sábado, 27 de junho de 2020

Itabuna 1.034 casos curados do covid-19

Portal Municípios

Neste sábado (27), mais um grande salto do covid-19, de 175, novos casos e Itabuna registra 2.337 casos confirmados; 1.683 em monitoramento; 9.417 casos notificados; 6.695 descartados; 298  aguardando resultado; 1.034 casos curados; 296 aguardando coleta; 21 internados em UTI; 43 internados em leito clínico e 66 óbitos. 

A Secretaria de Saúde informa que os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico. Esclarece também que a melhor maneira de combater o vírus ainda é o do distanciamento social e, se puder, fique em casa, 

Sesab entrega três monitores multiparametros para Secretaria de Saúde de Itabuna

Equipamentos serão utilizados na UPA 24hs

Mais três monitores multiparametros chegaram para reforçar o atendimento na UPA 24 horas do Bairro Monte Cristo, em Itabuna. Os monitores, que foram doados pelo governo do estado, servem para  apresentar ao médico em tempo real as condições do paciente, se ele está estável ou não.  O aparelho também verifica de forma contínua os batimentos cardíacos, podendo o médico de forma antecipada, evitar mortes.  

Além disso, a Secretaria de Saúde ampliou de 4 para 6 o número de linhas telefônicas do Disque Covid-19 da Vigilância Epidemiológica, garantindo  o acesso da população a um serviço essencial na detecção e prevenção da doença. 

Atenção Básica

Nos quatro pilares da Secretaria de Saúde para o atendimento através do monitoramento da Covid, que são acolher, testar, isolar e  acompanhar, entra a equipe de agentes da Atenção Básica. A partir desta semana todas as unidades básicas de saúde estarão engajadas no enfrentamento à Covid-19. Elas disponibilizarão uma linha telefônica  exclusiva e atuarão no acompanhamento, monitoramento e marcação de testes rápidos  em casos suspeitos. Cada unidade de saúde é responsável pelo monitoramento dos pacientes da sua área adscrita.

Esse monitoramento é supervisionado por 8 profissionais que distribuem os pacientes conforme sua unidade de saúde e acompanha a realização. Preferencialmente este monitoramento é feito por telefone, ou a visita domiciliar. Ascom

Câmara de Itabuna nota de pesar ao ex-prefeito Felix Mendonça


NOTA DE PESAR
A Câmara de Itabuna, neste momento de dor, vem a público manifestar solidariedade à família do ex-prefeito Félix Mendonça, que faleceu na sexta-feira (26), aos 92 anos, vítima da Covid-19. Queremos também aqui registrar nossa admiração a um homem público que deixou marcas em nosso município, com as digitais nas avenidas Princesa Isabel e Manoel Chaves (conhecida como Kennedy), entre tantas outras ações da gestão transcorrida entre 1963 e 1966.
            Na Câmara Federal, onde exerceu sete mandatos (1983-2011), enviou emendas para a cultura e o esporte de Itabuna. Na Assembleia Legislativa, como deputado estadual em um mandato (1967-1971), uma voz para ecoar os anseios e necessidades deste município sul-baiano.
            Por tantos capítulos na trajetória de um dos políticos mais renomados da Bahia, ficam nossos aplausos, nosso respeito, nossa reverência. E, sobretudo, o desejo de que a memória de Félix Mendonça sirva de exemplo àqueles que ocupam ou desejam ocupar espaço no cenário aberto pela democracia.
Câmara de Vereadores de Itabuna – 27 de junho de 2020

Bahia registra neste sábado 884 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 884 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 1,6%), 55 óbitos (+3,3%) e 8.801 curados (+28,2%). Dos 65.244 casos confirmados desde o início da pandemia, 39.993 já são considerados curados, 23.554 encontram-se ativos e 1.697 tiveram óbito confirmado.
A partir deste sábado (27), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) passará a validar todas as fichas de notificação no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde com resultados positivos, mesmo que o campo “classificação final” não tenha sido preenchido pelos municípios. Assim, reiteramos o nosso compromisso com a transparência e precisão nas informações. Deste modo, a incorporação de novos 7.938 casos no boletim epidemiológico de hoje, se deve exclusivamente a decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) de não aguardar mais a validação dos municípios, que estava demorando demasiado, com casos acumulados por mais de 30 dias, constando apenas como “notificados”. Reiteramos que esses casos não ocorreram nas últimas 24 horas e que refletem mais de 30 dias de represamento nos sistemas.​
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/27/bahia-registra-884-novos-casos-de-covid-19-nas-ultimas-24-horas/

