sábado, 13 de junho de 2020

Deterioração da imagem do governo Bolsonaro é interrompida, aponta pesquisa XP

O governo do presidente Jair Bolsonaro começa a recuperar fôlego em termos de reprovação

Do - Tribuna da Bahia - Pesquisa XP/Ipespe realizada neste mês mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro começa a recuperar fôlego. A mostra confirma a interrupção na deterioração da imagem do governo, que se intensificou após a saída do ex-titular da pasta da Justiça Sérgio Moro, no final de abril e perdurou até meados de maio.
No levantamento, feito do dia 9 a 11 de junho, com mil entrevistas de abrangência nacional e margem de erro de 3,2 pontos porcentuais para mais e para menos, o grupo que considera a administração ruim ou péssima oscilou um ponto para menos, de 49% para 48%, e o que avalia o governo como ótimo ou bom oscilou dois pontos para mais, indo de 26% a 28%.
Apesar de estarem dentro de margem de erro, a XP/Ipespe avalia que essas duas avaliações representam a interrupção na deterioração da imagem do atual governo porque é o segundo movimento seguido na mesma direção. “De maneira semelhante, houve oscilações positivas na expectativa para o restante do mandato, com ótimo e bom passando de 27% para 29%, e ruim e péssimo indo de 48% para 46%, diz o instituto.
Na percepção sobre a direção da política econômica do governo, os que acham que está no caminho certo passaram de 27% para 29%.
Em relação ao momento da crise relacionada à pandemia do novo coronavírus, 31% dizem que o pior já passou – em maio eram 22%. Na pesquisa, 52% concordam com a flexibilização do isolamento social que está sendo praticada, enquanto 44% discordam da reabertura da economia.

Vercil Rodrigues lança mais um livro

Vercil Rodrigues lança Tribunal do Júri – História, origem e evolução no Direito Processual Penal

Com prefácio do professor de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia, e delegado de polícia civil da Bahia, Dr. Clodovil Soares, o advogado Vercil Rodrigues, que também é jornalista e professor, acaba de lançar seu mais novo livro, o quarto na seara jurídica, “Tribunal do Júri – História, origem e evolução no Direito Processual Penal”, pela Direitos Editora.

No “Tribunal do Júri – História, origem e evolução no Direito Processual Penal”, declarou Dr. Clodovil Soares sobre o neojurista e sua obra: “Percebo que se trata de exame percuciente, próprio do talentoso historiador e advogado, da origem histórica e estrutura do Tribunal do Júri, trazendo informações de uma incursão histórica pelas civilizações antigas, em seu modo de punir e julgar, até o Tribunal do Júri como garantia fundamental presente na Constituição Federal, com abordagem que
de maneira didática e leve, surge como uma boa leitura para advogados, acadêmicos de direito, carreiras jurídicas ou leigos”.

Bahia registra neste sábado 35.788 casos confirmados de Covid-19

Bahia registra 35.788 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,14% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.279 pessoas recuperadas, 1.069 óbitos e 19.440 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 352 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,6%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram tajuípe (9.467,57), Ipiaú (8.806,92), São José da Vitória (8.485,06), Uruçuca (7.797,65) e Salvador (6.853,98).​

Inaugurado Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas​

O Hospital de Campanha voltado para atender pacientes com a covid-19, localizado no município de Teixeira de Freitas, extremo-sul na Bahia, foi inaugurado neste sábado (13), com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. A unidade, que conta com 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e ocupa uma área de 450 metros quadrados ao lado do Hospital Municipal, passará por uma desinfecção terminal durante o final de semana e começa a receber pacientes na segunda-feira (15). O projeto foi viabilizado graças a uma parceria entre o governo da Bahia, que equipou a unidade, e as empresas Suzano e Veracel Celulose, que investiram mais de R$ 1,3 milhão na construção e montagem da estrutura. ​
“O extremo-sul da Bahia é hoje a região que possui a maior taxa média de crescimento de casos de covid-19, portanto, a oferta desses leitos vai ser fundamental para fazer frente à necessidade de internação hospitalar. Esses leitos vão se juntar aos que vamos abrir em Porto Seguro e Eunápolis. Dessa forma, conseguiremos ampliar rapidamente a oferta de leitos de terapia intensiva na região”, afirma Vilas-Boas. O hospital foi construído a partir do uso de contêineres climatizados e faz parte de um conjunto de ações adotadas para ofertar assistência de qualidade à população nesse momento de pandemia. Além do hospital de campanha, estão dedicadas ao atendimento de pacientes com o novo coronavírus duas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs 24h), uma em Teixeira de Freitas e outra no município de Prado, que receberam investimento do governo do estado para a sua reabertura.​

