sábado, 20 de junho de 2020

Itabuna celebra Missa pelas vítimas do covid-19

Paróquia de Santa Maria Goretti, celebra Missa pelas vitimas do coronavírus 
Itabuna completa hoje 60 óbitos do covid-19

Levado pelo o espírito de muita fé cristã e solidariedade, para às famílias itabunenses que tiveram seus antequeridos vítimas do conronavírus, o prefeito Fernando Gomes resolveu celebrar Missa de Pesar, na Paróquia de Santa Maria Goretti, Bairro Mangabinha. A Missa  às vítimas do covid-19 acontecerá neste domingo 21,às 18/h, será celebrada  pelo Padre Vnildo, e será transmitida pelas redes sociais

Maria Alice, secretária de governo disse que essa decisão  "é uma das maneiras que encontramos para levar um pouco de alento para quem necessita e, a conscientização, também, de que ainda estamos num período crítico dessa pandemia, e que mais vidas não sejam levadas".  Youtube:Paróquia Santa Maria Goretti

Neste sábado (20), com um índice ainda considerado alto , Itabuna registra 1.756 casos confirmados do covid-19; 7.364 casos notificados; 1.469 em monitoramento; 5.260 descartados; 283 aguardando resultado; 769 casos curados; 139 aguardando coleta; 14 internados em UTI; 32 internados em leito clínico e 60 óbitos.

 Lembre-se que o melhor remédio  ainda é o isolamento social, portanto, se puder fique em casa


Brasil tem um milhão de casos, mas 94,3% dos infectados estão curados ou passam bem

Brasil tem 58 mil casos confirmados de Covid19, 50% deles estão curados

Do total 520 mil estão completamente curados e 432 mil apresentam apenas infecções leves

A maior parte da imprensa estava salivando para anunciar o milionésimo caso de covid-19 no Brasil e elevar o pânico. Por lapso ou conveniência, não explicaram que 520 mil pessoas, mais da metade do total, já estão curadas e 432 mil dos que ainda estão doentes apresentam infecções leves. Também foi ignorado que a média móvel de casos e mortes, sugere que o pico da doença no país foi entre os dias 4 e 10 de junho. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Segundo o Worldometer, a média de casos diários dos últimos sete dias em 10 de junho foi de 27.315. Ontem eram 25.387, queda de 7,6%.

Duas toneladas de cocaína no Porto de Ilhéus

Do - verdinho - Pouco mais de 2 toneladas foi a pesagem final da cocaína que iria para Holanda e terminou interceptada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da Polícia Federal em Ilhéus. Contagem da droga terminou na manhã deste sábado (20).

A droga, localizada ontem no Porto da cidade de Ilhéus, estava escondida dentro de um carregamento de soja. Por isso, foi necessário usar o faro apurado da cadela Athena (raça Pastor Belga Malinois), da Cipe Cacaueira, para achar os pacotes. “Trabalhamos com paciência e de forma bem técnica por que as informações eram de um grande montante de cocaína que iria para Europa.

Número de coronavirios na Bahia

Bahia registra 1.382 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.382 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,1%), 45 óbitos (+3,4%) e 1.102 curados (+5,4%). Dos 45.304 casos confirmados desde o início da pandemia, 21.691 já são considerados curados, 22.263 encontram-se ativos e 1.350 tiveram óbito confirmado.
As confirmações ocorreram em 358 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (51,74%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ipiaú (1.146,64), Itajuípe (1.044,36), Uruçuca (1.042,94), São José da Vitória (1.007,60) e Gandu (851,77).​
Na oportunidade, a tabela de casos ativos do boletim epidemiológico de ontem (19) deve ser desconsiderada. Houve um erro de cálculo exclusivamente nesta tabela devido uma instabilidade no sistema e-SUS e a solicitação do Ministério da Saúde para o retorno do cálculo de incidência para 100 mil habitantes ao invés de 1 milhão, revertendo, portando, a orientação do próprio ministério. O problema foi identificado e sanado no boletim de hoje.​
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/20/bahia-registra-1-382-novos-casos-de-covid-19-nas-ultimas-24-horas/

Legislativo de Itabuna violência contra mulher


AÀ discussão virtual, o cenário crescente de violência
 contra mulher nesta pandemia
A difícil localização da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Itabuna; o ainda inacabado serviço de denúncias on-line na Bahia; o aumento dos episódios de violência nesta pandemia. Tudo isso, evidente em sessão especial da Câmara de Itabuna na quinta-feira (18), levou os vereadores a defenderem um movimento conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da OAB e a Secretaria Municipal de Assistência Social, em busca de soluções.