Fiocruz firma acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

Oxford
Compromisso com a biofarmacêutica AstraZeneca, que detém licenciamento da vacina, foi assumido pelo Ministério da Saúde e a Casa Civil da Presidência da República, e permitirá transferência de tecnologia da vacina desenvolvida pela universidade
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmará acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. O acordo será resultado da cooperação entre o governo brasileiro e a biofarmacêutica, anunciado neste sábado (27/6) pelo Ministério da Saúde.
Trata-se de uma encomenda tecnológica em que a instituição adquire o produto antes do término dos ensaios clínicos previstos, em função do movimento global de mobilização e para aquisição de vacinas. O acordo com a biofarmacêutica prevê duas etapas de produção. A primeira consiste na produção de 30,4 milhões de doses antes do término dos ensaios clínicos, o que representaria 15% do quantitativo necessário para a população brasileira, ao custo de 127 milhões de dólares. O investimento inclui não apenas os lotes de vacinas, mas também a transferência de tecnologia para que a produção possa ser completamente internalizada e nacional. 

comércio de Itabuna abre na quarta-feira

Novo decreto: comércio de Itabuna permanecerá fechado por mais 15 ...

Comércio de Itabuna abrirá na próxima quarta-feira diz o prefeito Fernando Gomes

Coronavírus: prefeito na BA impõe toque de recolher e diz que é ...Do - Verdinho Itabuna - Nesta sexta-feira (26), em visita à obras que estão sendo realizadas no bairro Santo Antônio, em Itabuna, o prefeito Fernando Gomes, disse em conversa com o blog iPolítica em que moradores da região também participaram, que o comércio local reabrirá na próxima quarta-feira, primeiro dia de Julho. 

Ainda de acordo com o blog, Fernando afirmou que não tem mais como suportar o comércio fechado e que não teme ser preso caso abra o comércio. “O povo não aguenta mais não, precisa trabalhar. O juiz impedindo isso, nem que me prenda, mas o comércio abre na quarta-feira”, completou. 

A Prefeitura vem desenvolvendo um plano de contingência especial para que essa reabertura seja feita de modo prudente e diferenciado. Entidades de Itabuna ligadas ao assunto, além de universidades locais têm, constantemente, têm participado desse planejamento. 

Do Expressaounica
Arrocho aos donos de lojas
Por outro lado, os empresários afirmam que já não aguentam mais, pois o comércio já está fechado a cerca de 120 dias e os prejuízos são incalculáveis. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL, Carlos Leahy, mais de 1300 funcionários do comércio já foram desempregados  e cerca de 40 lojas já não vão mais abrirem as suas portas,   

Presidente Bolsonaro inaugura obras da transposição no Ceará

 Sem a presença de governadores Bolsonaro aciona comporta  de mais uma etapa da transposição do Rio São Francisco no Ceará
Bolsonaro após acionar comporta do Eixo Norte da transposição, que leva água do rio São Francisco ao Ceará (Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER JAIR BOLSONARO)
Bolsonaro após acionar comporta do Eixo Norte da transposição, que leva água do rio São Francisco ao Ceará (Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER JAIR BOLSONARO)
Do - opovo.com.br - O presidente Jair Bolsonaro acionou na manhã desta sexta-feira, 26, a comporta do Eixo Norte do projeto da transposição do rio São Francisco, em Penaforte, extremo sul do Ceará, na divisa com Pernambuco. Com isso, as águas que hoje abastecem o reservatório Milagres, em Pernambuco, passam pelo túnel Milagres, na divisa entre Pernambuco e Ceará, e irão até o reservatório Jati, no Ceará. A água desse novo percurso liberado a partir de hoje abastecerá ainda Paraíba e Rio Grande do Norte.

Veja imagens da visita de Bolsonaro ao Ceará:

Clique na imagem para abrir a galeria
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), não participou da solenidade. Em publicação nesta manhã, Camilo enfatizou que a obra foi iniciada e tocada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "com o apoio do ex-ministro Ciro Gomes". Destacou também a continuidade dada por Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), e Bolsonaro. O governador agradeceu a todos eles.

