sábado, 14 de novembro de 2020

Nossa posição: Vamos quebrar o tabu!

  "Vamos quebrar o tabu!"

Neste domingo, 15 de novembro de 2020, Itabuna escreverá mais um capítulo da sua história política.  Os itabunenses estarão escrevendo mais uma página, se querem uma continuação, ou uma cega aventura.

Na nossa opinião, eu não deixaria o certo, pelo o duvidoso, ou por uma aventura qualquer, pois não sabemos se o resultado vai ser bom ou ruim, do novo que venha a ganhar as eleições.

Essa prova, já temos aí, quando elegemos o governo anterior e o mesmo não fez nada, por ser “o novo”, e o município parou no tempo! 

Por tanto, vamos “quebrar esse tabu” de Itabuna, nunca reeleger um prefeito. Será bom para todos nós, para toda a população, pois o prefeito que aí, estar, tem muitos projetos para a cidade e, que, não podem ser interrompidos.

Pela sua gestão que não deixou a desejar, vamos lhe dar mais um voto de confiança, e, consequentemente, quebrar “O tabu”.

Vamos analisar pela sua experiência, competência, e a forte ligação política com a União e o Estado, que o credencia para trazer grandes investimentos para o nosso município.  A prova de que uma reeleição não é ruim, citamos como exemplo, a cidade de Vitória da Conquista, que sempre reelegeu seus prefeitos e ganhou rapidamente o rumo do progresso.  

Dos onze nomes que disputam o Centro Administrativo Firmino Alves, o melhor, ainda é o do atual prefeito! Isso para quem quer que Itabuna cresça. Torcemos para que o nosso povo não dê mais uma “cabeçada! ”, que não caia numa cega aventura...  Vamos quebrar o tabu!...

Tenho dito!

Decoração natalina embeleza o comércio de Itabuna


A Prefeitura Municipal de Itabuna está em fase de finalização da instalação da decoração natalina nas ruas e avenidas do comércio da cidade. A decoração abrange áreas do comércio onde há maior circulação de pessoas e veículos, tais como: as Avenidas do Cinquentenário, Juracy Magalhães, Princesa Isabel, e a Rua Paulino Vieira. Um diferencial deste ano é que a Passarela da Ilha do Jegue também receberá decoração, além de ser instalada uma árvore de natal de 12 metros na Rotatória que dar acesso ao bairro São Caetano.


O projeto da decoração foi assinado pelo artista Renart Sousa, cabendo à Prefeitura, através das Secretarias de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, e de Administração, as ações de implantação da infraestrutura, bem como apoio na instalação das peças e colocação de mangueiras. Vale lembrar que a decoração é uma forma de manter a tradição do Natal itabunense e estimular a economia, tendo em vista que Itabuna, como polo de comércio e serviços da região atrai milhares de pessoas que vêm às compras na área central da cidade, gerando mais vendas neste período do ano.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirma ministro

 Guedes destaca queda de contaminações e diz que vacina está chegando

Do - Diário do Poder - O Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirmou hoje (13) o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar virtualmente do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex). “Recebemos hoje a notícia de que o Brasil está oficialmente está saindo da recessão”, disse Guedes.

Ele destacou que sua “hipótese de trabalho” é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”. “O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”, enfatizou.

Para o ministro, o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável. “Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva.”

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira, mostrou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%. Em 12 meses encerrados em setembro, houve retração de 3,32%.

Empregos

Guedes ressaltou que o país criou 300 mil empregos em setembro. Segundo o ministro, o “ritmo está tão forte que talvez seja difícil manter” a criação de emprego nesse patamar.

O ministro lembrou que, em anos anteriores de crise, as perdas de emprego foram maiores no que na atual. Neste ano, até setembro, a perda chegou a 550 mil postos de trabalho, contra 650 mil na recessão de 2015 (de janeiro a setembro) e 687 mil em igual período de 2016. “Os erros de política econômica causaram mais dano do que a pandemia”, afirmou.

Teto de gastos

O ministro da Economia voltou a defender o controle das contas públicas, por meio do teto de gastos. “Não vamos aumentar impostos, então precisamos do controle de gastos”, disse.

