sábado, 9 de janeiro de 2021

Distribuição de vacinas pode ser um dia após desembarque, diz Fiocruz

 A Fundação Oswaldo Cruz prevê que as vacinas AstraZeneca/Oxford importadas da Índia poderão ser distribuídas no dia seguinte de seu desembarque no Brasil




Do - Diário do Poder - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que as vacinas AstraZeneca/Oxford importadas da Índia poderão ser distribuídas no dia seguinte de seu desembarque no Brasil. Em nota divulgada hoje (8), a fundação informou que a chegada das doses será no aeroporto internacional do Rio de Janeiro (RIOGaleão), em data que será confirmada em breve.

“As vacinas prontas chegarão pelo aeroporto RIOGaleão, no Rio de Janeiro, e seguirão, no mesmo dia, para a Fiocruz para rotulagem. No dia seguinte, a partir de Bio-Manguinhos, na Fiocruz, as vacinas poderão seguir diretamente para a distribuição, que está sob responsabilidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A data certa para a chegada dessas vacinas será confirmada em breve”, informou a Fiocruz em nota.

A importação das doses produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia, é uma estratégia adicional da Fiocruz para antecipar o início da vacinação.

Para que as vacinas importadas da Índia possam ser aplicadas antes do registro definitivo do imunizante no país, a Fiocruz pediu nesta sexta-feira (8) a autorização de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fundação continua a trabalhar para o registro definitivo, cujo pedido deve ser concluído em 15 de janeiro.

Na nota divulgada hoje pela Fiocruz, a presidente da fundação, Nísia Trindade, comemora o pedido de uso emergencial como um passo importante no enfrentamento da pandemia.

“Este é um momento histórico para a Fiocruz. A submissão desse pedido de autorização para uso emergencial da nossa vacina covid-19, desenvolvida em parceria com a unidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, é um passo importante para que possamos ter acessível, no Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma vacina eficaz e segura para o Sistema Único de Saúde. Num momento de tantas dificuldades, em que lamentamos a perda de tantas vidas no Brasil e no mundo, 2021 se inicia com a esperança de termos um caminho, ainda a ser trilhado, de superação dessa crise”

A meta da Anvisa é concluir a análise do pedido de uso emergencial em 10 dias. Caso a agência solicite informações adicionais aos desenvolvedores da vacina, o prazo para de ser contado até que os dados sejam informados.

Em entrevista coletiva concedida ontem (7), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estimou que, caso a autorização seja concedida a tempo, a vacinação contra covid-19 pode começar em 20 de janeiro, com as vacinas AstraZeneca/Oxford e Coronavac.

Segundo a Fiocruz, a vacina desenvolvida em parceria com os britânicos tem 73% de eficácia com apenas uma dose, e evita hospitalizações em 100% dos casos, protegendo a pessoa vacinada dos sintomas graves da doença. Além disso, a vacina é capaz de induzir a produção de anticorpos em 98% das pessoas após a primeira dose e, em 99% delas, após a segunda dose.

Milhões de doses

O acordo de transferência de tecnologia que permite a produção da vacina AstraZeneca/Oxford na Fiocruz prevê que a fundação receberá em meados deste mês o ingrediente farmacêutico ativo importado para produzir as primeiras doses.

O primeiro lote de um milhão de doses deve ser entregue ao Ministério da Saúde até 12 de fevereiro, mês em que a produção deve ganhar escala, e a entrega deve chegar a 700 mil doses por dia por volta do dia 22. Com o incremento da produção, a Fiocruz prevê produzir 50 milhões de doses da vacina até abril e 100,4 milhões até julho.

A partir do segundo semestre, a produção se tornará totalmente nacional, com a incorporação da tecnologia para produzir o IFA no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Com isso, a previsão é que, até o final do ano, mais 110 milhões de doses sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações. (Com informações da Agência Brasil)Compartilhe:

Por causa de impasse na Justiça Firmino Alves continua sem prefeito

 

Sem prefeito? Entenda razões para imbróglios judiciais que impedem posse de gestores
Foto: Blog do Anderson

O primeiro turno da eleição municipal de 2020 ocorreu no dia 15 de novembro. Mesmo assim, quase dois meses depois, o comando do município de Firmino Alves, no interior da Bahia, segue indefinido porque o candidato mais votado ainda recorre na Justiça para ter sua candidatura autorizada.