Corra da raiva na Pandemia

Fabiano de Abreu
Fabiano de Abreu
 aponta porque não devemos nos dominar pela raiva e a agressividade durante a pandemia
Fabiano de Abreu revela como usar a raiva de forma benéfica
O neurocientista, neuropsicólogo, psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu revela que a raiva pode ser usada de forma benéfica para vencer o medo e o estresse durante a pandemia se não nos deixarmos dominar por ela.
 
É comum em momentos como este que estamos vivendo, onde pouco sabemos sobre o amanhã e estamos constantemente sobre estresse devido à ameaça de uma doença como a covid-19 e as incertezas no âmbito social e econômico que esta pandemia acarreta, nos deixarmos levar por sentimentos diversos, no calor do momento, entre eles a raiva e até mesmo a agressividade, como fruto de uma frustração com planos adiados ou diversos outros fatores.
 
No entanto, o neurofilósofo Fabiano de Abreu aponta que se deixar levar pela raiva e a agressividade durante a pandemia não ajudam, pelo contrário, atrapalham: “A raiva mal canalizada se transforma em atos de agressividade ou em sentimentos de ira, que só atrapalham o desenrolar da vida durante a pandemia. O momento nos pede para ajudar, ao invés de atrapalhar. Quando agimos com raiva, estamos nos justificando, com a desculpa de que não temos responsabilidade sobre o que nos acontece. E agindo assim, deixamos de agir com disciplina em relação ao fato que apavora o mundo.” 

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Fernando Gomes lamenta a morte do ex-deputado Felix Mendonça

O prefeito de Itabuna decretou luto oficial de três dias

O Prefeito Fernando Gomes lamenta profundamente a morte de ex-prefeito de Itabuna e amigo Félix Mendonça. O prefeito decretou luto oficial de três dias no município. 

Félix Mendonça começou a carreira política em 1962 ao ser eleito prefeito deste município de  Itabuna. Foi eleito deputado estadual da Bahia em 1966, e eleito deputado federal em 1982, de 1983 a 2011, cumprindo sete mandatos. 

O ex-prefeito ex-prefeito de Itabuna estava internado no Hospital Aliança em Salvador com diagnóstico de Covid-19. Ele deixa a esposa, Maria Helena Mendonça, e os filhos Andrea, Cristiana e Félix Filho.

"Félix  Mendonça  deixa um exemplo de administrador arrojado e de homem público comprometido com Itabuna e a Bahia. Que Deus o receba e conforte seus familiares e amigos.", disse o prefeito Fernando Gomes.


Felix Mendonça morre de Covid-19 em Salvador

Morre em Salvador, aos 92 anos, o ex-prefeito de Itabuna empresário  e Deputado Felix Mendonça

Morre em Salvador, aos 92 anos, o empresário Felix Mendonça
Do - aloalobahia.com/ - Morreu hoje, em Salvador, o ex-deputado e empresário Felix Mendonça. Aos 92 anos, ele estava internado em um hospital particular, com diagnostico de novo coronavírus. Felix deixa a esposa, Maria Helena Mendonça, e os filhos Andrea, Felix Júnior e Cristiana, que o homenageou através das redes sociais:" Hoje é o dia mais triste da vida de nossa família. Perdemos agora nosso exemplo de caráter, honradez e dignidade. Um homem no verdadeiro sentido da palavra: vitorioso, justo, desprendido, generoso. Qualidades, as melhores que um ser humano pode ter. Ficaremos aqui, minha mãe e nós, seus filhos, netos e bisnetos tão amados, para continuar honrando seu nome". 

Formado em engenharia, Félix Mendonça nasceu em Conceição do Almeida, no Recôncavo, foi prefeito de Itabuna entre 1963 e 1966 e deputado estadual entre 1967 e 1971. Depois, cumpriu sete mandatos como deputado federal, entre 1983 e 2011.Mendonça também foi um dos fundadores do Jornal Correio. 

"Ele foi um político e um empresário muito importante para a Bahia e, durante toda a sua vida, manteve uma relação de amizade com a nossa família. Foi um dos melhores amigos do senador Antonio Carlos Magalhães”, lamentou o senador Antonio Carlos Magalhães Junior.

