sábado, 28 de março de 2020

Ministério alerta para risco do uso de cloroquina sem indicação médica

Ministério da Saúde divulgou nota técnica sobre medicação


Do - Diário do Poder - O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos graves, com pacientes hospitalizados, infectados pelo novo coronavírus. O protocolo prevê cinco dias de uso, em complemento a outras medidas como auxílio para respirar e medicação contra febre e mal-estar.
O ministério, no entanto, alerta para o risco do uso desses medicamentos, que não devem ser administrados fora dos hospitais. Segundo a nota, dentre os efeitos colaterais, estão lesões na retina, prejudicando a visão, e distúrbios cardiovasculares.
Em coletiva de imprensa neste sábado (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que é importante que os medicamentos só sejam usados em casos mais complexos e não para os pacientes em geral. “Esse medicamento pode dar arritmia cardíaca, pode paralisar a função do fígado. Então, se sairmos com a caixa na mão falando ‘pode tomar’, nós podemos ter mais mortes por mau uso do medicamento do que pela própria virose”, enfatizou.

Bahia registra 127 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 127 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 3,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1380 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (28). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 14 encontram-se hospitalizadas.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
Dentre os casos confirmados, 58,3% são do sexo feminino e 41,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,98% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,37) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Beneficiários do BPC tem atendimento virtual pelo INSS


A prefeitura de Ilhéus através da Secretaria de Desenvolvimento Social informa que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está com serviço remoto disponível para atendimento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/ LOAS)  e  demais  serviços da instituição para responder todas as dúvidas dos segurados.

O atendimento é realizado via Whats App (73) 3231-6564, das 8h às 15 horas,  para as cidades de Ilhéus e circunvizinhas. A medida ocorre para tentar evitar aglomeração nos postos do órgão e diminuir a possibilidade de transmissão do Coronavírus.

Outra alternativa ainda é a  Central de Serviços Meu INSS.  Uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações de seu histórico de trabalho,  dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.
-  Secom

hospital de Base em Itabuna só casos do coronavírus


Com a situação de calamidade púbica provocado pelo coronavírus (Covid 19), importado  da China e da Europa para a Bahia e, consequentemente, Itabuna, já levando a óbito milhares de seres humanos no mundo, o prefeito Fernando Gomes que mantem uma parceria muito importante com o governo  do Estado, fechou acordou com o Governador Rui Costa, destinado o Hospital de Base, somente, tão somente, para atender os pacientes infectados pelo Covid 19. Cerca  de 200 leitos vão ficar à disposição dessas pessoas, com toda a infraestrutura. Itabuna já registou dois casos da enfermidade; um em franca recuperação e outro mais delicado, que é o caso do ex-deputado Augusto Castro.

Adiamento das eleições municipais vai depender do desenrolar da pandemia

"Tudo depende dessa pandemia", diz o líder do blocão de 351 deputados, Arthur Lira

O deputado Arthur Lira (PP-AL) diz que não há qualquer posicionamento do partido ou do “blocão” de 351 deputados, que lidera na Câmara, sobre adiar as eleições municipais, tampouco prorrogação de mandato dos atuais prefeitos e vereadores. “Tudo depende dessa pandemia”, diz, referindo-se ao coronavírus. “Se for longa e grave, acho que não teremos eleições”, prevê, até pela impossibilidade de se fazer campanha. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O parlamentar alagoano explica, no entanto, que o eventual adiamento das eleições não será definida por interesses eleitorais: “Será o quadro”.
Na reta final do seu mandato como presidente, a posição Rodrigo Maia contrária ao adiamento já não é levada tão a sério na Câmara.

