sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Salvador: Sexta de Carnaval tem Furdunço no Campo Grande e Anitta na Barra; veja programação

[Sexta de Carnaval tem Furdunço no Campo Grande e Anitta na Barra; veja programação]

Outro destaque é a abertura oficial da programação do Pelourinho, com show dos Irmãos Macedo

Do - metro1.com.br - O segundo dia de Carnaval terá desfiles de blocos e atrações para a pipoca nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande). Além disso, a programação dos palcos do Pelourinho é aberta oficialmente nesta sexta (21), com shows dos Irmãos Macedo e de Moraes Moreira.
Na Barra, a primeira atração é Saulo Fernandes, que sai sem cordas às 15h45. A programação para a pipoca inclui É O Tchan, Anitta, Daniela Mercury e Lincoln e Duas Medidas. Já outros artistas, como Léo Santana e Claudia Leitte, desfilam em blocos.
No Campo Grande, uma versão reduzida do Furdunço abre a programação, com nomes como Garampiola e Bailinho de Quinta. A noite ainda terá desfiles sem cordas de Alinne Rosa, Denny Denan e Mambolada, entre outros nomes.

Veja a programação completa:

Neste carnaval prefeito decreta ponto facultativo em Itabuna



Como o carnaval de Itabuna foi antecipado, a maioria dos seus habitantes, aproveita a oportunidade para se dirigirem ao litoral para descansar ou participar dos carnavais em outras cidades da Região do Cacau, como Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, inclusive, Salvador. Como os redutos mais procurados, exigindo das empresas de ônibus transportes extras, provocando um grande movimento no terminal rodoviário Francisco Ferreira da Silva.

Neste período que se inicia nesta sexta-feira, 21, até a próxima quarta-feira, 26, a cidade de Itabuna, fica praticamente desértica, levando-se em conta de que este ano, conforme acordo entre os sindicatos patronal e dos empregados, o comércio não funcionará na segunda-feira, 24, o que fará a cidade mais vazia ainda.

Isso consiste em um perigo para muitas famílias, devido a falta de segurança, quando muitos dos nossos agentes policiais  são deslocados para outras cidade da região e o deslocamento de  policiais para a capital  do estado. Por isso e recomendado  muito cuidado com a segurança de seus imóveis.           

Ponto facultativo nesta segunda-feira

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decretou ponto facultativo nesta segunda-feira 24, em todas as repartições públicas da administração municipal, centralizada, descentralizada e fundacional. Vale ressaltar que esta medida não se aplica às repartições públicas cujos serviços são considerados essenciais, como por exemplo, serviços de saúde e limpeza pública.



Praça Nicodemos Barreto segue sendo revitalizada pela Prefeitura de Itabuna



  
A Prefeitura Municipal de Itabuna segue fazendo da cidade um verdadeiro canteiro de obras. Na manhã desta sexta-feira (21), as equipes de trabalho da Secretaria de Administração estão a todo vapor na execução das ações de requalificação da Praça Nicodemos Barreto, bairro Sarinha Alcântara. Para o prefeito Fernando Gomes, esta é uma ação constante, pois, sua meta é continuar melhorando consideravelmente a qualidade de vida dos itabunenses.

“Estamos pavimentando ruas e avenidas de vários bairros, além é claro, da região central, onde estamos melhorando, por exemplo, a avenida Beira Rio e a Praça Camacan, tornando estes espaços mais humanizados para a prática de esporte, lazer e passagem dos pedestres”, comentou o prefeito de Itabuna. Bairros como Jaçanã, Novo Jaçanã, São Caetano e Vila Anália, por exemplo, seguem recebendo benefícios de pavimentação, tapa buracos, reforma de praças, poda de árvores, entre outros serviços. E assim a Prefeitura de Itabuna segue trabalhando em prol do desenvolvimento da cidade. Leia também: Emasa desobstrui rede de esgoto no São Roque

Meu Rio

Quando vou para o outro lado
De lá e venho para o lado de cá
Da minha cidade a adorar
Dá-me uma tristeza danada

Quando vejo sem desejo
O ensejo podre do meu rio
Mau cheiro a exalar... No ar!
Do meu Rio que já foi de cachearia
Hoje corredor dos desejos humanos...

