sábado, 24 de outubro de 2020

Zé Baixinho é candidato a vereador em Itapetinga

( ZÉ BAIXINHO 25.444 - DEMOCRATA)

Cidade promissora

 
O ex-presidente do Itabuna Esporte Clube, José Rodrigues de Lima (Zé Baixinho) sob o número 25444 (DEM), está disputando uma vaga à Câmara de Vereadores de Itapetinga, sudoeste da Bahia.

Nesta cidade, Zé Baixinho, como é mais conhecido já mora há cerca de 16 anos. de luta e muito trabvalho, junto à comunidade. Hoje evangélico, pregando a palavra, e trabalhando como servidor público ao lado do atual prefeito, acredita na sua vitória no dia 15 de novembro, data da realização das eleições em todo o país. E, 25 do mesmo mês para as cidades de segundo turno, aquelas com mais de 300 mil habitantes,

Em Itabuna, Zé Baixinho foi motorista de ônibus coletivo, vereador e presidente do Itabuna Esporte Clube. Ele como presidente do IEC, na época com um trabalho bom, restaurou a boite do clube, que estava fechada há muitos anos; reconheceu a atuação de alguns funcionários, os homenageando. Entre essas honrarias, deu o nome da sala de massagens ao funcionário Joselito Santos (Zito Bolinha), que foi eternizado, conforme consta em ata. O que outras diretorias, chegaram e apagaram a memória, dessa iniciativa.

Como vereador, apresentou vários projetos de leis, aprovados por seus colegas e sancionados pelo o Executivo.

Esperamos que José Rodrigues de Lima (Zé Baixinho) tenha sucesso em mais essa jornada de sua vida, em meio de tantas outras, já vencidas.

 

Redação de Jornal: Raimundo Galvão: “Eu ganhei a parada!”

 Redação de Jornal:


As suas histórias...........................Por Joselito dos Reis

 

Raimundo Galvão: “Eu ganhei a parada!”


Nas nossas vidas existem fatos ou coisas que ficam martelando a nossa mente, parecendo implorar conte essa história ou estória. Por esses motivos resolvemos escrever alguns fatos que por acaso vimos e fomos testemunhas nas oficinas ou na redação do pujante e combativo, Diário de Itabuna, hoje com os seus arquivos no CEDOC da nossa querida UESC.

A primeira estória ou história, vamos falar do nosso saudoso amigo/professor e jornalista Raimundo Osório do Couto Galvão. Gente que ajudou no desenvolvimento desta cidade. Veio lá das terras de Valença, parar em Itabuna, após morar na nossa querida, cidade natal de Ibicaraí. Cidade essa que Raimundo Galvão amava por ofício; Galvão, marido de D. Sebastian! Como ele mesmo gostava de dizer.  Para os que têm dos 50 aos 60, de idade, lembram e sabem que Raimundo Galvão, (que na redação do jornal, recebeu o apelido de “Dr. Certinho! ”, por ser muito exigente), escrevia a coluna diária: “Contexto”. Nesse espaço, ele narrava todos os fatos de Itabuna e região, especialmente, do comércio, já que ele, além de escrever no jornal, ensinava em colégios da cidade. Lembro-me, que um desses, era o famoso “Gato de Botas”, de Rita Fontes. Também prestava seus serviços à Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL, durante alguns anos, ao lado de Diogo Caldas, passando pelas presidências de: Milton Veloso, Vily Modesto, Dalton Azeredo, Nilza Azevedo, Adolfo Gomes e outros. Apaixonado pelo futebol e torcedor do Fluminense, fazia as coleções de várias revistas e livros de séries. Entre as revistas podemos destacar a “Manchete Esportiva”, “o Placar”, “Texas”, “Pasquim”, e muitos outros. Ele era um devorador de jornais e de livros. Quando saia à tarde da CDL, tinha um compromisso de passar nas bancas de revistas e pegar seus impressos! “O jornaleiro que não guardasse! Era briga de uma semana! Chovesse ou fizesse Sol”. Quando ele, não podia pegar os impressos, no mesmo dia, o fazia no outro. Isso, porque, às vezes, atrasava, devido às reuniões de diretoria, ou banquetes da entidade. Comuns naquela época, com a economia do cacau, pujante, forte e, em crescimento... Economia essa, que mais tarde veio a ser quase totalmente exterminada, pela temível e terrível “vassoura de bruxa”, trazida pela mão humana, conforme processo (arquivado) na Policia Federal. Ilícito, que não saiu veredito e, que, agora não vem ao caso...