TRT autoriza repasse de dez milhões para o combate ao covid 19

Covid-19: TRT autoriza repasse de R$10 milhões para combate na Bahia
Segundo Justiça do trabalho, metade da quantia será destina para prefeitura de Salvador e a outra metade para o governo do estado

Do - Tribuna da Bahia - O Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-5) anunciou neste sábado (28) que repassará R$10 milhões, referentes a um processo da Petrobras, para o combate do novo coronavírus. Conforme o órgão, metade da quantia será destina para a prefeitura de Salvador e a outra metade para o governo do estado.
A decisão foi da juíza Marília Sacramento da 6ª Vara do Trabalho de Salvador, após pedido do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA). A quantia já foi depositada em uma conta judicial.

Augusto Castro tem melhoria lenta no seu quadro

O ex-deputado Augusto Castro que vinha lutando visando a reabertura do Hospital São Lucas, o que seria ótimo para esta fase que estamos vivendo na luta contra o Coronavírus, graças a Deus vem tendo evolução no seu quadro de saúde, conforme o último boletim oficial da  Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.  O seu quadro de saúde, conforme a nota, sob ajuda de aparelhos, apresentou melhora no padrão respiratório.
O ex-deputado que é natural de Ibicaraí, teve o exame testado positivo para a COVID-19, no último dia 25 e logo foi submetido ao tratamento no Hospital Calixto Midlej Filho e segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, inclusive submetido também ao inicio do hemodiálise por causa de uma disfunção renal, acometimento frequente nesses pacientes com quadro grave da doença. Familiares e amigos permanecem fazendo correntes de oração, mas graças a Deus aos poucos seu quadro, lentamente, vem sendo visto pela equipe médica melhores.

Prefeito Fernando Gomes 

O prefeito Fernando Gomes enfatizando em um vídeo, divulgado na redes sociais, que neste momento é hora da união de todos e caracterizando Augusto Castro, como seu amigo, até sugeriu a sua ida para outros centros médicos, mas o provedor da Santa Casa, Erick Etinger Jr e a sua equipe médica, chegaram a conclusão de que o quadro de Augusto era muito delicado  para uma transferência, no momento.  Neste momento muitos amigos e eleitores estão em orações para sua recuperação.   

sexta-feira, 27 de março de 2020

Ibaneis autoriza reabertura de lotéricas e lojas de conveniência em postos


Decreto do governador, publicado há pouco, proíbe o consumo de produtos no local

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) decidiu que é hora de “facilitar a vida das pessoas” e baixou decreto autorizando a reabertura de lotéricas, correspondentes bancários e de lojas de conveniência e mercadinhoslocalizados em postos de combustíveis.
No decreto, Ibaneis mantém a proibição de consumo de produtos nessas lojas, chegando a vetar a disponibilização de mesas e cadeiras nesses locais.

A Bahia registra 123 casos confirmados com coronavírus (Covid-19)

BOLETIM CORONAVIRUS (COVID 19)
A Bahia registra 123 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), o que representa 3% do total de casos notificados. Até o momento, 1240 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (27). Ao todo, 16 pessoas estão curadas. No momento seis pacientes se encontram hospitalizados.
Os casos confirmados estão distribuídos em 19 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,41%).


Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
Dentre os casos confirmados, 55,3% são do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,15) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.
Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;

3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

...

Governo do Estado cria planejamento para o Covid 19


Entenda o planejamento do Governo do Estado para atender os baianos em caso de contaminação com o coronavirus
Com o crescimento do número de casos do coronavirus no Brasil e na Bahia, o Governo do Estado está se preparando para que todos recebam o atendimento adequado, não apenas em casos de Covid-19, mas também nas áreas de clínica geral, ortotraumas e queimados, dentre outros.
Na capital baiana, o Instituto Couto Maia e o Hospital Geral Ernesto Simões já estão atendendo exclusivamente os casos de coronavirus. No hospital do Subúrbio, 55 leitos foram dedicados exclusivamente ao coronavírus e outros 100 podem ser montados, em uma tenda no estacionamento.
Os hospitais Espanhol e Santa Clara, que estavam fechados, foram solicitados à justiça e o Governo do Estado obteve a autorização para que possam reforçar o combate à doença e o atendimento à população.
*Interior*
No interior, 16 novas UPAs que não estavam em funcionamento vão receber pessoas que estão com sintomas da doença. A ideia é que as unidades de Pronto Atendimento façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência secundária ou terciária. Os equipamentos em análise nos seguintes municípios: Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.

