sábado, 15 de agosto de 2020

Força Nacional ajudará PF a conter onda de violência no Amazonas

Após a série de ataques no Ceará, a Força Nacional de Segurança Pública está fazendo o policiamento ostensivo nas ruas de Fortaleza, em apoio aos agentes de segurança do estado.

Da - AgenciaBrasildeNotíciasAgentes da Força Nacional de Segurança Pública chegaram ontem (14) a Nova Olinda do Norte (AM), a cerca de 130 quilômetros ao sul de Manaus. Ao menos sete pessoas – incluindo dois policiais – foram mortas a tiros, na cidade, desde que as forças policiais do Amazonas deflagraram, no início do mês, uma operação contra o narcotráfico na região.

A pedido da Polícia Federal (PF) e em cumprimento a determinação da Justiça Federal, os agentes da tropa especial, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, participarão das ações necessárias “à preservação da ordem pública e da incolumidade [integridade] das pessoas e do patrimônio”.

Por razões estratégicas, nem o ministério nem a PF informam o número de agentes empregados na ação prevista para durar 60 dias – prazo que poderá ser prorrogado caso a PF entenda ser necessário.

Assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a autorização para o emprego do efetivo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14).

Histórico

No fim do mês de julho, o então secretário executivo do Fundo de Promoção Social do Amazonas, Saulo Moysés Rezende Costa, foi baleado no ombro enquanto pescava com um grupo de amigos no Rio Abacaxis dando visibilidade à violência na região do médio Rio Madeira.

Costa, que não tinha a licença necessária para pescar no local, informou às autoridades policiais que, pouco antes de ser alvejado, havia discutido com um grupo de pessoas portando armas, facões e tochas, e que exigia que o ex-secretário e seus acompanhantes deixassem a região. Esta semana, o governo do Amazonas exonerou Costa do cargo de secretário – sem explicar os motivos para a saída.

A partir dessa ocorrência, a Secretaria estadual de Segurança Pública deflagrou, no dia 3 de agosto, uma operação policial com apoio de equipes da Companhia de Operações Especiais (COE) e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar que foram deslocadas para Nova Olinda do Norte.

Ao fim do primeiro dia de ação, os agentes foram emboscados e dois policiais militares - o terceiro-sargento Manoel Wagner Silva Souza e o cabo Márcio Carlos de Souza - acabaram sendo mortos. Outros dois PMs ficaram feridos.

Diante da ação criminosa, o governador Wilson Lima prometeu rigor na apuração dos crimes e determinou que o próprio comandante-geral da PM seguisse para a região, com reforços. “Determinei ao coronel Ayrton Norte que só volte a Manaus quando tiver uma resposta efetiva do que aconteceu. Não existe resposta mais significativa do que punir essas pessoas e coibir essas atividades criminosas que acontecem há algum tempo no estado”, declarou Lima durante cerimônia pública.

No decorrer das investigações, policiais identificaram indícios de tráfico de drogas, formação de milícia armada e possível existência de uma facção criminosa atuando na região, segundo a secretaria de Segurança Pública. Com as suspeitas, a abordagem e revista de embarcações, a busca por áreas de plantio de maconha e a ação ostensiva contra o crime foram intensificadas.

Até a última terça-feira (12), quatro grandes plantações de maconha já tinham sido localizadas e três pessoas suspeitas de ligação com uma organização criminosa foram detidas.

Violência policial

Dias após a deflagração da operação policial, ribeirinhos e entidades civis começaram a denunciar a violência de alguns agentes públicos contra moradores da região.

No último dia 7, o corpo de Josimar Moraes Lopes foi encontrado em um igarapé, atingido por tiros. Morador da Terra Indígena Kwatá-Laranjal, Lopes pertencia à etnia Munduruku e completaria 26 anos na próxima segunda-feira (17). Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública adiantou que a suspeita é de que Lopes foi morto por traficantes, sem informar a suposta motivação.

Outro rapaz, de 20 anos, Eligelson de Souza da Silva, também foi encontrado morto, segundo a Secretaria de Segurança Pública, por ter trocado tiros com policiais.