 

Padre Aguinaldo (PDT) concorreu sub judice, ou seja, pendente de decisão judicial, e, dadas as possibilidades de recurso, ainda não há uma decisão final sobre o caso. A candidatura do pedetista foi indeferida porque suas contas referentes aos exercícios de 2011 e 2012, quando geria a cidade, foram rejeitadas. Mas isso não o impediu de concorrer, uma vez que a Justiça permite a manutenção da campanha para que o candidato não sofra qualquer prejuízo caso saia vencedor da disputa judicial.

 

No entanto, o processo se estendeu para além do pleito, o que, para especialistas em Direito Eleitoral, não se trata de morosidade da Justiça, mas sim do respeito a um direito fundamental. "Ele tem direito a recorrer e o tribunal aqui da Bahia teve dia de julgar mais de 300 processos. Tem um roteiro. O Congresso tem que dar mais tempo pra Justiça. É a impossibilidade de praticar todos os atos em um curto prazo de tempo", critica o advogado Ademir Ismerim.

 

A opinião é a mesma do advogado Diego Lomanto, que ressalta que não se pode falar em lentidão porque a demanda é muito grande e tem sido processada com brevidade nas instâncias judiciais. "Você tem que dar conta de 417 municípios da Bahia. Se a gente colocar no mínimo dois [candidatos às prefeituras], a gente está falando de quase mil candidatos mais os vereadores. É difícil pra Justiça julgar dentro do prazo mínimo. É ruim pra democracia? Talvez. Mas é natural do processo eleitoral", defende, destacando que não se refere ao processo específico de Firmino Alves.

 

Padre Aguinaldo | Foto: Reprodução/ Blog do Anderson

 

Na prática, o imbróglio gerou uma instabilidade política no município baiano. Padre Aguinaldo foi diplomado, tomou posse até que, nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou seu recurso, indeferindo a candidatura em segunda instância (veja aqui e aqui), e os atos anteriores foram anulados. Com isso, apoiadores dele têm protestado (veja aqui) e chegaram a tentar impedir que o presidente da Câmara, vereador Fabiano Sampaio (PDT), tomasse posse para um mandato interino. Mas não tiveram êxito.

 

O vereador será o prefeito até o que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o recurso de Padre Aguinaldo, que agora pode alegar que os argumentos que embasaram o indeferimento de sua candidatura não mais existem - a Câmara anulou as rejeições das contas do pedetista, referentes à sua primeira gestão como prefeito, nos anos de 2011 e 2012 (veja aqui).

 

PROCESSO DE INDEFERIMENTO

Também especialista na área e professor, o ex-presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Luiz Viana, concorda com os colegas. Ele pontua que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê um calendário com prazos especificados, mês a mês, e que fiscaliza a Corte Regional e a atuação dos juízes das zonas eleitorais para garantir que os procedimentos sigam o período previsto.

 

"Chega num determinado momento, o partido escolhe os candidatos em convenção e apresenta o pedido de registro ao juiz eleitoral do município, que é o juiz da zona eleitoral. Isso abre prazo - está na lei -, pra que os adversários, algum eleitor, o Ministério Público... faça a impugnação. Aí vai ter processo. (...) Uma vez julgado, cabe recurso", explica Viana. Ele ressalta que a legislação permite ao candidato julgado continuar fazendo campanha, para que ele não sofra “um prejuízo enorme” se vencer a disputa judicial.

 

Viana esclarece que, em casos como o de Padre Aguinaldo, que foi impugnado antes do dia da eleição (saiba mais aqui), o nome dele consta na urna, mas os votos são contabilizados em separado. "Na hora que proclama o resultado, ele não é declarado eleito porque está impugnado. Aí abre-se a discussão do que vai acontecer. Se aquele que teve a maioria dos votos foi impugnado, se teve mais da metade dos votos, tem que ter outra eleição. Se ele tiver ganho sem a metade dos votos, chama o que ficou em segundo, que na verdade ficou em primeiro porque teve a maioria dos votos válidos", detalha o também professor.

 

Como Padre Aguinaldo teve 50,01% dos votos, caso o TSE mantenha a atual decisão que indefere sua candidatura, uma nova eleição terá que ser convocada. O Bahia Notícias procurou a Corte Regional, a fim de saber se as datas já foram fixadas, e a assessoria informou que isso só será definido após se esgotarem os recursos.