Brasil já repatriou 6.700 brasileiros, mas ainda há 7.300 pelo mundo

Governo mobiliza representações diplomáticas para ajudar turistas surpreendidos pelo fechamento de fronteiras
O governo mobiliza suas representações diplomáticas em todo o mundo no esforço repatriar turistas brasileiros surpreendidos pelo fechamento de fronteiras em diversos países. Até agora, já foram repatriadas cerca de 6.700 pessoas, mas ainda há aproximadamente 7.300 aguardando a oportunidade de voltar para casa. Portugal é onde há mais brasileiros tentando voltar: 1.810. Na Itália, onde a contaminação alarma o planeta, 790 brasileiros ainda aguardam a disponibilidade de voos de retorno. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Um grupo de 60 brasileiros “acampou” no aeroporto de Lisboa, à espera de voo. As empresas aéreas que os levou cancelaram os voos de volta.

Prefeito Fernando Gomes reassume comando de Itabuna

Foto desta quinta-feria 26, centro de Itabuna, ao meio dia 
(Prefeito Fernando Gomes altera Decreto e libera cobrança da Emasa para quem paga taxa-social) 

Reassumindo na manhã desta quinta-feria, 26 o comando do executivo após dez dias de licença, quando foi substituído pelo vice-prefeito, Fernando Vita, o prefeito Fernando Gomes alterou o decreto do fechamento de alguns segmentos  comerciais do município, devido a pandemia do Covid-19, permitindo a abertura de lojas do setor de construção civil. Com isso o prefeito atendo uma solicitação das entidades representativas do comércio de Itabuna; (CDL), (ACI) e o (Sindcom).  As lojas que já estão abertas a parir  desta sexta-feira 27, terão que obedecer a um protocolos do Decreto, como: quadro de funcionários reduzido, acesso limitado e portas entre abertas.  


As lojas Buriti, Pai Mendonça, Conlar, Módulo Hidráulico, Mirassul e Capri Tintas, Soluz, Nascimento Material Para Construção e outras, deverão funcionar de 9h às 15h e fornecer equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, além de disponibilizar álcool em gel para os funcionários e clientes.


Emasa

O prefeito Fernando Gomes em bom senso com a direção da Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, também assinou Decreto liberando a cobrança  dos consumidores das taxas sociais, até 90 dias. a Emasa, tem na sua direção, Jader Guedes. Maior esclarecimento pode ser obtido através  do canal: 08000 73 1195 informou  o diretor-presidente.   

Foto: J. dos Reis 

SESAB INFORME GERAL

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
27/03/2020

INFORME GERAL

Considerando a tendência do aumento do número de casos e a necessidade de qualificar os dados disponibilizados,  os boletins sobre Covid-19, a partir desta sexta-feira (27), passarão a ser divulgados uma única vez ao dia, às 17h, incluindo os finais de semana. Sendo assim, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado terá condições de emitir um boletim estratificado por idade, sexo, severidade, descartes, número de exames/dia realizados e distribuição espacial, inclusive com representação gráfica.

