sábado, 14 de março de 2020

Bahia vence o América-RN e garante vaga na próxima fase da Copa do Nordeste

Foto: Reprodução / Twitter / Augusto César Gomes

 (No Maraca deu Flamengo de virada em cima da hora, 2 x 1 na Portuguesa)
Do jornal - Tribuna da Bajia - O Bahia venceu o América-RN por 2 a 0 neste sábado na Arena das Dunas, em Natal, e se classificou com um rodada de antecedência na Copa do Nordeste. Os gols da partida foram marcados por Élber, no primeiro tempo, e Juninho Capixaba, no último lance da partida. O time de Roger Machado - que entrou com força máxima contra uma equipe mista do Alvirrubro - dominou o confronto inteiro e praticamente não sofreu riscos do América-RN, que buscou o contra-ataque em boa parte do duelo. Apesar disso, o Tricolor demorou para matar a partida, o que só aconteceu nos minutos finais. E se o Bahia avança com o resultado, o América-RN dá adeus às chances de classificação e só vai cumprir tabela na última rodada.
Como fica
Com a triunfo, o Bahia conseguiu a classificação com uma rodada de antecedência. Com 14 pontos, o time lidera o Grupo A atualmente e não corre riscos de sair dos quatro primeiros. O quinto lugar ABC, com dois jogos ainda para fazer, só pode chegar a, no máximo, 12 pontos.
Portões fechados

Ex-ministro Bebianno tem infarto e morre

Ex-ministro Bebianno tem infarto e morre aos 56 anos em Teresópolis

Gustavo Bebianno sofreu infarto fulminante em casa (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Agência Brasil
Morreu nesta madrugada (14) o ex-ministro do governo Gustavo Bebianno, de 56 anos. Ele estava em sua casa, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, quando passou mal.
A informação foi confirmada pelo empresário Paulo Marinho, amigo de Bebianno e atual presidentel do PSDB no Rio de Janeiro, partido pelo qual Bebianno pretendia disputar a prefeitura do Rio.
A principal hipótese é que ele tenha sofrido um infarto. Ainda não informado o local do velório e sepultamento.
Bebianno foi ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e chegou a ser presidente do PSL, coordenando pessoalmente a campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro à Presidência da República. Ficou pouco tempo no cargo, saindo após divergências internas.
Bebianno conheceu Bolsonaro em 2017, quando se prontificou a atuar como advogado da campanha.
Em sua página no Twitter, o PSDB lamentou a morte de Bebianno.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Exames do HFA atestam que Bolsonaro não contraiu o coronavírus

Presidente deve permanecer em isolamento domiciliar, no Palácio Alvorada, mas confirmou as informações em suas redes sociais


O resultado dos exames de coronavírus deu negativo para o presidente Jair Bolsonaro, segundo confirmou fonte do Palácio do Planalto. Ele deve permanecer em isolamento domiciliar na residência oficial do Palácio Alvorada, condição em que já se encontra desde o retorno de sua visita aos Estados Unidos.
O próprio presidente confirmou a informação através das suas redes sociais.

Corpo de Bombeiros vistoria o Teatro Municipal Candinha Doria



(Muitas notícias destorcidas a respeito do Teatro Municipal Candinha Doria)
Por conta do deslocamento de uma vara cênica que ocorreu na lateral do palco do Teatro Municipal Candinha Doria, na noite de ontem (12), uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve novamente no local na manhã desta sexta-feira (13) para avaliar a situação e traçar os procedimentos a serem adotados pela equipe técnica da Prefeitura Municipal de Itabuna.

De acordo com o tenente-coronel BM Manfredo Santana, comandante do 4º GBM, “o espaço será liberado para funcionamento após um engenheiro estruturalista  elaborar um laudo em que apontará o que aconteceu de fato e quais serão os procedimentos necessários para correção. De posse desse laudo, o Corpo de Bombeiros poderá então adotar outras providências”, informou o tenente-coronel BM Manfredo Santana.