Na última terça-feira, mais três corpos ainda não identificados foram encontrados no Rio Abacaxis.

Agência Brasil solicitou detalhes da ocorrência à Superintendência da PF no Amazonas, mas não recebeu resposta. Hoje, a corporação se limitou a confirmar que “já efetuou o deslocamento de equipe de policiais federais para atuar na cidade de Nova Olinda e adjacências”.

A presença da PF na região foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) que, no último dia 5, recorreu à Justiça para tentar garantir investigação federal das “circunstâncias, motivações e potenciais abusos e ilegalidades em operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública na região do Rio Abacaxis”.

Em nota, a Comissão Pastoral da Terra classificou a situação como “muito complexa” - conforme a maioria dos conflitos existentes na Amazônia. Vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CPT manifestou sua preocupação com o que classificou como uma atuação policial violenta.

“Grupos pertencentes às forças policiais do Amazonas, cujo papel seria garantir a segurança das comunidades ameaçadas pela violência, vêm eles próprios cometendo todo tipo de violência e abusos contra as comunidades”, afirma a comissão, acusando agentes de segurança pública de “espalhar o terror” pela região, indiscriminadamente, e assegurando ter recebido várias denúncias de violações a direitos.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o corregedor-geral do Sistema de Segurança, delegado George Gomes, viajou para Nova Olinda do Norte a fim de acompanhar a operação e que, até o momento, nenhuma denúncia formal de supostos abusos por parte de agentes de segurança foi registrada. A pasta sustenta que a ação ostensiva ocorre em conformidade com a lei, e garante que denúncias sobre eventuais condutas inadequadas serão apuradas, sendo necessário que as vítimas ou terceiros denunciem o fato à Corregedoria formalmente.

Edição: Lílian Beraldo

Obras da Beira-Rio em Itabuna interditar ponte do Marabá

Com os trabalhos em fase de acabamento, com os passeios das Avenidas Mário Padre e Fernando cordier (Beira-Rio), sendo recuperados com novo design para dá mais dignidade para os itabunenses praticarem suas, caminhadas e cope, a Prefeitura de Itabuna informa que precisou, neste sábado (15 de agosto), interromper o trafego da Ponte Miguel Calmon (Ponte do Marabá) nos dois sentidos, para a recuperação dos passeios da superfície e lastro da ponte, assim como suas cabeceiras.

 As obras que se iniciaram desde o ano passado, fazem parte do cronograma desenvolvido pelo prefeito Fernando Gomes, da revitalização da Avenida Beira- Rio, para proporcionar um maior e melhor conforto para quem usa aquele espaço nobre de nossa cidade. Obra, essa que em br4eve será inaugurada, tendo como coordenadora a jovem arquiteta, Jéssica Chaussê.

 

Os Marinhos da Globo recebiam dolares de Messer

 

Em depoimento, Messer diz que entregava dólares aos Marinho; Globo rebate
Foto: Reprodução/VEJA

Do - Bahia NotciasO "doleiro dos doleiros" Dário Messer teria dito, em delação Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MP-RJ) na última quarta-feira (12), que durante a década de 90, entregava "em várias ocasiões" quantias entre US$ 50 mil e US$ 300 mil a integrantes da família Marinho. A informação foi publicada no site da Veja. Durante a edição desta sexta-feira (14) do Jornal Nacional, a TV Globo negou as acusações. 

 

De acordo com a revista, as entregas aconteciam duas ou três vezes ao mês, na sede da Rede Globo, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a um funcionário da sua equipe. As remessas seriam destinadas a Irineu Roberto Marinho e José Roberto Marinho. Ele, no entanto, declarou que nunca se encontrou com membros da família Marinho e não teria apresentado provas dos fatos.

 

A Globo se pronunciou. Uma nota da família foi lida ao vivo pelo apresentador William Bonner no JN. "A respeito de notícias divulgadas sobre a delação de Dario Messer, esclarecemos que Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho não têm e nunca tiveram contas não declaradas às autoridades brasileiras no exterior. Da mesma forma, nunca realizaram operações não declaradas às autoridades brasileiras", diz o texto.

