sábado, 25 de janeiro de 2020

Bastidores: Bolsonaro não prometeu dividir a pasta da Justiça e Segurança

 Militares não defenderam o atual modelo, nem tentaram enfraquecer Sérgio Moro



No caso do desmembramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, um detalhe importante: os generais não defenderam o atual modelo. Mas, tanto quanto os secretários de Segurança que estiveram com Bolsonaro, eles admiram Sérgio Moro e não tentavam enfraquecê-lo. Acham só que o melhor para o País seria retomar o Ministério da Segurança Pública criado por Michel Temer, cuja transferência maciça de dinheiro aos Estados derrubou os indicadores de criminalidade. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Enfraquecer Moro não era objetivo dos secretários, alheiros à política. Eles queriam a volta do ministério da Segurança (e dos seus recursos).
Para chegar a Bolsonaro, os secretários contaram com o ministro Jorge Oliveira, secretário-geral da Presidência, oficial da reserva da PM.

Câmara aprova Vetor Disciplinar e Plano de Saneamento em Itabuna



 
Para encerrar o período extraordinário, ocorreu nesta sexta-feira (24) a segunda votação em que a Câmara de Itabuna autoriza o Executivo a implantar o Vetor Disciplinar em quatro escolas da rede municipal. Afora o IMEAM (Instituto Municipal de Educação Aziz Maron), que adotou a medida em 2019, a mudança inclui as seguintes unidades: CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança) Jorge Amado, do bairro Jardim Primavera; Escola Flávio Simões, no Califórnia; Escola Lourival Vieira, em Ferradas, e Escola Margarida Pereira, no Pedro Jerônimo. A seguir, parte da exposição de motivos externada por edis na sessão.

O presidente do Legislativo, Ricardo Xavier (Cidadania), considera inegável o quanto há falhas em setores cruciais no país. “Em circunstâncias em que o estado brasileiro tivesse controle das políticas públicas nas diversas áreas, com certeza eu não apoiaria esse projeto; mas nós vivemos uma situação objetiva e prática: o estado brasileiro tem falido nas suas políticas de educação e também de segurança e saúde. Eu apoio o projeto em função dessa situação. Nesse momento esse modelo funciona e certamente ajudará até o próprio governo a pensar numa política diferente, com mais investimentos com relação à educação”, justificou.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Salva-vidas de Itacaré recebem novos fardamentos e equipamentos


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, entregou na noite desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, o novo fardamento e equipamentos de segurança para os salva-vidas, que terão a oportunidade de oferecer um atendimento ainda melhor para os itacareenses e turistas. Nessa etapa foram entregues 100 camisetas, 55 lycras, 55 shorts, 35 bandeiras, 04 pranchões, 04 funboard, e também será feita a sinalização da praia da Concha com bóias para delimitar o espaço dos banhistas e das embarcações.

Durante solenidade de entrega o prefeito falou da importância dos salva-vidas, profissionais habilitados para prevenir, educar, realizar um salvamento em ambiente aquático e prevenir casos de afogamento. Em Itacaré, segundo destacou Antônio de Anízio, além de realizar as atividades de salvamentos, os profissionais exercem um importante trabalho de orientação dos banhistas e de informações para os turistas, além de garantir a preservação do meio ambiente e possibilitar que as praias continuem sempre limpas e propícias para o banho.

Rota Transportes abre vaga para Auxiliar de Marketing em Itabuna



A empresa Rota Transportes, que integra o Grupo Brasileiro e atua no serviço de transporte rodoviário e semiurbano de passageiros na Bahia e em outros estados, está realizando recrutamento para a função de Auxiliar de Marketing. A base das atividades é a sede da Rota, em Itabuna.

O interessado em disputar a vaga deve ter como escolaridade o Ensino Médio Completo, possuir curso de Designer Gráfico ou áreas afins, conhecimento intermediário nas plataformas de edição como Corel Draw, Adobe e Office.