O certo, é que um dia “Dr. Certinho! ”, sai da CDL para o almoço e, como de costume, fazia o trajeto Cinquentenário, Adolfo Maron, passando pela porta do Diário de Itabuna, na Inácio Tosta Filho/Osvaldo Cruz, aproveitava e deixava seu material, ou seja, a coluna e seguia para o seu destino, Bairro Pontalzinho, onde morava. Neste dia, chovia! Mas, mesmo assim, ele passa na Banca de Revista, localizada na Praça Adami; os jornaleiros, seus velhos amigos: Carlos e “Malcher! ”, lhe entrega os impressos e, mesmo chovendo, ele segue seu caminho, aproveitando a proteção das marquises. Entra na Adolfo Maron, com o pacote de livros, jornais e revistas e já chegando na antiga Doll Modas, ele seguia pelo lado direito, canto da parede. Em ordem contrária vem um cidadão, mais jovem, na sua mesma direção, ele não desviou e nem a outra pessoa! Os dois pararam e ficaram a se olhar, calados..., para ver quem abriria mão do espaço. Isso não aconteceu! Faltou educação de uma parte ou da outra. Como estava demorando muito, o jornalista Raimundo Galvão (Dr. Certinho!), abriu uma de suas revistas e começou a folheá-la... O rapaz, chateado, com a inconstância de Galvão, olhou para ele e disse: “você é um velho chato..., seu velho! ”. Raimundo Galvão, na maior calma lhe respondeu: “Mas eu ganhei a parada, meu garoto...! ” O seu oponente, espumando de raiva foi embora...

Raimundo Galvão contou essa história na redação do Diário de Itabuna e foi a maior algazarra do pessoal, tanto da oficina, como da redação do jornal. Naquela época, tudo que acontecia na cidade ou região, a redação do DI, era a primeira a ser informada. Nesse dia estavam presentes, na redação, Robertão Pedreira, chefe da oficina e Edízio Santos, impressor, além de Nilson Andrade, editor, Everaldo Benedito, revisor, além do comunicador Vily Modesto e o poeta Telmo Padilha, estavam de passagem. Esperavam a chuva sessar para também irem almoçar. Essa é uma das muitas histórias/estórias do nosso saudoso, professor e jornalista, Raimundo Osório do Couto Galvão que nos deixou em agosto de 1993. Fez muito por Itabuna e merece uma honraria in-memorem, por parte de nossas autoridades legislativas.

O Diário de Itabuna, foi fundado em 20 de outubro de 1957 e encerrou suas atividades jornalísticas em 11 de janeiro de 1995.      

É poeta e jornalista - DRT/MT-Ba, 113

Fernando discute estratégias de campanha e quer a pesquisa do voto para a eleição


Em reunião com a coordenação da campanha e a  equipe  de marketing e comunicação o candidato à reeleição Fernando Gomes, da coligação Deixa Fernando Trabalhar, integrada pelo PTC, Republicanos, Solidariedade, PMN e PSL,  analisou positivamente a decisão da justiça eleitoral ao determinar medidas preventivas para combate ao avanço da covid-19, com a suspensão de caminhadas, comícios e carreatas. Ele já havia decidido suspender as caminhadas antes da decisão judicial, definiu agora,  em consenso com a equipe por  intensificar contatos com o eleitorado, mantendo as visitas rotineiras  que vem fazendo aos bairros, bem como através da  campanha na rádio, televisão e nas redes sociais, dando ênfase à criatividade e a ética, sempre com bom humor e de forma propositiva.


Com relação ao uso de fake-news e à manipulação de pesquisas eleitorais falsas, que ganharam repercussão esta semana ocupando espaço nas redes sociais e nos grupos de whatsapp, Fernando Gomes destacou que nunca acreditou em pesquisas, lembrando o velho adágio político de que eleição e mineração só depois da apuração, pois, “sempre acreditei na força do voto, e no trabalho que conduz à realização de grandes obras.”