A solenidade virtual, solicitada pelo edil Júnior Brandão (Rede), contou com a presença do colega Jairo Araújo (PCdoB) e foi conduzida pela advogada Larissa Moitinho, da Comissão da Mulher na OAB-Itabuna. Ela observou que “o mais assustador é o aumento nos casos de violência física, chegando ao feminicídio, nesta pandemia”. Daí a urgência de se intervir para estimular as denúncias e, sobretudo, em prol da punição.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

COCAÍNA NO PORTO DE ILHÉUS


PF ENCONTRA CARGA DE SOJA  COM COCAÍNA NO PORTO DE ILHÉUS

Do - ilheuseventos.com.br - A Polícia Federal foi acionada na manhã desta sexta-feira (19) para investigar uma carga de soja no Porto de Ilhéus,  após um incidente com uma empilhadeira e um Big bag (grande bolsa de embalagem) de soja foi encontrado tabletes de cocaína em meio a carga de sacos de soja,vindos do Oeste, no primeiro armazém do Porto. Ainda não se sabe a quantidade exata da droga. 

A PF ainda vai investigar toda a soja, com dois caminhoneiros detidos para averiguação. Os Agentes da Polícia Federal passaram a tarde toda no Porto, eles acham que a droga seria exportada para a Europa, provavelmente o mesmo destino da carga da soja. Até o momento os agentes já encontraram mais de 200 kg de cocaína, todos os Bags serão abertos para ver se existe mais drogas no carregamento. O que  poderá alterar a quantidade da droga a qualquer momento, 

Câmara anuncia votação de diretrizes ao orçamento


Segue aberto o espaço para a população enviar sugestões à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), cuja votação está prevista para segunda-feira (22), na Câmara de Itabuna. Na tarde de ontem (18), vereadores promoveram uma audiência pública remota, para novamente compartilhar o andamento do projeto 017/2020, encaminhado pelo Executivo e em tramitação desde fevereiro.
Autor do pedido para aquela reunião virtual, o presidente da Comissão de Finanças, Jairo Araújo (PCdoB), reiterou o quanto é valiosa a contribuição da comunidade na elaboração das leis que regem a aplicação dos recursos públicos. Ele alertou para a crise que se desdobra e as consequências previstas na administração pública. “Sonho que um dia a população tenha absoluto controle dessas peças”, resumiu.

ITABUNA CADA VEZ MAIS ALTO O NÚMERO DO CONTRAVIRIAS

Nesta sexta-feira (19), Itabuna registra 1.741 casos confirmados do covid -19; 7.239 casos notificados; 1.520 em monitoramento; 5.169 descartados; 263 aguardando resultado; 750 casos curados; 175 aguardando coleta; 15 internados em UTI; 33 internados em leito clínico e 59 óbitos. 

 - Os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico. informa a Secretaria de saúde. Leia também -  Hospital de Base recebe equipamentos 

aques Wagner segue enrolado na Justiça e tem bens bloqueados por ação de improbidade

Em fevereiro de 2018, innvestigações da Polícia Federal apontaram que o ex-governador baiano Jaques Wagner (PT) recebeu R$ 82 milhões em propina
Do - jornaldamidia.com.br - O senador Jaques Wagner (PT-BA) teve seus bens declarados indisponíveis, hoje (19), em virtude de uma decisão exarada pelo juiz Glauco Dainese de Campos, titular da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público da Bahia.
A ação é um desmembramento da Operação Lava Jato que apura a doação ilegal de R$ 3,5 milhões, da Odebrecht, por intermédio da cervejaria Petrópolis, para a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores de 2014.

