sábado, 26 de dezembro de 2020

Herzem Gusmão é transferido para São Paulo para tratamento de Covid-19

 Conquista: Herzem Gusmão é transferido para São Paulo para tratamento de Covid-19

Do - Bahia Notícias - por Lula Bonfim / Francis Juliano

Conquista: Herzem Gusmão é transferido para São Paulo para tratamento de Covid-19
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

O prefeito de Vitória da Conquista, no Sudoeste, Herzem Gusmão, foi transferido no final da tarde deste sábado (26) para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Acometido pela Covid-19, Herzem Gusmão vai dar continuidade ao tratamento em um dos hospitais de referência da capital paulista.

 

Segundo nota da assessoria da prefeitura, o quadro de saúde dele é “estável com boa performance hemodinâmica, recuperando a função pulmonar após pneumonia secundária, em ventilação espontânea com necessidade de oxigênio suplementar”, diz trecho da nota.

 

Gusmão foi diagnosticado com Covid-19 no dia 7 de dezembro e passou a ficar hospitalizado 11 dias depois.

Brasil já tem contratadas quase 260 milhões de vacinas contra covid-19

 Dezenas de milhões de doses devem ser entregues ainda no primeiro trimestre

Do - Diário do Poder - O governo federal estima que a população brasileira terá acesso a cerca de 258,4 milhões de doses de diversas vacinas contra a Covid-19 já nos próximos meses. A avaliação foi feita pelo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, durante uma audiência pública na Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Medeiros disse que há a expectativa de entrega de 42 milhões de doses do consórcio Covax Facility; 100,4 milhões da vacina de Oxford; e 70 milhões da vacina da Pfizer. Já em relação à vacina da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac, estima-se a oferta de 46 milhões de doses – 9 milhões seriam entregues em janeiro, 15 milhões em fevereiro e 22 milhões em março do próximo ano.

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. De acordo com o documento, trabalhadores de saúde, idosos acima de 70 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais ribeirinhas serão os primeiros a serem imunizados. Durante a reunião, os parlamentares cobraram a entrada de pessoas com deficiência e obesos mórbidos.

Segundo Arnaldo Medeiros, a definição dos grupos prioritários foi feita com base na situação epidemiológica e nos índices de óbitos e agravamento da doença. “Obviamente, a situação epidemiológica é um fator determinante quando a gente pensa nos grupos de maior risco de agravamento pelo coronavírus e de óbito, por conta da situação delicada na saúde dessas pessoas”, explica.

Fiocruz

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, afirmou na reunião que a entidade deve entregar, no começo de fevereiro, 1 milhão de doses do imunizante fabricado em conjunto com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a empresa farmacêutica AstraZeneca.

“A grande angústia da sociedade é com o início da vacinação.  Quero informar a todas que a Fiocruz estará recebendo ingredientes farmacêuticos para a produção no mês de janeiro.”

A presidente da Fiocruz estima que serão entregues ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) 1 milhão de doses da vacina na semana que vai de 8 a 12 de fevereiro e mais 1 milhão na semana subsequente. Na terceira semana de produção, o instituto tem como meta produzir diariamente 700 mil doses da vacina. (Brasil 61)


Compartilhe:

Banco de cadeira de rodas do Rotary Club de Itabuna contemplou idosos na semana do Natal

O Rotary Club de Itabuna, cumprindo outra vez uma missão de amor e solidariedade, entregou mais duas cadeiras de rodas na semana do Natal a dois idosos que necessitam do equipamento para sua locomoção, colaborando assim com a saúde e o bem estar deles. 

Na manhã do dia 23, quarta-feira, representando o clube de serviço, o governador 2019-20 do Distrito 4391 Paulo Pereira e os rotarianos recém empossados Mírian Paranhos e Guilherme Gussão fizeram a entrega da cadeira de rodas à representante do Senhor Joventino Porto Braga, residente no Bairro do Pontalzinho. 

Já na manhã da quinta-feira, dia 24, véspera de Natal, o governador, dessa vez acompanhado do presidente do clube Marcus Vinícius Rodrigues visitou Dona Judite, moradora do bairro de Fátima, a fim de entregá-la o seu “presente de Natal”, como a mesma chamou a cadeira de rodas recebida com muita alegria e gratidão!