O currículo deve ser encaminhado para o e-mail recrutamento@rotatransportes.com.br, colocando no espaço “assunto” a vaga pleiteada. O setor de Recursos Humanos da empresa informa que há vaga disponível também para pessoa com deficiência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73)32146871. Ascom

Presidente dá ‘calaboca’ em Guedes: aumento de impostos nem pensar

Na Índia, Bolsonaro descarta completamente a criação do 'imposto do pecado

Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro descartou completamente o “imposto do pecado”, nesta manhã, em Nova Dheli, onde realiza visita oficial de Estado à Índia.
O imposto foi anunciando pelo ministro Paulo Guedes (Economia), em conversas com jornalistas em Davos, na Suíça, onde participou do Forum Econômico Mundial.
“Paulo Guedes, sigo você em 99%, mas aumentar imposto da cerveja, açúcar, cigarro, não”, afirmou o presidente da República em declaração à imprensa.

Marco Lessa, o chocolate de origem, da Bahia para o mundo

Do - redebrasildenoticias - Criador do Chocolat Bahia, em Ilhéus, maior evento do gênero no país, que deu origem ao Chocolat Amazônia e ao Chocolat São Paulo, transformando o Sul da Bahia de produtor de amêndoas em produtor de chocolates finos, o empreendedor Marco Lessa encara um novo desafio. Ele acaba de implantar uma base operacional em Braga, Portugal. O objetivo é abrir novos mercados para o cacau e chocolate de origem na Europa e Ásia, onde o consumo de produtos de qualidade não para de crescer. Para este ano, já está prevista a versão portuguesa do Chocolat Festival, com a presença de marcas da Bahia e do Pará. Numa entrevista ao site Cacau&Chocolate, 

Marco Lessa revela como foram os primeiros passos na implantação de um projeto que, 11 anos depois, contribuiria para que o Sul da Bahia atingisse 70 marcas de chocolates de origem, comercializadas no Brasil e no Exterior. “O polo chocolateiro é um caminho sem volta, que abre um novo modelo socioeconômico para a região. Não vamos perder a capacidade de sonhar, realizar, pensar grande”, afirma. Veja a entrevista completa no site

Escolas estaduais matriculam estudantes novos do Ensino Médio hoje (24)


Escolas estaduais matriculam estudantes novos do Ensino Médio nesta sexta-feira (24)
A matrícula da rede estadual de ensino segue, nesta sexta-feira (24), para os estudantes novos de qualquer ano/série do Ensino Médio. Além da matrícula presencial, que pode ser feita em qualquer escola da rede, independentemente de ser a escola que o aluno pretende estudar, os pais ou responsáveis legais também podem realizar o procedimento 100% on-line, sem precisar sair de casa, através do acesso por computadores, tablets ou celulares. Atualmente, a rede estadual já possui mais de 610 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2020.
Na segunda-feira, dia 27, as matrículas continuam a ser efetuadas para o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro. A rede estadual de ensino adicionou um dia extra de matrícula, que passará ser até o dia 3 de fevereiro, quando poderão ser matriculados estudantes de qualquer ano/série que não conseguiram efetuar a matrícula de acordo com o cronograma.

Bandidos derrubam postes para roubar fiação em Lençóis


Resultado de imagem para Rodovia Ilhéus/Una, Lençois
Os moradores da praia de Lençóis, distrito de Una, estão sem energia elétrica, devido à ação ousada de bandidos jogando postes ao chão para roubar a fiação. O sinistro aconteceu à meia noite de ontem, 23, o que levou muito prejuízo aos empreendimentos do litoral, sul da Bahia.


Com isso o prejuízo foi grande nas pousadas, hotéis e condomínios, onde muita gente perdeu produtos perecíveis contidos em geladeiras. Até o momento o problema ainda não foi resolvido pela Coelba.