Bahia tem hoje 2.345 casos registrados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Coronavírus: Brasil passa de 1 milhão de casos de covid-19, revela ...
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.345 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,6%), 42 óbitos (+3,3%) e 2.238 curados (+12,2%). Dos 43.922 casos confirmados desde o início da pandemia, 20.589 já são considerados curados, 22.028 encontram-se ativos e 1.305 tiveram óbitos confirmados. Ressalte-se que o boletim epidemiológico desta sexta-feira (19) apresenta dados acumulados devido à instabilidade ocorrida no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde, no dia de ontem (18), que afetou o levantamento e catalogação dos casos ambulatoriais de Covid-19 em todo o Brasil.
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/19/bahia-tem-2-345-casos-registrados-de-covid-19-nas-ultimas-24-horas/

Chocolat Festival lança e-commerce de chocolate de origem

Choc.store reúne mais de 100 produtos feitos com cacau selecionado de origem

Maior evento do segmento de cacau e chocolate da América Latina, o Chocolat Festival acaba de lançar um e-commerce reunindo, inicialmente, 10 marcas e mais de 100 produtos feitos com cacau selecionado de origem do Sul da Bahia. Pelo endereço www.choc.store, é possível adquirir os produtos de qualquer lugar do Brasil. As vendas on-line são a aposta do Festival para impulsionar os chocolates de pequenos produtores de todo o país. “Por uma questão de logística, que tem sido afetada pela pandemia, iniciaremos as operações apenas com marcas da Bahia. Mas o objetivo é agregar todos os nossos parceiros, expositores de todas as edições do Chocolat Festival – Bahia, São Paulo e Pará – em um grande marketplace”, destaca o empresário Marco Lessa, idealizador do Festival e da loja Choc.Store.

Uruçuca procede com higienização


A Prefeitura de Uruçuca, segue realizando ações no combate ao Coronavírus. Nesta terça-feira,16, prossseguiu o trabalho de higienização de diversas ruas e espaços públicos no Município.

A higienização foi realizada em lugares com maior fluxo e movimentação de pessoas, em estabelecimentos como supermercados, bancos, lotérica, farmácias e unidade de saúde. 

O Prefeito Moacyr Leite Júnior reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa: "Temos feito de tudo para conter o avanço do Coronavírus em nosso município, mas a guerra só será vencida com a colaboração de todos, ficando em casa e em caso extremo, usar máscara no rosto e não no queixo ao sair.", disse.  Ascom

Vereadores aprovam medida para amparar servidoras municipais

Vereadores apreciaram projetos, requerimentos e moções em mais uma sessão remota

O afastamento remunerado de servidoras municipais vítimas de violência sexual, familiar, doméstica, privada ou pública começou a ser aprovado na sessão de quarta-feira (17), na Câmara de Itabuna. De autoria do vereador Milton Gramacho (Republicanos), o projeto (nº 08/2020) teve como relatores Júnior Brandão (Rede) e Zico (PTC).
Para tornar-se lei, agora só depende de uma segunda discussão na Casa e da posterior sanção do Executivo. “No ano passado, o Ministério da Saúde registrou que a cada quatro minutos, uma mulher era agredida por um homem e sobrevivia. Foram 145 mil casos de violência física, sem contar os óbitos”, destacou Gramacho.
Ainda na referida sessão, edis acataram, em primeira discussão, proposta (012/2020) de Charliane Sousa (MDB), com relatoria de Chico Reis (PL) e Nel do Bar (PTC). Trata-se do desembarque de mulheres, idosos, obesos e pessoas com deficiência no transporte coletivo urbano, entre 21 horas e 06 horas da manhã seguinte.

Pronto-atendimento no Rio Vermelho em Salvador

Pronto-atendimento no Rio Vermelho atende mais de 360 profissionais do SUS com suspeita de Covid-19
 

Mais de 360 profissionais de saúde com suspeita de coronavírus (Covid-19) foram atendidos nos últimos dez dias no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizado no prédio da antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador. O centro é exclusivo para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

O dia mais movimentado foi esta quinta-feira (18), com cerca de 60 pacientes atendidos. O ambulatório montado na unidade é uma extensão do Hospital Santa Clara e oferece dez leitos, sendo oito de observação e dois de estabilização, com respiradores. A unidade conta com 42 profissionais entre médicos, maqueiros, técnicos em enfermagem e psicólogos.

