sexta-feira, 20 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Hospital de Base recebe doação de cadeiras de banho Maçonaria e Rotary Club  8

Nesta sexta-feira,  dia 20, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães recebeu a doação de sete cadeiras de banho para os pacientes. Os equipamentos foram entregues por representantes da Maçonaria e Rotary Clube  à presidente da Fundação de Atenção à  Saúde  de Itabuna(FASI), Fernanda Ludgero.
 
“ Essas cadeiras fazem toda diferença nos cuidados diários com os pacientes, pois, o Hospital de Base recebe pessoas de vários municípios e grande relevância social”, comemora Fernanda. 


Um dos integrantes da Loja Maçônica Areópago de Itabuna, João Luiz Barbosa, destacou a participação de outras lojas Maçônicas que também reconhecem a relevância do trabalho do Hospital de Base. “Esperamos que essa entrega seja exemplo para a comunidade  ajudar outras instituições que precisam”, disse.
 
Durante a solenidade de doação, Fernanda Ludgero afirmou que as cadeiras serão levadas para as alas das quatro enfermarias. Suprem muito a nossa necessidade e, junto ao material que já temos, deixa o hospital mais equipado para o banho dos pacientes”, comemora. 

A presidente da FASI lembra que o Hospital de Base está aberto a outras doações e diálogos com a sociedade civil sobre  melhorias para a unidade hospitalar. “ Precisamos sempre de ajuda, mesmo recebendo um aporte mensal que ultrapassa R$ 1 milhão a mais do que recebíamos em outras gestões”, afirmou. 

Segundo ela, “não podemos esquecer  é que o Base é um hospital  ‘portas  abertas’, é o coração da Bahia e tem recebido uma atenção muito especial do  prefeito Augusto Castro para melhorar o serviço prestado à população local e regional”, disse.

Materiais recicláveis de shows vão incrementar renda de agentes ambientais

Agentes ambientais da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna, ( AACRI)  nas festas que vão acontecer na cidade vão incrementar sua renda. Um exemplo é o show do cantor Dorgival Dantas neste sábado,  dia 21, quando pela primeira  vez eles vão coletar produtos recicláveis, entre eles, latinhas,  copos e garrafas PET.
 
O coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) e do Programa  Recicla Itabuna,  Rosivaldo Pinheiro, disse que a coleta de recicláveis no show será realizado numa área de eventos do Bairro São Judas Tadeu e vai servir  de experiência para as festas juninas.

“ Será o ponto de partida para o São Pedro de Itabuna promovido pela Prefeitura.  Além disso, o  retorno para os agentes ambientais será bastante positivo por se tratar de uma área rica em produção de recicláveis”, avaliou Rosivaldo Pinheiro.

Ele lembrou que o Projeto Recicla Itabuna é uma das primeiras ações da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). “Esse é o primeiro evento privado que os agentes ambientais vão  trabalhar. A expectativa é de que outras parcerias sejam firmadas com o município”, disse o coordenador do Recicla Itabuna.
 
“Os agentes ambientais vão recolher todo o material reciclável gerados na festa. Depois, os resíduos  serão levados para separação na Associação  de Catadores, onde serão processados e em seguida   comercializados”, finalizou Rosivaldo Pinheiro.

Alegria e emoção marcaram inauguração da nova praça do Sarinha Alcântara.


Alegria e emoção tomaram conta dos moradores do bairro Sarinha Alcântara na noite de quinta-feira, dia 19, durante a solenidade de inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz (Vanda) pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). O logradouro foi requalificado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

No seu pronunciamento, o prefeito falou do contentamento em ver a felicidade dos moradores por receber um equipamento público de lazer, convivência e interação social que há muito era reivindicado pela comunidade do bairro Sarinha Alcântara.

“Esta é uma entrega muito importante para nós, porque estamos assegurando à população um espaço requalificado, na perspectiva de promovermos mais humanização e qualidade de vida para as pessoas que aqui moram, trabalham e criam seus filhos”, pontuou  Augusto Castro.