Que tristeza me dá
Que tristeza me dá
Vê-lo, sem vida!
Entre nós na agonia

Impotente sem poder constatar
As águas poderes do seu leito a borbulhar
Mesmo assim ainda a refletir a luz do luar

Que saudade me dá
Que saudade me dá
Do meu tempo de criança
Quando vivia em seu leito a me banhar...

Joselito dos Reis
21.02.2020

Os horários do Jequitibá Shopping no carnaval


O Shopping Jequitibá informa que durante o Carnaval, os seus horários de funcionamento nos dias 22 a 25 de fevereiro, as lojas abrem em horário normal no sábado e no domingo. Na segunda (24), as lojas e a lotérica estarão fechadas, a Praça de Alimentação funciona das 10 às 22 horas; o Bompreço das 8 às 22 horas, e a Farmácia Velanes das 10 às 22 horas. Na terça-feira (25), apenas a Praça da Alimentação abre das 12 às 21 horas, atendendo a programação do Cinemark.
As lojas e demais estabelecimentos, já á na quarta-feira (26), dia considerado normal as lojas e a Praça da Alimentação funcionam das 10 às 22 horas, o Bompreço e a Velanes das 8 às 22 horas e a lotérica das 8 às 21 horas. Além da programação do Cinemark que você  pode se atualizar através das redes sociais.


Opinião da sociedade e inclusão de minorias integram nova Lei Orgânica em Itabuna





Uma análise sobre o conjunto de emendas trazidas pela população, assim como o quê ela entende como decoro dos vereadores. Estes são os passos mais recentes da comissão designada na Câmara para reforma e atualização da Lei Orgânica do Município de Itabuna (LOMI), que chega à reta final dos trabalhos. Segundo o relator do grupo, Beto Dourado (PSDB), ao final do estudo será elaborado um anteprojeto até março, daí segue para as comissões técnicas da Casa e depois para apreciação em plenário.

Ele explica que serão feitas alterações, por exemplo, para dar voz às minorias, algo percebido pela sociedade e que precisa estar também nos dispositos legais. “Vamos trabalhar para incluir coisas que estão atuais. De modo geral, cerca de 40 por cento de mudanças serão para retirar inconstitucionalidades e acrescentar o que é moderno. Entre as novidades, as emendas vindas da comunidade e da própria comissão”, resumiu. veja também:  Pedidos de vistas adiam discussão sobre Plano Setorial de Água e doação de imóvel.

Bloco “As Desconcentradas” abriu com alegria o Carnaval de Itacaré




Um carnaval com muita alegria, cultura, tradição, irreverência, criatividade e grandes atrações nacionais. Assim será o Carnaval 2020 de Itacaré, que vai ser aberto nesta quinta-feira com a magia do bloco As Desconcentrada. Formado somente por mulheres, o bloco sai nesta quinta-feira às 19 horas do final da Rua Pedro Longo, na Pituba, e percorre as ruas de Itacaré levando muita alegria e irreverência.

Na sexta-feira a alegria começa às 6 horas da manhã com o Bloco da Paz. À tarde, a partir das 15 horas se apresenta o Cana Social, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contando com a participação da comunidade e também crianças, jovens e adultos assistidos pelos programas sociais da Prefeitura de Itacaré. Às 16 horas será a vez do bloco da Escola João Gomes de Sá. Ainda na sexta-feira se apresentam os blocos Cafajestes e Turma do Thuco, os dois às 18 horas.

No sábado, dia 22, a festa começa com o Bloco Me Siga, às 14 horas, As Zumbetes e Amigos da Fé, ambos às 16 horas, e ainda os blocos É do Samba, às 17 horas, e Dedo de Moça, às 20 horas. No domingo a alegria começa no minitrio com Padre Ednaldo e Banda, às 11 horas da manhã, seguindo com o Camarote Laranjada, às 14 horas, na Banca do Peixe, Fantasminha, também às 14 horas, Flores Trepadeiras, às 15 horas, Bloco dos Caretas, às 15 horas, As Periguetes, às 16 horas, Bloco Sensação, às 17 horas, e Brilho Negro, às 20 horas.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Câmara dos Deputado aprova ultrassonografia mamária obrigatória pelo SUS

Texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro


Câmara aprova projeto de Lei 7354/17, da ultrassonografia mamária pelo SUS
Do - Diário do Poder - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta, o Projeto de Lei 7354/17, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar o exame de ultrassonografia mamária como forma de prevenção de câncer de mama. O texto segue para sanção presidencial.
A regra vale para as mulheres jovens com elevado risco de câncer de mama; que não possam ser expostas à radiação; que tenham entre 40 a 49 anos de idade; ou que tenham alta densidade mamária.
Os exames deverão ser gratuitos, nas unidades públicas ou por meio de hospitais e clínicas conveniadas.