ANP joga a toalha e decide finalmente regulamentar venda direta de etanol

Decisão foi do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no começo do mês

Governo pode aprovar hoje venda direta de etanol aos postos de combustível
Apesar da pressão das distribuidoras, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) se prepara para regulamentar a venda direta de etanol aos postos, em cumprimento à decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que no início do mês recomendou a providência. A medida deve provocar uma redução imediata de cerca de 20% no preço final para o consumidor, segundo estimativas do setor sucroenergético. A ANP é a última trincheira das distribuidoras, que atuam como atravessadoras. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
“A ANP vai regulamentar”, informou nesta sexta (11) a Agência Nacional do Petróleo por meio da sua assessoria, ao ser questionada pela coluna.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Respiradores do Governo do Estado ampliam UTIs no Hospital de Base

Interior da Bahia receberá novos leitos para receber pacientes com ...

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães segue ampliando sua capacidade de atendimento aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Após receber, na semana passada, 15 respiradores pulmonares enviados pelo Governo do Estado da Bahia, o hospital ampliou de 5 para 10, os leitos de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Gama, outros 10 respiradores já foram testados e serão instalados nos próximos dias.

 Ao explicar a importância de cada respirador para o tratamento da Covid-19, Roberto Gama ressaltou o quanto os equipamentos são fundamentais e importantes para o hospital seguir salvando vidas. “Dos 15 aparelhos enviados pelo Governo do Estado, colocamos cinco em funcionamento e estamos viabilizando a instalação dos outros 10 equipamentos, portanto não há possibilidade de devolução”, declarou Roberto Gama, que agradeceu ao Governo do Estado por essa doação. 

Polêmica com ex-secretário de saúde em discussão na Câmara

Reunião virtual extraordinária
ocorrida na tarde de sexta-feira
(O ex-secretário saiu dizendo que deixou em caixa 64 milhões de reais no caixa da saúde os vereadores querem a apuração)


Dois dos seis vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Câmara de Itabuna
provocaram, na tarde desta sexta-feira (12), uma discussão a partir das declarações polêmicas
dadas pelo ex-secretário Uildson Nascimento um dia após deixar o cargo. Participaram da
reunião extraordinária o presidente da citata Comissão, Enderson Guinho (Cidadania), junto com
Babá Cearense (PSL), acompanhados dos edis Jairo Araújo (PCdoB) e Charliane Sousa (MDB),
vice-presidente da Casa.

Nascimento contabilizava R$ 33.137.135,00 no caixa da pasta na última convocação da
Câmara, dia 08 de junho (relembre clicando no link: https://cmvitabuna.ba.gov.br/portal/novamente-
vereadores-convocam-secretario-para-saber-sobre-recursos-contra-coronavirus-em-itabuna/). Já em entrevista

Bahia nesta sexta-feira registra 34.665 casos confirmados de Covid-19

Bahia registra 295 mortes e mais de 8 mil casos confirmados de ...Bahia registra 34.665 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,19% do total de notificações no estado. 
O boletim epidemiológico ainda contabiliza 14.976 pessoas recuperadas, 1.039 óbitos e 18.650 indivíduos monitorados pela
 vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,37%). Os municípios com
 os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Itajuípe (9.272,36), Ipiaú (8.785,12), Uruçuca (7.797,65),
 São José da Vitória (7.601,20) e Salvador (6.624,20).​
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/12/bahia-registra-34-665-casos-confirmados-de-covid-19C
Hospital Arena Fonte Nova batiza UTI com nome de ídolo do Vitória

O maior hospital de campanha da Bahia dedicado a pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19), a Arena Fonte Nova, batiza nesta sexta-feira (12), uma UTI com o nome de Artur Brasiliano Maia, que é um dos grandes ídolos do Esporte Clube Vitória. A homenagem ao falecido jogador de futebol é uma forma de inspirar profissionais de saúde e pacientes internados, de que o tradicional palco do futebol, também é um local com histórias de superação e conquistas.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “além das quatro alas de Terapia Intensiva, que totalizam 100 leitos de UTI, também vamos homenagear ex-atletas nas enfermarias”, afirma o secretário.

