sábado, 25 de julho de 2020

Na pandemia, Receita Federal retém 3 milhões de máscaras para profissionais de saúde

Na pandemia, Receita Federal retém 3 milhões de máscaras para profissionais de saúde

Fiscais ignoram até regra legal para agilizar liberação de carga contra Covid-19, vinda da China

Do - Diário do Poder - Mais de 3 milhões de máscaras destinadas a profissionais de saúde estão retidas há vinte dias no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, porque a Receita Federal do Brasil “precisa saber” se realmente são máscaras. É ais um caso em  que a burocracia se sobrepõe à saúde pública.
Pior é que os custos de armazenamento são bancados pela empresa que importou as máscaras e essa conta já ultrapassou os R$200 mil. Seria mais barato guardar as máscaras em uma suíte de hotel de luxo.
A empresa que importou as máscaras, Brasliv Comercial, tentou contato com o Sapea, órgão da Receita Federal, para entender o procedimento. Foi orientada a “enviar um e-mail”, o que foi feito e reiterado duas vezes. Nenhuma resposta até hoje.

Fiscais de Itabuna fecha feira clandestina

Centro Comercial- Secretaria de Sustentabilidade Economica e Meio Ambiente fecha feira de produtos usados, conhecida como do Rato ou do Rolo


Os fiscais da Secretaria Municipal da SEMA-Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambeitne realizaram operação neste sábado (25) para fechar uma feira de produtos usados no Centro Comercial. Conhecida como “Feira do  rolo” ou do "Rato!" o espaço estava aglomerando  pessoas, o que infringe  o Decreto 13.738. 

Segundo o diretor da Secretaria Edvaldo Alves, na feira, são vendidos celulares, caixas de som, e até bicicleta. Ele afirmou que hoje pela manhã, o local estava cheio de pessoas sem as máscaras protetoras. “Pedimos que todos saíssem do local.  A Lei não permite esse tipo de venda,  principalmente aglomerando pessoas”, disse. O trabalho foi realizado até  às 12 horas, para assegurar que a medida seria cumprida. o mesmo deverá acontecer nesse tipo de feira na feiras dos bairros.

Toque de Recolher

A prefeitura também continua fiscalizando os estabelecimentos a noite para assegurar o "toque de recolher". Na sexta-feira (24), os fiscais multaram cinco bares, nos bairros Califórnia, São Caetano, e Santo Antônio. 
Os locais estavam abertos, com som alto e aglomerando pessoas. Durante a fiscalização foram apreendidas mesas e caixas de som, que estavam nos passeios.

Neste sábado aBahia registra 3.632 novos casos de Covid-19 e Itabuna 78

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza, para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia. Progressivamente novas funcionalidades e filtros serão implementados.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.632 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,5%), 44 óbitos (+1,4%) e 4.206 curados (+3,4%). Dos 146.399 casos confirmados desde o início da pandemia, 128.739 já são considerados curados, 14.520 encontram-se ativos e 3.140 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

http://www.saude.ba.gov.br/2020/07/25/bahia-registra-3-632-novos-casos-de-covid-19/

...


Grupo Brasileiro fez live para celebrar o Dia dos Rodoviários

 
Ivana Almeida, Psicóloga
 
Como acontece todo ano, no dia 25 de julho, quando se comemora o Dia do Rodoviário, o Grupo Brasileiro realizou celebração para homenagear os motoristas e cobradores que percorrem estradas e transportam pessoas através das empresas Rota, Cidade Sol, Brasileiro, Viametro e Cidade Real. Este ano, a celebração ocorreu das 9h às 9h40min, durante live transmitida pelo canal do Grupo Brasileiro no Youtube, em virtude das medidas de isolamento social causadas pela pandemia da Covid-19.
Kadma Soares, Superintendente 
Ualice Soares, Motorista
A celebração realizada na sede da Rota Transportes, em Itabuna, foi conduzida pelo padre Acássio Alves e contou com a participação do motorista Ualace Soares, do músico e advogado Tarso Soares, das cantoras Ana Júlia e Ana Paula Latrilha, da psicóloga Ivana Almeida e do assistente de Marketing, Antonio Carvalho. Centenas de colaboradores acompanharam o evento e deixaram mensagens de fé e otimismo pelo retorno aos postos de trabalho.