 

Conforme publicou o UOL, Messer contou ter começado a negociar com a família Marinho por intermédio de Celso Barizon, suposto gerente da conta do clã no banco Safra de Nova York.

Lei Orgânica deve incluir emendas sobre agricultura e mulher

Foram apreciados esta semana, nas Comissões Técnicas da Câmara, os três últimos relatórios diante do trabalho de meses para reforma e atualização da Lei Orgânica do Município de Itabuna (LOMI). Numa detalhada análise, os edis trouxeram sugestões e maniferam-se favoráveis para que a proposta siga para a devida aprovação.

O vereador Alexandro Vieira (Chicão)/Democracia Cristã relatou a matéria pela Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Economia, Economia Solidária, Cooperativsmo e Associativismo. Entre outras alterações, ele apôs emendas voltadas para a fiscalização do uso de agrotóxicos; incentivo a métodos alternativos de controle de pragas e doenças.Ele vislumbrou, também, trechos com o intuito de promover a manutenção de vias de acesso e garantir o transporte de passageiros. Afinal, as condições de tráfego integram reivindicação constante – sobretudo daqueles que vivem fora da zona urbana. As intervenções, como “Chicão” deixou claro, visam amparar assentados e agricultores familiares

Na esfera da economia, acrescentou o edil, “o município deverá consorciar-se com outros municípios com vistas ao desenvolvimento de atividades econômicas de interesse comum, bem como integrar programas de desenvolvimento regional a cargo do estado ou da União”.

 Violência contra mulher

Já pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, o relatório foi assinado por “Babá Cearense” (PSL). Ele concordou com o que fora apresentado pela Comissão Especial de Estudos e trouxe emendas. Uma delas, para participação do Executivo e do Legislativo: manutenção de um Sistema Municipal destinado a elaborar, coordenar e fiscalizar políticas públicas de forma integrada (...)  que garantam o atendimento a necessidades específicas e “enfrentem as diferentes formas de discriminação da mulher, no próprio poder público...”.

Tal sistema, a ser comandado por órgão criado pelo gestor municipal, coordenará “políticas preventivas e educativas visando à diminuição da violência pública e privada contra as mulheres”. Além disso, “acompanhamento da aplicação das medidas contra a violência, que garantam a defesa e a segurança das mulheres, bem como a criação e/ou ampliação de equipamentos sociais de atendimento jurídico, social e psicológico”.

 O relator pela Comissão de Saúde Pública, Saneamento Básico, Seguridade, Previdência e Assistência Social, Pastor Francisco Edes (Republicanos), citou que houve 19 modificações desde que a LOMI foi promulgada, em 1990. Frente às alterações ora propostas, considerou: “Não há vícios de iniciativa e carecia de ajustes para se efetivar uma realidade já existente”.

Junto aos itens a serem observados para o município atender à saúde da mulher, ele emenda: “excelência nos postos de saúde de horários de atendimento compatíveis com a jornada de trabalho”; “fiscalização e prevenção contra doenças profissionais”; (...); exames periódicos de prevenção do câncer”.

Ademais, entre outras emendas, o edil Francisco Edes requeriu que  “estabelecimentos hospitalares da rede municipal e os que mantêm convênio deverão prestar assistência médica hospitalar a pacientes sujeitas a aborto”.

Cabe reiterar que está encerrada a apreciação, pelas Comissões Técnicas da Casa, do amplo trabalho em prol de uma LOMI reestruturada. Agora, o projeto seguiu para apreciação final da Mesa Diretora e posterior votação em Plenário.