Para Guedes, o teto de gastos é uma “barreira contra a irresponsabilidade com as finanças públicas”. “É importante que lutemos para manter esse teto para mudar o eixo da economia brasileira que era baseada nos investimentos dirigidos pelo governo.”

Guedes destacou ainda que os servidores públicos “aceitaram com patriotismo” o congelamento de salários neste ano e em 2021 como contribuição para o enfrentamento da pandemia. “Os salários estavam muito acima da média do setor privado, e o funcionalismo, com patriotismo, porque não houve grandes reclamações, aceitou essa contribuição de não pedir aumento durante este ano de pandemia e o ano que vem, quando estaremos ainda com o efeito devastador sobre as finanças públicas”, afirmou.(ABr)


NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO INAUGURADA EM ITABUNA


Dando sequência  aos serviços que aumentaram os percentuais de  coleta e  tratamento do esgoto neste município nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Itabuna, conseguiu através de um convênio com o Governo Federal, no Programa de Aceleração do Crescimento, (PAC), mais uma Estação de Tratamento de Esgoto. A  nova unidade foi construída no bairro Jorge Amado,  e  está fazendo o tratamento de todo  esgoto do Condomínio Residencial Itapoã, que foi entregue a comunidade recentemente,  á partir deste investimento, todo esgoto do bairro Jorge Amado, também  já está sendo tratado. 

Ao término da construção da nova estação, a EMASA trabalhou firme fazendo a implantação das manilhas de 0300 mm, formando a tubulação que foi entroncada na rede geral, o que possibilitou  a  interligação das redes  nova estação de tratamento de esgoto de  Itabuna. Com este investimento  mais uma vez a EMASA e a Prefeitura  conseguem retirar do Meio Ambiente, os esgotos produzidos por de mais de cinco mil famílias, aumentando consideravelmente o percentual do esgoto tratado neste município. 

Ascom/Emasa


Governo do Estado inaugura duplicação do Hospital Municipal de Jaguaquara

Com o investimento superior a R$ 8,1 milhões entre obras e equipamentos, o vice-governador, João Leão, e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguraram nesta sexta-feira (13), em Jaguaquara, a duplicação do Hospital Municipal, que é fruto de um convênio entre a prefeitura e o governo baiano.


O vice-governador João Leão destaca que o investimento demonstra o compromisso do Governo do Estado com o povo. "Principalmente com aqueles que dependem exclusivamente do SUS”, afirma João Leão, ao destacar que a unidade passou de 30 para 50 leitos.

Já o titular da pasta estadual da Saúde,  pontua que “o governador Rui Costa tem ampliado e descentralizado a assistência à saúde, possibilitando que a população residente na região Sul, cujos municípios de referência são Jequié, Itabuna e Ilhéus, tenham acesso a todas as áreas, desde a maternidade, passando pela pediatria e cirurgias de alta complexidade cardiológicas e neurocirúrgicas e em oncologia”, destaca Vilas-Boas.

Ainda de acordo com o secretário, a unidade duplicou a área construída, passando de 1,5 mil metros quadrados para mais de 3 mil. Por se tratar de uma construção antiga, foi realizada uma reforma completa para adequar o hospital as normas sanitárias vigentes. “As intervenções contemplaram rede de gases, alvenaria, pintura, serviços elétricos, hidráulicos, climatização, além da ampliação do centro cirúrgico e da emergência, com a implantação de uma sala de estabilização, bem como a readequação das áreas do ambulatório, cozinha e refeitório”, detalha Vilas-Boas.



TRE-BA orienta que eleitor leve “cola” para diminuir tempo de votação

 Recomendação visa cumprir distanciamento social para evitar o contágio do Covid – 19


Eleições 2020

No dia 15 de novembro, data em que o eleitor vai digitar os números dos seus candidatos a prefeito e vereador nas urnas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com a intenção de reduzir o tempo de votação, evitando possíveis aglomerações no dia do pleito, orienta aos cidadãos levar anotados os números de seus candidatos - a “cola eleitoral”. Recomendação visa cumprir distanciamento social por conta da pandemia de Covid – 19. Além de usar máscara, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Durante a votação, para preservar o sigilo do voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação. É permitindo apenas consultar anotações feitas em papel. A proibição está prevista no art. 88, da Resolução n.º 23.399.    