O casal Sandoval e Telma Benevides completa Bodas de Ouro

Que Deus abençoe esse casal
Telmara, Marcos e Ana Maria (filha)

Hoje, 25, Dia de São Cristovam, há 50 anos atrás, contraiam o matrimônio, Telma e Sandoval Pereira Benevides. Portanto, eles estão comemorando, neste sábado, “as bodas de ouro” e que venham as de diamantes, para a alegria de todos os seus familiares.
Sandro, Renata Benevides e filhos
Desse casamento, abençoado por Deus, vieram os frutos:  Telmara, Sandro e Aline Benevides, filhos que trazem ao casal de ouro, muitas felicidades, com suas formações profissionais e dos netinhos.  Ao casal D. Telma e Sandoval Benevides, um dos mais queridos de Itabuna e toda região, desejamos muita saúde e felicidades.
Aline

Em conversa conosco, o nosso amigo/irmão Sandoval, que está recebendo os parabéns, juntamente, com D. Telma de todos os seus familiares e amigos, queixou-se de não poder comemorar a data presencial, devido a pandemia! Mas, Deus é grande e nunca vai querer que o mal supere o bem, e nem faltar outras datas para as comemorações.

Com todos esses problemas, que inclusive será interrompida a romaria a Bom Jesus da Lapa, após 45 anos, como já anunciou Sandoval, o importante é a linda união do casal “Telma e Sandoval”, sob as benções do Bom Jesus, concedendo a eles, vida longa e paz, nesta tão linda união, servindo de exemplo a muitos outros casais.        

O último adeus de Babau deixa Itabuna triste

Agora entregue a Deus.
Atualizado às 17h - |Morreu às 5h, deste sábado 25, Dia de São Cristovão, de infarto  em Itabuna, Lecival Apóstolo de Jesus, o nosso querido "Babau", aos 57 anos de idade e, que prestava seus serviços, ad hoc,  à Câmara de Vereadores de Itabuna. local, esse, onde construiu  grandes amizades com todos que fazaem aquela Casa Legislativa. principalmente,  com os parlamenteres que tinham, por ele, o maior respeito e carinho. 

Ultimamente Babau era um dos auxiliares do Presidente, Ricardo Xavier, que tinha por "Babau", em seu gabinete, uma grande admiração, por ser ele uma pessoa sempre alegre e prestativa. Assim, também aconteceu  com o vereador Aldenes Meria, quando foi também presidente da Casa, A realidade é que ,nde Babau se encontrava ninguém ficava triste, devido as suas piadas e brincadeiras. Tinha uma grande energia e defendia seus amigos como ninguém.    

Daniel Santos, seu cunhado, que por muitos anos e, hoje, aposetnado, trabalhou no Diário de Itabuna, Tribuna do Cacau, e outros jornais da imprensa regional, muito sentido, nos informou que o seu corpo está sendo velado no SAF, Rua Juca Leão e o sepultamente acontecerá às 14h de hoje, no cemitério Campo Santo da Santa Casa nesta cidade.

Casado, Babau, que morava na Avenida Itajuipe, há muitos anos, seu reduto de grandes amizades, .deixa esposa, dois filhos e netos.

Este blog leva o mais profundo pesar aos seus familiares e amigos ,que Deus Lhe permita um espaço de eterna Luz. Etamos sabendo que a Câmara de Vereadores de Itabuna ainda hoje divulgará nota de pesar pelo falecimento do grande cidadão Lecival Apóstolo de Jesus, nosso querido "Babau".

_______________________________________________________________________

Legislativo manifesta pesar
com despedida a “Babau”

Um infarto na madrugada deste sábado (25) provocou a morte de Lecival Apóstolo de Jesus, mais conhecido como “Babau”. Ele tinha completado 57 anos na última quarta-feira, frequentava a Câmara de Itabuna diariamente há décadas e estava sempre disposto a prestar algum serviço aos vereadores e demais servidores.
De voz forte, olhar atento, senso de humor e crítica bem evidentes, além da enorme paixão pelo Flamengo, era uma figura carismática e deixa um clima de consternação no Legislativo e tantos outros lugares por onde passou na cidade. “Babau” deixa viúva, Maria José (Deda), dois filhos, netos e uma legião de amigos. O corpo está sendo velado no SAF e o sepultamento ocorrerá às 14 horas, no Cemitério Campo Santo.
Câmara de Vereadores de Itabuna – 25 de julho de 2020