Um dos moradores do local nos informou, que a normalidade deverá acontecer até às 14h, de hoje. Mesmo assim, os prejuízos já foram enormes, com muita gente deixando as suas residências de praias para retornarem às suas casas de origem.

Mas segundo a comunidade do local, a Coelba já está tomando as providencias através de sua equipe de campo.  

Foto: Lençóis/Arquivo



   

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Reforma completa do colégio IME é iniciada


 Foi assinada nesta quarta útilma, 22, a ordem de serviço que autoriza a reforma do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, pelo Prefeito Mário Alexandre, na sede do colégio.
A obra contempla reconstrução elétrica; luminárias de LED; pintura geral; troca do telhado, portas, janelas e fechaduras; novas instalações hidrossanitárias; revestimento do piso e requalificação do auditório. O valor licitado para a obra é de R$ 870.116,46.
O feito, aguardado pela equipe gestora, comunidade escolar e sociedade organizada, demonstra a realização do compromisso assumido pela gestão do executivo municipal.  “Entregaremos uma estrutura mais digna, afinal, o IME fez parte da formação de grandes nomes da nossa sociedade. Feliz em contribuir com o avanço da educação, garantindo um ambiente seguro e confortável aos servidores, estudantes e pais”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

Confiança do empresário é a maior desde junho de 2010, diz CNI

Otimismo é maior entre os empresários da indústria de transformação


Do - Diário do Poder - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu para 65,3 pontos em janeiro. Com a alta de 1 ponto em relação a dezembro de 2019, o indicador está 10,5 pontos acima da média histórica e é o maior desde junho de 2010.Os dados são da pesquisa divulgada hoje (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Os indicadores variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50, mostram que os empresários estão confiantes. Quanto maior o índice, maior e mais disseminada é a confiança. O Icei é maior nas grandes empresas, segmento em que subiu para 66,4 pontos neste mês. Nas médias, o Icei é de 64,9 pontos e, nas pequenas, de 63,4 pontos.

Salvador: Prédio desaba no bairro de Narandiba após fortes chuvas

Salvador: Prédio desaba no bairro de Narandiba após fortes chuvas

Foto: Reprodução / TV Bahia
Do - BahiaNotícias - Um prédio desabou, nesta quinta-feira (23), no bairro de Narandiba, em Salvador, após as fortes chuvas. Ao Bahia Notícias, o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, informou que não há registro de feridos. 

"Até o momento, a informação que temos é de que não teve feridos. É uma edificação que já tinha sido vistoriada e condenada pela Defesa Civil. Inclusive, vistoria recente. Houve essa ruptura. O nosso engenheiro está no local realizando a vistoria. E estamos reforçando a equipe", declarou.

Macêdo informou, ainda, que um segundo imóvel pode ceder na localidade e os moradores já foram orientados a sair, por questões de segurança. Outros imóveis passarão por uma pré-vistoria (Nota atualizada às 13h41).

Defesa Civil de Itabuna está em alerta por conta das chuvas

A Defesa Civil de Itabuna está em alerta por conta das chuvas que tem caído na cidade desde a manhã desta quarta-feira (22), quando o índice pluviométrico registrou um volume de 25 milímetros de chuva em um intervalo de 12 horas. Até o próximo sábado (25), a previsão indica que este índice pode chegar a 135 milímetros, volume considerado acima da média esperada para todo o mês de janeiro.

Com a incidência do alto volume de chuva, a Defesa Civil alerta que muitas localidades podem ficar com o solo encharcado de água, deixando algumas áreas propícias para deslizamentos de terras. Até o início da tarde desta quinta-feira (23), nenhum caso foi registrado.

Contando com o suporte de todas as secretarias municipais, a Defesa Civil de Itabuna orienta a população para que mantenha o estado de alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos de terras em áreas vulneráveis, e que informe toda e qualquer situação que coloque em risco famílias e imóveis. Em caso de acidentes ou identificação de risco, importante entrar em contato pelo número (73) 9 8825-8923, que está à disposição da população 24h.