Bolsonaro avisou em 2019: se ficar provado, ele lamenta, mas Flávio ‘terá que pagar’

Presidente disse em janeiro de 2019 que se "isso ficar provado, eu lamento como pai, mas ele vai ter que pagar o preço"

Jair Bolsonaro percebeu logo cedo, nesta quinta (18), que fechar a boca era a melhor maneira de enfrentar o desgaste da prisão do vigarista Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, a quem pertence o problema. O próprio presidente deixou claro em 23 de Janeiro do ano passado, durante entrevista no Fórum Económico de Davos. “Se, por acaso, ele (Flávio) errou e isso ficar provado, eu lamento como pai, mas ele vai ter que pagar o preço por essas acções que não podemos aceitar”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A novidade da demissão de Abraham Weintraub do Ministério da Educação acabou ajudando a dividir as manchetes com o caso Queiroz.
Aquela declaração de Bolsonaro à Bloomberg, em Davos, foi citada pelos próprios auxiliares para convencer o presidente a evitar polémica.

Transparência na Secretaria de Saúde de Itabuna

Secretaria de Saúde de Itabuna prioriza transparência
e presta conta dos recursos recebidos
Sec. Juvenal Maynart


O Secretário de Saúde de Itabuna, Juvenal Maynart, recém empossado no cargo  adotou a estratégia de dar maior transparência às ações da pasta, detalhando os recursos que estão sendo repassados para a secretaria através do Fundo Nacional de Saúde e também de recursos próprios do município.

De acordo com o novo gestor, até o dia 11 de junho havia em caixa R$ 67.252.798,80. Deste valor, R$ 3.989.301,70 depositados na Conta Caixa 0070; R$ 58.728.159, 25 na Conta Caixa 2089;  R$ 1.346.764,21 na Conta Caixa 2089 –; e R$ 3.188.573,64 na Conta BB 3445-2, referentes a recursos próprios, investimentos e custeio.

Dos valores disponíveis, Juvenal Maynart esclarece que estão sendo obedecidas as classificações dos grupos Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Coronavírus/COVID-19, Gestão do SUS e Investimentos por blocos de financiamento, bem como as ações detalhadas para cada finalidade.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Itabuna coronavirus não para de crescer e caminha para 60 mortes


ATUALIZADAS SOBRE O CORONAVÍRUS EM ITABUNA

Nesta quinta-feira (18), mais uma vez os números  continuam em alta em Itabuna que registra 1.696 casos confirmados do covid-19; 6.855 casos notificados; 1.430 em monitoramento; 4.867 descartados; 226 aguardando resultado; 719 casos curados; 138 aguardando coleta; 14 internados em UTI; 33 internados em leito clínico e 59 óbitos.

Os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico.

O Coronavírus está se espalhando rapidamente no municipio, por isso é bom que todos fiquem em casa. Proteja a sua família e a si. É o melhor remedio.

#saude #vigilancia #plantao #prefeituradeitabuna #secretariadeSaude #Coronavirus #ficaemcasa

PREFEITURA DE ITABUNA ESTÁ SENDO DESINFECTADA


Centro Administrativo Firmino Alves passa por desinfecção

Como medida preventiva para evitar a propagação da COVID-19 o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, determinou a desinfecção de todo o Centro Administrativo Firmino Alves. Recentemente, outros setores da administração municipal também passaram pelo mesmo processo, como por exemplo, as Secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran).

Na manhã de hoje (18), todos os setores e departamentos receberam uma visita da equipe técnica operacional da Secretaria Municipal de Administração. De acordo com recente estudo do New England Journal of Medicine, o vírus da Covid-19 pode permanecer vivo por até três horas no ar, até quatro horas em superfícies de cobre, até 24 horas em superfícies de papelão e até três dias em superfícies de plástico e aço inoxidável.

Para a Secretária de Administração, Juliana Matos, esta é mais uma medida adotada pelo município, além da disponibilização de testes rápidos e álcool em gel para os servidores, como forma de preservar a saúde de todos que estão em atividade na administração municipal. “O processo de desinfetar é muito importante e não mediremos esforços para ser uma constante”, finalizou. Ascom

quarta-feira, 17 de junho de 2020

DRIVE THRU NO CANDINHA DORIA

Secretaria de Saúde realiza Drive Thru para testagem de detecção da COVID-19



Na manhã desta quarta-feira, 17, a Secretaria  Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realizou um Drive Thru de testagem rápida  para detecção da COVID 19,  no estacionamento do Teatro Municipal   Candinha Doria, em Itabuna. Ao todo, 39 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