Na sua estratégia de campanha, Fernando Gomes decidiu mostrar as obras realizadas em cinco mandatos na administração de Itabuna e o projeto de aquisição da usina asfáltica, o que vai permitir levar pavimentação asfáltica para todos os bairros. O elenco de obras vai incluri ainda a construção de uma nova ponte e mais uma passarela sobre o rio Cacheira, além  o fortalecimento e ampliação do Hospital de Base, que está sendo transformado no melhor hospital do interior baiano, com mais de 30 leitos de UTI implantados para o enfrentamento da covid—19 e a implantação do parque da cidade.

Outro foco da campanha propositiva será a divulgação do apoio que vem recebendo de políticos e parlamentares de diversos partidos, de lideranças empresariais, comunitárias e religiosas, que serão anunciadas na reta final da campanha, além da divulgação de fatos positivos como a recuperação da economia grapiúna após o relaxamento das medidas de isolamento social, como foi destacado recentemente numa reunião de entidades empresariais.
Fernando Gomes não quer se descuidar da questão da covid-19, ao analisar o crescimento de número de casos na Europa e aqui no Brasil, no estado de Amazonas, o que deve ser evitado em Itabuna para garantir a preservação de vidas humanas que importam.

ascom da coligação Deixa Fernando Trabalhar 

Cacá defende reintegração dos servidores afastados por uma questão de Justiça

 

O candidato a prefeito de Ilhéus, Cacá, da coligação O Futuro é Agora, reafirmou hoje, dia 23, o compromisso de adotar providências para a reintegração dos servidores admitidos entre 83-88, afastados pelo atual prefeito de forma desumana e cruel. Ao lado de Everaldo Anunciação, candidato a vice, Cacá conversou com uma comissão de servidores, nesta segunda-feira, e ouviu relatos emocionados desses trabalhadores diante das dificuldades que suas famílias vivem por causa da atitude do prefeito.

 

Afastados de seus postos de trabalho, desde janeiro de 2019, os servidores de 83-88 têm sofrido uma verdadeira perseguição política por parte do prefeito, que submete suas respectivas famílias a uma série de humilhações, deixando-os sem segurança alimentar e sérios problemas de saúde. Sem direito a salário, vale-alimentação ou qualquer outro benefício, os servidores aguardam a decisão do Tribunal de Justiça para a reparação de seus direitos trabalhistas. 

 

Para Cacá11, o prefeito agiu com profunda maldade contra os servidores, quando traiu os acordos mantidos com as diretorias dos sindicatos e os afastou da Prefeitura após 34 anos de serviços prestados ao município. “Isso é um erro histórico. O respeito a esses servidores é uma questão de Justiça”, afirmou Cacá.

 

O candidato a vice-prefeito, Everaldo Anunciação, disse que também já foi vítima desse tipo de ação política quando era servidor da Ceplac, mas resistiu e foi reintegrado pela Justiça. Para ele, o prefeito de Ilhéus tem um problema ético no trato dessas questões, além de não ter compromisso popular com o social.

 

Se eleito prefeito, Cacá afirmou que imediatamente reunirá os procuradores do município com os representantes jurídicos dos servidores afastados para encontrar uma solução diante desse problema. Até porque, essa atitude irresponsável do prefeito pode gerar precatórios milionários contra a Prefeitura.

       Por - Rildo Mota  

Brasil tem o menor número de pessoas com covid dos últimos 130 dias

 Número de casos ativos despencou 51,3% e é o menor desde o dia 15 de junho



Em queda livre desde 8 de agosto, quando atingiu o pico de 818,5 mil, o número de casos ativos, pessoas atualmente infectadas pela covid, despencou 51,3% para 399 mil nesta sexta, segundo o Ministério da Saúde. Ao contrário de europeus como França e Espanha, que têm números recordes de infecção este mês e já passaram de 1 milhão de casos, o Brasil tem o menor número de doentes dos últimos 130 dias. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A queda nas mortes também foi de 52%, segundo o Worldometer, que monitora a pandemia no mundo. A média diária caiu de 1.019 para 493.

No mesmo período, o Brasil também reduziu a média de casos em 48% o número de casos, de 43,5 mil para 22,7 mil, segundo o levantamento.