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) defende a liberdade de expressão

Liberdade de Expressão: o que é, importância, limites e ...
Posicionamento da ABO2O sobre a Manifestação dos Entregadores
A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), principal entidade que reúne startups de mobilidade urbana e delivery de todo o país, apoia a liberdade de expressão, respeita o direito constitucional de manifestação dos motoboys e entregadores de aplicativos, e reitera sua abertura para o diálogo com todos os seus parceiros. O trabalho desses profissionais independentes é fundamental para empresas e modelos de negócios inovadores que conectam diversos públicos: estabelecimentos comerciais, profissionais independentes - que realizam as entregas -, e clientes.
A pandemia impôs desafios para todos: comércio, entregadores, consumidores e plataformas digitais. Com isso, estamos empenhados em conversar com cada elo que compõe nosso ecossistema para melhorar os serviços prestados. Assim, criamos um Grupo de Trabalho com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – para debater a situação do segmento e continuaremos nossas conversas com os entregadores e demais autônomos.
Em meio aos esforços das empresas valem ser considerados os pontos abaixo:

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Academias de Itabuna manifestam otimismo para a reabertura

Proprietários de academias de ginasticas em Itabuna foram recebidos pelo prefeito Fernando Gomes 

Proprietários de academias de ginásticas fizeram uma manifestação positiva na manhã desta sexta-feira (24), em resposta ao anúncio do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, de que Itabuna avançará no próximo dia 30, para a terceira fase de reabertura do comércio. Nesta fase, além das academias de ginástica e dança, estão incluídos os hotéis, restaurantes, salões de beleza, barbearia e o Jequitibá Plaza Shopping.

Após percorrer as principais ruas do centro da cidade, o grupo foi até o Centro Administrativo Firmino Alves, agradecer ao prefeito Fernando Gomes. “Estamos felizes, porque sabemos que as academias seriam reabertas na quarta fase, conforme está no decreto, mas o prefeito, reconhecendo a importância da atividade física para a saúde do corpo e da mente dos itabunenses, antecipou a reabertura”, disse Fabiano Araújo.

Ressaltando que a atividade física veio para ajudar a todos, principalmente neste momento de pandemia em que muitas pessoas estão sofrendo com crises de ansiedade e depressão, Fabiano Araújo frisa que todo segmento está preparado para retomar suas atividades, seguindo inclusive um protocolo de funcionamento, tendo como base as recomendações do Conselho Regional de Educação Física/Bahia e a Organização Mundial de Saúde.ascom

Prefeitura de Itabuna paga salários de Julho

Prefeitura de Itabuna antecipa pagamento dos salários de julho
Itabuna: Contribuinte pode ter desconto de até 100% com o Refis ...

A Prefeitura Municipal de Itabuna antecipou o pagamento do salário referente ao mês de julho dos servidores públicos municipais. O pagamento foi realizado nesta quarta-feira (22), beneficiando todas as secretarias. 

As Secretarias de saúde e educação, que possuem fundos próprios, iniciaram os pagamentos de salários nesta sexta-feira (24). Na saúde, já foram realizados os pagamentos dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento 24h, que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. 

Com a medida, a Prefeitura de Itabuna injeta significativos recursos na economia municipal, fortalecendo o comércio e empresas locais, que foram afetados pela grave crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. ascom

Maratona de Ideias da UniFTC busca soluções para enfrentar a pandemia

Estudantes de todas as unidades participam da primeira
etapa da competição que acontece neste sábado

Encontrar soluções para enfrentar a Covid-19, especialmente nas áreas da saúde e da economia. Esse é o desafio proposto aos alunos da Rede UniFTC, através do projeto Maratona de Ideias, que realiza a primeira etapa neste sábado (25) e a segunda dia 25 de agosto. A atividade acontecerá totalmente on-line e será desenvolvida em grupos, com o suporte de professores. Serão premiadas as ideias que apostarem em tecnologia e inovação, sem perder de vista a relevância e a viabilidade das sugestões.