Além da “cola”, o Regional baiano orienta que, antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu local de votação, pois algumas seções eleitorais foram alteradas. A consulta pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, no Google Play ou na App Store, na opção “onde votar”.

Para consultar os dados eleitorais, incluindo o novo local de votação e seção, os eleitores também poderão acessar o site do TRE-BA (http://www.tre-ba.jus.br/), ligando para (71) 3373-7000 ou falando com a atendente virtual ‘Clara’, por meio do WhatsApp - 71-99602-7777, serviço funciona 24 horas, em todos os dias da semana.

Horário de votação ampliado

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: das 7h às 17h. Das 7h às 10h, o horário será preferencial para maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. Mesmo com o horário prioritário, os eleitores que não fazem parte deste grupo também poderão votar. Apesar de o horário ser preferencial, ele não será exclusivo.  

De acordo com Rita de Cássia Ferreira Souza, chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral, outras pessoas também poderão se dirigir ao local de votação nesse horário, “no entanto, como em todos os horários, elas deverão aguardar na fila e serão atendidas após a prioridade”.

Para auxiliar os trabalhos no dia das eleições, os locais de votação terão coordenadores de acessibilidade, exclusivamente, para receber, encaminhar e dar o tratamento adequado a essas pessoas que têm prioridade. “Qualquer dificuldade que os eleitores tiverem, eles poderão procurar, em seu local de votação, os coordenadores de acessibilidade, que estarão identificados com camisas azuis”, completou Rita.

Do - tre-ba.jus.br/admin-tre-ba/noticias



Vitória quebra jejum de 9 jogos sem vencer e bate o Figueirense por 3 a 0

 

Os gols foram anotados por Fernando Neto, Léo Ceará e Guilherme Rend. (Foto: Site Oficial da CBF/Divulgação)
Do - jornaldamidia.com.br - Em mais uma partida válida pela 21ª rodada da Série B do Brasileirão, Vitória e Figueirense se enfrentaram nesta quinta-feira (12), no Barradão, com o time da casa quebrando um jejum de nove jogos sem somar três pontos. Com gols de Fernando Neto, Léo Ceará e Guilherme Rend, o Leão bateu o time catarinense por 3 a 0.

Com o resultado positivo em casa, o Vitória chegou aos 24 pontos e manteve a 16ª colocação, mas conseguiu abriu quatro pontos do Náutico, o primeiro time da zona de rebaixamento. O Figueirense segue com 19 e em 18º lugar.

As duas equipes entram em campo novamente na próxima sexta-feira, 20 de novembro, pela 22ª rodada. Às 16h30 (de Brasília), o Vitória recebe a Ponte Preta no Barradão. Um pouco mais tarde, às 21h30 (de Brasília), o Figueirense, que segue longe de Santa Catarina, enfrenta o Cruzeiro no Mineirão.

O jogo

O início da partida em Salvador começou movimentado. Controlando as ações diante do Figueirense, o Vitória abriu o placar logo aos três minutos de bola rolando. Wallace lançou Thiago Lopes na área, que apenas rolou para Fernando Neto bater de primeira e fazer 1 a 0. Depois, aos 22, Frizzo deu passe para Léo Ceará na intermediária, que dominou e finalizou para marcar um belo gol no Barradão. Instantes depois, o jogo foi paralisado por cerca de 20 minutos por causa da queda de energia elétrica no bairro Canabrava, onde o estádio está localizado. No retorno, o Leão manteve o domínio e ainda teve chances de ampliar nas finalizações de Léo Ceará e Fernando Neto.

Na volta do intervalo, o Figueirense começou a pressionar e quase descontou com Everton Santos, parado em defesa de Ronaldo aos dois minutos. Léo Artur também levou perigo, que ficou com sobra de bola na área, mas acabou mandando para escanteio. Administrando o resultado, o Vitória aumentou a vantagem na marca dos 11. Após boa trama rubro-negra, Rafael Carioca rolou para Fernando Neto, que chutou em cima da defesa. Guilherme Rend pegou o rebote de longe e mandou uma bomba para fazer 3 a 0. Antes do apito final, a equipe catarinense teve nova chance de descontar, mas Ronaldo defendeu a boa finalização de Gabriel Barbosa e manteve o placar inalterado.