O prefeito destacou os investimentos planejados e priorizados pelo governo municipal na área de infraestrutura, que visam preparar a cidade para retomar o desenvolvimento nas próximas três décadas.

Citou, como exemplos,  os projetos Mais Água para a Cidade, a requalificação urbana dos bairros Daniel Gomes, Pedro Jerônimo e São Pedro, bem como as intervenções nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, que têm impactado positivamente na melhoria dos serviços prestados e na reestruturação dos equipamentos públicos.

“Na história de Itabuna, nunca se investiu tanto na área social quanto no nosso governo. Hoje, em nossa cidade, temos mais de 22 mil pessoas vivendo em situação de pobreza e extrema pobreza, agravadas principalmente pela crise financeira e o desemprego. Mas, através da Secretaria de Promoção Social, estamos assegurando o mínimo de dignidade a estas pessoas”, afirmou.

Augusto disse ainda que graças a gestão responsável e a economia dos recursos públicos Itabuna pode assistir com o Programa Auxílio Recomeço, no valor de R$ 3 mil, mais de 3.500 famílias diretamente atingidas pelas chuvas e enchentes do Rio Cachoeira no final de dezembro passado.

O prefeito falou das parcerias estabelecidas com o Governo do Estado, por meio do governador Rui Costa e de parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional para obter mais recursos para o município e, consequentemente, assegurar mais investimentos em infraestrutura e saúde.

“Administrar uma cidade como Itabuna, com mais de 220 mil habitantes e problemas estruturais acumulados há mais de 30 anos por falta de investimentos é impossível se não tivermos estas parcerias. Neste sentido, nos próximos dias vamos firmar convênio com o governador Rui Costa para a realização de pavimentação asfáltica em diversos bairros da cidade”, anunciou.

Responsável pelo Pedido de Providência do projeto para requalificação da praça e da Lei que a denominou Evanice Pereira Cruz, o Líder do Governo na Câmara, vereador  Manoel Porfírio (PT), agradeceu ao prefeito Augusto Castro por atender um antigo anseio da comunidade do Sarinha Alcântara e destacou o quanto é gratificante manter a parceria e um bom relacionamento com a equipe do governo no atendimento às demandas da população.

“Quero expressar meu orgulho de ter escolhido estar ao lado do prefeito Augusto Castro. Pois, nunca na história de Itabuna, um prefeito trabalhou tanto em apenas um ano e cinco meses de governo”, disse. 

O vereador também lembrou emocionado a falecida dona Vanda, moradora homenageada que  era muito querida pela comunidade e foi morta a tiros em decorrência da violência urbana.

Na solenidade também falaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Erasmo Ávila, e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. Durante o descerramento da placa de inauguração, o marido de Evanice Pereira Cruz, Mário Oliveira (Maguila),bastante emocionado, agradeceu em nome da família ao prefeito Augusto Castro e ao vereador Porfírio por eternizarem a lembrança de sua amada esposa.

Mutirão no Vila Anália detecta muitos focos do Aedes aegypti em reservatórios

A Prefeitura de Itabuna tem avançado com o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti nos bairros que apresentam maior índice de infestação predial. Nesta sexta-feira, dia 20, a maioria dos domicílios visitados pelos agentes de combate às endemias e comunitários de saúde na força-tarefa no Vila Anália apresentavam larvas do mosquito causador das arboviroses. 

“A situação mostra a necessidade de a população reforçar os cuidados dentro de sua própria casa”, avalia a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro. De acordo com dados parciais do Índice de Infestação Predial (IIP), Itabuna apresenta no momento índice de 5.9% .

 “Os dados são preocupantes porque o município quase que dobrou, saltou de 3.2% para 5.9%, sendo que o Ministério da Saúde preconiza de 0 a 1% de índice. Fazemos a nossa parte, mas a população também precisa fazer a dela. Se o índice aumentou, isso quer dizer que os focos estão nas residências”, completa Lucimar Ribeiro.