Estudantes de todas as unidades da instituição participam do projeto, que incentiva a interação e uso de habilidades, conhecimentos e competências em busca de soluções criativas. “Mesmo diante do distanciamento social, podemos ser criativos, fazendo uso da tecnologia e suas funcionalidades para unir nossos alunos e professores na busca por soluções inovadoras para a sociedade”, explica Fabrício Oliveira, Gestor do Programa de Inovação e Empreendedorismo da Rede UniFTC e responsável pela coordenação do projeto.

Comércio de Itabuna pode funcionar totalmente dentro de alguns dias

Vista aérea da cidade de Itabuna | Jornal Grande Bahia (JGB ...
Itabuna avançará para a 3ª fase de reabertura do comércio

O maior comércio do sul da Bahia
Uma série de medidas que demonstram que Itabuna está avançando para sua normalidade no comércio foi anunciada pelo prefeito Fernando Gomes. A progressão para a terceira fase de reabertura do comércio, de acordo com o prefeito de Itabuna, é resultado do cumprimento do Decreto por parte dos lojistas. "Graças a Deus está tudo dando certo. Houve até um pouco de redução no número de casos confirmados da COVID-19. Parabenizo os comerciantes que estão fazendo a sua parte", disse.

A previsão é de que Itabuna avance para a terceira fase de reabertura do comércio no próximo dia 30, quando deverão ser reabertos o Shopping Jequitibá, restaurantes, salões de beleza, barbearias, hotéis e academias de ginástica. “Não vamos permitir que esses locais fiquem  cheios. Todos serão  fiscalizados”, garantiu. O prefeito também lembrou que até agora 18 lojas foram multadas por infringir o Decreto 13.738, que determina o fechamento do comércio às 15 horas. E frisou que Itabuna tem mais de 20 mil lojas, e que a maior parte delas tem seguido as medidas que contribuem para evitar o avanço do Novo Coronavírus.

Bolsonaro venceria hoje todos os cenários para presidente, em 1º e 2º turnos

PORTO SUL RETOMA AS OBRAS E ESTÁ CHEGANDO


Área de implantação do Porto Sul (foto José Nazal)
Por Walmir Rosário*
Um oásis no meio do inclemente deserto! Assim pode ser vista a ordem de serviço para a retomada do projeto Porto, em Ilhéus, após um grande período de paralisação das fases de atividades. Enfim, uma boa notícia em meio ao “inferno” de informações negativas causadas pela pandemia, no Brasil e no mundo. Como de costume, a notícia chegou a pé e não de avião, a exemplo das notícias ruins.
O próximo passo é a arregimentação de pessoal das várias atividades para formar o quadro de profissionais de várias especialidades que tocarão a obra, ainda este ano, ao que tudo indica. Mesmo sediado em Ilhéus, outros municípios circunvizinhos também se beneficiarão recursos da ordem de R$ 188 milhões em investimentos previstos para tocar do complexo do empreendimento.
De já, 400 empregos diretos – em todos os níveis – serão contratados, o que ampliará cerca de outros 1.200 indiretos, o que significa a retomada da economia com a geração de emprego e renda. E essa mão de obra é apenas para viabilizar a logística para a construção do grande empreendimento, por meio de infraestrutura – construção de vias, pontes, rede elétrica, hidráulica, dentre outras.
Essa primeira fase do Porto Sul representa o compromisso da Bahia Mineração (Bamin), do que está por vir, que é um grande equipamento, um complexo portuário para a exportação do minério de ferro extraído em Caitité. O projeto Pedra de Ferro, da Bamin, ainda desembolsará milhões de dólares na construção do porto, numa injeção de recursos capaz de dar uma sacudida na economia regional.
Além do minério de ferro, o complexo portuário ainda viabilizará a exportação de novas commodities, a exemplo da soja produzida no oeste baiano, grande parte enviada ao exterior por outros portos. Ganha Ilhéus e o sul da Bahia com a exportação e a infraestrutura a ser implantada para tornar possível a atração dos grandes navios que por aqui aportarão.
Uma nova injeção de ânimo no empreendimento foi a recente retomada – de forma acelerada – da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), com a execução das obras do Lote 6 a cargo do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) e do 2º Batalhão Ferroviário. Assim, ganharemos um novo e importante modal para abastecer o Porto Sul, bem como o atual Porto de Ilhéus (Malhado).
Na esteira desses equipamentos ferroviário e marítimo, Ilhéus também será aquinhoado com um aeroporto internacional e uma boa estrutura alfandegária, facilitando o desembarque de insumos para o polo de informática. Novas necessidades criarão serviços ainda não disponíveis e que serão aproveitados por outros setores da sociedade economicamente ativa.
Entretanto, todas as mudanças geram impactos que deverão ser absorvidos de forma positiva, através de compensações negociadas entre os poderes públicos e a iniciativa privada empreendedora. E essa visão de desenvolvimento se faz necessária e urgente por parte da administração municipal, com a finalidade de permitir a execução desses investimentos e receber uma contrapartida e garantir os benefícios à população.
Como estamos em 2020, às portas de uma campanha eleitoral que elegerá o prefeito e vereadores pelo período de quatro anos, cabe à sociedade um estudo mais apurado dos candidatos ideais para comandar o município. E o candidato deve apresentar – além de um projeto de desenvolvimento – segurança e compromisso social, qualidades fartamente conhecidas pelos que se apresentam.
Com o advento das redes sociais, os candidatos podem ser despidos de seus discursos mirabolantes voltados ao populismo, sempre se apresentando para solucionar todos os problemas e nunca honrando as promessas feitas em palanques. Um forte abraço, dois beijinhos na face, palavras elogiosas ditas com falsa intimidade são frequentes e demonstram – à primeira vista – os falsos profetas, os enganadores da fé popular.
Os investimentos em obras que geram crescimento do emprego e da renda sempre estarão atrelados à necessidade de investimentos em serviços essenciais, como uma maior e melhor coleta de lixo, uma maior rede de abastecimento de água e de esgoto, a pavimentação de novas ruas. A melhoria do transporte coletivo, unidades de saúde que possam atender mais pessoas, dentre outros serviços.
Lembrem-se, sempre: O município – prefeitura – não ganha o grande prêmio de loterias, não faz grandes negócios e nem recebe fortunas como herança. Daí, os recursos devem ser valorizados a cada centavo pelos prefeitos, aplicando-os com honestidade em obras e serviços após planejamento prévio e de acordo com as prioridades. Fora desse contexto não há salvação.