Neste sábado a Bahia registra 3.386 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.386 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,6%) e 3.330 curados (+1,7%). Dos 214.379 casos confirmados desde o início da pandemia, 194.155 já são considerados curados, 15.886 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Governo da Bahia assina protocolo para desenvolver vacina da chinesa Sinopharm

Segundo governo, acordo tem objetivo de inserir estado e região nordeste nos estudos clínicos de fase três, que estão sendo conduzidos internacionalmente

Tribuna da Bahia, Salvador
14/08/2020 18:27 | Atualizado há 17 horas e 3 minutos

O Governo do Estado da Bahia assinou, nesta sexta-feira (14), um memorando de entendimento com o Grupo Nacional Biotecnológico da China (CNBG), ligado à China National Pharmaceutical Group (Sinopharm), responsável pela produção de duas vacinas experimentais contra o novo coronavírus. O acordo tem o objetivo de inserir a Bahia e a região Nordeste nos estudos clínicos de fase três, que vão ser conduzidos internacionalmente.

De acordo com o governo, um acordo comercial será estabelecido entre o órgão, através da Bahiafarma e o CNBG, para distribuição da vacina no país, caso os resultados positivos se confirmem.

O governo informou que a vacina chinesa segue o tradicional modelo de emprego de vírus inteiro inativado. Na quinta-feira (13), os resultados preliminares dos estudos de fase I e II, que apontaram que ela teve uma baixa taxa de reações adversas e demonstrou ser capaz de gerar imunogenicidade, foram publicados na revista médica JAMA, uma das mais importantes do mundo.

O governo apresentou a CNBG como uma das primeiras empresas chineses a começar a testar suas vacinas Covid-19 no exterior. A empresa é uma subsidiária do Grupo Farmacêutico Nacional Chinês (Sinopharm), com negócios principais de fabricação, fornecimento, distribuição, pesquisa científica e desenvolvimento de produtos biológicos.

O acordo para a testagem da vacina produzida pelos asiáticos na Bahia e nos demais estados do Nordeste foi anunciado pela primeira vez, pelo governador da Bahia, Rui Costa, há uma semana, no dia 7 de agosto.

Na quarta-feira (12), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explicou que o governo tinha iniciado um protocolo, que antecedia a submissão do projeto de pesquisa à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que as tratativas fossem oficializadas.

Segundo o governo da Bahia, a expectativa é de incluir 9 mil participantes na pesquisa, distribuídos nos estados do Nordeste, sendo 3 mil para a vacina A, 3 mil para a vacina B e 3 mil no grupo placebo. A previsão do governo é que se tenha uma vacina pronta para o público antes do final do ano.

No dia 29 de julho, a farmacêutica chinesa Sinopharm e o governo do Paraná anunciaram que se preparam para começar o quarto teste da potencial vacina para Covid-19 no Brasil.

Israel Cardoso, Osvaldo Bispo e Abílio Araújo aspiram à Câmara de Vereadores

 Três grandes nomes que pretendem chegar à uma cadeira na Câmara de Vereadores de Itabuna 
Osvaldo Bispo
Abílio Araujo

Israel Cardoso

Com inúmeros serviços prestados à população deste município, Osvaldo Bispo, Abílio Araújo e Israel Cardoso resolveram ser pré-candidatos a uma vaga à Câmara de Vereadores de Itabuna.

Entre dezenas de nomes que estão anunciando a disputa ao Legislativo de Itabuna, resolvemos citar esses três nomes, devido ao idealismo de cada um deles, que tem em primeiro lugar, o amor por sua terra. Já provado pelos seus inúmeros serviços prestados á nossa sociedade, seja no social, ou na comunicação, como é o caso de Osvaldo Bispo; Abílio e Israel no social.   

Portanto, estão aí três grandes nomes, eleitores Itabunense, filhos de nossa cidade, para sua livre escolha, com o perfil de se tornarem grandes parlamentares, caso sejam eleitos em nosso município.  


Presidente Bolsonaro tende a crescer e deve passar dos 40%, analisa especialista

 Segundo presidente do Paraná Pesquisa, se as medidas atuais e o comportamento do presidente continuarem, a tendência é crescer ainda mais

A tendência para o presidente Bolsonaro é de crescimento nas pesquisas. Foto: Júlio Nascimento/PR

Presidente do Paraná Pesquisa, primeiro a detectar há quase um mês o crescimento da avaliação positiva do governo Bolsonaro, Murilo Hidalgo explicou a esta coluna que o levantamento do Datafolha, divulgado nesta sexta (14), mostra que a avaliação do presidente está em ascensão e a tendência é passar dos 40% de avaliação positiva. O levantamento de 20 de julho, do Paraná Pesquisa, mostrou que a aprovação havia crescido de 44% para 47,1%. E o governo já era Ótimo/Bom para 37% do total. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Para o especialista, o socorro do governo aos mais pobres durante a pandemia, por meio de ajuda emergencial, foi decisivo nessa “virada”.

