ação que acontece nas salas de aula e no pátio da unidade escolar. A coordenação do GAPA explica que  a unidade é referência na realização de ações em escolas, empresas e comunidades, por meio de palestras com destaque, principalmente, com  a sexualidade e a prevenção às DST/HIV/AIDS.


Ainda na programação do Mutirão da Saúde e Cidadania, a coordenação  da escola reservou um espaço para o trato com a beleza. Serviços de manicure, sobrancelha e corte de cabelo masculino foram alguns dos oferecidos. A dança zumba também integrou o pacote de atividades realizadas nesta sexta-feira.

 

A diretora do Grupo Escolar da Rede Municipal de Ensino, Maria Senhora, explica  que o mutirão com atividades de promoção à saúde, o cuidado com a beleza e as ações prazerosas como a dança, fogem da rotina diária da sala de aula ao tempo que garante um melhor entrosamento entre os estudantes e os profissionais de educação, tornando um momento saudável e divertido também. “É importante que os alunos sintam que a equipe de educação se preocupa com a formação educacional, mas também com o bem estar de cada um”, concluiu a diretora.   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...