Também esteve no local o Secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zulatto, que na oportunidade também levou o engenheiro Francisco França para fazer a inspeção solicitada pelo Corpo de Bombeiros. “Estamos na fase inicial, mas percebo que houve um deslocamento da parte da estrutura que segura à arte cênica e com isso às varas vieram ao chão, mas nada grave”, comentou. Ascom


Autoridades com caso grave de coronavírus vão para o Hospital das Forças Armadas

Bolsonaro sugere em pronunciamento que manifestações devem ser repensadas

Resultados dos testes do presidente e dos ministros serão divulgados em instantes, às 11h

Do - Diário do Poder - Serão divulgados logo mais às 11h os resultados dos testes de coronavírus a que se submeteram o presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle, ministros e demais integrantes da comitiva presidencial que viajou a Miami há uma semana.
O Hospital das Forças Armadas (HFA) está preparado para receber todas essas autoridades, caso seja necessário o isolamento hospitalar.
Os exames foram realizados após a confirmação de que o secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, foi contaminado por coronavírus. Ele se encontra em isolamento domiciliar na cidade de São Paulo.

Boletim Coronavírus na Bahia


Resultado de imagem para coronavírus na BahiaDe janeiro até às 17 horas de hoje (12), a Bahia registrou 216 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo três confirmados, todos em Feira de Santana. Outros 147 foram descartados e 66 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas desta sexta (13).

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Câmara de Itabuna recebe projeto de modernização administração tributária

Servidores do Departamento de Tributos
com o presidente da Câmara, Ricardo Xavier
 


Começou a tramitar na Câmara de Itabuna o anteprojeto que prevê reorganização e atualização do sistema de administração tributária do município. Encaminhada pelo Executivo, a proposta (012/2020) é considerada o pontapé inicial para os planos de carreira, cargos e salários dos servidores lotados no Departamento de Tributos, ligado à Secretaria Municipal da Fazenda.

Segundo o servidor Erlon Magno, um dos presentes à sessão em que foi apresentado o projeto, a atualização contemplará a reforma tributária já em curso. E a mudança exige graduação aos profissionais do setor, para que estejam aptos a fazer o lançamento tributário. “Esse lançamento é a principal arma do tributarista”, avaliou.

Com 11 anos de experiência, Magno é um dos 36 funcionários do Departamento e frisa a importância da modernização da lei regente do setor (em vigor desde a década de 1990). “Hoje não é só pagar o imposto; existem obrigações acessórias que contemplam a Nota Fiscal Eletrônica, o cadastramento, a própria cobrança tributária ... tudo isso exige uma cerfificação. Que o profissional da carreira tributária esteja atualizado e tenha respaldo para dar contrapartida ao município”, acrescentou.

Arrecadação crescente

Novo partido de Bolsonaro corre contra o tempo

Novo partido de Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil corre contra o tempo

Seis dos nove estados nordestinos não têm assinatura alguma validada pelo TSE em apoio ao Aliança Foto: Reprodução

     Do -  correiobraziliense.com.br - Com o apoio de igrejas e entidades empresariais, partido que Bolsonaro e correligionários pretendem criar reforça a coleta de assinaturas para poderem participar das eleições municipais de outubro. Trabalho de organização tem o apoio de dissidentes do PSL


Passadas as festividades de fim de ano, o Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro pretende criar, retoma os esforços para a coleta de assinaturas físicas de apoiadores. Contando com o apoio de igrejas e entidades empresariais, os integrantes da futura agremiação já reuniram mais de 110 mil rubricas, mas precisam alcançar exatos 492.015 apoios para ganhar o registro na Justiça Eleitoral, a tempo de participar das eleições municipais de outubro. 

quinta-feira, 12 de março de 2020

Itabuna disponibiliza apoio logístico para o processo seletivo do IBGE

Mais de 200 vagas de trabalho serão destinadas somente para o município de Itabuna, como parte do Processo Seletivo que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará em todo o país. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Itabuna colabora disponibilizando todo apoio logístico para os trabalhos do Censo Demográfico 2020. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 24 de março, sendo realizadas exclusivamente no endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/.
De acordo com o coordenador de Área do IBGE em Itabuna, Luiz Mafra de Santana, para o município estão sendo disponibilizadas 185 vagas para contratação de recenseadores e 22 para supervisores. Ele aproveita para ressaltar a importância do apoio que o IBGE vem recebendo da Prefeitura Municipal de Itabuna. “Mesmo tendo nossa equipe de trabalho e fazendo essas novas contratações temporárias, seria impossível realizar o Censo Demográfico nas cidades sem a ajuda das Prefeituras”, comentou.