Do seu facebook

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Dia 28 de Julho Itabuna completa 110 anos de emancipação-politica-administrativoa

#Itabuna110 anos – Obras essenciais melhoram a qualidade de vida dos itabunenses

Nos últimos anos Itabuna foi beneficiada com importantes obras que tem melhorado consideravelmente a qualidade de vida dos itabunenses. A Passarela sobre o Rio Cachoeira, popularmente conhecida como Passarela da Ilha do Jegue, instalada no coração de Itabuna, foi uma das prioridades de mobilidade urbana do prefeito Fernando Gomes. Com um nome que resgata a história do Rio Cachoeira e ao mesmo tempo da cidade, a Passarela tornou-se um cartão postal de Itabuna, além de servir como instrumento que integra ainda mais a cidade, ligando vários bairros ao centro.

Outro exemplo é a obra de contenção da encosta da Avenida Juracy Magalhães, localizada na saída da cidade que dá acesso à rodovia Ilhéus/Itabuna, é outra importante obra que marca a atual gestão do prefeito Fernando Gomes. Denominada de “Encosta Vereador Josué Brandão”, a obra tem extensão de aproximadamente 150 metros e mudou a paisagem na entrada da cidade. A intervenção foi retomada em 2017, a partir do empenho do prefeito Fernando Gomes que queria garantir a segurança dos moradores que conviviam com riscos de deslizamentos de terra.

O CORONAVÍRUS EM ITABUNA

Nesta quinta-feira (23), Itabuna ao longo do tempo da pandemia já registra 4.566 casos confirmados da Covid-19, sendo 2.477 casos ativos; 2.695 em monitoramento; 15.498 casos notificados; 10.542 descartados; 219 aguardando resultado; 1.986 casos curados; 28 internados em UTI; 53 internados em leito clínico e 103 óbitos. 

Os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico. Informa a Secretaria de Saúde, ainda defendendo de que o melhor remédio para o combate ao coronavírus é ficando em casa se puder.

Elsimar Coutinho faz hemodiálise e tem quadro clínico grave, diz hospital.