Festa da Purificação sai programação em Santo Amaro

Santo Amaro: Com até 120 pessoas, Festa da Purificação tem programação divulgada
Foto: Pascom Purificação

Do - Bahia Notícias - A Paróquia da Purificação, em Santo Amaro, publicou a programação da tradicional Festa da Purificação, que costuma atrair milhares de pessoas ao município do Recôncavo. Sem grandes shows musicais patrocinados pela prefeitura, o evento contará apenas com a parte religiosa, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, com limite de 120 pessoas por noite, devido à pandemia da Covid-19.

 

“As celebrações acontecerão dentro e fora do Templo, proporcionando o devido distanciamento social para as pessoas que fisicamente participarão das festividades. Tudo, também, será transmitido pelos meios avançados de comunicação que temos na atualidade, com o firme propósito de fazer chegar a todos os devotos de Nossa Senhora da Purificação que não possam comparecer pessoalmente, ao menos participar de forma virtual”, diz a paróquia.

 

Para acessar à Igreja Matriz, os fiéis deverão usar máscara e possuir álcool gel em mãos. Será proibido tocar nas imagens do local e os bancos e pisos da paróquia terão marcação para indicar o distanciamento social necessário. Quem não conseguir se inscrever para ocupar uma das 120 vagas, poderá acompanhar as celebrações através do YouTube.

 

A festa, que nos últimos anos era realizada em formato de novela, voltará às raízes em 2021, retornando ao tradicional tríduo, marcado para às 20h dos dias 30 e 31 de janeiro, além de 1º de fevereiro. Antes, a abertura, no dia 29, terá uma missa campal a partir das 19h20.

 

As comemorações se encerrarão no dia 2 de fevereiro, com programação a partir das 4h da madrugada, encerrando com uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Purificação, pelo roteiro tradicional da procissão.

FLISBA lança projeto de incentivo à leitura no sul da Bahia

 Desde  07 de janeiro, dia que se comemora o dia do leitor, o coletivo FLISBA, responsável pela realização do Festival Literário Sul-Bahia, tem estimulado a leitura por meio de suas redes sociais no Instagram, no Facebook e no Youtube. Para comemorar o dia do leitor foi lançada a campanha de leitura intitulada: “Ler é sempre uma ótima ideia”.

Para Sheilla Shew, umas das criadoras da campanha, “o incentivo à leitura é uma ação cultural e antes de tudo social. Pois gera conhecimento, inclusão e está ao alcance de todos”.

Para participar as pessoas podem enviar vídeo de até um minuto para o e-mail: festivalliterariosulbahia@gmail.com. Para  gravar, o celular deve estar na horizontal .  A sugestão é que o leitor compartilhe a experiência com a leitura ou de repente socialize a leitura diária que está realizando com outras pessoas. Pode comentar sobre  um livro que leu e gostou. Dizer sobre um escritor predileto.

No Youtube, os vídeos estão sendo disponibilizados no Canal do Flisba: https://www.youtube.com/channel/UC2v08TIuCPOU59G_N-33fUw.

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, o país perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. No intervalo de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%.  No grupo de não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

Esses dados sinalizam para o nível sociocultural da população brasileira e exige uma atenção redobrada. A ausência de leitura compromete a qualidade da educação e reverbera em cidadãos com uma formação duvidosa, impactando no exercício da cidadania e no mercado de trabalho.

 

ASCOM/FLISBA

Central de Cooperativas da Bahia debate ações no litoral sul

 Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia debate acerca do fortalecimento das ações no litoral sul com a Cooperast

 

Durante o encontro, foi estabelecido estratégias  para que juntos possam trabalhar para a construção do  núcleo da  Unisol Bahia no Litoral Sul da Bahia, fortalecendo assim, as ações já desenvolvidas pela COOPERAST na região.

Segundo Anne Sena - Presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários da Bahia - Unisol Bahia E dirigente Nacional da Unisol Brasil, o debate acerca do fortalecimento das ações no litoral sul junto a Cooperast, reside na ampliação das plataformas de redes e do processo de desenvolvimento estratégico  territorial. "A Cooperast sempre foi uma grande parceira da estruturação e metodologias de assistência técnica rural e nos programas de comercialização  no estado. Essa filiação a base da Unisol, consolida o compromisso com os agricultores e agricultoras do território litoral sul e das políticas afirmativas e inclusivas para nosso povo" reafirmou  Anne Sena.