A  medida faz parte da ampliação da testagem, para acelerar a detecção da Covid 19. De acordo com a Secretaria, cerca de 80 pessoas, que já estavam agendadas com a Vigilância Epidemiológica,  fizeram os testes,  sem  precisar sair do carro. Houve também os retestes para os que tinham resultado positivo, mas que precisam fazer  o exame novamente, para saber se já estavam curados. Ascom 

Primeira vítima do covid-19 recebe alta no Base

  1. Covid do Hospital de Base de Itabuna celebra 
    Muitas homenagens e alegria na saida
    primeira alta  

A Unidade Covid do Hospital de Base de Itabuna celebrou  hoje a primeira alta de um paciente, que venceu a doença com o apoio de toda a equipe de profissionais da instituição. Após passar  16 dias internado, Arnaldo de Souza Miranda, de 47 anos  residente em Eunápolis, foi recebido com alegria pela equipe do hospital ao deixar a UTI  e fez questão de agradecer o tratamento recebido.

“Cada vida salva é uma conquista, nessa luta permanente contra o vírus, que tem mobilizado os nossos profissionais de saúde, num esforço permanente para  prestar um atendimento eficiente a todos os pacientes”, afirmou o diretor médico do Hospital de Base, Dr. Eduardo Kowalsky.

A Unidade Covid do Hospital de Base de Itabuna possui 10 leitos de UTI e 38 leitos de enfermaria. Secom

Itabuna 1646 casos confirmados e 57 mortes

Continua crescendo o número do coronavirus em Itabuna. Amanhã por esse  motivo, inclusive, duas agências  bancárias  vão ser fechadas para que seus funcilnarios  façam o teste rápido.


Nesta quarta-feira (17) Itabuna registra 1.643 casos confirmados; 6.485 casos notificados; 1.305 em monitoramento; 4.590 descartados; 187 aguardando resultado; 681 casos curados; 103 aguardando coleta; 13 internados em UTI; 31 internados em leito clínico e 57 óbitos.

Os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico.

O Coronavírus está se espalhando rapidamente em Itabuna. Proteja sua família. Fique em casa.

#saude #vigilancia #plantao #prefeituradeitabuna #secretariadeSaude #Coronavirus #ficaemcasa

terça-feira, 16 de junho de 2020

CORONAVÍRUS EM ITABUNA NÃO PARA DE CRESCER

Populacão de Itabuna precisa ter mais responsabilidade de combate ao coronaviCoronavírus.

Com os números ainda em ordem crescente, nesta terça-feira (16) Itabuna registra 1.569 casos confirmados do Covid-19; 6.189 casos notificados; 1.503 em monitoramento; 4.299 descartados; 259 aguardando resultado; 628 casos curados; 158 aguardando coleta; 12 internados em UTI; 30 internados em leito clínico e o pior 56 óbitos. São o número de famílias, sofrendo e chorando em nossa cidade.

Os resultados clínicos epidemiológicos se referem a pacientes com sintomas,  contactantes no mesmo domicílio de pacientes positivados por laboratório, diz o comitê de combate ao virus no município.. Ele é automaticamente positivado pelo critério clínico epidemiológico

O Coronavírus parecendo sem controle  se espalha  rapidamente em nossa cidade. Portanto a melhor maneira de combatê-lo é ficando em casa.

#saude #vigilancia #plantao #prefeituradeitabuna #secretariadeSaude #Coronavirus #ficaemcasa

Professor Teixeirinha completa 90 anos de muita luta e serviços

MANOEL TEIXEIRA 90 ANOS DE PURA SABEDORIA

Manoel Teixeira Santos, nosso querido professor  e ex -vereador Teixeirinha,  nasceu em 17 de junho de 1930, no município de Andaraí e foi criado na então vila, hoje cidade de Ibiquera, na Chapada Diamantina, Estado da Bahia.
Filho de pequenos agricultores, teve os seus primeiros estudos de modo irregular, porém sem nunca deixar os livros, tendo, às vezes, que estudar sozinho.