Boletim médico do Hospital Aliança diz: “O quadro clínico do paciente é considerado grave mas todos os recursos disponíveis estão sendo oferecidos
Do - Jornaldamidia.com.br - O médico Elsimar Coutinho, 90 anos, continua internado na UTI do Hospital Aliança. Ele segue sob ventiçação artificial e sedado. Segundo boletim médico, foi iniciada a terapia de substituição renal, com hemodiálise. Ele está internado desde a segunda (20) com Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pela covid-19. Ele tem quadro com disfunção circulatória, pulmonar e renal.
“O quadro clínico do paciente é considerado grave e ressaltamos que todos os recursos disponíveis estão sendo oferecidos”, diz o boletim.
O médico é referência mundial no campo da reprodução humana. Ele se formou em farmácia e depois medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em seguida, fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA. Ficou conhecido como defensor dos benefícios da supressão da menstruação para mulheres, que observou pela primeira vez nos anos 60, quando era pesquisados da Ufba.

Em meio à pandemia,200 famílias recebem ordem de despejo em Porto Seguro

Porto Seguro: Em meio à pandemia, 200 famílias recebem ordem de despejo
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz
Cerca de 200 famílias do Projeto Mangabeira, um pré-assentamento em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, receberam uma ordem de despejo em meio à pandemia. A ordem foi anunciada no dia 14 de julho, pelo juiz Fernando Paropat, da 2ª Vara Civil da cidade. As informações são do portal G1.

Os moradores têm 15 dias para recorrer da decisão ou explicar a ocupação do local. No entanto, a Polícia Militar (PM-BA) já recebeu ordem para poder despejá-los a qualquer momento.

Há 17 anos, o agricultor Edinho Gomes morava com a mulher e os filhos em uma casa alugada no bairro Baianão. Em busca de uma terra para construir a casa própria e cultivar, ele se uniu com algumas pessoas e ocupou a área conhecida como Projeto Mangabeira.

"Morando de aluguel, com renda pouca ou quase nada, não tinha emprego, nem como me virar, resolvi vim pra cá pra sobreviver, ter meu teto. Isso é coisa de rico, eles querem tirar a gente daqui para fazer especulação imobiliária", disse Edinho.

Este ano não tem romarias para Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa: Tradicional romaria será virtual em 2020; TVs e rádios transmitem
Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste
Do - Bahia Notícias - Neste ano, em virtude da Covid-19, a tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa será transmitida através de rádios, TVs e das redes sociais. As informações são do portal Achei Sudoeste.

Padre João Batista, reitor do Santuário do Bom Jesus, disse que não serão realizadas as tradicionais festividades do período de celebração. “A romaria deste ano será basicamente virtual. Estamos trabalhando para chegar até a casa das pessoas que nos acompanham e que fazem parte da família do Bom Jesus, dos romeiros e romeiras”, salientou.

Segundo o reitor, o novenário e a festa acontecerão no dia 6 de agosto, através de um projeto de romaria e festa virtual. A celebração será transmitida na TV Aparecida, na TV Pai Eterno e nos canais de comunicação do Santuário do Bom Jesus.

“Assim será a festividade do Bom Jesus neste ano, diante do quadro de pandemia que estamos vivendo. Iniciaremos no dia 28 de julho e finalizaremos no dia 6 de agosto com a festa. Nesses nove dias tudo será transmitido através dos canais de comunicação do santuário, das emissoras de rádio e de TV. As pessoas poderão acompanhar de casa, sem precisar se deslocar”, reiterou o padre.

Operação apreende mala de dinheiro de propina na gestão do PT no governo do DF

São investigados o ex-governador Agnelo Queiroz e seu ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa

Do - Diário do Poder - A Polícia Civil do Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) apreenderam uma mala de dinheiro, nesta quinta-feira (23), durante operação que investiga o pagamento de propina na contratação de leitos para a rede pública de saúde na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT).
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal de Brasília na investigação em que o ex-governador e o ex-secretário de saúde do DF Rafael Barbosa.