Para Marcello Layandys representante Cooperast, a parceria é de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos de assistência técnica já desenvolvido pela cooperativa, fazendo com isso o desenvolvimento do cooperativismo no interior da Bahia.

Vale ressaltar que, a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST), já oferece assistência técnica a duas mil famílias por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) junto com a unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo da Bahia e em parceria com a  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR),  em consultoria a 20 (vinte) empreendimentos sociais, com a empresa Cargill em implantação de 20 (vinte) sistemas agroflorestais para pequenos agricultores das regiões de Ilhéus ,Una e Buerarema .

Além de serviços de requalificação de aguadas em parceria com o Consórcio Médio Rio de Contas da Bahia.

Em virtude dos fatos mencionados Layandys, conclui que, este encontro será marcado  o início de uma parceria de sucesso. - ascom

Edital convoca interessados em concorrer à vaga de conselheiro estadual de Comunicação Social

O edital de convocação para eleição das entidades representantes da sociedade civil na composição do Conselho Estadual de Comunicação Social (bit.ly/3hVZnFa) foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, (9), pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).


A eleição será realizada no dia 17 de março, no Auditório da Casa Civil, situado na 3ª Avenida, nº 390, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Subsolo, Salvador – Bahia, das 15h às 17h.

As entidades interessadas na candidatura deverão preencher o formulário eletrônico de Requerimento para Habilitação da Sociedade Civil, disponível neste link (bit.ly/3q1Ce7c), a partir das 10h do dia 11/01/2021 até as 23h59 do dia 12/02/2021, de acordo com o horário de Brasília.

Podem se candidatar entidades com atuação no Estado da Bahia que desenvolvam ações enquadradas como representativas de um dos segmentos previstos no inciso III, do art. 41 da Lei Estadual nº 12.212/2011.

O mandato de cada conselheiro e seus respectivos suplentes não é remunerado e será de dois anos, permitida uma recondução por igual período. O exercício das atribuições dos membros titulares e suplentes é considerado atividade de relevante interesse público, não ensejando qualquer remuneração.

As atribuições dos conselheiros e suplentes estão descritas no Regimento Interno do Conselho de Comunicação Social da Bahia – aprovado pelo Decreto Estadual n. 14.117/2012 e disponível neste link (bit.ly/3s7EZpm).

Comissão eleitoral

Para a coordenação do processo eleitoral foi constituída uma comissão, composta por quatro integrantes do quadro da Secom, indicados pelo secretário de Comunicação Social, André Curvello, de acordo com a Portaria Secom nº 01/2021.

Secom

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Finalmente, Fiocruz e Butantan pedem a Anvisa uso emergencial de suas vacinas

 Meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até dez dias


Do - Diário do Poder - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (8) pedidos de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, das vacinas da Astrazeneca e Coronavac. As solicitações foram feitas pele Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório suíço Astrazeneca, e pelo Instituto Butantan, que conduz os estudos da vacina contra a covid-19 da chinesa Sinovac no Brasil.

O pedido da Fiocruz é para o uso de 2 milhões de doses de vacinas que estão sendo importadas do laboratório Serum, sediado na Índia – país que produz quase todas as vacinas administradas no planeta. O laboratório é um dos fabricantes da vacina da AstraZeneca 

Assim como no caso da Coronavac, a meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial da vacina de Oxford em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.  

A Anvisa também já iniciou a triagem dos documentos presentes na solicitação e na proposta de uso emergencial que o Butantan pretende fazer d Coronavac.  

De acordo com a agência reguladora, já foi iniciada a triagem dos documentos presentes na solicitação e da proposta de uso emergencial. A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.

As primeiras 24h serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais aos laboratórios. O prazo de 10 dias não considera o tempo do processo em status de exigência técnica.  