No Vila Anália, as equipes encontraram muitas residências fechadas e imóveis abandonados. Na casa de dona Belina Epifânia, na Rua Manaim, por exemplo, os agentes de endemias tiveram muito trabalho a fazer: tratamento focal, perifocal e borrifação de inseticida por conta dos focos de larvas em um reservatório. “Sempre viajo. Por conta disso, é difícil à equipe da dengue ter acesso à minha casa”, justificou.

Ela recebeu  a orientação de “lavar bem o tanque, retirar com bucha os ovos do Aedes aegypti que ficam grudados nas paredes do reservatório e cobrir com uma tela depois da higienização ”, como disse o agente de endemias Rosivaldo Dantas. Já na casa da aposentada Maria Pinheiro, também na Rua Manaim, estava tudo em ordem. “Sempre cuido para não trazer doença para perto de minha família”, disse.

Na residência de Dona Marinalva de Souza, que fica na Rua Cédron, os agentes de endemias solicitaram o apoio de uma equipe da Limpeza Pública pela grande quantidade de entulhos. “Em um quarto, nos fundos da minha casa as enchentes de dezembro trouxeram muito lixo e entulho que não consegui tirar sozinha”, justificou.
 
O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti prossegue com o envolvimento direto de equipes das secretarias municipais de Saúde (agentes de endemias e comunitários de saúde) e de Infraestrutura e Urbanismo (Departamento de Limpeza Pública) e da Biosanear, empresa responsável pela coleta domiciliar de lixo na cidade.

Moradores do Sarinha comemoram a inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz


Moradores do Bairro Sarinha Alcântara estão em festa por conta da inauguração da Praça Evanice Pereira Cruz (Vanda) no final da tarde de quinta-feira, dia 19. O novo espaço de convivência foi requalificado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

A Prefeitura instalou equipamentos novos e reconstruiu inteiramente a praça, localizada num trecho da Rua Epitácio Pessoa. O logradouro recebeu meio-fio, piso intertravado, piso cimentado central, com mesas contendo tabuleiro para área de vivência, além de iluminação em LED, paisagismo, rampas de acessibilidade e piso tátil.

Nas primeiras horas da manhã de ontem equipes do Departamento de Limpeza estiveram no local finalizando serviços de poda de árvores, limpeza em geral e também a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) visando a entrega do equipamento.

Na área da Iluminação Pública, por exemplo, equipes também estavam a postos fazendo os últimos ajustes. Foram instalados quatro postes com oito luminárias em LED. “É um investimento em qualidade com menor custo para o município. Isto é o que chamamos de eficiência em energia”, comentou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Eldon Almeida.

A reforma mudou completamente as condições de uso da praça, tornando-se num espaço de lazer para as crianças, adultos e idosos. Márcia Marcelina conta que o sentimento é de gratidão. “Foi uma bênção. Moro aqui há mais de 12 anos, mas desde criança frequentava essa rua por causa da minha avó e lembro que esse local só passou por reforma há 40 anos”, enfatiza.

Ao mesmo tempo em que agradeceu a revitalização, a moradora Rita de Cássia Barbosa ressaltou a importância de todos os moradores zelar pela preservação da praça. “De agora em diante dependerá de todos nós. Fico muito feliz em ver as crianças brincando. Ontem à noite quando ligaram a iluminação fiquei encantada”, contou.

Moradora da Rua Manoel Pereira, Maria Brito conta que passa pela praça diariamente e avalia que está sendo bom para todo o bairro. “Ficou um ambiente muito bom, porque antes era uma pracinha destruída que não tinha espaço para nenhum lazer. Hoje, as crianças têm onde brincar e os adultos jogar seu passatempo”, finalizou.

Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação da família 

Neste sábado, dia 21, acontece mais uma vacinação da família no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), no centro da cidade. A ação acontece entre as 10 e 14 horas para a imunização de crianças, adolescentes, pais e tutores contra a COVID-19. 