A ascensão de Bolsonaro se deve sobretudo às classes C, D e E e ao Nordeste, onde seus opositores nadavam de braçadas. Nadavam.

“Acredito, que se mantiver o benefício, continuar viajando, sem criar crise política, o presidente deve passar de 40 de Ótimo/Bom”, diz Hidalgo.

Além de crescer na avaliação positiva, Bolsonaro também vê despencar a avaliação negativa do seu governo em dez pontos percentuais.

Compartilhe:

Vitória arranca empate com a Ponte Preta com gol de Rafael Carioca no fim do jogo

Jogadores do Vitória comemoram primeiro gol contra a Ponte, marcado por Mateusininho.a


Do - jornaldamidia.com.br -  Ponte Preta e Vitória fizeram um jogo muito movimentado pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e ficaram no empate por 3 a 3 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O resultado foi bastante comemorado pelos jogadores do Leão – o time segue invicto na Série B do Brasileirão, com um triunfo e dois empates fora de casa.

Do outro lado, os jogadores da Ponte Preta lamentaram muito: o time campineiro venci até os 44 minutos da etapa final e sofreram o empate. E o pior: a Poonte ainda não venceu na competição e ocupa a 12ª colocação com dois pontos. (Confira a classificação no final da matéria)

O Vitória, com cinco pontos, segue invicto na Série B e está na quarta posição, mas pode perder a vaga dentro do G4 já que outros cinco jogos da rodada ainda serão disputados no final de semana.

A Ponte Preta volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta o Oeste, na Arena Barueri, pela quarta rodada da Série B. Na quarta-feira, o Vitória recebe o Náutico no Barradão, em Salvador-BA.

O Jogo – O primeiro tempo foi muito movimentado, com direito a quatro gols e duas bolas na trave. Logo aos sete minutos, Thiago Carleto cruzou da esquerda e Mateusinho completou de cabeça. O goleiro Ivan conseguiu espalmar, mas o próprio Mateusinho pegou o rebote para abrir o placar para os visitantes.

A Ponte Preta reagiu e conseguiu virar com dois gols em cinco minutos. Aos 28, Osman, Camilo e Zé Roberto tocaram até a bola chegar a Neto Moura, que empatou. Na sequência, João Paulo recebeu lançamento longo de Camilo, deu lindo drible em Jonathan Bocão e virou o jogo com toque na saída do goleiro.

Ainda antes do intervalo, Rayan saiu jogando errado, Mateusinho recuperou a bola para o Vitória e serviu Léo Ceará, que completou para o gol e deixou tudo igual novamente.

No segundo tempo, a pressão da Ponte Preta se intensificou e o time da casa buscou o gol da vitória, mas perdeu muito em criação após as saídas de Camilo e Osman.

Mesmo assim, o gol do time de Campinas veio com o estreante Matheus Peixoto, aos 34 minutos. Apodi cruzou da direita, Moisés cabeceou para defesa do goleiro Ronaldo e o centroavante, que entrou no lugar de Osman, mandou o rebote para as redes.

O jogo parecia resolvido, mas o Vitória ainda teve tempo de empatar novamente. No último minuto do tempo normal, Rafael Carioca arriscou de fora da área e superou o goleiro Ivan para sacramentar o empate por 3 a 3.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Aprovação a Bolsonaro sobe e é a melhor desde o início do mandato, diz o Datafolha

 Rejeição de presidente cai dez pontos desde junho, enquanto auxílio emergencial era pago



Do - Diário do Poder - Nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta que o presidente Jair Bolsonaro está com a melhor avaliação desde que começou o mandato, com um crescimento da aprovação e uma queda na rejeição. Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho.