Ascom Rotary


Fortaleza x Flamengo AO VIVO na Fla TV | Brasileiro 2020

Consequências da pandemia foram piores que o esperado para 56,6% dos brasileiros

 Para 22,9%, os efeitos foram dentro do previsto e 15,7% acreditam que situação foi melhor que a expectativa



Levantamento exclusivo do instituto Paraná Pesquisas para esta coluna e para o site Diário do Poder revela que, para a maioria dos brasileiros (56,6%), os efeitos da pandemia do novo coronavírus foi “pior do que esperava”, após quase um ano do surto da doença.

De todos os entrevistados, 22,9% avaliam a pandemia o esperado e só 15,7% se surpreenderam “positivamente” com a crise provocada pela doença. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O Nordeste concentra a maior taxa de pessoas que acreditam que a pandemia foi pior que o esperado: 60,6%.

NotíciasRelacionadas

Estão no Norte e no Centro-Oeste o maior número de pessoas que avaliam que a pandemia foi “melhor que o esperado”: 17,8%.

Para 19,2% das pessoas entre 25 e 34 anos, o surto da Covid-19 foi “melhor que o esperado”. É o maior índice da pesquisa.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.218 brasileiros de 248 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2%.

Bahia já acumula 480.764 casos de coronavírus e 8.954 mortes

 

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,65%).

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.211 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.299 recuperados (+0,5%). Dos 480.764 casos confirmados desde o início da pandemia, 463.999 já são considerados recuperados, 7.811 encontram-se ativos.

Segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira (25) da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nas últimas 24 horas foram registradas 30 mortes por coronavírus na Bahia. Com isso, o total acumulado de óbitos, desde o início da pandemia, é de 8.954.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,65%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.227,27), Muniz Ferreira (8.259,23), Conceição do Coité (8.133,67), Pintadas (7.914,15), Jucuruçu (7.900,50).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 875.103 casos descartados e 125.012 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (25).

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.954, representando uma letalidade de 1,86%. Dentre os óbitos, 56,59% ocorreram no sexo masculino e 43,41% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,75%, preta com 14,68%, amarela com 0,67%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,97% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,10%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,53%).

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Parabéns JESUS

A palavra no paraíso 
Se fez carne 
A luz se fez 
E construiu a vida 
- a vida é luz!
Mas o homem pecou!
Veio o amor
E muita dor...

Seu filho, Deus enviou
Para nos salvar...
Aqui foi torturado
Apedrejado
Cravejada na cruz

Mesmo assim 
Nos perdoou
É com amor
Reforçou a vida
Nos ensinou novamente 
A seguirmos a Luz 
O amar...

Viva o filho de Deus
Viva Jesus.
Que morreu na cruz
Para nos salvar...
Somos luzes.

Joselito dos Reis 
Viva 25.12.2020!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

DIA HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL É NOVO REFERENCIAL CURRICULAR

 Esta quarta-feira (23 de dezembro de 2020) foi um dia dos mais importantes para a história da Educação Municipal Pública de Itabuna, quando se fez publicar, no Diário Oficial do Município (DOM), em edição extra, o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino.

 

Juntamente com a Proposta Político-pedagógica (PPP) Pelo Direito de Aprender, se tratam dos documentos mais importantes que orientam o sistema de ensino no município.

Na prática, esses documentos, especialmente o Referencial Curricular, norteiam tudo o que se faz em termos de procedimentos pedagógicos nas escolas e organização das etapas pelas quais os estudantes passam ano a ano (seriação).

 

Mais especificamente, o referencial endossa ainda as estruturas que avaliam o desenvolvimento intelectual e psicossocial dos educandos, os componentes curriculares de cada série, com suas respectivas cargas horárias, conteúdos e matrizes, tudo em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com a Pedagogia Histórico-crítica, base teórica da PPP Pelo Direito de Aprender.

 

Para a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, “estamos fechando o nosso trabalho com muitos bons frutos. Esse em especial é muito importante porque isso significa que as escolas da Rede Municipal, a partir de agora, têm um sistema de ensino muito sólido, que dialoga diretamente com as realidades educativas da cidade e que compreende as necessidades mais importantes de cada professor e de cada educando”, disse a professora.