Para primeira dose, o público será pessoas maiores de 12 anos. Para segunda dose, pessoas que estão com data de retorno até o dia 21/05 para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. Já para terceira dose, maiores de 18 anos com quatro meses de conclusão do esquema vacinal. 

A disponibilidade ilimitada de doses para alguns grupos nesta ação prevê que crianças de 5 a 11 anos, que recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac e Pfizer. Já para os adolescentes maiores de 12 anos, a primeira e segunda dose de Coronavac é ilimitada, mas da Pfizer foram disponibilizadas 48 doses. 

Com relação aos adultos e idosos, para a dose de reforço da Janssen estão disponíveis 125 doses para esta ação. Além disso, para segunda e terceira dose de Pfizer, 180 doses e, para segunda e terceira dose da Oxford, 150 doses.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que a vacinação da família é uma oportunidade de imunizar todos em um único momento. “Escolhemos um dia e horário para que famílias que têm uma rotina corrida durante a semana, consigam se imunizar e completar seus esquemas vacinais” afirmou. 

É importante que a população fique atenta à disponibilidade de algumas doses e  possa garantir a imunização amanhã. A documentação necessária para todos os públicos é o RG, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina com registros anteriores

Prefeitura vai fiscalizar descarte para evitar que vias públicas sejam lixões  

A Prefeitura de Itabuna vai apertar o cerco contra quem insiste em descartar irregularmente lixo e entulhos em vias públicas. Este é o caso de área em frente ao Colégio Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco um recorrente “ponto viciado” de lixo, que acaba prejudicando moradores e comerciantes além dos consumidores e feirantes do Bairro Califórnia.  

Além de aplicar multas e aprender carroças e veículos carregados de lixo e entulho que se utilizam do local para descarte, o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, Lázaro Pelegrini, disse que o primeiro passo já foi dado, com a construção de um muro no local, pelo proprietário da área, por solicitação da Prefeitura..  

 A próxima etapa, será a instalação de uma câmara de segurança e a presença de agentes de fiscalização no local para evitar o abuso do descarte irregular que se repete. “Com imagens da câmera de segurança, será possível identificar os infratores que podem ser punidos com multas e apreensão de seus respectivos veículos e carroças”, assegura o diretor.

Ele diz que não se justifica o lixão naquela área, já que o caminhão coletor passa diariamente. Diz ainda que a cada dois dias, equipes da Limpeza Pública, com máquina  pesada, fazem a remoção do lixo. “Não vamos mais permitir esse abuso. Vamos aplicar multas em todos os infratores que teimam em transformar o local num problemático ponto viciado ”, reforça Pellegrini. 

Moradores da Travessa Castro Alves confirmam a passagem diária do caminhão compactador e remoção  do lixo que se acumula ao longo do dia. “Não adianta. Eles limpam e 10 minutos depois chegam carroças e carros com entulho e lixo, seja durante o dia ou à noite”, afirma a dona de casa Fátima Sobral, que se disse chateada.
 
Para ela,  é falta de cidadania e de respeito com os moradores e comerciantes, além da Prefeitura que mantém o serviço de limpeza pública funcionando e bem. “Alguns insensatos não colaboram e terminam por prejudicar a cidade como  um todo”, frisa indignada.  

Ela mora naquela travessa há mais de 38 anos e conta que nem sempre foi assim. Diz que no local funcionava um ponto comercial, mas depois que fechou, “ isso aqui se transformou num inferno, pois todo dia chegam carroças lotadas de entulho e até de animais mortos que despejam tudo como se aqui fosse um lixão”, completa. 

A professora Tatiana Calazans, do Grupo Escolar Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, também confirma o problema, com a agravante de que  alunos e funcionários sofrem, diariamente, por causa do mau cheiro e a grande quantidade de baratas e ratos que  invadem as salas de aula.  “É preciso mesmo que a Prefeitura seja rigorosa com esses infratores”, sugere.



Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...