A queda na rejeição do presidente foi mais acentuada ainda: caíram de 44% para 34% os brasileiros que o consideravam ruim ou péssimo neste período.

O maior crescimento de apoio e o maior tombo na rejeição de Bolsonaro foi na região Nordeste, onde a aprovação subiu de 27% para 33% e a reprovação caiu de 52% para 35% . Aumentou também o número de pessoas que consideram o governo regular: de 23% em junho para 27% neste momento.

A melhora na avaliação de Bolsonaro coincide com a moderação do discurso do presidente nos últimos meses. Desde a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj, o presidente abandonou a confrontação pública com outras instituições. O mesmo período marca a consolidação do auxílio emergencial de R$ 600 recebidos por trabalhadores informais durante o período da pandemia.

Em toda a série no governo Bolsonaro, a melhor marca que o presidente havia atingido foi de 33% de ótimo ou bom, registrada duas vezes, em abril e maio de 2020.

O Datafolha também mediu a confiança no presidente. Disseram nunca confiar em Bolsonaro 41% dos entrevistados, enquanto 22% sempre confiam e 35% disseram confiar “às vezes”.

Devido à pandemia, o Datafolha fez as entrevistas por telefone. Foram entrevistadas 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações foram publicadas no site do jornal “Folha de S.Paulo”.


Postos de Saúde de Itabuna passam por processo de dedetização

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início esta semana ao processo de sanitização das Unidades Básicas de Saúde do município. A ação é mais uma medida preventiva adotada pela administração municipal, com o intuito de evitar infestação de insetos. Já passaram pelo processo de dedetização as unidades dos bairros Califórnia, Nova Califórnia, Parque Boa Vista, Fátima, Nova Itabuna, Urbis IV, Manoel Leão, Jorge Amado, Lomanto, Ferradas e Nova Ferradas.


Nesta sexta-feira, estão recebendo a equipe os postos dos bairros São Roque, Novo Horizonte, Conceição e Odontocentro. Na próxima semana, serão contempladas as demais unidades de saúde que faltam, como por exemplo, dos bairros São Lourenço, Mangabinha, Zildolândia, São Caetano, Novo São Caetano e Vila Anália. As únicas unidades que não serão contempladas são as dos bairros Corbiniano Freire, João Soares e Santo Antônio, por motivo de reforma.

__________________________________________________________________________

Nota de esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  informa que a partir desta sexta-feira (14),  o boletim epidemiológico  sofrerá algumas alterações em razão da transferência de dados para o E-SUS - planilha nacional validada pelo Ministério da Saúde. 
 Em tempo, informa que em razão dessa mudança, nos próximos dias o boletim constará apenas os números  de  casos positivos da Covid-19, dos  pacientes que receberam alta, dos internados, das vagas ocupadas e dos óbitos. 
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a mudança evitará divergências entre a planilha do município e o sistema  nacional.
A Prefeitura de Itabuna ressalta ainda que continuará pautando o trabalho de divulgação das informações referentes à Covid-19 com transparência e seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde.


E-SUS 

O e-SUS é uma estratégia para informações da atenção primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS .

 ascom

Nesta sexta-feira a Bahia registra 4.038 novos casos de Covid-19

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.038 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,0%) e 3.492 curados (+1,9%). Dos 210.993 casos confirmados desde o início da pandemia, 190.825 já são considerados curados, 15.897 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.



Sistema Ferry-boat e travessia Salvador-Mar Grande têm nova grade de horários; Confira a resolução da Agerba

 

Com a flexibilização do transporte intermunicipal (marítimo) travessias têm novos horários e vão continuar operando com 50% da capacidade.

Resolução da Agerba (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) fixou as gradees de horários para as travessias Salvador-Bom Despacho (Ferry-boat) e Salvador-Mar Grande (lanchas).

Para o Sistema Ferry-boat, os horários diários são os seguintes, a partir de agora:

  • Salvador/Bom Despaacho (Itaparica): 05:00h, 06:00h, 08:00h, 10:00h, 11:00h, 12:00h, 14:00h, 15:00h, 16:00h, 18:00h, 19:00h, 20:00h e 22:00h.