 
Foto: divulgação. Siga o insta@sitealoalobahia.

Operação para quem tem diabetes tipo 2 em Brasília

Pioneiro em cirurgia de diabetes, Distrito Federal atende 1,4 mil pacientes

Pioneiro em cirurgia de diabetes, Distrito Federal atende 1,4 mil pacientes

Do - Diário do Poder - O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a realizar a cirurgia metabólica para o diabetes na rede pública de saúde. Desde julho de 2019, quando o procedimento passou a ser feito na capital federal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 14 pacientes já fizeram a operação e outros 1,4 mil estão sendo preparados para se submeter à intervenção que controla a doença, quarta causa de mortes no Brasil.
As primeiras cirurgias foram realizadas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), mas o hospital de referência é o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Todos os procedimentos passarão a ser feitos lá quando acabar a pandemia de Covid-19.
A operação é indicada para quem tem diabetes tipo 2, quando o pâncreas não produz insulina suficiente para manter as taxas de glicose normais no sangue. Trata-se de uma doença adquirida e, normalmente, está relacionada a sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

Itabuna 66 óbitos do Covid-19

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde e o setor de Vigilância Sanitária de Itabuna registra 2.162 casos confirmados do Covid-19; 1.395 em monitoramento; 8.525 casos notificados; 6.021 descartados; 342 aguardando resultado; 1.023 casos curados; 123 aguardando coleta; 17 internados em UTI; 31 internados em leito clínico e 66 óbitos. 

A Secretaria de Saúde esclarece que os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico.

Em Itabuna Drive Thru Solidário arrecada três toneladas de donativos

Secretária Sandra Neilma faz entrega 
Numa ação solidária entre a Prefeitura Municipal de Itabuna, via Secretaria Municipal de Assistência Social e a TV Santa Cruz resultou na arrecadação de cerca de três toneladas de donativos que serão encaminhados nesta sexta-feira (26) para pessoas que estão passando por dificuldades neste período de pandemia. 

        A ação intitulada “Drive Thru Solidário” foi realizado durante dois dias e conseguiu arrecadar três toneladas de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene. Seis instituições que são voltadas para o atendimento dessas pessoas receberão as doações: Filhos de Israel, Casa de Lió, Gapo, Instituto Aconchego, Sociedade São Vicente de Paulo e Maanaim. Cada instituição receberá meia tonelada.

        Na avaliação da secretária Sandra Neilma, a campanha alcançou o objetivo principal, que é ajudar famílias que estão passando por privações neste período de pandemia. Segundo Sandra, o êxito só foi possível graças ao empenho da equipe da SAS, das parcerias realizadas e do apoio de toda a sociedade civil. Ascom

Bahia registra 2.131 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2131 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,9%), 41 óbitos (+2,6%) e 1.999 curados (+6,8%). Dos 56.422 casos confirmados desde o início da pandemia, 31.192 já são considerados curados, 23.588 encontram-se ativos e 1.642 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 369 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (49,88%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ipiaú (1.323,22), Gandu (1.311,61), Itajuípe (1.171,25), Uruçuca (1.145,28) e São José da Vitória (1.042,96).

O boletim epidemiológico contabiliza 56.422 casos confirmados, 152.795 casos descartados e 73.512 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (26). Cabe ressaltar que o município de Conceição do Jacuípe enviou um ofício a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia comunicando que errou no preenchimento dos dados no sistema de notificação e lançou casos negativos como sendo positivos. Em virtude deste comunicado, no qual o município reconhece a falha no preenchimento, 53 casos serão excluídos.

Projeto pioneiro: família se recupera da Covid-19

 Filho que recebeu medicamento em casa pela Sesab, foi o único a não ser infectado​
Com uma estratégia pioneira e exitosa, há 30 dias a  Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) passou a entregar medicamentos na casa de pacientes com doenças crônicas, o que evitou que 5 mil pacientes se deslocassem até as unidades estaduais e assim, reduzisse o risco de ser infectado pelo coronavírus (Covid-19) durante o trajeto. ​
Foi o que aconteceu com a família Prado Serrano, residente em Salvador. Lucas, filho gêmeo de 21 anos do casal, é portador de doença renal crônica há sete anos, e, para conseguir controlar a doença, faz uso diário do medicamento imunossupressor Tacrolimo. São seis comprimidos ao dia, três pela manhã e três à noite. Desde o início da pandemia, Lucas ficou impedido de pegar a medicação na farmácia do Hospital Ana Nery, onde é cadastrado, por causa da sua condição e da alta exposição ao coronavírus. No mesmo período, toda a família - pai, mãe e irmã - foi infectada.​
“Assim que suspeitamos da Covid-19, Lucas foi para casa de um parente. Mas eu fiquei aflita sem saber como ia buscar o medicamento de meu filho, já que eu estava isolada. Foi aí que recebi o telefonema da Sesab, me informando que os Correios trariam em casa”, conta a nutricionista Fernanda Serrano, mãe de Lucas.​