França, Espanha, Reino Unido e Itália juntos “dão um Brasil”, mas os casos nesses subiram 917% e as mortes, incríveis 1.496% no período.



sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Defesa Civil de Itabuna em alerta máximo por conta das chuvas

 

Rio Cachoeira hoje

 A Defesa Civil de Itabuna está em alerta por conta das chuvas que tem caído na cidade desde a manhã desta sexta-feira (23). Nas últimas 4 horas foram registrados 24mm de chuva. A previsão é que até o fim do dia mais 12mm atinjam a cidade. O alerta segue durante todo o fim de semana, até a próxima segunda-feira (26), quando são esperados 40mm de chuva. Com o alto volume de chuva, a Defesa Civil alerta que muitas localidades podem ficar com áreas propícias para deslizamentos de terras em decorrência do solo encharcado de água. Até o início da tarde desta sexta-feira (23), nenhum caso de deslizamento de terra foi registrado.


Contando com o suporte de todas as secretarias municipais, a Defesa Civil de Itabuna orienta a população para que mantenha o estado de alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos de terras em áreas vulneráveis, e que informe toda e qualquer situação que coloque em risco famílias e imóveis. Em caso de acidentes ou identificação de risco, importante entrar em contato pelo número (73) 98124 5647 ou (73) 98833 3499, que está à disposição da população 24h. - ascom

ROTARY CLUB DE ITABUNA VACINOU CRIANÇAS DA ZONA RURAL EM PARCERIA COM O MUNICÍPIO

Contribuindo para que a vacina contra a poliomielite chegue às comunidades mais carentes, o Rotary Club de Itabuna promove durante esse mês de outubro, com apoio do Centro de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos de Itabuna, a vacinação na zona rural da cidade, onde não chega a imunização. Ao realizar a primeira etapa do projeto, na manhã da última quarta-feira (21), o clube de serviço disponibilizou toda logística para a aplicação das vacinas nas crianças da comunidade de Ribeirão Seco, levando inclusive dois profissionais de saúde do município até a associação de moradores do bairro, onde crianças foram imunizadas. Na quinta-feira (22), o projeto foi até Jacarici, imunizar a comunidade na sede da associação de moradores. 

Além da vacina contra pólio, cuja campanha nacional tem como público-alvo as crianças de até 5 anos que ocorre até o dia 30 de outubro, foram disponibilizadas ainda, atualização da caderneta de crianças e jovens de até 15 anos também contra Febre Amarela, H1N1, HPV, ACWY, DT, Hepatite B e Sarampo, entre outras. Na ocasião, alguns idosos também puderam ser imunizados contra H1N1. Participaram da ação a rotariana e enfermeira Adriana Mozer, idealizadora e coordenadora do projeto e o rotariano Elias Veloso.


De acordo com a rotariana, a zona rural foi escolhida para receber o projeto devido à logística de acesso. “Foi muito importante essa parceria do Rotary com as comunidades, disponibilizando inclusive carro de som para alertar as pessoas a irem até a associação, isso foi fundamental”, disse, acrescentando ainda sobre sua satisfação em atuar na iniciativa. “É um projeto muito bom, que me deixou muito feliz. Muito satisfeita por fazer parte dessa ação social de combate à pólio que é o grande projeto do Rotary”, declarou.

A ação acontecerá novamente em Ribeirão Seco na próxima quarta-feira (28), devido a algumas crianças não terem sido imunizadas na primeira visita e também estará em outras comunidades abraçadas pelo Rotary. Completam a lista o Morumbi, onde o projeto acontece na terça, dia 27, e Serrado na quinta-feira, 29.

O presidente do clube itabunense Marcus Vinícius Rodrigues lembrou que através do tema do ano rotário 2020-21 “O Rotary abre oportunidades”, o clube quer reforçar a importância de promover a saúde daqueles que não tem acesso garantido a esse bem. “Cuidar da saúde das nossas crianças é abrir oportunidades ao seu bem estar e dar a elas a possibilidade de viver uma infância plena e feliz. Para isso, a colaboração da família é muito importante”, explicou. A vacinação contra pólio é uma causa pela qual o Rotary tem especial atenção. Entre os programas humanitários desenvolvidos pela instituição está a libertação de crianças do perigo da poliomielite em todo o mundo, através da distribuição de vacinas. A erradicação deste grande mal, no mundo inteiro, é o maior projeto liderado pelo Rotary Internacional.