Governador Rui Costa sanciona a revisão do PPA da Bahia

O Governador da Bahia, Rui Costa, sancionou, nesta sexta-feira (08), a Lei que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA 2020-2023). A Lei altera o PPA com adequações à realidade econômica e fiscal do estado, impactada pela Covid-19. Conta também com alterações de caráter técnico, buscando um aprimoramento metodológico, de transparência e integração das políticas. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado. O PPA tem como premissa básica priorizar as ações de governo que promovam o desenvolvimento regional com geração de renda e emprego para a população.


O projeto de revisão foi apresentado pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, em 13 de outubro, no plenário da Casa. “Não tem como fazer a economia reagir a esta pandemia global se não for através de iniciativas que estimulem o consumo das famílias e para isso ocorrer é necessário dar prioridade a projetos de estímulo ao setor produtivo, para dinamizar a economia, a exemplo do projeto Bahia Produtiva, que financia subprojetos de inclusão socioprodutiva e de abastecimento de água e saneamento domiciliar, de interesse e necessidades das comunidades de baixa renda da Bahia. Inclusive, temos trabalhado na integração das políticas públicas como forma de amplificar seus resultados, envolvendo as secretarias em projetos que se complementam para atender às demandas da população, principalmente, na geração de renda em todas as regiões do estado”, afirmou o secretário.

Na ocasião, Pinheiro citou destaques previstos para o próximo quadriênio nas mais diversas áreas. Na Saúde, a implantação de novas policlínicas e construção e ampliação de outras unidades; na Educação, a ampliação do atendimento educacional da rede estadual e ensino, incluindo a oferta do programa de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), ampliação do projeto escolas culturais e a oferta de, pelo menos, um curso da educação profissional em todas as escolas do estado.

Outra área prioritária é a Segurança Pública, com ampliação do número de bases comunitárias móveis e da rede de videomonitoramento. A ampliação da malha viária, a construção e recuperação de aeroportos, a expansão do acesso a energia elétrica na zona rural e da rede de distribuição de gás natural também constam no PPA, assim como a atração de investimentos na área de energias renováveis, dentre outros diversos projetos, programas e ações previstas.

Secom  

EMASA EM ITABUNA JÁ TEM NOVA DIRETORIA

  A   NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA EMASA JÁ FOI DEFINIDA 

Novo diretor-presidente da Emasa
 

Após as reuniões dos Conselhos Fiscal e de Administração na sede da Empresa Municipal de Águas e Saneamento SA. (EMASA), rua, São Vicente de Paulo, 227, no centro de Itabuna, na última segunda feira,4, o novo  presidente da empresa, Raymundo Mendes Filho, que substitui ao engenheiro Jader Guedes, deu posse a Diretoria Executiva, para a gestão  2021 a 2024,  do novo executivo Municipal, liderado pelo prefeito Augusto Castro.  

O novo presidente da EMASA é administrador de empresas, Raymundo de Carvalho Mendes Filho, 48 anos,  procedente  do município de Juazeiro, norte do Estado, onde nos últimos anos foi gestor dos Serviços de Água e Esgoto daquele município, (SAAE), As demais diretorias foram preenchidas, como: Diretor de Planejamento e Expansão, José Silva e Santos; Gerente Administrativo,  José Erivanio Sobreira dos Santos, (Babá Cearense); Gerente de Relacionamento, Marta Coelho Costa Reis;, Gerente Comercial, Moacir Pimentel; Gerente Técnico, João Bittencourt; Diretoria Financeira, Ronaldo Pinto Simas Jr e Coordenador Jurídico, é o advogado Moisés Figueiredo de Carvalho. 

O presidente Raymundo Mendes Filho, em seu pronunciamento disse, que o momento é de  análise de toda a situação da empresa, de conversar com os responsáveis por cada setor, para conhecer em detalhes, como está o  seu funcionamento, para implementar algumas mudanças. Porém o que é absolutamente primordial neste momento, é dar continuidade aos serviços essenciais, para atender  todas as demandas da empresa.  

Ele destacou ainda: que o prefeito Augusto Castro, nos deu uma missão muito importante, e temos que trabalhar incessantemente para que a resposta seja positiva. "Precisamos cuidar muito bem de cada setor, e de seus funcionários, porque temos um único  objetivo, que é melhorar sempre a prestação dos serviços que são da nossa competência, pois são os usuários que pagam as contas desta empresa"  . " Portanto,  como nossos patrões  eles merecem a total dedicação de cada um de nós. Vamos trabalhar unidos para  darmos  o  nosso  melhor," concluiu o novo presidente da EMASA.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Revolta de produtores e consumidores faz Doria desistir de aumentar impostos

 Promessa de revogar integralmente o decreto desastroso foi feita na noite desta quarta-feira (6)



Do - Diário do Poder - Só pressão, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) decidiu recuar e revogar integralmente o aumento no ICMS para alimentos, energia elétrica e medicamentos genéricos, em plena pandemia.