Itabuna 1.023 casos curados do coronavírus até ontem

Fotos de Itabuna - BA | Cidades em fotos
Itabuna comércio fechado há mais de 100 dias, os prejuízos são incalculáveis 
A população deve redobrar a vigilância pois o número continua crescendo na cidade 

O comércio já chegando aos 120 dias fechados, toque de recolher e diversas barreiras sanitárias, além da obrigatoriedade do uso da mascara, não está inibindo o avanço do Conronavírus em Itabuna, desde o seu inicio, Ai perguntamos: o que está havendo? Só Deus explica!  Veja os números que estão sempre crescentes. por exemplo, nesta quinta-feira (25), o município  registrou 2.131 casos confirmados do covid-19, com 1.044 casos ativos; 8.392 casos notificados; 5.845 descartados; 329 aguardando resultado; 1.023 casos curados; 136 aguardando coleta; 15 internados em UTI; 36 internados em leito clínico e 64 óbitos. 

A Secretaria de Saúde e o setor de Vigilância Sanitária informam que os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico. Advertem também que o melhor remédio para o combate do vírus é o distanciamento social e ficar em casa se possível,

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Juiz federal manda prender ex-ministro de Lula por corrupção na Eletronuclear

Foram expedidos 12 mandados de prisão e 17 de buscas pelo juiz Marcelo Brêtas

Juiz federal manda prender ex-ministro de Lula por corrupção na Eletronuclear
Do - Dario do Poder - A Polícia Federal saiu às ruas, nesta quinta-feira (25), para cumprir ordens judiciais no âmbito da Operação Fiat Lux, mais uma etapa da Lava Jato, que investiga fraudes na estatal Eletronuclear.
Ministro das Minas e Energia no segundo governo Lula, entre 2005 e 2007, Silas Rondeau é um dos alvos, além do ex-deputado federal Anibal Ferreira Gomes (DEM-CE).
Procurado em vão nos seus endereços no Rio e em Brasília, Rondeau está sendo procurado pela PF, que também tem mandado de prisão expedido contra Anibal Gomes, condenado recentemente pela Segunda Turma do STF, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Medicamentos contra hepatite C inibem replicação do novo coronavírus em laboratório

Coronavírus: Brasil tem 1.223 mortes pela covid-19 e mais de 22 ...
Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou que medicamentos atualmente usados no tratamento da hepatite C inibem a replicação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em experimentos realizados com células. Os experimentos identificaram especialmente o potencial do antiviral daclastavir, que atuou contra o vírus em três diferentes linhagens celulares investigadas, além de reduzir a produção de substâncias inflamatórias associadas aos casos graves de Covid-19. Considerando a relevância do compartilhamento rápido de evidências científicas no contexto da pandemia, os achados foram publicados no site de pré-print bioRxiv.

Bahia registra 2.360 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Campinas tem novo recorde de morte por covid-19 e vai a 148 óbitos ...Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.360 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +4,5%), 60 óbitos (+3,9%) e 1.672 curados (+6,1%). Dos 54.291 casos confirmados desde o início da pandemia, 29.193 já são considerados curados, 23.497 encontram-se ativos e 1.601 tiveram óbito confirmado.
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/25/bahia-registra-2-360-novos-casos-de-covid-19-nas-ultimas-24-horas/

PREFEITO MOACYR AFIRMA QUE CONTINUA NO CARGO

"A DIVULGAÇÃO DE SENTENÇA É MERAMENTE POLÍTICA" DIZ O PREFEITO
Prefeito de Uruçuca tem direitos políticos suspensos - PNOTÍCIAS
O Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, comentou nesta quinta-feira, 25, sobre a condenação em primeira instância proferida no último dia 22, pelo Juiz Daniel Álvaro Ramos, determinando o afastamento dele por improbidade administrativa. Segundo o gestor, o processo se deu porque em 2012, último ano do seu mandato anterior. A prefeitura teria que ter repassado o duodécimo à Câmara de Vereadores até o dia 20 de Dezembro, mas devido a escassez de recursos e a situação em que o país atravessava e sem nenhum apoio dos Governos Estadual e Federal na época, comunicamos a Direcção do Legislativo, que iríamos fazer o repasse no dia 28, ou seja, após oito dias.