Segundo caso de covid-19 confirmado em Ilhéus

Segundo caso de covid-19 confirmado em Ilhéus é importado de outro Estado

No final da tarde desta quinta-feira (26) a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) informou o segundo caso confirmado de coronavirus, importado de outro Estado. De acordo com o setor da Vigilância Epidemiológica do município, o paciente, do sexo masculino, participou de uma atividade profissional de treinamento fora da Bahia em que estiveram reunidas várias pessoas, voltou infectado e procurou o serviço de saúde para fazer a testagem.
“A empresa comunicou ao funcionário que pessoas que participaram do treinamento testaram positivo para o Covid-19. Com sintomas como tosse e dor de garganta, apenas, pelo histórico de contato e sintomas, foi realizada a testagem, que deu positivo”, explicou uma servidora da Sesau. O órgão destaca que esse caso é de um paciente infectado em outro Estado, com transmissão comunitária comprovada, sendo, dessa forma, um caso importado.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Prefeito de Ilhéus decreta estado de calamidade pública por 180 dias

Prefeito decreta estado de calamidade pública em Ilhéus por 180 dias para frear o coronavírus

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, decretou estado de calamidade pública pelo prazo de 180 dias em razão da pandemia do novo coronavírus. O decreto foi publicado no Diário Oficial no dia em que o município confirmou seu primeiro caso de contaminação da Covid-19, na última quarta-feira (25). O dispositivo permite que o governo tome medidas de emergência, como a compra de produtos.

Com o anúncio feito pelo Ministério da Saúde para prevenir a elevação do patamar de transmissão comunitária do coronavírus a nível nacional, o Governo Municipal adotou medidas voltadas para a manutenção de serviços básicos e essenciais. “O decreto simplifica o processo de compra e contratações de serviços, tira a burocracia e dá mais agilidade ao governo nesse enfrentamento”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.

Conforme a medida, ficam mantidas as determinações previstas no Decreto nº 020/2020, que se refere às ações de prevenção e controle do vírus, à contratação para fins específicos de enfrentamento do coronavirus por parte do Poder Executivo Municipal, com fundamento no artigo 24, IV da Lei 8.666/93

UniFTC participa de projeto de combate ao Coronavírus

Iniciativa é coordenada pela Fiocruz e UFBA, em parceria com a UniFTC e outras instituições públicas e privadas da Bahia
Estudantes do internato de Medicina da UniFTC integram uma força-tarefa criada por diversas instituições de ensino e pesquisa com o intuito de minimizar os impactos do Novo Coronavírus (COVID-19) na Bahia. Trata-se do Disque Coronavírus 155, que tem como proposta criar uma central, via web e telefone, para atuar nas orientações à população e triagem de casos suspeitos.
A iniciativa é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a UniFTC e outras instituições públicas e privadas do estado. Estudantes que estão na fase de internato, supervisionados por médicos, podem ser contatados, gratuitamente, pelo número 155, para auxiliar a população.

CEMITÉRIOS ADOTAM MEDIDAS DE SEGURANÇA

Covid-19: cemitérios adotam medidas de segurança durante sepultamentos
Velórios estão suspensos e tempo de cremação está reduzido em alguns estabelecimentos. Também está limitado o número de pessoas nas cerimônias

Tribuna da Bahia, Salvador
26/03/2020 06:30 | Atualizado há 12 horas e 3 minutos
     
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia
Por: Rayllanna Lima
Como forma de combater o avanço do novo coronavírus (Covid-19) em Salvador, medidas de prevenção estão sendo adotadas em diversos estabelecimentos da cidade. Não seria diferente nos cemitérios, que prestam um serviço essencial à população.
Para evitar aglomerações durante sepultamentos, os equipamentos passaram recomendar aos baianos que somente familiares e amigos mais íntimos compareçam para dar presencialmente o último adeus ao ente querido. No cemitério Bosque da Paz, por exemplo, a administração decidiu suspender os velórios.
"Não haverá velórios e as cerimônias de cremação terão o tempo de dois minutos para orações, antes do corpo ser recolhido. A fim de preservarmos a segurança de todos neste período, não receberemos mais corpos no turno da noite”, informou, em nota.
O Bosque da Paz decidiu, entre outras medidas, limitar o tempo de permanência de visitantes na casa pelo tempo de duas horas. "Será permitido o acesso a duas pessoas, no máximo, caso a morte tenha conexão com insuficiência respiratória. Se não houver conexão, será negociado o acesso de até dez pessoas, não sendo esta quantidade uma obrigação”, destacou.