Da Ascom Rotary Itabuna

Rede UniFTC oferece 300 bolsas de estudo de até 100% para cursos de graduação na Bahia e em Pernambuco

Interessados devem realizar inscrição para o Vestibular Super Bolsa até o dia 7 de novembro

Faltam apenas dois meses para que o ano de 2020 chegue ao fim e, geralmente, esse período costuma ser uma ótima oportunidade para quem tem planos de iniciar o curso superior dos sonhos já no primeiro semestre do ano seguinte. Para dar um incentivo nessa virada de chave, a Rede UniFTC disponibilizará a segunda edição do Vestibular Super Bolsa – uma iniciativa que consiste na oferta de 300 bolsas de estudos para os cursos de nível superior, disponíveis em todas as unidades do Grupo Educacional, exceto Medicina.

Serão disponibilizadas bolsas para todo o período do curso, com descontos que podem chegar a 100%, de acordo com a pontuação e colocação dos candidatos no processo seletivo. Os regulamentos estão disponíveis nos sites vestibular.uniftc.edu.br e vestibular.unesulbahia.com.br.

Para concorrer a uma das bolsas, os interessados devem se inscrever gratuitamente para o vestibular até o dia 07 de novembro (sábado), às 14h, no site vestibular.uniftc.edu.br ou vestibular.unesulbahia.com.br. A prova será aplicada de maneira online no dia 08 de novembro (domingo), às 13h. As informações de acesso serão enviadas por e-mail aos inscritos e o resultado será divulgado até o dia 12 de novembro.


Por -Erivaldo Bomfim

Campanha de vacinação para crianças e adolescentes será encerrada no próximo dia 30

Senado censura há 42 dias a opinião dos brasileiros sobre reeleição do seu presidente

 Censura se estabeleceu após enquete do site “E-Cidadania” registrar a repulsa de 99% de quase 9 mil eleitores à manobra

Já passa de 42 dias a “manutenção” usada como desculpa pelo Senado para retirar do ar, no site oficial, consultas públicas sobre os projetos em tramitação. A censura se estabeleceu após a enquete do site “E-Cidadania” registrar a repulsa de 99% de quase 9 mil eleitores que opinaram sobre a proposta de emenda à Constituição que permite a reeleição dos presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara). Subitamente, o site entrou “em manutenção”. Até hoje. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo a Secretaria-Geral e o Prodasen, a “manutenção” seria finalizada até 25 de setembro, mas a opinião popular segue censurada.

A avaliação sumiu a pretexto de “manutenção”, segundo o Senado, à época. Questionado novamente, não respondeu aos questionamentos.

O Senado também culpou frequentes “tentativas de ataques à rede”, que culminaram na manutenção para “varredura de segurança”. De 42 dias?

O bloqueio impede também a consulta sobre a cassação do senador Chico cuecão Rodrigues (RR), articulador da reeleição de Alcolumbre.

A enquete dava números à repulsa dos cidadãos pela manobra para reeleger Alcolumbre quando foi censurada no site do Senado.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Fernando apresenta programa de governo em entrevista na Cabrália


O candidato à reeleição Fernando Gomes, que tenta o sexto mandato como prefeito de Itabuna, liderando a coligação Deixa Fernando Trabalhar, formada pelo PTC, Republicanos, Solidariedade, PMN e PSL,  concedeu entrevista ao programa Balanço Geral, na TV Cabrália, onde apresentou seu prograna de governo para continuaidade da sua gestão. Entre as prioridades, ele destacou geração de emprego e renda, saúde, educação com inclusão do vetor militar em todas as escolas, meio ambiente e segurança pública. 


Ele começou destacando o trabalho realizado ao longo de  20 anos com prefeito em Itabuna, onde realizou obras importantes a exemplo do  Hospital de Base, que está sendo reequipado e reestruturado com a pandemia da covid-19, para ser um dos melhores do estado, com uso de tecnologia e equipamentos de ponta, além de 30 UTIs. Salientou ainda a construção do  Teatro Municipal Candinha Doria e de obras estruturantes, o que inclui a pavimentação de mais de 30 bairros. 

O candidato à reeleição lamentou as perseguições que tem sofrido ao longo do tempo, e, em muitos casos, atingem até os seus familiares. Para Fernando Gomes, Itabuna merece respeito e muito trabalho e, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas nesta gestão e da pandemia do novo corornavírus, que parou a economia da cidade, mas está sendo retomada: “hoje temos uma cidade limpa, iluminada e que se recupera”. Na área de segurança ele destacou as parcerias com o governo do estado e a Polícia Militar, bem como a ampliação e fortalecimento da Guarda  Civil Municipal.