 

“Quando a gente estuda a Pedagogia Histórico-crítica, do professor Dermeval Saviani, e compreende que ela pressupõe uma relação entre discentes e docentes que revigora o olhar sobre o passado, para entender o presente e modificar para melhor o futuro, numa relação de construção do conhecimento que é mútua, recíproca e respeitosa entre os sujeitos-atores da Educação, o que se tem no horizonte é uma possibilidade real de se resgatar a qualidade do ensino, com um envolvimento bastante importante e necessário das famílias, garantindo junto com a escola aquilo que definitivamente se tem como ideal da nossa PPP, que é o ‘direito de aprender’, pontuou a secretária.

 

Para ela, a publicação do documento Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino ganha um valor simbólico ainda maior porque todo o trabalho, embora tenha sido orientado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), contou muito com outras instâncias que se envolvem e acompanham diretamente os trabalhos da Rede Municipal de Ensino.

 

Uma das principais é o Conselho Municipal de Educação (CME), com representantes de todos os segmentos da sociedade e que tem o papel de avaliar e emitir os pareceres sobre tudo o que se organiza no sistema municipal de ensino.

 

Tanto o Referencial Curricular quanto a PPP Pelo Direito de Aprender, foram aprovados pelo conselho e tornam a atual proposta político-pedagógica transferida de um status de “provisória” para a de “definitiva” na rede.

 

A secretária citou ainda o importante acompanhamento do Fórum Municipal de Educação de Itabuna, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), das comissões de Educação da Câmara de Vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Itabuna) e ainda do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv).

 

“Para além desse acompanhamento, é importante dizer que a primeira escrita foi feita corajosamente, a partir da decisão da secretária Anorina Smith Lima, quem em 2017 rompeu com a antiga proposta vigente em Itabuna denominada Escola Grapiúna”, destacou Gonçalves.

 

“A reescrita, em 2018, já pelas mãos da professora Nilmecy Gonçalves, e contando ainda com a importante ajuda do professor Dr. Tiago Nicola Lavoura, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e com todo o Departamento da Educação Básica (DEB/SME), através das assessorias de ensino, foi um diferencial”, apontou a professora Regiane Cruz Margalho, diretora do DEB.

 

Margalho apontou ainda que “um momento de grande privilégio, em toda a reescrita, foi o envolvimento dos maiores interessados: os professores e a sociedade civil, que deram como devolutivas uma das participações das mais sólidas na construção de um referencial que teve mais de 90% da participação dos professores da rede e também a sociedade como um todo, quando atendeu ao chamado da SME e participou da consulta pública, tendo tido a SME, como resultado desse processo, mais de 70 contribuições”.

 

Calendário Escolar de 2020 também foi aprovado e publicado no DOM

 

Na mesma edição extra que tornou oficial o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal da Educação (SME) fez publicar, também aprovado pelo CME, o calendário letivo do ano de 2020, observando o contexto de pandemia que ainda se impõe, a necessidade de se manter o distanciamento entre as pessoas, a impossibilidade das aulas presenciais na escola, o ensino remoto através dos blocos de atividades impressas e aproximação dos pais e responsáveis, em forma de apoio, dessa nova modalidade, até que se estabeleça a possibilidade de mudanças para um modelo híbrido, quando a autorização por parte das autoridades de saúde, epidemiológicas e sanitárias for procedida.

 

Pelo calendário, as aulas com os blocos de atividades deverão continuar até maio de 2020.

 

“Mais do que comemorar, só posso agradecer muito. À Deus, ao prefeito Fernando Gomes, às equipes de trabalho da SME, aos envolvidos, às escolas, à Rede Municipal de Ensino. Tudo o que foi proposto foi feito principalmente com um sentimento especial de carinho e respeito. E isso se refletiu diretamente nos resultados, que não é algo só da SME. É de Itabuna”, finalizou a secretária da Educação.

 

Para acessar a edição do Diário Oficial onde consta a versão final do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino e as informações completas do calendário escolar do ano letivo de 2020, basta acessar o endereço http://www.acessoinformacao.com.br/.../downloader.php....

Ascom/PMI

 

Novo adiamento da Coronavac pode alimentar teorias da conspiração, alertam cientistas

Novo adiamento da Coronavac pode alimentar teorias da conspiração, alertam cientistas
Foto: Reprodução

Do - Bahia Notícias - Após o governo de São Paulo não anunciar a eficácia da vacina Coronavac, pesquisadores se preocupam com o ruído que a falta de informações claras sobre o assunto pode causar para a população.

Os cientistas reafirmam, contudo, a segurança da vacina e a seriedade dos procedimentos de pesquisa envolvidos.