COMEÇOU A FOLIA OFICIAL EM SALVADOR

Abertura oficial do Carnaval acontece nesta quinta-feira no Farol da Barra

O Farol da Barra receberá milhares de foliões a partir das 18h desta quinta-feira.
Do - jornaldamidia.com.br - O Carnaval de Salvador começa oficialmente nesta quinta-feira (19), com cerimônia realizada no Farol da Barra, a partir das 18h. Na ocasião, o prefeito ACM Neto fará a entrega oficial das chaves da cidade ao Rei Momo a bordo de um trio elétrico no formato “Pranchão”.
O equipamento também será utilizado para a apresentação que dará início à folia momesca da capital baiana. O cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown estará acompanhado por cerca de 150 músicos do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers. Juntos, eles irão fazer a festa dos foliões.
Ainda tocam com patrocínio da Prefeitura, nesta quinta-feira, no Circuito Dodô, uma série de grandes artistas do Carnaval baiano, a exemplo de Harmonia, Claudia Leitte, Denny Denan, Daniela Mercury, Banda Eva, Mudei de Nome, La Fúria, Rafa e Pipo Marques, Margareth Menezes, O Poeta, Araketu e Chiclete com Banana. No Circuito Osmar, a abertura oficial da festa será toda dedicada aos Blocos de Samba.

Força Nacional vai para o Ceará após motim e tiros em Cid Gomes

Após a série de ataques no Ceará, a Força Nacional de Segurança Pública está fazendo o policiamento ostensivo nas ruas de Fortaleza, em apoio aos agentes de segurança do estado.
Por Agência Brasil
Um grupo de militares da Força Nacional de Segurança Pública embarcou na manhã de hoje (20) do aeroporto de Brasília com destino ao estado do Ceará. O avião da Polícia Federal transportando os militares decolou às 8h. Um segundo grupo embarca às 15h, devendo chegar na capital cearense às 17h45.
O envio da Força Nacional ao Ceará foi determinado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, após solicitação do governador Camilo Santana. A portaria, autorizando a medida, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20).
De acordo com o documento, a Força Nacional será empregada nas ações de “policiamento ostensivo e, se necessário, repressivo, a fim de proteger a população cearense, em razão de movimento paredista por parte das polícias estaduais. As ações serão, em caráter episódico e planejado, por 30 dias, a contar de hoje até 19 de março de 2020”.

Quadra de Esportes e Parque infantil do Califórnia estão sendo reformados


A Prefeitura Municipal de Itabuna, atendendo uma solicitação do Instituto Cultural Intimus, iniciou as obras de restauração da Quadra Esportiva e do Parque Infantil do bairro da Califórnia, numa determinação do prefeito Fernando Gomes. 

Homens da Secretaria de Administração deram inicio nesta quarta-feira 19, aos trabalhos que deverão ficar pronto dentro dos próximos dias. Para a reforma foi montada uma força tarefa com a participação também das Secretarias de Governo e da Educação, atendendo assim uma justa reivindicação daquela população.

Segundo Carlos Silva, presidente do Instituto Cultural Intimus, “as nossas crianças com esse trabalho vão voltar a sorrir e brincar com mais segurança”. Ascom

Blocos abrem nesta 5ª feira o carnaval 2020 de Itacaré





Um carnaval com muita alegria, cultura, tradição, irreverência, criatividade e grandes atrações nacionais. Assim será o Carnaval 2020 de Itacaré, que vai ser aberto nesta quinta-feira com a magia do bloco As Desconcentrada. Formado somente por mulheres, o bloco sai nesta quinta-feira às 19 horas do final da Rua Pedro Longo, na Pituba, e percorre as ruas de Itacaré levando muita alegria e irreverência.

Na sexta-feira a alegria começa às 6 horas da manhã com o Bloco da Paz. À tarde, a partir das 15 horas se apresenta o Cana Social, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contando com a participação da comunidade e também crianças, jovens e adultos assistidos pelos programas sociais da Prefeitura de Itacaré. Às 16 horas será a vez do bloco da Escola João Gomes de Sá. Ainda na sexta-feira se apresentam os blocos Cafajestes e Turma do Thuco, os dois às 18 horas.