A decisão foi anunciada na noite desta quarta (6), após uma reunião da equipe econômica. Em nota, Doria afirma que a “redução dos benefícios fiscais” ocorreu quando a pandemia apresentava queda nos índices.

O aumento de impostos, que chegava a 20%, causou revolta em entidades do setor agrícola, que organizaram protestos em 200 cidades no interior paulista na manhã desta quinta-feira (7).

O pretexto para recuar da decisão desastrosa, segundo Doria, é que atualmente o Estado apresenta um crescimento de 41% nas internações e de 70% nas mortes em comparação aos indicadores de outubro.

À Rádio Bandeirantes, o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, disse que a revogação da medida tem o objetivo de não impactar o bolso dos mais pobres durante a crise.

Mesmo com a revogação da medida, o ‘tratoraço’ ainda está mantido, explica o coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio Edivaldo Del Grande.

A permissão para o corte de benefícios fiscais ocorreu com a aprovação do pacote de ajuste fiscal na Assembleia Legislativa de São Paulo, em outubro.Compartilhe:

Vereador Nem Bahia aposta na ação legislativa para ampliar trabalho social

            O operador de empilhadeira José Devaldo dos Santos, de 50 anos, passou por várias fábricas, mas tornou-se conhecido como “Nem Bahia”. Com um trabalho comunitário em bairros como Bananeira, Lomanto, Odilon, Santa Catarina e Urbis IV, pavimentou o caminho que o conduziu ao cargo de vereador pelo PP, em Itabuna.

Ele lembrou que, há mais de dez anos, é requisitado a qualquer hora do dia ou noite para levar e buscar pessoas para hospitais, bem como na realização de eventos oferecendo diversão e esporte para crianças. “Eu agradeço por essa oportunidade; com o mandato na mão, vai ficar melhor ainda para oferecer mais e mais, indo buscar melhoras para nossa cidade”, declarou.

Ciente das atribuições da edilidade, “Nem Bahia” planeja exercer principalmente o papel de fiscalizar na ampliação de serviços para a população daquela e outras áreas do município. “Que mais um posto de saúde seja aberto em nossa área, com mais médicos e enfermeiros; no esporte, incentivando as escolinhas de futebol para poder tirar a meninada do meio ruim, não é?”, citou, sobre a linha em que pretende atuar.

PPP do Hospital Metropolitano atrai interesse do Hospital Albert Einsten para assumir a gestão da unidade

 


Uma delegação do Hospital Israelita Albert Einstein, chefiada pelo vice-presidente, Eduardo Zlotnik, e pelo diretor-superintendente, Guilherme Schettino, inspecionaram o Hospital Metropolitano nesta quinta-feira (7), acompanhados do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Com as obras físicas concluídas, o Hospital Metropolitano será a quarta Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde e tem atraído investidores nacionais para administrar a unidade. O leilão está previsto para o final do mês de janeiro na Bolsa de Valores de São Paulo


“Podemos perceber que o Metropolitano é um hospital que tem uma construção com áreas bem estruturadas. Já temos expertise em trabalhar com alta complexidade e percebemos que temos diversos ponto que podemos explorar e trabalhar em conjunto”, afirmou, Eduardo Zlotnik, vice-presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Uma das novidades anunciadas pelo secretário Fábio Vilas-Boas, é que o hospital será referência para transplante de fígado. “Este é um marco para a saúde no estado.  A unidade localizada no município de Lauro de Freitas possui 265 leitos, mas será ampliada pelo parceiro privado, alcançando 330 leitos, sendo 75 de UTI. A qualidade na construção tem possibilitado atrair hospitais de excelência para sua gestão”, afirma Vilas-Boas, que prevê o início da operação em abril deste ano.

“Estamos em fase de consulta pública, recebendo propostas para que no final do mês possamos fazer a licitação da gestão da PPP que irá ampliar e gerir o Metropolitano”, explicou Vilas-Boas. Ele ainda pontuou estar satisfeito pelo fato de a nova unidade atrair instituições renomadas no país para a gestão.