Em 1950, com 20 anos de idade, deixou a casa paterna e partiu pelo mundo em busca de algo melhor do que aquilo que em sua região não atendia os seus anseios. Assim é que foi parar em Itaberaba, Feira de Santana, Salvador e, por fim, em Itabuna, aqui chegando a 22 de agosto de 1955.

Em Itabuna regularizou o curso primário, fez o curso ginasial no Ginásio Firmino Alves; o colegial, no Colégio Estadual de Itabuna; Letras, com licenciatura plena na Faculdade de Filosofia de Itabuna; Direito, na Faculdade de Direito de Ilhéus, na FESPI, hoje UESC. Ainda no curso de admissão ao ginásio, fez concurso para a Prefeitura Municipal de Itabuna, foi aprovado e nomeado. Como funcionário, teve condições de levar os seus estudos à frente, abraçando a carreira de professor, tendo lecionado no Colégio Estadual de Itabuna, IMEAM, Firmino Alves e Divina Providência.

Em 1976 foi eleito vereador pelo MDB; candidato a Deputado Estadual pelo mesmo partido em 1986, não sendo eleito.

Como vereador atuou com as seguintes realizações, dentre outras: criação da sigla “IMEAM”, como autor do parecer do projeto de lei que mudou o nome do antigo “IMEI”; criação da “Casa do Estudante Itabunense em Salvador”; criação de uma feira livre em Ferradas; requerimento para a criação de um Hospital de Base em Itabuna; requerimento para a criação de uma maternidade para a mãe pobre; e vários pedidos sobre vários assuntos em todos os bairros de Itabuna.

Como estudioso de idiomas, publicou um “NOVO DICIONÁRIO POLIGLOTA”, com seis línguas, e mais de 600 páginas.

Professor Manoel Teixeira Santos completando nesta quarta-feira 17, tão somente 2.840.227.200 segundos de vida, ou 47.337.120 minutos, ou 788.952 horas, ou 32.873 dias de vida, ou 4.696 semanas, ou 1.080 meses, ou simplesmente 90 anos!. Recebe os parabéns  de seus familiares, amigos, ex-alunos, correlatos e dezenas de admiradores. Vida longa professor.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Suspensão do Toque de Recolher permanece em Itabuna

Itabuna sem Toque de Recolher, decisão da Justiça e acatada pelo prefeito
Fernando Gomes que resolveu não recorrer

Em razão da decisão da justiça de Itabuna de suspender o toque de recolher no município, o prefeito, Fernando Gomes informou à imprensa neste final de semana que decidiu acatar a decisão. 

O Toque de Recolher foi adotado em Itabuna como forma de reduzir a disseminação da COVID-19 entre pessoas que não tem respeitado as recomendações de isolamento social, "mas se houve entendimento da justiça de que é desnecessária a medida" Não vamos recorrer da decisão judicial, disse o prefeito

A medida tomada em Decreto  pelo o Executivo, já estava em sua segunda prorrogação, iniciando no dia 12 de maio, e venceria o segundo prazo no dia 21 de Junho.

Número do Covid-19

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado na noite de ontem (14), foram registrados até o momento 1.450 casos da COVID-19 e 52 óbitos. já para esta segunda-feira (15), foram registrados 1.482 casos confirmados; 5.781 casos notificados; 1.465 em monitoramento; 3.975 descartados; 262 aguardando resultado; 604 casos curados; 180 aguardando coleta; 13 internados em UTI; 28 internados em leito clínico e 55 óbitos. 

Combate

Os Agentes Comunitários de Saúde seguem engajados nas ações de combate ao novo coronavírus em Itabuna. Transmissão de orientações para a população durante as visitas domiciliares, principalmente sobre medidas de prevenção e sintomas da COVID-19, a busca ativa de pessoas com sintomas de gripe, principalmente de pessoas se encaixam no grupo de risco (gestantes, pessoas com doenças crônicas e idosos), e auxílio na identificação de casos suspeitos são algumas das atividades dos ACS.

