segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Começa hoje Novenário de Nossa Senhora da Conceição

 Igreja da Conceição abre novena nesta segunda em homenagem à Virgem Imaculada

 “Com o tema "Maria Imaculada, somos todos irmãos”, A Igreja Nossa Senhora da Conceição, abre nesta segunda-feira, 29, o novenário da padroeira do  bairro do mesmo nome. Nessa primeira noite dedicada às comunidades, o convidado é o Padre Thiago Teixeira, de Jequié, que abordará o subtema “Deus se faz próximo”. Haverá a coroação da Imaculada, a partir das 18 horas, seguida da Santa Missa.

Os grupos Crescendo com Cristo e Caminhando com Cristo são os responsáveis da primeira noite e as paróquias Santa Rita de Cássia, Senhor do Bonfim, São Pedro e São Judas Tadeu são as convidadas.

Padre Adriano Fernandes lembra que a celebração da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, é uma festa litúrgica da igreja católica, mas até lá, há uma  longa caminhada. "São nove dias de orações, cânticos, louvores, pregação e missas, além de quermesse, numa festa cristã bonita e participativa”, destaca o Padre.

Por isso ele faz o convite para que as comunidades participem da programação, que tem o subtema “Deus se faz irmão” na 2a. noite. Os responsáveis são as  pastorais do Dízimo e do Batismo. A Paroquia São Judas, além de comerciantes do bairro e devotos de Santo Antônio são os convidados.

A 3a. noite (quarta feira, dia 1/12) dedicada às crianças, são convidadas as paróquias Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida, tendo como responsáveis a Pastoral da Catequese e o Grupo do Santo Ofício que debaterão o subtema “Ser irmão é se fazer próximo”. 

O novenário da 4a. noite da comunicação tem os responsáveis as pastorais da Comunicação (Pascom) e dos Coroinhas. A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias é a convidada para ouvir sobre o subtema “Ser irmão é ter coração aberto”. A 5a. noite da família, a Pastoral  Familiar e o Apostolado da Oração convidam as paróquias Santa Maria Madalena e o Santuário Nossa Senhora da Piedade, para ouvirem o subtema Deus é rejeitado nos irmãos”.

Já a Paróquia Santa Maria Goretti, foi a convidada pelos grupos Jovens com Maria e Guerreiros da Fé, responsáveis pela da 6a. noite da juventude. O tema escolhido foi “Deus que ser mão dos invisíveis”.

"A Fraternidade começa em casa” é o tema da 7a. noite das profissões e tem como convidadas as paróquias Nossa Sra. da Conceição de Ferradas e Santo Antônio. A Pastoral da Liturgia, Equipe de Canto e Grupo Santa Dulce assumem a programação. A 8a. Noite das marias, trás o tema “O amor nos integra e nos reúne” para as  principais convidadas, Paróquia de Nossa Sra. de Fátima e todas as marias.

Finalmente, no último dia dedicado à educação e à Santa Imaculada, a programação começa as 5h com alvorada festiva, seguida da Celebração Eucarística dos Devotos, as 7h, e o Santo Ofício de Nossa Senhora, as 11h. Ao meio dia e as 18h haverá Celebração Eucarística, sendo encerrada com a tradicional procissão nas ruas do bairro. O tema de encerramento é “A caridade pode construir um mundo novo, a civilização do amor”. Os responsáveis são o Terço dos Homens e a Mece que convidam a Catedral de São José, a Escola Lua Nova e os colégios Pio XII e General Osório.

Padre Adriano comenta a importância das homenagens ao destacar que 8 de dezembro é o dia que invoca a vida e virtude da Virgem, mãe de Jesus, “sendo uma data de grande significado para a igreja católica, por ser um dos dogmas mais importantes do cristianismo”.  Ainda segundo o religioso, a Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados deste o começo do cristianismo.

Padre Adriano finaliza lembrando que há uma doação que deve ser feita pelos fieis para cada noite da novena. O instagram da igreja, @paroquianscitabuna tem todas as informações atualizadas diariamente.

Pascom N.Sra da Conceição




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...