Russo anuncia apoio incondicional a Jé em Ibirapitanga

O ex-prefeito de Ibirapitanga, Ruiverson Lemos Barcelos, mais conhecido como Russo, que comandou a cidade entre os anos 1997 a 2004, anunciou nesta quinta-feira (12), em entrevista a Tarcio Pinheiro, na Rádio FM Itamarati, o apoio as candidaturas de Jé e Franklin, na corrida para prefeitura municipal. Durante a entrevista, ele falou sobre a importância do voto, que definirá o futuro político da cidade. 

Russo também afirmou sobre a consolidação da campanha do Partido Progressistas 11, em Ibirapitanga. “A candidatura de Jé e Franklin está consolidada. É uma candidatura que tem trânsito em Salvador, Brasília, que tem canais, pois governo algum governa bem sem boas conexões, com os governos estadual e federal e isso eles têm”, pontuou.

Acompanhando o mais novo apoiador, na entrevista, Jé agradeceu a confiança do ex-prefeito. “Nossa campanha cresce a cada dia e isso nos leva a acreditar, em uma vitória neste dia 15 de novembro. Ainda temos muito a fazer, muitos votos a agregar para a família 11, mas estamos no caminho certo. Estamos fazendo a nossa campanha leve, sem baixarias ou ataques e isso tem sido o nosso diferencial”, afirmou.

Ao final da entrevista, ele comentou sobre o cuidado do gestor, com amor e carinho e orientou a todos no dia das eleições. “Que os Ibirapitanguenses, que ainda tem apreço pelo o que eu fiz e que vou fazer por essa terra, que iremos marchar todos juntos, com o vermelho, com o 11, rumo à vitória no dia 15 de novembro”, finalizou.

 Por Ary Miranda. Fotos: Eduardo Freire

Prefeito Fernando Gomes lamenta perda da médica Zina Macedo

 Nota

"Deixa uma lacuna imensurável na área médica de Itabuna"

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, lamenta profundamente o falecimento da médica pediatra Zina Macedo que faleceu nesta quinta-feira (12), deixando uma lacuna imensurável na área médica de Itabuna e região. Que Deus conforte a todos os familiares e amigos neste momento de dor.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

No seu último comício eletrônico Fernando Gomes agradece a Rui Costa e Jair Bolsonaro

 

(Fala também do início das obras de duplicação da Ilhéus/Itabuna ainda este ano)

O prefeito Fernando Gomes que disputa com mais dez candidatos às eleições de Itabuna no próximo domingo (15), para prefeito, apresentou na noite desta quinta-feira, mais um comício eletrônico, com a participação de milhares de internautas. O comício foi transmitido ao vivo pelo Instagram e Face book e outras redes sociais.

Na oportunidade o prefeito agradecendo a todos que coordenaram sua campanha, e expondo seus projetos para o futuro, caso seja eleito, também agradeceu penhoradamente ao Governador Rui Costa, pela sua atenção a Itabuna, aprovando as suas reivindicações.

Outro agradecimento especial foi feito ao Presidente Jair Bolsonaro, que através de um pedido seu, com a permissão do Governador, autorizou a construção da duplicação do trecho da rodovia BR-415, entre Itabuna e Ilhéus. Também a contribuição do Governo Federal, “não deixando faltar recursos para o combate da Covid-19, a nossa cidade”, além de liberar 30 aparelhos respiradores.

Fernando Gomes que acredita na sua vitória (36) no próximo domingo elogiou e agradeceu todos os médicos, enfermeiros e funcionários da saúde que desempenharam “sem medo” e continuam atendendo os pacientes infectados, quando anunciou para o Hospital de Base, uma ala para a cirurgia coronária.  

“Se eu perder a eleição, não vou perder nada, quem perde é Itabuna” disse Fernando Gomes, chamando atenção da população Itabunense, para não ser enganada mais uma vez.    