Artur Brasiliano Maia (Artur Maia) era um atleta de muita habilidade, que nasceu em Maceió e ainda garoto veio para o Vitória com dez anos de idade. Considerado uma jóia rara, destaque da divisão de base, com 18 anos já estava entre os profissionais, promovido ao grupo principal. Foi campeão baiano em 2010 e 2016, e ganhou a Copa do Brasil Sub-20 de 2012, sendo eleito o melhor jogador.

Defendeu ainda o Joinville (SC) e o América (RN) e teve uma boa passagem pelo Flamengo (2014/15) antes de se transferir para o Kawasaki Frontale do Japão. Seu último clube foi a Chapecoense (SC), emprestado pelo Vitória no ano de 2016, e faleceu no dia 29 de novembro daquele ano quando o avião que conduzia a delegação do time catarinense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellin, na Colômbia. Nasceu no dia 13 de outubro de 1992 em Maceió.

Outro craque que já tinha sido homenageado pelo Hospital Arena Fonte Nova foi Élcio Nogueira da Silva (Sapatão), que jogou no Esporte Clube Bahia.




GAPO um grande trabalho para quem sofre de câncer

O Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO), Instituição sem fins lucrativos, estabelecido na rua X, 29, bairro João Soares, próximo a TV Santa Cruz, que tem como maior finalidade atender pacientes, adultos com câncer, pelo SUS, em situação de vulnerabilidade Social, solicita a sua ajuda para manter o objetivo da entidade.
 O GAPO  que foi criado em 2014, e tem à frente os médicos: Eduardo Kowalski, atual presidente e Mércia Margotto, vice presidente e diretoria, faz um grande trabalho de recuperação, acolhe pacientes, não só de Itabuna, mas, também das regiões Sul, extremo Sul e Sudoeste. Em sua sede todos são acolhidos, com alojamento, alimentação, auxilio em marcação de consultas e exames, além de apoio com nutricionista e psicológico.
Durantes todo esse período, o GAPO, dentro de um louvável serviço de ajudar ao próximo. já atendeu centenas de pacientes. A sua rotatividade se dá, há cada 45 dias, enquanto o período da radioterapia. Merece o reconhecimento de todos.

JUSTIÇA SUSPENDE TOQUE DE RECOLHER EM ITABUNA

Do - vermelhinhoba - O juiz da 1ª Vara Criminal de Itabuna, Murilo Luiz Staut Barreto, acaba de suspender o decreto que impôs o toque de recolher no município sul-baiano ao conceder salvo conduto a quem descumprir a medida. A decisão, datada de hoje (12), se deu em resposta a um pedido de habeas corpus coletivo impetrado pelos advogados Edivaldo Alves da Silva Júnior e Auro Bispo.
Itabuna está sob toque de recolher desde o dia 12 de maio e a restrição a circulação de pessoas é justificada pelo prefeito Fernando Gomes como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no município.
Na decisão, o magistrado diz que a restrição ao direito de ir e vir “implica medida que transcendeu a necessidade real do município, sem amparo legal ou estudo científico que aponte o efeito prático do toque de recolher na redução de contágio pela covid-19. As restrições ao comércio continuam, assim como as medidas de isolamento e distanciamento social para inibir o avanço da doença no município.
Do expressaounica
A respeito do assunto o município ainda não se manifestou se vai recorrer, ou não. Porque cabe recurso. Vamos aguardar os acontecimentos.  