Entre obras e equipamentos, a unidade recebeu investimentos superiores a R$ 173 milhões. O hospital é de grande porte, com 27.900 metros quadrados de área construída e seis pavimentos. A unidade será referência para casos de urgência e emergência, trauma (particularmente o trauma raquimedular), acidente vascular cerebral (AVC), neurologia, medicina nuclear e contará com dez salas de cirurgia.

Um dos destaques do projeto é a área de alta complexidade em cardiologia e neurovascular, com uma Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico e angioplastia.

Representantes de qualquer outra instituição que tenha interesse em conhecer o Hospital Metropolitano a fim de participar do processo de escolha do parceiro privado poderá fazer a visita guiada na unidade.

Sesab

Augusto Castro visita Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e fala de investimentos

 O novo prefeito de Itabuna, Augusto Castro dando sequência ao seu trabalho de tomada de conhecimento do funcionamento de secretarias e departamentos do município, esteve visitando o Hospital de Base Luiz Eduar4do Magalhães, nesta quarta-feira 6, sendo recebido pela direção do Hospital e funcionários, que ficaram bastante satisfeitos com a visita do prefeito e por sua humildade em ouvir a todos.

A visita aconteceu às 12h de ontem, quando o prefeito ouviu o diretor da instituição, o médico Eduardo Kowalsky, assim como, seus funcionários. Após ouvir atentamente a todos, o prefeito,  expôs o seu novo cronograma para o Hospital, que atende cerca de 120 cidades pactuada,  de todos o sul da Bahia, inclusive da região centro oeste e norte de Minas.

Na oportunidade o novo prefeito também tomou conhecimento dos novos investimentos que foram realizados na Unidade, principalmente em relação ao combate ao Coronavírus, pelo governo anterior, como por exemplo a instalação do novo aparelho de Ressonância Magnética, destacando a necessidades de novos investimentos.   

Foto: Face book

Morre Genival Lacerda, ícone do forró, em decorrência da covid-19


Da - folhape.com.brO cantor e compositor paraibano Genival Lacerda foi o mais recente artista da música a perder a batalha contra a Covid-19, aos 89 anos. Internado desde 30 de novembro, no Hospital Unimed Recife I, na Ilha do Leite, área central do Recife, ele recebeu o diagnóstico positivo para o coronavírus no início de dezembro e morreu na manhã desta quinta-feira (7).

A informação foi confirmada pelo filho dele, Genival Lacerda Filho, em uma publicação nos stories do Instagram. "Painho faleceu", disse. A assessoria de Genival Lacerda também confirmou a morte do cantor. 

Inicialmente levado à unidade de saúde pelo filho João Lacerda por um pico das taxas de glicose e problemas respiratórios, tendo alta horas depois de ter dado entrada na emergência. No dia seguinte, no entanto, voltou a passar mal e retornou ao hospital, quando recebeu o diagnóstico de Covid-19.

Na segunda-feira (4), a família de Genival Lacerda havia divulgado, em boletim, uma piora no quadro de saúde do cantor.

A família ainda havia iniciado uma campanha de doação de sangue para o cantor na quarta-feira (6).

Ainda em 2020, Genival já havia passado por internamento em outro hospital do Recife, após um Acidente Vascular Cerebral, tendo alta dias depois e, em casa, havia começado desde então a recuperação de sequelas, com a prática da fisioterapia, entre outras medidas.
 

Cantor Genival Lacerda (Foto: Allan Torres/PCR)

Em publicação no Instagram, o filho de Genival, João Lacerda, emitiu nota de falecimento e lamentou a morte do pai.

"Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida, amigo da música, de ensinamentos, amigo que na hora de brigar, sempre brigava e minutos depois nem lembrava que brigava, porque não guardava mágua de ninguém. Meu Anjo da guarda, minha Luz, minha vida, hoje ele fez sua última viagem para ficar ao lado do Senhor Deus", disse João, que acrescentou lembrar do sorriso do pai e de apertar sua mão.

"Agora terei de aprender a viver com sua imagem, e lembranças de um bom pai. De Vai na paz meu pai, sempre te amarei, teu João Lacerda Neto", publicou João. 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...