Brasil tem 77 mortes e 2.915 casos confirmados de coronavírus

Hoje (26) faz um mês que o Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus no país

Hoje (26) completa um mês do primeiro caso confirmado  do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Durante este período a pandemia produziu 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (26). A taxa de letalidade é de 2,7%.
Ontem, as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas.
Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás da China (213 mortes e 9.802 casos) mas a frente da Itália (29 mortes e 1.694 casos)

FIOCRUZ CONCEDE COLETIVA ONLINE


Em mais uma iniciativa para contribuir com o enfrentamento do avanço da Covid-19 no país, a Fundação Oswaldo Cruz vai liderar um ensaio clínico multicêntrico da OMS no Brasil, que envolverá 18 hospitais em 12 estados. O ensaio global avaliará, entre outras questões, o uso de medicamentos para o tratamento da doença. Na Fiocruz, os estudos serão realizados no Centro Hospitalar que já está sendo construído no campus da Fundação, em Manguinhos. A unidade contará com 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo para pacientes graves infectados pelo SARS-CoV-2.

Ilhéus garante serviços essenciais durante a quarentena



Desde a última segunda-feira (23) que está em vigor o decreto do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que determina a quarentena no município. A medida tem validade por 15 dias e impõe a suspensão das atividades dos estabelecimentos comerciais e instituições financeiras que não estejam entre os serviços essenciais de alimentação, saúde, abastecimento e similares.

A restrição ao funcionamento do comércio, determinada através do Decreto municipal número 20, de 22 de março de 2020, é mais uma medida do governo Mário Alexandre para conter o avanço do novo coronavírus no município.

Pelo decreto, poderão funcionar apenas os estabelecimentos que praticam atividades essenciais como farmácias, lojas de alimentos em geral (hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos), lojas de venda de alimentação e remédios para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias e postos de combustível.

Estão vedadas ainda as atividades de bares, restaurantes (mantendo-se apenas o serviço de entrega – delivery), casas noturnas, templos de qualquer culto (igrejas católicas, evangélicas, religião de matriz africana), bem como instituições como Rotary, Lions, Maçonaria, Centros Espíritas, e afins. As praias estão interditadas e o funcionamento das cabanas de praia também estão suspensos.

A fiscalização do cumprimento do comércio será feita pelos fiscais do meio-ambiente e postura, da Prefeitura de Ilhéus, com apoio da Policia Militar. Em caso de descumprimento, poderá ser aplicada multa de R$ 5 mil e a licença de funcionamento poderá ser cassada.

LOTÉRICAS - As lotéricas poderão funcionar durante a quarentena, visando garantir o atendimento de serviços sociais como o Bolsa Família, aposentadorias de idosos e pagamento de salários de servidores que possuem conta-salário. A Caixa Econômica Federal também funcionará excepcionalmente, apenas para atender serviços essenciais aos cidadãos em estado de vulnerabilidade, não atendidos pelas lotéricas, como seguro desemprego, aposentadoria do INSS a idosos e saque do FGTS.

INDÚSTRIAS – As indústrias estarão funcionando, visando garantir o abastecimento em Ilhéus, da Bahia e todo o Brasil, além de não receber atendimento ao público, mas devem obedecer a todos os protocolos sanitários e garantir a segurança dos funcionários. A mesma regra está valendo para a construção civil, no que tange ao funcionamento e segurança dos operários.

Em nota, o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos Municípios de Ilhéus e Itabuna, Silvio Comin, sinalizou que a cadeia de produção não pode ser quebrada. “Todas as indústrias, de todos os segmentos, precisam do setor de tecnologia para seu funcionamento. Parar de produzir e entregar tecnologia, afeta diretamente os demais segmentos da cadeia de produção”.