Prefeito Fernando Gomes empossa novos secretários

Sentados: Juvenal, Alice e o Prefeito Fernando Gomes. Em pé:  Serpa, Son ,Juliana e Alecsandro 
(Juvenal Maynart retorna a saúde de Itabuna, agora como novo Secretário)  

        Na manhã desta sexta-feira (12), o Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, deu posse aos novos secretários municipais de Saúde, Administração e Segurança, Transportes e Trânsito (Sesttran). A cerimônia realizada no gabinete do prefeito reuniu os ex-secretários de Administração, Dinailson Oliveira, da SESTTRAN, Coronel Serpa, a secretária de Governo Maria Alice, e o presidente da Câmara Ricardo Xavier, além dos novos secretários. 

        Na secretaria de Administração, assume Juliana Matos, advogada e publicitária. Na secretaria de Saúde, o novo titular é Juvenal Maynart, ex-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), e na secretaria de Segurança Transporte e Trânsito,  assume Alecsandro Leal, que ocupava a sub-secretaria da SESTTRAN.

Juliana e Alecsandro, ao fundo Paulo
        A nova secretária de Administração, Juliana Matos, agradeceu a confiança do prefeito Fernando Gomes e falou sobre a responsabilidade de substituir o agora ex-secretário, Dinailson Oliveira (Son). "Nosso intuito é manter o legado deixado por Son, com transparência e muito trabalho", disse. O novo titular da SESTTRAN, Alecsandro Leal, elogiou o trabalho realizado por Valci Serpa à frente da secretaria, e declarou que seguirá valorizando os servidores municipais e atuando na melhoria do trânsito do município. 
  
       O secretário de saúde, Juvenal Maynart, falou sobre a missão de atuar no combate ao novo coronavírus e dos projetos que serão executados já nos próximos dias. "Vamos trabalhar para a inserção das duas academias, a UESC e a UFSB, que vai nos conceder técnicos para construirmos um plano, e unificar essa rede, com a sociedade, o comércio, a Santa Casa", disse, acrescentando: "Nós vamos fazer uma guerra de melhoria no atendimento aos cidadãos de Itabuna e dos municípios conveniados, para ter um menor número de baixas possível, é uma guerra contra o inimigo invisível. A solução definitiva só terá quando tivermos a vacina, até então teremos soluções paliativas". Ascom

Roberto Badaró nega informação sobre óbitos indevidos no Hospital Espanhol

Fechado há mais de cinco anos, Hospital Espanhol vai ser usado ... O diretor médico do Hospital Espanhol, Roberto Badaró, emitiu uma carta na noite desta quinta-feira (11), negando que a unidade classifique indevidamente os óbitos dos pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19).

De acordo com o diretor médico, “todos os óbitos ocorridos no Hospital Espanhol são avalizados pela coordenação médica. Se o óbito ocorre é obrigação da unidade hospitalar que emite a Declaração de Óbito (DO), colocar a causa corrigida e não continuar com a suspeita diagnóstica da chegada. Na eventualidade de um óbito ocorrer antes do resultado laboratorial, a DO sairá como “suspeita de Covid-19” e pode ser corrigida postmortem pela autoridade sanitária estadual. Neste cenário, cabe registrar que a Vigilância Epidemiológica, de modo assertivo, só contabiliza as declarações de óbito classificadas como casos suspeitos de coronavírus após investigação e/ou resultado laboratorial confirmatório”, afirma em carta a imprensa.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Vacina contra coronavírus será produzida em São Paulo e estará disponível em 2021



Eliana Patrícia
Agência Brasil
Do - jornaldamidia.com.br  - O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (11) que São Paulo vai produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Isso será possível por uma parceria que foi firmada ontem (10) entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus mortos ou com baixa atividade. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19.
“Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotech para a produção de vacina contra o coronavírus”, falou João Doria, governador de São Paulo. “Essa vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus. E estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre do próximo ano, ou seja, até junho do próximo ano. Com essa vacina poderemos imunizar milhões de brasileiros”, acrescentou.

hospital de campanha da Arena Fonte Nova

Primeiros pacientes do Covid-19 começam a receber alta 
Os primeiros pacientes, tratados no hospital de campanha da Arena Fonte Nova começaram a receber alta nesta quinta-feira (11). Júlio Souza, 50 anos, e Raimunda Cruz, 65 anos, foram os primeiros a vencer a batalha contra o coronavírus (Covid-19).
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/11/pacientes-do-hospital-de-campanha-da-arena-fonte-nova-comecam-a-receber-alta/

Juvenal Maynard retorna ao governo Fernando Gomes

Juvenal Maynart deixa legado positivo na passagem pela Ceplac ...
Novo Secretário de Saúde com um grande compromisso
e desafios para baixar o número do Covid-19
Agora é oficial, conforme nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, nesta sexta-feira, 12 de junho, às 10h,  o administrador Juvenal Maynard toma posse como novo secretário de Saúde, deste município.  Ele substituirá  a Uildson Nascimento  que foi exonerado pelo Prefeito Fernando Gomes, no dia de ontem. 