Lula nega venda de medida provisória e insiste na lorota de perseguição













Petista também disse que Palocci mentiu e recebeu "prêmio" para depor contra ele

Do - Diário do Poder - Lula prestou depoimento nesta quarta (19), no âmbito da operação Zelotes, à Justiça Federal e negou as acusações de corrupção por “vender” medidas provisórias enquanto foi presidente. O petista acusou o Ministério Público Federal (MPF) de mentir na acusação e a Polícia Federal (PF) de mentir no inquérito.
Além de negar que tenha favorecido e recebido vantagens indevidas, Lula manteve o discurso de perseguição e insinuou um conluio entre os investigadores e o ex-braço-direito Antonio Palocci, que revelou como funcionava o esquema em sua delação.
Segundo Lula, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos petistas recebeu um “prêmio” por depor contra ele.

OBRAS DO CAMPUS INTEGRADO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE SERRA GRANDE SEGUEM EM RITMO ACELERADO



Numa parceria entre a Prefeitura de Uruçuca e o Ministério de Educação, e com a colaboração de uma rede potente de parceiros, apoiada pelo Instituto Arapyaú, buscou-se projetar uma escola que respeitasse as características do território, de modo que fossem criados espaços educadores, sustentáveis, ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente diversos, voltadas para a formação integral e integrada de toda comunidade. 

"Com a participação de toda comunidade escolar e dos demais moradores da Vila, foram feitas formações através de oficinas e debates sobre os espaços e tempos escolares integrados com a reflexão sobre o currículo e o projeto político pedagógico das escolas. Assim surgiu o Campus Integrado de Educação Integral de Serra Grande, em Uruçuca, uma escola de alma brasileira, da Bahia para todo Brasil, feita a muitas mãos", afirmou a arquiteta responsável,  Beatriz Goulart.

Um sonho que se iniciou na gestão 2009/2012 mas ficou esquecido por quatro anos, e voltou com tudo em 2017, quando o prefeito Moacyr Leite Júnior reassumiu o governo.  "Essa gestão batalhou para que este projeto saísse do papel, e hoje é o que temos!!! A materialização de um sonho de desenvolvimento educacional que vai transformar a vida de muitas crianças e jovens de Serra Grande, Uruçuca e região. A maior obra do FNDE do Brasil", atesta o Prefeito de Uruçuca.

Estão sendo construídos 12 mil m² sobre área de 50 mil m², onde serão oferecidas 2.200 vagas , atendendo a totalidade dos moradores da Vila, além de espaços para a educação formal, serão oferecidos espaços para o convívio comunitário para a população em geral. A previsão de entrega é para setembro de 2020.- ascim

Chegada de navios movimenta alta temporada em Ilhéus

O navio Costa Fascinosa chegou a Ilhéus na terça-feira (18), trazendo a bordo cerca de 3.780 passageiros. Com origem na cidade do Rio de Janeiro e destino em Salvador, a embarcação era uma das aguardadas dentro da escala de cruzeiros.
A maioria dos turistas foi até o Centro Histórico de Ilhéus para conhecer a cultura do município e visitar os patrimônios históricos. A figura do escritor Jorge amado é um dos atrativos mais queridos pelos visitantes, cujas obras encantam a todos que passam por aqui.
A turista paulista Marilene de Camargo, ficou admirada. “Eu adorei a cidade, inclusive disse a minha filha que pretendo morar aqui. O custo de vida em Ilhéus é menor e as pessoas são simpáticas, prestativas. As praias são muito lindas. Estou encantada com a cidade’’, contou.
Neste período, a economia se movimenta bastante. A artesã Rita de Cássia Abreu expressou a felicidade com a chegada dos turistas. “Os visitantes fazem questão de levar lembranças com o nome de Ilhéus. Gostam muito do nosso atendimento. Por isso, procuro sempre atender bem a todos. Eu vendi quase todos os meus produtos".
Durante a temporada, que vai até o mês de abril, a previsão é que aproximadamente 70 mil turistas tenham visitado Ilhéus, com um total de 20 escalas durante o período.  - Secom

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Carnaval de Itacaré com grandes atraçõesCarnaval de Itacaré terá grandes atrações, tradição e muita paz



 No clima, como sempre, da tradição de muito amor e paz 



A alegria vai tomar conta de Itacaré no período de 22 a 25 de fevereiro, com a realização de um dos maiores carnavais de todos os tempos, com direito a grandes atrações nacionais e regionais, a tradição dos blocos, a magia dos caretas, o Carrossel Elétrico, além de bailes, trios elétricos e muita descontração e irreverência. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e com o apoio do Governo da Bahia, que está anunciando mais atrações que vão comandar a folia durante os quatro dias de muita festa.