Nomeação da atriz Regina Duarte deve ser acertada após viagem de Bolsonaro à Índia

Presidente embarcou nesta quinta para o país asiático e a previsão é que retorne ao Brasil na terça

Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (23) que a nomeação da atriz Regina Duarte para a Secretaria Especial de Cultura deve ser acertada após sua viagem à Índia. Bolsonaro embarcou na manhã desta quinta-feira para o país asiático e a previsão é que retorne ao Brasil na terça-feira (28).
Regina foi convidada pelo presidente para assumir o cargo de secretária especial da Cultura após a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim, na semana passada. A atriz declarou que está “noivando” com o governo, mas ainda não confirmou se aceitará o convite. Segundo a assessoria da Presidência da República, a possibilidade dela assumir o cargo ainda está sendo debatida.
“Talvez na volta a gente acerte. Ela merece, realmente, quase que uma festa por ocasião da assinatura da posse. Deve ser na volta. É uma pessoa muito especial”, afirmou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã.

"Itabuna Folia 2020" anuncia atrações

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Rita Barros e Maria Alice Araujo Pereira, multidão e casamentoA imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e texto
Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (22), no Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes anunciou a programação oficial do Itabuna Folia 2020, carnaval antecipado que acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro. Segundo o prefeito Fernando Gomes, a realização do carnaval só será possível graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, que está viabilizando a contratação das principais atrações artísticas do evento.  

Vídeo: 


Para abertura da folia momesca no município, a prefeitura realizará na quinta-feira, dia 06, a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que reunirá as atrações Ilê Ayê, Rixô Elétrico e Sine Calmon, além dos blocos tradicionais que abrilhantam o carnaval de Itabuna e fortalecem a cultura da cidade. Neste dia, o evento acontece apenas nas imediações da rua Duque de Caxias, em parte da avenida cinquentenário e praça Adami, tendo início às 16h, com encerramento previsto para meia-noite. Já nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro, o Itabuna Folia será realizado nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, reunindo grandes atrações nacionais e regionais, como o Chiclete Com Banana, Rubinho “Oz Bambaz”, Fantasmão, Patchanka, Vitor Kelsh, Trio da Huanna, Papazoni, Babado Novo e Ricardo Chaves, além de atrações regionais.

Prefeito de Itacaré assina contratos para a realização de novas obras


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinou na manhã desta quarta-feira, no escritório da Caixa Econômica Federal, em Itabuna, os contratos para a realização de mais três importantes obras no município. Como objeto desses contratos serão realizadas as obras de reurbanização e revitalização da Praça das Mangueiras, no bairro da Concha, no final da Pituba, reforma e reestruturação do campo de futebol do distrito de Taboquinhas, e ainda a construção do cais também no distrito de Taboquinhas.

Considerada como um importante centro de turismo, a reurbanização da Praça das Mangueiras será mais um equipamento de lazer, entretenimento e valorização da arte e do artesanato regional. A obras faz parte de uma emenda do deputado federal Márcio Marinho no valor de R$ 341.000,00 e vai contemplar, além da revitalização de todo o espaço, a implantação do Centro de Artesanato, uma reivindicação dos artesãos e dos comerciantes locais.

Trecho da BA-001, em Ilhéus, será duplicado e restaurado

Resultado de imagem para rodovia ilhéus itacaré

Licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira
 Para dar uma melhor fluidez no trânsito da BA-001, em Ilhéus, será restaurado e duplicado um trecho de 2,7 quilômetros até o entroncamento da BR-251. A obra na Orla Sul da cidade, juntamente com a Ponte do Pontal, vai desafogar o fluxo de motoristas na rodovia. O investimento é de R$ 11 milhões. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22).
A construção da Ponte do Pontal, feita pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), também faz parte das melhorias em infraestrutura para o município de Ilhéus. Com 87% de execução, o equipamento terá 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura. O projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cerca de 2,7 quilômetros. A previsão é de que a obra seja concluída no mês de março. Secom