Juvenal Maynard terá pela frente  um grande desafio, logo de cara, que é o enfrentamento do número sempre crescente do coronavírus, neste municípios, mas já com uma experiencia responsável no setor, deverá realizar um grande trabalho frente a Pandemia.   


Sesttran e Administração

Nesta mesma solenidade também tomarão posse, os novos secretários, das  Secretarias de Administração, Juliana Oliveira e da Segurança, Transporte e Trânsito-SESTTRAN, Alecssandro Leal. Como se sabe e foi amplamente divulgado, os ex-secretários da Administração, Son Gomes  e Sesttran Valci Serpa se descompatibilizaram dos cargos para cumprir os prazos da Justiça eleitoral. 

A nota diz que devido a pandemia e para evitar aglomerações, a solenidade de posse, será transmitida ao vivo  através das redes sociais da Prefeitura; Instagram e Facebook ou  @prefeituradeitabuna.  

Bahia ultrapassa marca de mil óbitos por Covid-19, com 33.891 casos confirmados

A Bahia registra 33.891 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,08% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 14.610 pessoas recuperadas, 1.013 óbitos e 18.268 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Bolsonaro recria Ministério das Comunicações e o entrega a genro de Silvio Santos

Bolsonaro recria  Ministério das Comunicações e o entrega a genro de Silvio Santos

Ministério que já foi chefiado por Kassab marca o acordo do Planalto com o PSD do político

Do - Diário do Poder - O deputado Fabio Faria (PSD-RN), genro do empresário e apresentador Silvio Santos, dono do SBT, será o titular do recriado Ministério das Comunicações, que marca o ingresso do PSD de Gilberto Kassab na base de apoio ao governo.
No dia do seu casamento, o novo ministro, a mulher Patrícia e o sogro.
O anúncio de recriação do Ministério das Comunicações foi feito pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (10), em mensagem que publicou nas redes sociais.
O novo ministério surgirá do desmembramento do atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, chefiado pelo astronauta Marcos Pontes.

Câmara garante verba para artistas itabunenses

 A verba separada pela Mesa da Câmara Municipal (R$ 300 mil) para socorrer emergencialmente
artistas de Itabuna deve ser liberada assim que o Governo envie o projeto de lei dispondo sobre o
repasse. A informação veio do presidente Ricardo Xavier (Cidadania) nessa terça, 09. “A ideia era
antecipar diretamente a devolução de parte do nosso Orçamento, mas o Governo preferiu
formalizar a transferência e dar mais segurança jurídica ao ato”, explicou. 

Segundo Ricardo Xavier, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) informou que o
projeto de lei passa por ajustes na Procuradoria Geral do Município. “Tão logo seja protocolado
nesta Casa de Leis, o benefício emergencial para nossa classe artística será prontamente
discutido e votado. É compromisso de todos os vereadores aprovar o mais rápido possível e
dessa forma a Mesa libere o recurso financeiro que já está garantido”, pontuou Xavier.

Na sessão ordinária virtual dessa terça, 09, os vereadores externaram solidariedade aos artistas
em virtude das dificuldades financeiras criadas pela pandemia. Os parlamentares, , entre eles o
líder do Governo na Casa, Ronaldão (Solidariedade), pediram agilidade do Executivo no envio do
projeto. Favorável à demanda dos artistas itabunenses, Ronaldão declarou que vai se empenhar
para que a matéria seja encaminhada à Casa. Leia também: Vereadores vão ao Base conferir gastos da Covid e Covid-19: Câmara recebe equipe para testar vereadores e servidores

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Recuperação de Rodovia no Oeste da Bahia

Trecho de 88,6 kms é entregue recuperado; pista fica perto de Lapa e de 3 cidades do Oeste
Foto: Divulgação / Dnit
Do - Bahia Notícias - Um trecho de 88,6 quilômetros recuperado da BR-349 foi entregue nesta quarta-feira (10). A extensão fica entre os kms 752,8 e 841,4 da rodovia, próxima aos municípios de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, na região do Velho Chico, e Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, na Bacia do Rio Corrente, todos no oeste baiano. Para restaurar o trecho foram gastos R$ 8 milhões, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que realizou a obra.