Pela manhã a alegria será comandada pelos trios elétricos que estarão circulando pela orla da cidade. À tarde será a vez dos blocos de trios e dos fantasiados e mascarados, que já fazem parte da tradição de Itacaré. E à noite a alegria será no palco que já está sendo montado na orla, que terá atrações como as bandas Unha Pintada, Tayrone, Guig Gueto, Ponto de Equilíbrio, Kaelzinho Ferraz, Bandana, Saiddy Bamba, Sinho Ferrari, Patrulha do Samba, Ademário Coelho (Carrossel Elétrico), Vinny Nogueira, Papazonni, Afrodisíaco, Furacão Love, Pagodeira, Levi Alvim, Bonde do Andrezão, JP do Caprixxo e muito mais.

UniFTC de Itabuna tem projeto aprovado para Operação Portal do Sertão do Rondon


 A equipe da Faculdade atuará no município baiano de Santa Terezinha.


            A UniFTC de Itabuna  foi selecionada para atuar da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon. O Resultado Definitivo do Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior (IES), que irão participar da operação, foi divulgado pelo Ministério da Defesa do Brasil, que coordena o Projeto em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República. A inciativa envolve estudantes de diversas IES públicas e privadas de todo o Brasil em atividades extensionistas no período de férias acadêmicas.

O projeto da UniFTC de Itabuna foi aprovado pela Comissão de Avaliação das Propostas do Projeto Rondon para o Conjunto A de ações, cujas atividades abrangerá as áreas temáticas da Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Segundo a professora Kelly de Melo Bomfim, coordenadora da equipe rondonista da Faculdade, a Operação Portal do Sertão será no período de 16 de julho a 02 de agosto em 13 municípios do Estado da Bahia. O centro regional será na cidade de Feira de Santana e a UniFTC estará atuando no município de Santa Terezinha.

Semi-Anel Rodoviário da 415 passa por restauração em Itabuna



Serviços estão sendo feitos na via que faz ligação da BR-101 com a BR-415
 


O Semi-Anel Rodoviário de Itabuna, que liga a BR-101 à BR-415, está passando por restauração. A obra em andamento na rodovia do litoral sul baiano está com 50% de execução. A previsão de conclusão é no mês de abril. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em 7,2 km da via.

 “Com a obra, o fluxo de veículos, principalmente de carga que vem da região de Itapetinga e Vitória da Conquista, em direção à Ilhéus, não tem a necessidade de entrar em Itabuna”, ressalta Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia. A via é utilizada como alternativa para ir da BR-415 com destino a BR-101.

Na região, a construção da ponte Ilhéus-Pontal também está em andamento. A implantação do equipamento está com 90% de execução e prevista para ser finalizada em março. A ponte contribuirá para mais fluidez no tráfego de veículos, principalmente na alta estação, quando o fluxo de turistas aumenta em Ilhéus. Além disso, os serviços de manutenção estão sendo realizados na BA-270, da BA-001 até Santa Luzia, e na BA-651, entre Coaraci e a BA-969. 
Por - Michelle Matos

Governo mantém esquema suspeito da gestão Dilma com empresas aéreas

Compra com cartão corporativo garante pagamento à vista, lucros maiores e preço de 'tarifa cheia'

Continua a farra da compra direta de passagens às empresas aéreas usando cartão corporativo, cuja implantação no governo Dilma (PT) motivou operação da Polícia Federal. O esquema objetivou eliminar as agências de viagem do processo de compra, transformar as aéreas nos únicos fornecedores pagos à vista, garantir aumento de lucros com a cobrança de “tarifa cheia” e a dispensa de recolher impostos na fonte. Foram quase R$50 milhões de impostos embolsados em quatro anos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Somente nos primeiros 50 dias deste ano, o governo Bolsonaro gastou R$45 milhões em passagens aéreas, tudo pago à vista, tarifa cheia.