      

EMASA EXPLICA A FALTA DE ÁGUA TRATADA NA CIDADE

 FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ESTAÇÃO PREJUDICA ABASTECMENTO 

A EMASA vem a público informar que desde as primeiras horas da manhã desta quinta feira, 12 de novembro, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido na Estação de Tratamento e Distribuição,  localizada no bairro são Lourenço. 

Até o momento a Coelba não nos  informou a que horas o sistema voltará ao funcionamento normal,  com isto o cronograma do abastecimento que já estava prejudicado com as intercorrências dos últimos dias, fica ainda mais complicado.  Mas a  EMASA, tendo conhecimento dos fatos, manterá suas  manobras abertas para as áreas que ainda não foram completamente abastecidas. 

Pedimos desculpas a todos  pelos transtornos, e continuamos vigilantes para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. 

ATENÇÃO- EMASA INFORMA 

Meio dia de hoje 12 de novembro, a Coelba, concluiu seus serviços  na Estação de Tratamento e Distribuição de Água, no bairro São Lourenço, e o fornecimento da Energia Elétrica foi reiniciado.  

Os motores e bombas da EMASA já estão funcionando, e em poucas horas as comunidades já estarão sendo abastecidas novamente,  A EMASA agradece o apoio e a compreensão de todos, e em especial o  apoio da Imprensa comprometida com a informação, na divulgação do ocorrido. 

Ascom/Emasa

Foto: Arquivo

Mulheres marcam encerramento da campanha eleitoral de Fernando Gomes no rádio e na televisão



Uma mobilização de mulheres representando os diversos segmentos da sociedade itabunense  marcou o encerramento da campanha  eleitoral no rádio e na televisão, com uma manifestação de apoio a Fernando Gomes, candidato à reeleição e a um sexto mandato em Itabuna, que lidera a coligação Deixa Fernando Trabalhar. O evento terminou com um adolescente lendo para o candidato o Salmo 91, escrito por Moisés e que começa com uma declaração firme de que Deus é o refúgio, a  fortaleza e o porto de seguro, considerado um dos textos mais bonitos da Bíblia.


Emocionado com a surpresa, Fernando Gomes agradeceu o apoio recebido das mulheres e que marcou uma série de adesões à sua candidatura nos últimos dias de campanha, destacando a importância de uma grande mobilização para a eleição do dia 15 e que também será marcada pelo voto de gratidão. 

Também nesta quinta-feira, ele esteve reunido com representantes de lojas maçônicas, com quem discutiu propostas para um novo mandato  e  às 18 horas, Fernando e Son Gomes, candidato a vice, participam de uma live pelo Zoom, com transmissão pelo Instagram e Facebook reafirmando seus compromissos de campanha. O comício virtual tem a participação confirmada de lideranças do PTC, Republicanos, Solidariedade, PSL e PMN.

ROTARY CLUB DE ITABUNA EMPOSSOU QUATRO NOVOS MEMBROS EM REUNIÃO FESTIVA

 

O Rotary Club de Itabuna ganhou mais alguns reforços para ajudar na bela missão de atender às necessidades dos mais carentes da comunidade. Na noite da última terça-feira, 10 de novembro, um dia após o aniversário de 79 anos de fundação do clube de serviço, foram empossados quatro novos companheiros em reunião festiva que aconteceu virtualmente. Agora fazem parte do grupo Marcos Bandeira, Guilherme Gussão e o casal Ary Paranhos e Mírian Paranhos. Os dois últimos retornam ao clube, do qual fizeram parte há alguns anos e haviam se desligado. Os rotarianos recém empossados, que chegam para somar no serviço ao próximo, são personalidades já atuantes na cidade, conhecidos por suas contribuições para o desenvolvimento dela.

Durante a solenidade de admissão, os empossados tiveram suas biografias apresentadas por seus respectivos padrinhos. O presidente do Rotary Club de Itabuna Marcus Vinícius Rodrigues compartilhou sobre a apadrinhada Mírian Paranhos, administradora, também formada em Direito e especialista em Gestão Hospitalar. Padrinho também de Ary Paranhos, graduado em Farmácia Bioquímica, especialista em Análises Clínicas e sócio do LAP Laboratórios, Rodrigues leu o currículo do rotariano empossado. Apadrinhado pelo doutor João Otávio Macêdo, Marcos Antônio Bandeira, juiz aposentado, professor da UESC e FTC, mestre pela UFBA e doutorando em universidade argentina foi mais um admitido como associado representativo. Advindo do interior de São Paulo, Guilherme Antônio Gussão, que atua na área de Engenharia de Controle e Automação e também Gestão de Projetos, tem como padrinho no clube o rotariano Diôgo Rodrigues.