O órgão informou também que no trabalho foram feitos serviços de aplicação da camada de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), tapa buraco e microrevestimento asfáltico, limpeza e manutenção dos dispositivos de drenagem e sinalização horizontal e vertical na rodovia.  “Mesmo diante da pandemia que estamos vivendo, o Dnit está executando e finalizando obras que são importantes para o desenvolvimento do Brasil. Importante manter a nossa infraestrutura funcionando e escoar a produção do interior baiano”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Juvenal Maynart deve ser nomeado nesta sexta-feira

Crise na saúde de Itabuna, Juvenal Maynart pede demissão do ...

Após ser exonerado do cargo,  nesta quarta-feira 10, o secretário de saúde de Itabuna, Uildson Nascimento. O prefeito  Fernando Gomes, já informa que o subsistido, será ex-presidente da FASI, Juvenal Maynart, que, na época, demonstrou muita transparência, lisura, responsabilidade e competência no tempo em que esteve frente do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.Estamos sabendo que a posse de Juvenal Maynart será nesta sexta-feria 12. A informação ainda é extra-oficial.

Tudo indica que o ex-secretário Uildson Nascimento, perdeu o cargo devido à várias criticas dirigidas ao Governo do Estado, especialmente, ao Secretário Fabio Vilas Boas, quando chegou a dizer "que o Secretario do Estado tinha deixado Itabuna órfã". Isso,  em relação a falta de recursos para o combate do coronavírus. 

Como vê nem toda verdade deve ser dita, dentro de um grupo politico. Até o momento o prefeito Fernando Gomes ainda não soltou nenhuma nota a respeito do assunto.      

Delegado diz que Bolsonaro e família fora do caso Mariela

Diretor-geral do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil descartou participação da família Bolsonaro nas mortes da vereadora e do motorista Anderson Gomes

Chegada de material apreendido na DHC
Rio - odia.ig.com.br -  O diretor-geral do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), o delegado Antônio Ricardo Nunes, disse, na manhã desta quarta-feira, que a Polícia Civil trabalha para solucionar os assassinatos da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes até o fim deste ano. Nunes, no entanto, não confirmou a existência de uma motivação para as execuções.
"A motivação da morte ainda é objeto de investigação. Nossa meta é finalizar até dezembro de 2020. Se tiver mandante, o mandante vai ser apontado", avisou.
A declaração foi dada em coletiva de imprensa na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rioapós a operação que prendeu o militar do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Correa, durante uma ação que investiga as mortes da vereadora de seu motorista. O bombeiro é suspeito de ter participado do sumiço das armas que podem ter sido usadas no duplo homicídio.
"Esse agente público preso tem participação direta nesse evento criminoso. Com essa prisão, chegamos a 65 pessoas presas decorrentes dos desmembramentos da investigação principal. Ainda temos mais alguns inquéritos em andamento que vão levar a outras prisões", apontou Nunes.
O delegado acrescentou que Maxwell aparentemente não tem renda compatível com o que os bens que tem.
"Ele poderá ser alvo de inquérito sobre lavagem de dinheiro, posteriormente", avisou.
Perguntado sobre a citação do nome do presidente Jair Bolsonaro por um porteiro do condomínio onde ele e Ronnie Lessa moram, o delegado afirmou que a família Bolsonaro não tem nenhuma participação nos assassinatos.
"Não temos nenhum indício de participação desta família. O porteiro caiu em alguma contradição", assinalou.