Secretário de Saúde fala sobre testagem e planejamento para enfrentar a Covid-19 em Itabuna

Na tarde desta quarta-feira (22), o Secretário Interino de Saúde de Itabuna, Emerson Oliveira, esclareceu dúvidas da população sobre os procedimentos acerca da testagem para a detecção da Covid-19 realizada pela Vigilância Epidemiológica do Município (Viep). Segundo Emerson, o município seguirá com o ritmo intenso de testagem, que coloca Itabuna entre as cidades que mais realizam testes para a Covid-19. Vale ressaltar que, além de traçar um diagnóstico mais preciso em relação à incidência do vírus no município, a realização de testes em massa é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente, apenas em relação aos Testes Rápidos, o município realiza entre 300 e 400 testes por dia. Para reforçar esse trabalho, destacou que a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a equipe de enfrentamento a Covid-19. “Contratamos médicos para confirmação dos diagnósticos, ampliamos as linhas telefônicas para atendimento à população e contratamos mais profissionais para atuar nesse suporte” disse.

Rede UniFTC viabiliza reabertura do Odontocentro de Itabuna através de convênio



Fechado há mais de 18 meses devido à necessidade de investimentos nas instalações, incluindo a restauração de equipamentos e mobiliários, o Centro de Especialidades Odontológicas (Odontocentro) foi reinaugurado na segunda-feira (20), após passar por ampla reforma. As mudanças foram viabilizadas graças ao Convênio de Cooperação Técnica Financeira e educacional, firmado entre a Rede UniFTC e a Prefeitura Municipal de Itabuna, através Fundo Municipal de Saúde.

A reabertura do Odontocentro, que é mantido pela Secretaria Municipal de Itabuna para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contou com a presença do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, além do secretário municipal interino de Saúde, Emerson Luís Santos, diretores do setor e do supervisor de campus da UniFTC de Itabuna, Marcelo Assis, que no ato esteve representando o diretor da Faculdade, Profº. Kaminsky Mello Cholodovskis. 

Cavalgada do Bom Jesus de Taboquinhas destaca importância do combate ao Covid

 
A Paróquia de São Miguel Arcanjo, em parceria com a Prefeitura de Itacaré, estará realizando no próximo domingo, dia 26, a V Cavalgada em Louvor ao Bom Jesus de Taboquinhas, que esse ano terá uma programação especial em razão da pandemia do Covid- 19. De acordo com o padre Ubirajara Ramos, diante pandemia do novo coronavírus, a edição vem com uma programação voltada para a conscientização do público para que fique em casa, use mascaras e mantenham o distanciamento social, além de poromover a solidariedade com os que estão passando por dificuldades neste momento tão difícil para todos.
De acordo com a programação, as atividades começam às 10 horas da manhã com a missa solene, seguindo com a benção dos cavaleiros e amazonas. Logo depois acontecerá a caminhada com cerca de 20 cavaleiros e amazonas pelas ruas do centro de Taboquinhas, com todos utilizando máscara e mantendo o distanciamento entre eles. Também terá um carro de som com a imagem de Bom Jesus vestido num jaleco branco simbolizando os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o Covid–19. Neste percurso haverá distribuição de máscaras.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Com Live o Teatro de Itabuna comemora primeiro aniversário

Teatro Municipal Candinha Dória: Rui inaugura teatro com ...
Live e Solidariedade marcam celebração do 1º aniversário do Teatro Municipal Candinha Doria

        No dia 26 de julho de 2020, o Teatro Municipal Candinha Dória celebra o seu primeiro aniversário de inauguração. Para celebrar esse momento, no dia 26, às 19h, o Teatro será palco de uma Live Musical. O evento, além de marcar essa data importante para a arte e a cultura de Itabuna, terá um propósito solidário, com a arrecadação de alimentos e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

        Para abrilhantar a Live, a Orquestra de Câmara OPUS MUSIC irá apresentar o show temático “Milagre do Amanhã”, onde haverá um ato solene de solidariedade às vítimas da COVID, e em homenagem aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente de enfrentamento à doença. Outra atração confirmada é a dupla Silvano e Carla, que levarão o autêntico forró nordestino, marcado pela animação e alegria, para as casas conectadas na live.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SERRA GRANDE/ITACARÉ BA-001 INTERROMPIDA

Queda de barreira na 001, Serra Grande/Itacaré. Foto de imagem da TV Santa Cruz que fez reportagem dos locais. A rodovia BA-001, trecho, que...