Presidente Bolsonaro é monitorado após viagem aos Estados Unidos

Bolsonaro é monitorado após secretário de Comunicação fazer teste de coronavírus


Fábio Wajngarten esteve ao lado do presidente em viagem para Miami


Do - Correio da Bahia - O presidente da República, Jair Bolsonaro, e integrantes da comitiva que o acompanhou a Miami, nos Estados Unidos, estão sendo monitorados após o secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, apresentar sintomas de gripe e ser submetido a um teste para o coronavírus. Entre o final da tarde e o início da noite da quarta-feira, 11, o grupo passou a receber ligações do gabinete da Presidência pedindo que, diante de qualquer sintoma, fizesse o comunicado imediatamente e procurasse um hospital militar em Brasília para fazer os exames. Bolsonaro completa 65 anos no dia 21.

Etudantes se engajam na luta pela prevenção ao Coronavírus

Estudantes preocupados 
As escolas da rede estadual estão mobilizadas em ações de prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19). As novas ações pedagógicas – que reforçam as atividades já desenvolvidas durante o ano letivo, por meio de programas e projetos voltados à Educação Ambiental e à Promoção da Saúde na Escola – estão sendo orientadas pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), e incluem, além da higienização frequente das mãos, rodas de conversa e palestras, envolvendo toda a comunidade escolar e as famílias. Ainda entre as orientações está a de que se evite atividades que atraiam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo COVID-19.
A comunidade escolar também está engajada na prevenção ao COVID-19 no interior. O assunto entrou na pauta de atividades desenvolvidas pelos estudantes de cursos técnicos de nível médio. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, por exemplo, os estudantes do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas fizeram um levantamento minucioso sobre o vírus e realizaram uma exposição, com a montagem de estandes no pátio do CEEP, socializando informações com os colegas. “Durante a exposição, eles apresentaram o histórico do vírus e as formas de prevenção, sob a supervisão dos professores. Na próxima semana, ainda sem data definida, realizaremos uma palestra voltada ao tema no turno matutino para contemplar os estudantes desse período”, relatou a diretora do CEEP, Josonita Marinho.

Suspeita de coronavirus na cidade de Itacaré


A direção da Txai Resort, nesta quarta-feira (11), de Itacaré divulgou uma nota informando que um turista com suspeita de coronavírus esteve hospedado naquela cidade turística. Era um paulistano de 26 anos  de idade e que esteve no hotel no último final de semana. Ele esteve nos Estados Unidos no feriado do carnaval e apresentou os sintomas assim que chegou ao hotel.

O exame, segundo informação, deu positivo. A direção do hotel pediu para os hospedes que estiveram no hotel no último final de semana avisem sobre diagnostico positivo para o convid19. O assunto foi divulgado pelo blog Políticos do Sul da Bahia, que manteve contato com a assessoria de comunicação do hotel, que confirmou a situação. veja

Nota do Politicodosuldabahia

TSE aprova com ressalvas prestação de contas do PSD referente a 2014

Partido deverá aplicar corretamente recursos em programas de difusão da participação feminina na política e devolver R$ 270 mil ao Tesouro Nacional
Sessão Jurisdicional do TSE
Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na sessão extraordinária desta quarta-feira (11), aprovar com ressalvas a prestação de contas do Diretório Nacional do Partido Social Democrático (PSD) referente ao exercício financeiro de 2014.

De acordo com o relator do processo, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, as irregularidades identificadas correspondem a 4,53% do montante de recursos do Fundo Partidário recebido pelo Diretório Nacional em 2014. “Diante do baixo percentual irregular e não havendo indícios de má-fé, voto pela aprovação das contas com ressalvas”, enfatizou o ministro.