PF apreende dinheiro vivo com assessores do governador Helder Barbalho

PF apreende dinheiro vivo com assessores do governador Helder Barbalho

Na casa do assessor de gabinete e na casa do secretário-ajunto da Saúde

Do - Diário do Poder - Durante operação nesta quarta-feira (10) em Belém do Pará, no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão, agentes da Polícia Federal (PF) encontraram R$748 mil na casa do secretário-adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde do Pará, Peter Cassol.
Após “achado”, o governo do Pará exonerou Cassol do cargo.
Porém, mais dinheiro foi encontrado na casa de um assessor de gabinete do governador Helder Barbalho. A Polícia Federal encontrou R$60 mil em poder de Leonardo Nascimento.

Itabuna prorroga "Toque de Recolher"

Fotos de Itabuna - BA | Cidades do brasil, Itabuna ba, BahiaPrefeito Fernando Gomes Prorroga “Toque De Recolher” Em Itabuna


O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, prorroga pela segunda vez o decreto que estabelece o “Toque de Recolher” no município. O objetivo é conter a circulação de pessoas nas vias públicas em horários pré-determinados, e com isso reduzir a taxa de contaminação da COVID-19. Vale ressaltar que desde o dia 12 de Maio o município adotou o “Toque de Recolher” como estratégia de combate ao novo coronavírus, e agora prorroga pela segunda vez, publicando nesta quarta-feira (10) o decreto de nº 13.708.
O novo decreto entra em vigor nesta quinta-feira (11) e segue até o dia 21 de Junho, ou até nova deliberação. O horário permanece das 18h às 05 da manhã do dia seguinte. Neste período, fica proibida a circulação e a permanência de pessoas nas vias públicas de Itabuna, bem como em estabelecimentos comerciais, praças, entre outros. A ordem é permanecer em casa, correndo o risco de ser conduzido para delegacia caso haja descumprimento da medida. Leia também - Sexta-Feira é Ponto Facultativo em Itabuna 

Coronavírus na Bahia registra hoje 32.685 casos confirmados de Covid-19

Bahia registra 295 mortes e mais de 8 mil casos confirmados de ...A Bahia registra 32.685 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,14% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 14.228 pessoas recuperadas, 975 óbitos e 17.482 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 346 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (57,19%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (8.523,53), Itajuípe (8.296,33), Uruçuca (7.407,77), Urandi (6.423,34) e Salvador (6.319,22).​
http://www.saude.ba.gov.br/2020/06/10/bahia-registra-32-685-casos-confirmados-de-covid-19/

Vacina brasileira contra a covid-19 será testada em seres vivos pela Fiocruz

Covid-19: Fiocruz se torna laboratório de referência nas Américas

A abordagem do projeto é de uma vacina sintética

Do -Diário do Poder - Uma vacina contra a covid-19 será testada em seres vivos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). O teste será em modelo animal, fase de desenvolvimento chamada de estudos pré-clínicos. A informação foi divulgada em nota, nesta quarta-feira (10), pela Fiocruz.
“A abordagem do projeto é de uma vacina sintética, com base em peptídeos antigênicos de células B e T – ou seja, com pequenas partes de proteínas do vírus capazes de induzir a produção de anticorpos específicos para defender o organismo contra agentes desconhecidos – neste caso, o Sars-CoV-2 [covid-19]”, explicou a Fiocruz.
Segundo o instituto, essas biomoléculas, identificadas em modelo computacional (in silico), foram produzidas por síntese química e validadas in vitro. Os peptídeos foram acoplados em nanopartículas, que funcionam como uma forma de “entrega”, para apresentar essas biomoléculas para o sistema imune com melhor imunogenicidade e ativar sua defesa.

Novas atrações musicais nas Lives da Cozinha Show do Festival Gastronômico

ITACARE.COM - A cidade - Itacaré - Bahia
Música com artistas locais, receitas práticas com produtos da agricultura familiar e pratos deliciosos que podem ser entregues direto nas casas dos clientes. Assim está sendo o Primeiro Festival Gastronômico Sabores de Itacaré Delivery, que continua até 14 de junho. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo. E uma das novidades dessa edição é a live da Cozinha Show, que traz sempre chefs renomados com receitas especiais. A transmissão começa às 17 horas, ao vivo pelo canal do Youtube @seturitacare e pelo facebook @seturitacare.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...