Movimento ENS da Diocese de Itabuna completa 20 anos

Equipes de Nossa Senhora de Itabuna celebram 19 anos! – Portal ...
Equipes ENS
No próximo dia 06 de Julho, as equipes de Nossa Senhora (ENS) da Diocese de Itabuna vai completar 20 anos da sua fundação. O movimento que tem como objetivo o carisma da espiritualidade conjugal, valoriza o sacramento do matrimônio católico.

Em Itabuna, a ENS conta com 21 equipes e 126 casais, organizados em dois setores (Setor A e B - Região Bahia - Província Nordeste II).

As Equipes de Nossa Senhora teve suas origens na França.  Aqui em Itabuna, a ENS foi fundada pelo saudoso Bispo Dom Ceslau Stanula, juntamente, com o casal Clara Tavares e Francisco Tavares. 

Bolsonaro anuncia Carlos Alberto Decotelli, ex-FNDE, como novo ministro da Educação

Professor tem larga experiência na Educação com doutorado na Argentina e pós-doutorado na Alemanha

Bolsonaro anuncia Carlos Alberto Decotelli, ex-FNDE, como novo ministro da Educação

Do - Diário do Poder - O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou há pouco a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação.
Decotelli é oficial da reserva da Marinha, mas tem larga experiência na Educação, especialmente no Ensino Superior. Ele estava na Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.
O novo tiotular do MEC foi o primeiro presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do governo Bolsonaro, quando foi substituído por Rodrigo Dias, indicado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Como medida preventiva a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Endemias, está coletando nas 54 borracharias e recauchutadores que existem na cidade, todos os pneus inservíveis.
O objetivo é evitar o acúmulo destes materiais que não mais terão utilidade e que terminam servindo de criadouro do Aedes, por conta da facilidade de acumular água. Para fazer este tipo de coleta, o município de Itabuna firmou parceria com a Agência Nacional de Indústrias Pneumáticas (ANIP) e obteve autorização do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.

Comércio de Itabuna ainda não tem data para abrir

NOTA A SOCIEDADE ITABUNENSE
Representantes de instituições parceiras ligadas ao comércio, ao município e as universidades, estadual e federal do Sul da Bahia estiveram reunidas por videoconferência nesta quinta-feira, 25 de junho, para tratar do Plano de Contingência COVID-19, em paralelo ao Plano e os Protocolos para a Reabertura do Comércio, Indústria e Serviços de Itabuna.
Participaram da reunião, representantes das seguintes instituições: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC), Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município Itabuna (SINDICOM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Diretoria do Shopping Jequitibá e Secretaria de Saúde de Itabuna.

Major Domingos morre em Salvador

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna emitiu, nesta quarta-feira (24), uma Nota de Pesar em respeito ao falecimento do Major José dos Santos Domingos, que integrou a corporação  durante muito tempo.

O militar veio à óbito nesta quarta-feira (24), vitima da covid-19, era diabético e, estava internado há dez dias em Salvador.  Cidadão muito querido em Itabuna, era mais  conhecido como "Tenente Domingos". 

Ele apresentava um programa evangélico na Rádio Jornal de Itabuna, intitulado "O Apocalipse", dono de uma grande audiência no horário. Na politica chegou a ser candidato a vereador e ajudou a eleger, participando de algumas campanhas, Fernando Gomes e Capitão Azevedo como prefeito de Itabuna. 

Residida nesta cidade no bairro da Conceição, local onde tinha o apreço de todos e grandes amizades em todo o sul da Bahia.     
  