Prefeitura de Itabuna faz chamamento público para contratação de serviços públicos de saúde


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando chamamento público de nº 001S/2020, que visa à contratação de pessoa jurídica com capacidade técnica e operacional para prestação de serviços públicos de saúde, tais como, ambulatorial, de apoio, diagnóstico e terapêutico. Vale ressaltar que as empresas contratadas atenderão pacientes de Itabuna e demais municípios pactuados.

Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 3618-4900, ou no site itabuna.gov.br., edital de nº 4.031, Ano 8, de 07 de Fevereiro de 2020. Importante lembrar que os envelopes com os documentos das empresas interessadas em participar do chamamento devem ser entregues na sede da Secretaria de Saúde, anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, situado na avenida Princesa Isabel, São Caetano. Ascom

EMASA implanta novas redes de água e esgoto em Nova Ferradas





A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), dando  prosseguimento na execução da sua política municipal de saneamento, planejada pelo Prefeito Fernando Gomes, que visa beneficiar mais famílias desassistidas de nossa cidade, investe nos serviços de ampliação das redes abastecimento de água e de  esgotamento sanitário do município de Itabuna. 

         Após estudos técnicos que apontaram as necessidades e viabilidades, uma equipe composta por homens, máquinas e equipamentos, levando areia, cimento, tubos e conexões, foi enviada para a rua que dá acesso à Estação de Captação e Tratamento de Água, no bairro Nova Ferradas, identificada como sendo  rua da Emasa.

         No local, estão sendo implantadas as redes de água e de esgoto, numa extensão de mais de 200 metros. Na operação, estão sendo construídas as caixas de passagem e pontos de visita (PV) e implantados os tubos da rede de esgoto de 150 mm. Em paralelo ao serviço da rede de esgotos, outra equipe está implantando a tubulação de 60 mm, que são as redes de abastecimento de água.

Com mais esta ação, a Emasa aumenta o número de pessoas que contam com os serviços de abastecimento de água e de  coleta de esgotos no município de Itabuna, e assim  proporciona  uma significativa melhoria na qualidade de vida do moradores de Nova Ferradas. Ascom/Emasa

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Prefeito de Itabuna autoriza reajuste linear de 12,84% para professores



            Reunindo profissionais de comunicação, assessores e dirigentes municipais, o prefeito Fernando Gomes anunciou durante entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira (18), o reajuste linear de 12,84% para os professores dos níveis II e II da  Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. O aumento, que passa a vigorar a partir do mês de abril (data base da categoria), está sendo autorizado pelo chefe do executivo itabunense após resultados de estudos apresentados pela Secretaria Municipal da Educação (SME). Com a decisão, o município atende o cumprimento da Lei do Piso Nacional e beneficiar cerca de 1.607 professores.

            Fernando Gomes destacou que o reajuste significará um impacto de mais R$ 620 mil na folha bruta da Educação de Itabuna e faz parte das politicas de valorização do professor.         Ao lado da secretária municipal da Educação, professora Nilmecy  Gonçalves, e do diretor financeiro da SME, professor Fábio Bittencourt, o prefeito revelou que, pelos novos números do reajuste, o valor atualizado do piso é de R$ 2.886,15. Esse aumento já foi repassado no mês de janeiro de 2020 para 115 professores do nível I. Os professores do Nível II passarão a ter como vencimento inicial o valor de R$ 2.946,79 e os do nível III, R$ 3.400.15.

            “Para mim, o valor do salário do professor ainda é pouco. Diante da responsabilidade de formar cidadãos, os profissionais da educação merecem ganhar um dos melhores salários. Porque, enquanto a educação não for prioridade zero neste País, não haverá o desenvolvimento integral e a mudança de cultura, principalmente na forma de conviver em sociedade”, argumentou Fernando Gomes.

O prefeito disse também que a Educação de Itabuna teve um impacto muito positivo na prevenção e redução da violência nas escolas, com a introdução do Vetor Disciplinar, implementado em parceria com a Polícia Militar da Bahia no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) em 2019 e que, a partir deste ano, será ampliado para mais quatro escolas municipais – Flávio Simões (Califórnia), Lourival Oliveira (Ferradas), Caic Jorge Amado (Jardim Primavera) e Margarida Pereira (Maria Pinheiro.Leia também: Fernando Gomes visita obras do Residencial Itapoan, Investir na educação é a saída  para afastar jovens da marginalidade, diz Prefeito  

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...