Durante ato de admissão, o presidente Marcus Vinícius Rodrigues desejou boas vindas a todos em nome do conselho diretor e membros do clube. “Contamos com vocês atuando no Rotary que é uma organização comprometida com o social. Vocês foram escolhidos para serem associados ao Rotary por possuírem capacidade de transmitir a mensagem de amor ao próximo e ‘Dar de si antes de pensar em si’, conforme o lema rotário”, disse.

Em seus pronunciamentos, os recém-empossados externaram sua satisfação em fazer parte do grupo, agradecendo por todo o companheirismo e receptividade e firmando o compromisso de tornar o Rotary ainda maior. “Estamos honrados em fazer parte desse processo de solidariedade, de prestar serviço à comunidade, atuando para diminuir a desigualdade social e amparar os necessitados, que é o principal papel do Rotary”, afirmou Bandeira, agradecendo a oportunidade de servir. Em seguida, de acordo com tradição, os quatro receberam o distintivo do Rotary para usar na lapela.

“A grande família rotária se alegra com sua chegada hoje. São quatro presentes que nossa organização recebe. Mais braços fortes para ajudar no trabalho de atender aos mais carentes. Vocês vêm para nos ajudar a abrir mais oportunidades”, comemorou o Governador do Distrito 4391 no ano rotário 2020-21 Luiz Cruz que esteve acompanhado por sua esposa Yara Cruz.

Participaram também da solenidade transmitida pelo zoom as governadoras assistentes do D4391 Alessandra Morelli e Francenide Torres, além da presidente da Casa da Amizade Cheila Tatiana Santos, da presidente do NRDC da Creche Irmã Margarida, Conceição Soares, do presidente do Interact Liga da Imaginação Iago Alves, do presidente do Rotaract Itabuna Universitários Paulo Uendel Silva e membros da casa da Amizade. A posse foi prestigiada ainda por representantes de outros clubes da região como o RC Itabuna Sul e o RC de Jequié Norte, pela governadora Anaci Paim, governador Luís Coelho, vice-governador Paulo Pereira e esposa Dôra, pela primeira secretária da ABROL Bahia Ceres Marylise Rebouças de Souza e pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo - DQA do D4391 Leozildo Pedrosa.

Ascom Rotary

 

Em nova decisão, juíza condena Marão a retirar foto do governador Rui Costa de todo o material de campanha

Em nova decisão, a juíza eleitoral Raquel Ramires François, da 25ª Zona Eleitoral,  obriga ao prefeito Mário Alexandre (Marão) que retire a imagem do governador Rui Costa (PT) de todos os adesivos perfurados afixados nos veículos e de todo o material gráfico distribuído na sua campanha à reeleição, sob pena de pagar multa de R$ 5 mil, por dia, no caso de descumprimento da medida. No início da semana, a juíza já havia determinado a retirada da foto do governador da placa do comitê de Marão, mas a coligação do prefeito ainda não cumpriu a decisão judicial.  

 A decisão da juíza atendeu à representação do candidato a prefeito Cacá (11) e do vice Everaldo (PT), da Coligação “O Futuro é Agora”, que acusa o prefeito Marão de cometer crime eleitoral através do uso da imagem do governador da Bahia, Rui Costa, na sua propaganda política. Rui Costa é do Partido dos Trabalhadores (PT), que apoia Cacá e Everaldo, e não ao prefeito Marão.  

 

A juíza eleitoral comprova, por meio da lei 9.404 no art 45, que a coligação do prefeito usou de forma indevida, a imagem do governador e ainda o áudio da sua voz, extraída de reportagens antigas e inseridas no programa eleitoral da coligação. Segundo a magistrada, o recurso utilizado “tem potencial de confundir o eleitorado a até induzi-lo a erro”.   