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Previsão anuncia chuvas fortes no sul da Bahia

Previsão indica que Bahia pode ser atingida por ciclone

Do - nordesteusou.com.br - Prepara o guarda-chuva porque o cacau vai cair. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou, na tarde desta terça-feira (21), um alerta de chuvas para as próximas 24 horas, com possibilidade de chuva forte, acompanhada de trovoadas e rajadas de ventos, devido ao calor e à umidade que vêm do Oceano Atlântico.
Em nota, a Codesal destacou que um sistema de baixa pressão que atua sobre os estados de Minas Gerais e Espírito Santos tem ocasionado chuvas intensas, alagamentos e vários deslizamentos de terra naqueles estados. É esse mesmo sistema que atuará em Salvador nos próximos dias, ocasionando chuvas “fracas a moderadas, por vezes fortes”, iniciando a partir da madrugada desta quarta-feira (22).
Tempestade ‘Kurumí’

Atestada a qualidade dos pescados de Ilhéus e região



 A pesquisa realizada pelo Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo (LEPETRO) avaliou a qualidade dos pescados nas zonas costeiras do litoral da Bahia, inclusive de Ilhéus. O parecer técnico, divulgado no final de 2019, concluiu que não foi constatada nos pescados, como nos do litoral sul, a presença dos 16 Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) nas amostras dos pescados coletados em estuários, zona costeira e baías do estado.
Os pescados de Ilhéus apresentam índices seguros para o consumo, é o que explica o Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Vinícius Briglia. “As praias de Ilhéus não possuem resíduos de componentes químicos nocivos à saúde humana e à vida marinha. O laudo demonstra que as ações de limpeza das praias foram eficientes no combate e controle do óleo. O relatório assegura a qualidade, além de regularizar a atividade pesqueira na cidade", completou.

Governo do DF pede informações federais sobre ‘organizações criminosas’ na Capital

Segundo ofício da Secretaria de Segurança, há 'total ausência de informações' de órgãos federais sobre possível 'incidente'

Do - Diário do Poder - A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal encaminhou ofício ao ministro da Justiça, Sergio Moro, solicitando informações oficiais do governo federal sobre “o que realmente está acontecendo” em relação à ameaça de um possível incidente envolvendo líderes de facções criminosas encarceradas no presídio federal em Brasília. O governo local quer avaliar o que classifica de “exato grau de ameaça” da presença desses criminosos no DF.
O secretário Anderson Torres cita como os motivos da solicitação notícias de “plano de resgate no presídio, fuga de presos e a presença do Exército na segurança do presídio” e a movimentação da estrutura de segurança trazida para o DF, em razão da presença dos criminosos na capital. O ofício foi protocolado nesta quarta-feira (22) no Ministério da Justiça.

LOTEAMENTO GUEDES DE PINHO CONTEMPLADO COM NOVA REDE DE ESGOTO



Nos últimos três anos, a EMASA vem trabalhando firme para aumentar os índices de cobertura nas redes de esgotos no município de Itabuna, com obras de recuperação e em toda a cidade e de implantação em ruas sem as redes de coleta.
 Uma das suas equipes  está implantando a rede de esgoto na rua G, no Loteamento Guedes de Pinho,  que a exemplo do bairro Vila Anália, também está recebendo obras de pavimentação, naquela rua são 102 metros de extensão com tubulação de 150 milímetros.
Estas ações fazem parte do projeto da administração do prefeito Fernando Gomes, que vem trabalhando na busca da melhoria da qualidade de vida dos itabunensesSegundo a Organização Mundial de Saúde, ( OMS ) para cada dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3  dólares em custos de saúde no mundo. Nos últimos três anos,  várias comunidades de Itabuna vem sendo  contempladas, e a EMASA manterá sua política de melhoria, e a implantação de mais redes de coleta de esgoto em todo o município.
Ascom/Emasa

Festejos de São Sebastião continuam na Praça da Liberdade no Centro Comercial de Itabuna

Belinha, uma guerreira
Com muito sucesso estão acontecendo no Loteamento Jardim Grapiúna, na Praça da Liberdade, centro comercial de Itabuna, os festejos em comemoração a São Sebastião e Iansã, sob a coordenação da incansável, Isabel dos Santos (Belinha Cigana).