A ATUAÇÃO DAS PARCERIAS NA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA EM JUSSARI-BA

  
A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR da Bahia), Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST), e a Associação Comunitária Viva Vida, estão beneficiando 21 famílias com a construção de hortas em mandalas, na cidade de Jussari - BA.
É indiscutível a importância e, as vantagens que a forma de cultivo que a horta em mandala proporciona. Nela, o canteiro tem o formato circular e, de acordo como for projetado o caminho em sua volta, possibilita seu manejo, irrigação, colheita, e a criação de animais como galinhas caipiras. Em decorrência disso, e seguindo o exemplo apresentado, o esterco produzido pelas aves, é utilizado para adubar a horta, as hortaliças e, os ovos produzidos são utilizados para alimentação e/ou comercialização.
Em face dessa realidade, o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS considera a horta em mandala uma tecnologia social, e ótima opção para agricultura familiar pelo seu baixo custo, tendo como premissa o manejo orgânico da produção, fugindo assim dos altos custos da produção convencional.

Bahia confirma terceiro caso do Novo Coronavírus (Covid-19)


Resultado de imagem para corona virus na BahiaA Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira (11), o terceiro caso do novo coronavírus (Covid-19) na cidade de Feira de Santana. Trata-se de uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com COVID-19, quando ainda estava sintomática. A paciente encontra-se com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

Este é o segundo caso de transmissão local do vírus, já sendo considerado circulante no estado. As amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional. O resultado confirmando o diagnóstico foi concluído na tarde de hoje (11).

TRF4 tira caso de Lulinha da Lava-Jato de Curitiba e manda para Justiça de SP



Para manter inquérito no PR, procuradores juntaram delação de Cabral, que afirmou que Lula pediu contrato para empresa de filho; Lulinha é alvo de investigação sobre repasses da Oi/Telemar ao grupo Gamecorp/Gol
GI - SÃO PAULO — Em sessão na tarde desta quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu enviar a investigação sobre o filho do ex-presidente Lula, o empresário Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, para a Justiça Federal de São Paulo, conforme informou o blog do colunista Ancelmo Gois. Com isso, a corte tirou o inquérito da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos da Lava-Jato de Curitiba. Em outra decisão considerada uma derrota da força-tarefa da Lava-Jato, o TRF-4 decidiu soltar o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Após cinco anos preso em Curitiba, Duque vai passar a usar tornozeleira eletrônica.

Fantasma da manifestação do próximo domingo assombra Rodrigo Maia

Presidente da Câmara tem pesadelos sobre seu próprio boneco inflável
Sonho de Rodrigo Maia é governar o País, como presidente ou primeiro-ministro
eu deputados na residência oficial, nesta quarta (11), para falar mal da manifestação de domingo (15) e, claro, do presidente Jair Bolsonaro. Ele não convive bem com a crítica e teme a virulência das ruas. Parlamentares do Rio de Janeiro, dizem que o vaidoso presidente da Câmara tem pesadelos sobre sua caracterização em bonecos infláveis em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A torcida alvinegra espera que eventuais bonecos de Maia não apareçam vestidos com a camisa do Botafogo, o Glorioso.
Especialista em agradar plateias para fazer pose de rei da sensatez, Maia acha que são injustas as críticas dos bolsonaristas.
Rodrigo Maia ganhou apelido de “Coronavírus” pela desenvoltura de procurar apenas os inimigos para cumprimentar, terça (10), no plenário.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Ilhéus disponibiliza 900 vagas para cursos profissionalizantes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) abriu 900 vagas para os cursos profissionalizantes nas áreas de montagem e manutenção de microcomputadores, operador de caixa, solda de eletroeletrônica e Excel avançado. As inscrições podem ser realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Olivença e Oeste. Os cursos são gratuitos e contam com a parceria da ONG Amparo Melhor.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, esta é mais uma preocupação do prefeito Mário Alexandre, promover ações que visam capacitar a comunidade para o mercado de trabalho.  “Há dois anos iniciamos o trabalho de profissionalização nas comunidades com o objetivo de garantir a geração de emprego e renda. Foram mais de seiscentas pessoas capacitadas, e agora disponibilizamos novecentas vagas nos cursos”, informa o secretário.