 

O pedido foi deferido pela juíza que expediu liminar determinando que a coligação do prefeito recolha os materiais impressos utilizados indevidamente e a remoção, no prazo de 48h, sob pena de multa de R$ 5 mil, por dia de descumprimento. Desde o início da campanha, o prefeito Marão mente ao povo de Ilhéus se dizendo “candidato do governador”. 

Cacá defende ensino em tempo integral 

 


O descaso da gestão municipal de Ilhéus com a educação ficou mais evidente nos últimos dias. Escolas abandonadas na cidade, como é o caso do CAIC Zona Sul, e também no interior, onde a situação é ainda pior, revelam que a propaganda oficial esconde a face obscura da rede de ensino de Ilhéus. O candidato Cacá analisou o cenário negativo da educação no município e declarou que vai trabalhar pela “escola em tempo integral”.

 Segundo Cacá, a educação infantil em Ilhéus tem deixado muito a desejar. “Entre nossas prioridades, está a construção de cinco creches para acolher as crianças e também facilitar a vida das mães trabalhadoras”, garante o candidato da coligação O Futuro é Agora (PP-PT-PCdoB-DC-Rede). Para Cacá, a educação infantil\básica merece total atenção no sentido de otimizar a relação ensino-aprendizagem e valorizar o futuro de nossos jovens.

 Ele lamenta o diagnóstico negativo da educação municipal. E salienta as queixas da comunidade, como no caso do abandono de uma das principais escolas da cidade, que é o CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança) da zona sul, e a demora na reforma do Instituto Municipal de Educação (IME), entre outros problemas da educação no município.

 Cacá enfatiza que o descaso é pior na zona rural do município. Moradores das localidades de Santa Maria e de Búzios, por exemplo, denunciam o abandono das unidades escolares, que estão com os telhados danificados, as paredes sem pintura, banheiros não têm água e os vasos sanitários quebrados. Por sua vez, o líder comunitário de Ponta da Tulha, Reinan Santos, diz que lá a Prefeitura possui dois imóveis alugados para a educação, embora só use apenas um. Há problemas também no Aderno, no Retiro e na maioria das comunidades rurais.

 A comprovação de todo esse descaso com a educação está refletida nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A rede municipal de ensino de Ilhéus não atingiu as metas projetadas para 2019. O número projetado para o 5º ano (antiga 4ª série) era de 4.9, mas Ilhéus permaneceu com 4.6. O resultado obtido para o 9º ano (8ª série) foi ainda pior. A meta projetada era de 4.6, mas Ilhéus conseguiu atingir apenas 3.6 


Por - Rildo Mota

Ministério da Saúde reestabelece sistema de notificação da Covid-19

Nesta quinta-feira (12), o Ministério da Saúde reestabeleceu o acesso dos estados e municípios aos sistemas de notificação dos casos de coronavírus (Covid-19). Há sete dias os servidores do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) foram bloqueados em virtude de um ataque hacker na rede ministerial, impossibilitando que os entes federados fizessem os lançamentos e o download das bases de dados. Como consequência, ocorreu um represamento de notificações.


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) solicita aos 417 municípios que realizem as notificações atrasadas da  Covid-19 nos sistemas oficiais, tais como SIVEP-Gripe, e-SUS Notifica, GAL/Lacen e o FORMSUS.
 
Vale ressaltar que a Covid-19 é uma doença de notificação imediata e que os dados epidemiológicos são de fundamental importância para avaliar o impacto das ações efetuadas e subsidiar efetivamente as decisões da gestão, como o planejamento e monitoramento das ações de saúde e o controle da doença.

É de vital importância que os sistemas de informações estejam atuais e com dados pertinentes. Permanece o prazo de 24 horas para o envio dos documentos após o óbito, assim como os encerramentos dos casos nos sistemas oficiais citados. 
Secom

Copa do Brasil: confira os resultados e quem ficou com a vantagem para o jogo de volta.

 

Do - jornaldamidia.com.br - A Copa do Brasil vai chegando à sua reta final e agora os classificados nesta fase das quartas de final já estão de olho nos jogos de volta, que acontecem já na próxima quarta-feira, dia 18 de novembro. Confira abaixo os resultados de ontem da Copa do Brasil:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...