Do Facebook

homenagem do seu genro comunicador  Reginaldo Silva


Viver sem o Major Domingos meu eterno sogro, agente ja tava acertado, mesmo separado, mas, com agente continuava genro e sogro. Mas, vamos continuar o sr. Ja de la, e eu ainda de ca. Tamos juntos sempre sogrão. Você foi, e será o máximo. Ta me fazendo tanta falta, que dor profunda, eu sabia que era mui importante para mim. Mas, não sabia que era muito tanto assim. Ho Domingo que saudade.
Muito obrigado por tudo, tudo mesmo. Tudo foi ótimo. O mundo sem você. Vai sofrer. As pessoas sem você vão chorar como eu, que lacuna dolorosa Domingos!
Mas, obrigado amigo...

Vistas adiam votação da Política de Saneamento

Homenagem, proteção ao consumidor e debate na sessão ordinária




Na sessão de terça-feira (23) na Câmara de Itabuna, pedidos de vistas assinados por seis vereadores adiaram a apreciação do projeto (04/2020), que altera a lei 1.805/2000 e instaura a “Política Integrada de Prestação, Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Coleta de Resíduos Sólidos e Manejo de Águas Pluviais” em Itabuna. O dispositivo legal enviado pelo Executivo, com dezenas de novos artigos (passa de 54 para 142), tramita na Casa desde fevereiro.
Como o relatório do edil Beto Dourado (Solidariedade) foi recentemente apresentado e há emendas ao projeto original, os seguintes edis solicitaram mais um tempo para conhecer as mudanças na matéria, antes de apreciar e votar: Alexandro Vieira (Chicão)/Democracia Cristã; Babá Cearense (PSL); Charliane Sousa (MDB); Enderson Guinho (Cidadania); Jairo Araújo (PCdoB) e Júnior Brandão (Rede). Eles terão como prazo até 14 horas de 30 de junho, data da próxima sessão ordinária.

Grupo JBS doa respiradores ao Governo do Estado

Para abertura de leitos de UTI em Feira de Santana

Dez ventiladores pulmonares, mais conhecidos como respiradores, foram doados pelo Grupo JBS ao Governo da Bahia para fortalecer a estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os equipamentos chegaram na manhã desta quinta-feira (25), em Feira de Santana, o que irá ajudar na abertura de novos leitos de Terapia Intensiva no Hospital Geral Clériston Andrade 2, que será inaugurado nos próximos dias.

Na avaliação do secretário Fábio Vilas-Boas, "a solidariedade do empresariado brasileiro tem possibilitado ampliar e fortalecer a rede assistencial em diversas localidades da Bahia e, neste sentido, o Governo do Estado agradece a doação que certamente salvará a vida de muitos baianos com um quadro clínico grave de coronavírus", afirma Vilas-Boas.

O diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, Carlos Pitangueiras, ressalta que "a doação desses respiradores é de importância capital para salvar vidas, além do Grupo JBS contribuir diretamente com a inauguração desse novo hospital construído pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Saúde do Estado", diz.

Feira de Santana é um dos mais de 200 municípios que serão beneficiados pelo programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade” no Brasil, que foi criado pelo Grupo JBS. Na Bahia, a JBS fará a doação de R$ 15 milhões, sendo R$ 10 milhões para o Governo do Estado e R$ 5 milhões para cinco municípios baianos, beneficiando cerca de 3,5 milhões de pessoas.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Pavimentação asfáltica do bairro Santo Antônio


A Prefeitura de Itabuna seguindo o cronograma dos serviços de pavimentação asfáltica em toda a cidade, esta semana, os técnicos dos trabalhos  de pavimentação asfaltamento estão recuperando as ruas do bairro Santo António. Nesta terça-feira, 23, por exemplo, as equipes da Secretaria de Administração fizeram o serviço de terraplanagem na Travessa José Coelho. 

A equipe está  trabalhando para melhorar a infraestrutura do Bairro Santo Antônio desde a semana passada. Entre os locais asfaltados estão as ruas H, D, I, e a Travessa José Monstans, que foi concluída na última segunda-feira, 22. 

        Para garantir a segurança da equipe técnica e operacional, bem como dos moradores, o trabalho está sendo realizado com todo o cuidado, devido da covid-19. “A equipe de pavimentação ficou parada durante um mês, por conta da pandemia, e voltou com força total em Abril”, destacou Juliana Matos, Secretária Municipal de Administração, 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...