Belinha Cigana informa que resolveu prorrogar os festejos até o dia 16 de Fevereiro, que envolverá um pré-carnaval no Grapiúna Tênis Clube, para a escolha da Rainha, que representará os orixás, com o objetivo de angariar recursos para a construção da sede da instituição “Filhos de Iansã”.

Aproveitando a oportunidade a coordenadora Belinha, agradece a todas as autoridades, comerciantes, feirantes, devotos e amigos, que podem colaborar pelo telefone: 73 98813 6255, na aquisição do ingresso para a festa da escolha da rainha, que custa R$20,00, com data ainda a ser marcada.

"Estou muito feliz por ser devota de São Sebastião  e com a força dele, trazer a fé e o bem estar de todos. realizo esses festejos com muito amor" diz Belinha Cigana. 


Para Bolsonaro, ataques contra Regina Duarte reforçam acerto na Cultura


Após reações (e até ameaças) presidente avalia que 'foi feliz' a escolha da atriz para a Cultura

A reação agressiva da oposição ao convite à atriz Regina Duarte deu ao presidente Jair Bolsonaro, segundo fontes do Palácio do Planalto, a certeza de que ele foi feliz na escolha da nova titular da Secretaria Especial de Cultura do seu governo. Regina foi atacada e até ameaçada, após o convite. A doce “namoradinha do Brasil” não se deixou impressionar, mas fez um apelo dramático aos apoiadores, nas redes sociais: “Fiquem comigo, vou precisar saber que estão comigo”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Além de atacar a atriz, opositores têm alegado que ela “nada tem a ganhar” ou que o presidente pretende apenas usar sua imagem.

Rui Costa nomeia reitor e vice-reitor da UESC

O governador Rui Costa nomeou os novos reitor e vice-reitor da Universidade Estadual da Santa Cruz (UESC), conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22). Assume a reitoria da instituição Alessandro Fernandes de Santana a partir de 2 de fevereiro, para um mandato de 4 anos. Já o cargo de vice-reitor será ocupado por Maurício Santana Moreau.

A nomeação foi assinada pelo governador ontem (21), no retorno do chefe do Executivo baiano às atividades na sede da Governadoria, em Salvador. Rui Costa estava afastado por orientação médica após cirurgia realizada em 5 de janeiro para retirada de nódulo mamário. Secom

Carro cai da ponte em Canavieiras e morrem uma criança e uma mulher

Veículo cai em rio de Canavieiras; mulher e criança morrem

Do - redebrasildenotícias - Na manhã desta quarta-feira (22), aconteceu um grave acidente envolvendo um veículo de lotação, na altura da ponte do rio Cipó, localizada na BA-001, em Canavieiras. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o motorista disse que perdeu o controle da direção do veículo e que no momento do acidente a pista estava molhada. 

De acordo com informações de populares, o carro teria batido na ponte e em seguida caiu no rio. No momento do acidente, além do motorista, estavam no veículo, duas mulheres e uma criança de 8 anos. 

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Um ano após tragédia em Brumadinho, MP apresenta denúncia contra Vale

Fabio Schvartsman, ex-presidente da Vale, mais 15 pessoas e as empresas Vale e TÜV SÜD pelo crime de homicídio doloso

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou à Justiça, nesta terça-feira, 21, denúncia contra 16 pessoas, além da mineradora Vale e a empresa Tuv Sud, pelo rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ano passado.
Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019, resultando em 270 mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte.