Pequenos agricultores recebem escrituras de suas terras

  Fernando Gomes cumpre promessa e entrega títulos de terras às comunidades da Roça do Povo, Bela Flor e AGRAFAN.
 
O saudoso Anísio Alves, tempos atras fazendo à reivindicação
do titulo dos posseiros ao prefeito
Os pequenos agricultores da Roça do Povo receberam nesta terça-feira 10, o prefeito Fernando Gomes, dentro de um clima de muita esperança e alegria, quando o prefeito cumprindo promessa entregou a eles, os títulos de posse da terra.

O prefeito estava acompanhado da sua secretária de Governo, Maria Alice, além dos seus secretários, Dinailson Oliveira (Son Gomes/administração); João Zullato (Sedur); Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Maio Ambiente) e o presidente da Emasa, Jader Guedes, além de lideranças politicas e da comunidade.

Esse movimento que começou com saudoso, pequeno agricultor, Anísio Alves (foto), quando o prefeito Fernando Gomes, em seu gabinete, prometeu a entrega dos títulos das terras até o final do seu governo. O que deixou toda aquela comunidade, muito otimismo, visando o aumento da sua produção. 

O prefeito expôs sobre a importância da agricultora e da produção dos pequenos agricultores para a economia do município, desejando a todos eles, muito sucesso.  Sendo acompanhado pelo Secretário Son Gomes, que lutou muito junto ao Ministério da Agricultura para a regularização e a melhoria do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA.     

O prefeito Fernando Gomes que fez a entrega de 60 títulos beneficiou também as comunidades de ”Bela Flor” e a AGRAFAN.

Greve dos vigilantes não sabe quando termina

Diretoria do sindicato em Itabuna (foto: DB)


Desde ontem 10, os vigilantes (segurança de agencias bancárias) interromperam o trabalho, nas luta por melhores salários e aumento do ticket alimentação, que estão defasados há algum tempo e, segundo os lideres do movimente, os patrões fazem “chacota“ quando eles procuram fazer uma negociação pacifica. Com base sindical da categoria, em Salvador, Feira de Santana, Camaçari e Itabuna, os serviços bancários foram paralisados quase totalmente. Os clientes só têm acesso aos caixas eletrônicos.

Em Itabuna – segundo – o presidente do Sindicato dos Vigilantes, tudo depende dos patrões para a categoria retornar aos serviços.  “enquanto isso não acontecer, pedimos desculpas à população, mas não temos como voltar. Os nossos salários já vem sofrendo perdas há muito tempo. Um absurdo” diz o diretor do Sindicato Regional Sul da Bahia, Luís Reis.     

Médicos Oncologistas buscam apoio da Prefeitura de Itabuna para resolver crise do setor


Um grupo formado por oito médicos cirurgiões que atendem no Setor de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) buscaram apoio junto a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, na tentativa de solucionar a grave crise instalada no setor. Em reunião com o Secretário de Saúde, Uildson Nascimento, o grupo relatou detalhes da situação que segundo eles beira o colapso. Entre as dificuldades enfrentadas: um ano de atraso salarial e a falta de tratamento e medicamentos para os pacientes.

Vale ressaltar que o Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna atende pacientes de cerca de 100 municípios da região – um serviço essencial para a manutenção da vida de pacientes que já vem sofrendo com uma doença tão agressiva como o câncer. De acordo com o Secretário Uildson Nascimento, na reunião os médicos deixaram claro o desejo de retornar a realizar os procedimentos cirúrgicos, mas que necessitam da ajuda do município. “A alternativa para amenizar esta situação e os médicos receberem os salários em atraso será através do desbloqueio de cerca de R$ 23 milhões que foram retidos via judicial por conta de uma ação pleiteada pela SCMI”, disse o Secretário.