Eles também tem prestado auxílio no acolhimento de pessoas nas unidades de saúde com sintomas da doença, monitorando, por telefone, os casos suspeitos e confirmados, e nas atividades de campanha de vacinação. Vale ressaltar que as visitas domiciliares estão sendo realizadas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde – uso de EPIs e distanciamento de um metro -, além de limitar o acesso a área peridomiciliar (frente e lados), sendo, no entanto, priorizadas as visitas aos pacientes de risco. Ascom

Nas últimas 24 horas Bahia tem 1.219 novos casos de Covid-19

Governo entrega novo aparelho de tomografia computadorizada para Teixeira de Freitas
Na Bahia foram registrados 1.219 casos de coronavírus (Covid-19), com taxa de crescimento de 3,34% nas últimas 24 horas. Dos 37.620 casos confirmados na Bahia desde o início da pandemia, 15.850 já são considerados recuperados e 20.625 casos encontram-se ativos.
Novo aparelho de tomografia computadorizada
O município de Teixeira de Freitas recebe ainda este mês, um novo tomógrafo de 16 canais comprado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com investimento de R$ 1,6 milhão, o equipamento será instalado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e ajudará no tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus, além de atender toda a demanda de alta complexidade da unidade.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que o uso do equipamento assegura um diagnóstico e tratamento mais preciso, seja em casos de Covid-19 ou outras doenças. “Temos o compromisso de investir em inovação e tecnologia, de forma que se reduza o tempo de espera por exames de imagem de alta complexidade e que os níveis de qualidade no atendimento dos pacientes sejam elevados”, afirma o secretário.

A tomografia computadorizada de tórax é um importante exame para pacientes que apresentam insuficiência respiratória relacionada à Covid-19, pois indica com mais precisão a condição dos pulmões, além de permitir um rastreio intermitente da melhora ou piora clínica do paciente.

Itacaré: Decretos prorrogam por mais 15 dias toque de recolher e entrada de ônibus


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, publicou na última sexta-feira(12) o Decreto 601 prorrogando por mais 15 dias os efeitos do decreto nº 585, de 13 de maio de 2020, com as alterações dispostas no Decreto nº 590, que tratam, dentre outras medidas, da aplicação do toque de recolher, fechamento das barreiras à noite e ainda define o funcionamento das atividades consideradas essenciais. Também foi publicado o Decreto 602 prorrogando por mais 15 dias a suspensão da entrada de ônibus de transporte intermunicipal e interestadual no município.
 As medidas tem como principal objetivo garantir a saúde pública, evitar a proliferação do coronavírus e conscientizar a comunidade para que todos se juntem nessa luta contra o Covid 19. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, o Brasil e em especial Itacaré atravessam momentos difíceis de contágio do coronavírus e para evitar a proliferação é preciso que todos sigam as normas de segurança, usem máscaras, álcool gel e, principalmente, que fiquem em casa.

Pesquisa nacional: Congresso é ‘ruim ou péssimo’ para 46,4% dos brasileiros

Apenas 7,8% dos entrevistados avaliam a atuação do Congresso como "boa ou ótima"

Após acordo com Bolsonaro, Congresso mantém veto ao Orçamento Impositivo
Levantamento exclusivo do instituto Orbis para o Diário do Poder revela que a maioria dos brasileiros não está satisfeita com a atuação do Poder Legislativo: para 46,4% o desempenho dos parlamentares brasileiros é “ruim ou péssima”. Outros 39,5% acham que a Câmara dos Deputados e o Senado têm trabalho “regular” e apenas 7,8% avalia o Congresso brasileiro como “bom ou ótimo”. A informação é do nosso colunista Cláudio Humberto.
Houve melhora em relação à avaliação em 22 de maio, quando 50,7% disseram que o desempenho do Congresso é “ruim ou péssimo”.
Entre os homens, a rejeição ao trabalho do Legislativo é a maior: para 52,9% o desempenho é “ruim ou péssimo”.
A região mais crítica ao desempenho da Câmara e do Senado é o Sul: 50% ruim ou péssimo. A melhor é o Norte com 42,8% ruim ou péssimo.
O instituto Orbis realizou 4.032 entrevistas em todo o território nacional entre 3 e 5 de junho. A margem de erro é de 1,54%.

domingo, 14 de junho de 2020

Neste domingo Bahia registra 36.401 casos confirmados de Covid-19

Bahia registra 36.401 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,21% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.486 pessoas recuperadas, 1.105 óbitos e 19.810 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/14/bahia-tem-36-401-casos-confirmados-de-covid-19/
Bahia registra 36.401 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,21% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.486 pessoas recuperadas, 1.105 óbitos e 19.810 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...