O governo João Doria havia prometido a divulgação da eficácia da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, nesta quarta-feira (23). Ao invés disso, foi divulgado, em entrevistas coletiva, somente que a vacina "atingiu o limiar" necessário preconizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Basicamente, isso significa que a Coronavac tem, no mínimo, uma eficácia de 50%.

Mesmo com a falta de dados, os representantes do governo paulista e o próprio governador João Doria (PSDB) inflaram o peso do anúncio genérico. Em seu Twitter, retornando de uma viagem a Miami onde tiraria curtas férias, Doria postou: "Dia histórico para a ciência brasileira".

Segundo Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas e membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), o novo adiamento dos dados -frustrante para todos, população e envolvidos no processo - pode ser resultado de uma possível diferença entre as eficácias encontradas em diferentes países, o que levaria a necessidade de rever os dados.

O tempo a mais poderia ser uma forma de evitar algo semelhante ao que ocorreu com o anúncio da vacina de Oxford/AstraZeneca. Erros no procedimento de pesquisa levaram a aplicações menores do imunizante e a dados discrepantes de eficácia, que foi apresentada como uma média de 70%, com determinados grupos com proteção de 62% e outros com 90%.

"A comunidade científica não gostou dessa publicação", disse Richtmann.

A especialista afirma que, de toda forma, mesmo limiar da eficácia (50%) já teria um impacto no enfrentamento da pandemia do Sars-CoV-2. "Se vier, 50%, 60%, 70% ou 80%, a vacina é o que temos de melhor neste momento para começar a reduzir a carga da doença."

Richtmann ainda lembrou que a Sinopharm, que produz vacina contra a Covid-19 com tecnologia semelhante à Sinovac --vírus inativado-- afirmou no começo de dezembro ter observado eficácia de 86%. Isso, porém, não significa que a Coronavac seguirá o mesmo padrão.

Independentemente do motivo do novo adiamento, uma das preocupações é o efeito de desconfiança na população que o ruído provocado nesta quarta pode causar.

"O grande erro é marcar uma data para entrega. Você só deveria marcar uma data quando estivesse tudo pronto", diz Márcio Bittencourt, mestre em saúde publica pela Universidade Harvard e médico do Hospital Universitário da USP.

Bittencourt diz que a comunicação incompleta pode passar a impressão de falta de transparência e minar a confiança da população. "Se digo que sei o resultado, mas não posso mostrar, a impressão que dá é que eu não posso mostrar porque não é tão bom assim. O leigo vai pensar: 'se fosse bom ele poderia me dizer'."

A situação se torna mais delicada por se tratar de uma vacina já altamente politizada, em especial pela ação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já chegou a comemorar uma interrupção dos testes com a Coronavac após o suicídio de um voluntário --além de frequentemente alardear informações falsas sobre supostos efeitos colaterais da vacina, jamais registrados.

"Isso é exatamente o que o Butantan não precisava, porque a vacina deles já está sofrendo com teorias conspiratórias desde o começo", afirma Natália Pasternak, doutora em microbiologia pela USP e presidente do IQC (Instituto Questão de Ciência).

O que Pasternak diz pode ser visto em pesquisa Datafolha recente. Questionados se tomariam uma vacina produzida na China, cerca de 50% da população disse que não.

Segundo a presidente do IQC, a população pode ler os adiamentos como discurso desonestos. "Por mais que a gente, na ciência, tenha compreensão do processo e entenda que isso não quer dizer que a vacina é ruim, isso dá margem para todo tipo de especulação e teoria da conspiração."

Diante da preocupação que o movimento antivacinas causa, a ausência de informações, "o que também é uma informação", preocupa Bittencourt. "Esse é o espaço de que as pessoas que querem minar essa estratégia precisam para dizer que não funciona, para inventar número", diz. "Você dá armas para quem quer criticar de forma não honesta."

Pasternak diz que vai sobrar para comunicadores, jornalistas e divulgadores científicos, reparar o problema. "Vamos ter que lidar com a incompetência do governo do estado e do Instituto Butantan de se comunicar com a sociedade de forma honesta e transparente."

As críticas ou preocupações de parte da população têm recaído sobre a velocidade com a qual as vacinas foram produzidas e supostos efeitos colaterais.

Quanto a isso, Richtmann tranquiliza as pessoas: "Que a vacina é segura, disso tenho certeza".

Resta saber o quanto de proteção ela proporcionará.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...