Ele afirmou ainda que nenhuma empresa, até agora, demitiu ou sequer cogitou demitir trabalhadores por conta da crise. “Estamos buscando alternativas para continuar produzindo e todos os esforços estão sendo realizados para preservar a saúde de nossos colaboradores e absorver o menor prejuízo possível. Mesmo com todos os prejuízos, o esforço é manter o abastecimento geral do mercado de tecnologia, e principalmente, manter o emprego de nossa força de trabalho”, complementou.

A diretora executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau(AIPC), Anna Paula Losi, parabenizou o prefeito Mário Alexandre, afirmando que as medidas adotadas pela Prefeitura estão em consonância com as necessidades municipais. “Para que os impactos na economia, e na vida do cidadão sejam os menores possíveis, é fundamental que o setor produtivo continue operando, e para isso é necessário que as medidas dos governos, federal, estaduais e municipais, garantam o funcionamento das indústrias, permitindo o deslocamento dos trabalhadores até as plantas, bem como o transporte de cargas interestadual”, declarou Ana Paula Losi.

A AIPC, entidade criada em 2004, representa mais de 95% de todo o parque processador de cacau no Brasil e tem como associadas as empresas Olam Agrícola, Barry Callebaut e Cargill Agrícola, que juntas possuem quatro unidades industriais que geram mais de quatro mil empregos diretos, integrando a cadeia de cacau e chocolate que tem um PIB de aproximadamente R$ 24 bilhões. A direção da entidade parabenizou o prefeito de Ilhéus por adotar essas medidas, neste momento tão delicado que nosso país está enfrentando.
 – Secom

EMASA CONTINUA PREPARANDO RUAS DE ITABUNA PARA PAVIMENTAÇÃO



A equipe técnica de recuperação e manutenção das redes de esgotamento sanitário, da Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa, continua dando sequencia ao trabalho das ruas e avenidas de Itabuna. Desta vez o serviço está sendo feito em toda e extensão da rua Liberdade, no bairro São Pedro, para a pavimentação asfáltica, pela equipe da Prefeitura.
 A rua liga o bairro São Pedro ao bairro São Judas, estão sendo revisadas todas as tubulações das redes de esgoto, envolvendo  construção de caixas de passagem, (pvs) pontos de visita, e aberturas de ramais domiciliares, com tubos de 100 milímetros. "A nossa previsão é que esse trabalho fique pronto dentro de dez dias" destaca o técnico da equipe, Sanio Jobson.
Estas obras atendem as necessidades da administração municipal, que precisa de toda a infraestrutura nas áreas de saneamento básico e de abastecimento de água. Após os serviços do saneamento, a equipe do asfalto entra em ação, deixando as ruas humanizadas e acessíveis à população.
Ascom/Emasa

quarta-feira, 25 de março de 2020

Número de 91 infectados na Bahia

Dos novos casos, seis são em Salvador e um no município de Canarana, informou a Sesab na tarde desta quarta-feira (25)

Tribuna da Bahia, Salvador
25/03/2020 17:36 | Atualizado há 2 horas e 32 minutos
  
Foto: Carla Cleto/Ascom

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no fim da tarde desta quarta-feira (25), mais sete casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados na Bahia sobe para 91.
De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local; seis foram confirmados em Salvador e um no município de Canarana. A pasta ainda informou que 981 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. Outros 1.715 aguardam exames laboratoriais.
Até o momento, segundo a Sesab, o município de Nova Soure não possui casos confirmados. A investigação epidemiológica identificou que o paciente com diagnóstico positivo para Covid-19 reside em Salvador, ainda que o local de trabalho e coleta das amostras tenha sido Nova Soure.