Reforma administrativa segue a receita para ser um grande fiasco

Reforma será definida pela elite de servidores que influencia posição de parlamentares, ministros de Estado e do Supremo

Senado Federal

Apontada como solução para todos os males, a Reforma Administrativa do governo será apenas a “Reforma Não Mexa no Meu”, que adiará os próprios efeitos por décadas, talvez meio século, a fim de preservar as vantagens e mordomias que deveria extinguir. A rigor, a reforma será definida pela elite de servidores que influencia a posição de ministros de Estado, de parlamentares e de ministros do Supremo. A bola de ferro no calcanhar do Brasil continuará: ninguém abre mão de regalias. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Bolsonaro afagou os ouvidos até da pelegada que se opõe a ele: a reforma só vai afetar quem ainda não ingressou no serviço público.

PF e PM deflagram operação contra pesca ilegal na Baía de Todos-os-Santos

Foto: Reprodução / Saperj


Do - BahiaNoticias - De acordo com a PF, a investigação teve início com a difusão de um vídeo, no final do ano passado, que mostra ao menos cinco pessoas praticando a pesca ilegal. As imagens mostram até o momento do arremesso e da explosão, que atingiu diretamente um cardume. 

Com a repercussão do vídeo e a investigação em curso, alguns dos responsáveis foram identificados e suas residências agora são alvo de busca. Ao todo, foram quatro mandados expedidos pela Justiça Federal de Salvador, cumpridos por cerca de 20 policiais federais e 14 militares.

terça-feira, 10 de março de 2020

Divulgada programação de São José em Itabuna


A Paróquia Catedral de São José  já divulgou a programação especial para a festa do santo padroeiro da cidade e da Diocese de Itabuna. As homenagens a São José  tem início nesta  terça-feira (10) e seguirão até o dia 19, que se comemora o grande dia de São José, padrasto do Filho de Deus Pai. Veja a programão completa:  

Mais de 6 mil mulheres são assistidas pela Ronda Maria da Penha na Bahia



A reflexão sobre os casos de agressões que atingem as mulheres motivaram a realização do evento Diálogos pela Vida: um panorama da Violência Contra a Mulher. O evento promovido Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), aconteceu no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), na manhã desta segunda-feira (9).  Foram abordados aspectos ligados a violência obstétrica, padrões de mortalidade das mulheres na Bahia e destacou-se a autuação da Ronda Maria da Penha.
A subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, comentou os avanços obtidos e os desafios nestes 5 anos de implantação da iniciativa. A Ronda está presente em Salvador e mais 15 municípios e realiza o acompanhamento de mais de 6 mil mulheres que têm medida protetiva deferida pelo Poder Judiciário. “Em todo o estado são mais de 6 mil mulheres que contam com esse acompanhamento, que inclui a realização de visitas periódicas por parte de nossa equipe em um local determinado pela mulher vítima de violência. É um atendimento específico , especializado e que atende a demanda daquela mulher assistida. É uma política pública que tem se estendido em um processo de interiorização. A mensagem que deixamos sempre é a importância da denúncia e o rompimento do ciclo de violência, porque isso é garantia de vida”.

Rota Transportes tem vaga para Eletricista Veicular em Itabuna


A Rota Transportes, empresa do Grupo Brasileiro que atua no serviço de transporte coletivo semiurbano e rodoviário de passageiros na Bahia e em outros estados da região Nordeste, vai recrutar profissionais para ocupar uma vaga na função de Eletricista Veicular, na garagem sede de Itabuna. De acordo com o Setor de Recursos Humanos, é necessário que o profissional possua experiência na função na área automotiva.

As inscrições serão feitas na quarta-feira, 11 de março, no horário das 14 às 16 horas. Os interessados devem comparecer à sede da Rota Transportes, localizada na Avenida Amélia Amado, próximo ao Centro Comercial de Itabuna.
Os candidatos devem apresentar os documentos pessoais e a Carteira de Trabalho e Previdência Social.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73)3214-6871. Por - Zé Carlinhos

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...