Como político experiente, ele destaca que o povo é que vai decidir se continua  a sua gestão ou não, por isso, “quem quiser ganhar a eleição vai ter de disputar no voto e não no tapetão”. Fernando Gomes também disse que não conhece e nem pratica esse negócio de fake-news, blog e internet: ”o que sei é trabalhar e realizar obras, meu telefone é apenas para receber e fazer chamadas”, complementou.

Na entrevista ao Balanço Geral, que também será realizada com os demais dez candidatos à sucessão municipal, ele falou das propostas para despoluir o rio Cachoeira, um projeto que considera iniciado, bem como saneamento básico, saúde, educação, segurança  e mobilidade urbana, com a previsão da construção de uma nova ponte e uma passarela sobre o rio Cachoeira. Anunciou a proposta de aquisição de nova usina asfáltica, o que vai permitir ampliar o asfaltamento para toda a cidade, além das ações que pretende implantar para a geração de emprego e renda e lazer com o projeto de implantação do Parque da Cidade. 
Ascom/Coligação

JOSÉ NAZAL VICE PREFEITO, DECLARA APOIO A CACÁ

 "Governo não atendeu a vontade do povo”, diz Nazal, vice de Marão

O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal (REDE), comentou em um vídeo publicado nas redes sociais, que sua decisão de apoiar Cacá 11, a prefeito, foi baseada no sentimento de frustração com o governo de Marão, que segundo ele, não trabalhou para atender as necessidades do povo que o elegeu.


“Decidi apoiar Cacá, por querer ver o governo trabalhar, discutindo e decidindo junto com o povo. Não vi isso acontecer. Tentei de todas as formas, e acredito que podemos ter, com Cacá, um governo que faça isso com gabarito, por uma Ilhéus cada vez melhor”, declarou Nazal.    

Na época, Nazal só aceitou a missão depois de dar um aviso importante: “se sair da linha, dos interesses de Ilhéus, eu grito”. De fato, o atual vice-prefeito gritou e rompeu com Marão, após discordar de sua maneira de fazer política e das ações adotadas pela Administração Municipal.
Por - Rildo Mota

Diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde Parabeniza Ibicaraí pelos seus 68 anos.

DIRETOR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE FILHO  DE IBICARAÍ 


Um dos filhos mais ilustres da cidade de Ibicaraí, Laurício Monteiro Cruz, hoje integrando como Diretor, o Departamento de imunização e Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, em Brasília, conforme sua mensagem aos 68 anos de emancipação-politico-administrativo do município de Ibicaraí, demonstra que nunca esqueceu suas origens, o que deve ser um orgulho para todos seus conterrâneos e a população de Ibicaraí, neste 22 de outubro de 2020.  

 Doutor Laurício Monteiro,  que é filho do senhor Josias e D. Guiomar Monteiro Cruz, nasceu no Distrito da Saloméa e, com muito orgulho,  fala de sua passagem como estudante da Academia de Educação Montenegro, destacando os seus fundadores e professores: Oscar Mattos e Valdir Pinto Montenegro  Mattos. Hoje mantendo essa grande amizade com o jornalista, Waldyr Montenegro (Boró), filho caçula dos ilustres professores, que não se  encontram mais entre nós.

Informações: Blog do Boró 

Hoje, Ibicaraí completa 68 anos!




MENSAGEM DE Drª. MONALISA TAVARES
E pra mim, o mais doloroso é o sentimento de perda. De que estamos andando para trás. 
Nessa data tão importante, precisamos mais do que nunca, ter fé e esperança que dias melhores virão para o nosso povo!
Uma cidade que respeite o seu povo e valorize os seus profissionais!
O nosso presente, é dizer não há tantas perdas e seguirmos juntos para a retomada do desenvolvimento!

Drª. Monalisa Tavares

Ônibus movido a GNV e biometano começa a circular em fase de teste na capital baiana


Começou a circular em Salvador, nesta quarta-feira (21), o primeiro ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e biometano. A chegada do veículo na capital baiana faz parte de uma ação experimental que envolve a Bahiagás, Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a montadora Scania. Até a próxima segunda-feira (26), o ônibus fará o trajeto Aeroporto – Praia do Forte, nos horários das 6h e 15h, e será cobrado o valor praticado atualmente, que é de R$ 8,10.