O mundo está parando

O mundo parou por causa do coronavírus
Dr. Li, o médico herói 

Enquanto o povo chinês morria aos milhares com um vírus desconhecido
e, sem vacina no mundo talvez jogados no ar por eles mesmos, na
tentativa de invenção de armas biológico de guerras econômicos para se
tornar a primeira economia do mundo, hoje com os Estados Unidos. No
Brasil se realizava o carnaval. O intento dos chineses parece que teve o
resultado esperado, mesmo matando milhares de chineses, que agora,
tudo indica livre do vírus, com o nome de Novo Coronavírus,
Após o controle do vírus no pais de origem, a China, devido aos
intercâmbios comerciais e turísticos, via área ou marítima, o vírus saiu da
China e ganhou outros continentes. Outras nações do planeta terra. Da
China o primeiro a ser atingido foi o Japão. Em seguida passando por toda
a Europa; Itália, onde morreu e está morrendo milhares de pessoas, o
mesmo acontecendo com a Espanha e, em menor proporção outros países
daquele continente. Importado da China, chegou ao seu principal rival
comercial, os Estados Unidos da América. Neste pais, assim como ao
Brasil, a pandemia está em plena evidencia, causando muitos óbitos, por
ainda não ter desenvolvido um medicamento e atingindo toda a América
do Sul. Por falta do combate, ainda, o vírus vem causando grandes
prejuízo econômico. Esse motivo leva muitos políticos, a pensarem
primeiramente no seu bolso, e, não da sua nação. Tirando proveito
próprio e, se esquecendo da importância da vida, mesmo com um
exemplo de morte, na ponta do seu nariz.
Muitos desses políticos, até alegam “se não fosse a realização do
carnaval, a pandemia não teria chegado ao Brasil”. Só faltam dizer que o
Presidente Bolsonaro trouxe o vírus da China. Apesar de que muitos casos
positivados do vírus, proliferam após os festejos do carnaval. Festejos
realizados no mês de Fevereiro em todo o Brasil, inclusive em nossa
cidade de Itabuna, que registrou o seu primeiro caso do Coronavírus, no
último dia 17 de março, após 45 da realização do carnaval antecipado; o
primeiro do Brasil.

A realidade é que esse vírus (corona) que já chegou também no sul da
Bahia, atingindo as cidades, de Porto Seguro, Prado e Ilhéus. Ilhéus, que
registrou o seu primeiro caso positivo, neste dia 25 de Março.
As providencias tomadas pelos governantes se resumem no isolamento
das pessoas em suas casas, que segundo, a Organização Mundial da Saúde
foi o sistema que mais deu certo para conter a proliferação do novo vírus.
Coronavírus, que não tem ainda um medicamento para a sua cura,
fazendo com que muita gente no mundo perdesse a vida. É exigido
também que as pessoas sempre lavem as mãos pelos menos 10 vezes ao
dia e se proteja, em alguns casos, como os membros da saúde, o uso de
luvas e mascaras, sem esquecer-se do gel, contendo 70% de álcool. Com
essas decisões muitos países no mundo estão sentindo o reflexo negativo
da economia que caiu assustadoramente. Como é o caso do Brasil, que
parou quase tudo, levando o povo à quarentena, o que obrigou milhares
de ruas e avenidas das grandes e pequenas cidades do país ao silencio
total, do vazias e solidão, parecendo até cenas de filmes do futuro que
com certeza serão produzidos e editados talvez intitulados: “O dia em que
a terra parou!...”.
O caminho do vírus, ninguém ver e, praticamente, parou o Planeta; será
que não seria um “alerta divino” para que o ser humano aprenda a dividir
o pão, sabendo que ele, não é dono de nada e que neste mundo ele é
impotente? Eis a questão!
Já que a descoberta da cura está próximo “graças a Deus”, assim como o
médico chinês Li Wenliang, descobriu o vírus, vamos lutar junto ao
chineses e ao mundo, para a construção de um monumento em sua
memória. Apesar de contas igual a Jesus, ele deu a vida por nós, e o
governo do seu pais queria castiga-lo. Caso não fosse esse médico, a cura
que estar porvir, não viria... Meu Pai Supremo tenha misericórdia de nós.

Joselito dos Reis
Poeta e jornalista
25.03.2020    
                                 

        

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...