Entrega de Viaturas: Fernando Gomes diz que a Maternidade Ester Gomes tem a mão de Deus




 O prefeito Fernando Gomes anunciou nesta segunda-feira 20, na Praça Adami, com a presença de secretários municipais e vereadores, na entrega de oito novas viaturas de segurança, para a Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito, combate duro à bandidagem em Itabuna, “pois as nossas famílias têm o direito de ir e vir”.  

Em seu pronunciamento também informou sobre o asfaltamento dos bairros, além da instalação, com cobertura de 200 novos pontos de ônibus e reurbanização da Beira-Rio para dá melhor comunidade as pessoas que gostam de praticar o esporte e tratar da saúde.


Em relação à saúde, expôs sobre o descaso da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, e, atendendo um questionamento de um cidadão da plateia, disse que em breve a Maternidade da Mãe Pobre passará a funcionar, como antes. “Estamos trabalhando para isso. Ali já foram feitos mais de 100 mil partos, sem que tivesse nenhuma infecção hospitalar. Pois naquela casa tem a Mão de Deus”. Destacou.

Ainda sobre a saúde informou que agora todos os Postos de Saúde da cidade contam com médicos. Conformado pelo Secretário de Saúde do Município, Uildson Nascimento, que estava presente. Finalizando, expôs sobre os novos investimentos do Hospital de Base, que agora sob nova direção está no rumo certo, “pois o nosso povo merece dignidade e respeito. Construímos o Hospital de Base com recursos do próprio município e a maternidade da Mãe Pobre, com os meus próprios recuos”, disse, enfatizando otimismo pelo bem estar do itabunense.         
         

Governo publica tabela de pagamento do funcionalismo estadual em 2020

A tabela é uma das principais evidências de equilíbrio fiscal do governo baiano: em 2019, assim como nos anos anteriores, a Bahia pagou os salários do funcionalismo rigorosamente em dia, cumprindo as datas previstas no calendário publicado em janeiro.

A tabela de pagamento em 2020 dos servidores ativos, aposentados e pensionistas das administrações Direta e Indireta, fixando as datas de desembolso dos vencimentos mês a mês, foi publicada na edição de sábado (18) do Diário Oficial do Estado (DOE). A tabela é uma das principais evidências de equilíbrio fiscal do governo baiano: em 2019, assim como nos aos anteriores, a Bahia pagou os salários do funcionalismo rigorosamente em dia, cumprindo as datas previstas no calendário publicado em janeiro, além de ter honrado os compromissos com os fornecedores.

A tabela pode ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Os funcionários baianos irão receber seus vencimentos geralmente no último dia útil de cada mês, exceto quando este dia cair em um final de semana. Nestes casos, o valor será depositado na sexta-feira anterior.  A primeira parcela do 13º salário será quitada ao longo do ano, já que a maior parte dos servidores estaduais opta por receber este adiantamento no mês de aniversário ou junto com as férias. Já a segunda parcela será paga no dia 18 de dezembro.

Caminhão da Biometria estará em Itacaré de 31 de janeiro a 02 de fevereiro



Itacaré estará no 9º roteiro do Caminhão da Biometria do recadastramento eleitoral, que permanecerá na cidade no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro. O atendimento no dia 31 de janeiro será das será das 13 às 17 horas e nos dias 1º e 02 será das 9 às 17 horas, na Praça São Miguel, na orla da cidade. O Tribunal Regional Eleitoral alerta que o prazo para conclusão do recadastramento biométrico obrigatório é o próximo dia 18 de fevereiro e aquele que não atender a convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Para ser atendido, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, será necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar. Mas além do Caminhão da Biometria, o TRE vem realizando o atendimento diariamente em Itacaré e no distrito de Taboquinhas e também os plantões da biometria nos finais de semana.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...