O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, explicou que o período de demonstração servirá para que a gestão estadual possa avaliar futuras licitações de transporte. “Nós estamos fazendo esse período de teste por dois motivos, trazer uma redução do valor da tarifa para o usuário na futura licitação e poder ter uma transição para combustíveis ambientalmente mais corretos. É uma experiência para avaliar o custo desse veículo em comparação com o veículo movido a diesel”.

O ônibus tem capacidade para 110 passageiros, com ar condicionado, plataforma elevatória e assento especial para deficientes visuais acompanhados de cão guia. Neste período de pandemia da Covid-19, o ônibus irá circular com capacidade reduzida e adoção das medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde.

Na demonstração realizada para a imprensa na manhã desta quarta-feira, o veículo fez o percurso entre o Farol da Barra e o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Para Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, a economia e impacto ambiental são pontos fortes do veículo. “A economicidade é um elemento central já que estamos tratando de um combustível fóssil menos poluente, muito mais barato e com mesma capacidade energética que o diesel, principal combustível utilizado nos veículos pesados hoje em dia”.

Entre os benefícios desse modelo de transporte está a redução das emissões de gases de efeito estufa e óxido de nitrogênio. Outro ponto positivo é a diminuição da poluição sonora nas grandes cidades, devido a baixa emissão de ruídos.

De acordo com o gerente comercial da Scania, Igor Sotero, o veículo é 20% mais silencioso do que outros modelos do gênero. “Comparado com um veículo a diesel, este ônibus tem cerca de 20% a menos de custo por quilômetro rodado. Além disso, chega a 80% a menos de expurgação de materiais particulados e de dióxido nitroso”, pontuou.

Salvador é a primeira capital do Nordeste a receber o veículo, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Daqui, o veículo seguirá para o estado do Paraná.
Secom
Fotos: Camila Souza/GOVBA

TRANSPORTE COLETIVO EM ITABUNA

 ASSUNTO: CONVOCAÇÃO DE VANS PARA ATENDIMENTO AO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA DURANTE A PANDEMIA EM CONFORIDADE COM A PORTARIA SESTTRAN Nº42/2020.

 

A SESTTRAN através da Diretoria de Transportes convoca os proprietários de vans de passeio, turismo e escolares a se apresentarem na sede do órgão no antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pino, bairro Lomanto, das 08:00hs até às 14:00hs interessados em realizar o serviço de transporte de passageiros no município.

Existe ainda a disponibilidade de linhas para o atendimento a população, que saem dos bairros até o centro da cidade.

Informamos ainda que é necessário somente levar xerox da CNH e CRLV atualizados, além do veículo para fazer a adesão ao serviço. Irá receber a Permissão de Circulação, além da linha e horários a cumprir.

Estamos cadastrando veículos também de outros município com capacidade a partir de 7 (sete) lugares, e onde todos os ocupantes terão que utilizar máscaras e uso do álcool gel disponível aos ocupantes.

                                             
Itabuna, 21 de outubro de 2020.

 
Pedro Miguel Kruschewsky Júnior
DIRETORIA DE TRANSPORTES

Governo convoca 184 reservistas da Polícia Militar

O Governo do Estado publica, na edição  desta quinta-feira  (22) do Diário  Oficial ,  a convocação  de 184 reservistas  da Polícia  Militar. A atividade remunerada será em cargos não operacionais, como na guarda de quartéis, serviços  administrativos, atendimento 190, entre outros.

O objetivo  do chamamento é otimizar o trabalho da PM nas ruas, com a liberação  de profissionais que hoje atuam em regime administrativo.


Secom  

Senado aprova Kassio Marques para o STF com votação expressiva: 57×10

 Após quase 10 horas de sabatina, indicação seguiu para o plenário e foi aprovada sem dificuldades



Do - Diário do PoderO plenário do Senado acaba de aprovar a indicação do juiz Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Foram 57 votos a favor da indicação e apenas 10 votos contrários, resultando em uma aprovação sem dificuldades. 

Marques passou por uma sabatina de quase 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça, onde respondeu aos questionamentos de pelo menos 25 senadores sobre diversos temas como prisão após 2ª instância, homofobia e racismo, sendo considerado apto a ocupar a vaga do ministro aposentado Celso de Mello.

Após a aprovação da indicação pelo Senado, o próximo passo é a publicação da nomeação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...