  • Bom Despacho/Salvador:   05:00h, 06:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h, 12:00h, 13:00h, 14:00h, 16:00h, 17:00h, 18:00h, 20:00h e 22:00h

Lanchas de  hora em hora

A travessia Salvador-Mar Grande funcionará normalmente neste  final de semana, em cumprimeinro às medidas de fexibilização para o transporte intermunicipal adotadas pelo Governo do Estado e Agerba (Agência de Regulação dos Serviços Pùblicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. O sistema estava sem operar aos sábados, domingos  e feriados desde 20 de março. por conta das medidas para conter a disseminação  do coronavírus na Bahia.

A travessia terá horários de saída de hora em hora nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico da Bahia, na capital, mas com redução de 50% na capacidade total de passageiros por embarcação, com vistas a evitar aglomoração.

A Astramab (Associação dos Tranportadores Marítimos da Bahia) informa que  a travessia terá os  seguintes horários, diariamente:

* De Salvador para Mar Grande – 06:30h, 07:30h, 08:30h, 09:30h, 10:30h, 11:30h, 12:30h, 13:30h, 14:30h, 15:30, 16:30h, 17:30h, 18:30h e 19:30h.

* De Mar Grande para Salvador – 05:00h, 06:00h, 07:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h, 11:00h,  12:00h,  13:00h, 14:00h, 15:00h, 16:00h, 17:00h  e 18:00h.

A Astramab observa que   havendo necessidade, principalmente com vistas a se evitar aglomerações, a resolução da Agerba informa que  poderão os  operadores  executar horários extras.

Movimento moderado

Nesta manhã de sexta-feira (14), a travessia Salvador-Mar Grande está com seis embarcações em tráfego e registra  movimento de embarque moderado nos terminais de Vera Cruz (Mar Grande) e Náutico da Bahia (Salvador).  A tendência é que o fluxo de passageiros cresça a partir das 13 horas, devido ao movimento maior de embarque que deve ocorrer por conta do fluxo de usuários que normalmente se desloca para as localidades da Ilha de Itaparica nos finais de semana.

Do - jornaldamidia.com.br

Reunião discute situação do transporte coletivo em Itabuna

Região: Itabuna terá aplicativo para o transporte coletivo garante ...

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna (ARSEPI), Procuradoria Geral do Município, e Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), se reuniu com o sindicato dos rodoviários para discutir a situação do transporte coletivo no município. 

Na pauta da reunião, foram avaliadas as possíveis medidas para reestabelecer o funcionamento do serviço no município, ou mesmo viabilizar uma alternativa ao cenário atual, de modo que fique garantido um serviço de qualidade à população. Dentre as opções analisadas, estão modelos de intervenção, rescisão de contrato das empresas, ou até mesmo o transporte alternativo. 

Preocupado com a situação, o prefeito Fernando Gomes quer priorizar alguma solução que envolva os trabalhadores, para preservar os empregos, sem gerar prejuízos aos usuários do transporte coletivo em Itabuna. ascom

Vândalos furtam plantas ornamentais novamente em Itabuna

E picham muro de obra ainda em andamento  na avenida Beira Rio


Os casos de furtos de plantas ornamentais têm virado rotina no centro de Itabuna e levado a Prefeitura de Itabuna buscar informações dos autores deste tipo de ação. Na manhã desta sexta-feira (14), prepostos da administração municipal foram informados sobre o furto de Ypês que foram plantados na Avenida Ilhéus, e, além disso, sobre a pichação de um muro construído recentemente na avenida Beira Rio, onde existe uma obra em andamento na localidade. 

Vale ressaltar que este tipo de ato de vandalismo tem exigido desnecessariamente, a reposição contínua das plantas ornamentais que foram plantadas como forma de embelezar a cidade. Essa já é a segunda vez que acontece o furto na Avenida Ilhéus. O primeiro aconteceu na Ponte César Borges, que liga o centro ao bairro São Caetano. 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...