segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ciclone poderá atingir o sul da Bahia

DEFESA CIVIL DE ITABUNA EM ALERTA

Para além dos Estados do Sul do país, fenômeno extratropical poderá provocar estragos em outras regiões do Brasil; entenda


Tocador de vídeo
00:00
00:02

Até a noite desta quarta-feira (1º), os efeitos do ciclone bomba poderão atingir outros Estados do Brasil, além da região Sul do país, conforme informou a Marinha em comunicado.

Segundo o órgão das Forças Armadas, ventos de até 88 km/h podem chegar à faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro, até a noite desta quarta. Esse vendaval poderá promover ondas de três a quatro metros de altura em alto-mar do Rio de Janeiro à Bahia, ao sul de Caravelas, entre quarta e a manhã da sexta-feira (3).

Ainda segundo a Marinha, a aproximação de uma frente fria poderá provocar rajadas de vento de até 74 km/h na faixa ao norte de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, até o sul de Guarapari, no Espírito Santo.

Ciclone bomba: Estados do Sul poderão ter segunda onda

Se a situação no Sudeste do país é de alerta, no Sul é de temor. Segundo os órgãos de meteorologia e a Marinha, persiste a previsão de uma possível segunda onda do ciclone bomba, que deixará o mar muito agitado e ressaca com ondas que podem superar os quatro metros de altura em Santa Catarina até a tarde de quinta-feira.

Na terça-feira (30), fortes temporais atingiram Santa Catarina e deixaram estragos em todas as regiões do Estado, além de quatro mortes. Árvores foram derrubadas, e muitas casas, destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h.

Os ventos também antigiram o Paraná e o Rio Grande do Sul. Em terras pampas, um um homem morreu soterrado após um deslizamento de terra causado pelo temporal em Nova Prata, na Serra.

Segundo a Marinha, esse fenômeno é comum nesta época do ano devido à associação de massa fria à baixa pressão atmosférica.

“São relativamente comuns nesta época do ano e ocorrem aqui, no litoral do país, na região Sul, principalmente entre maio e setembro. São áreas de baixa pressão que, geralmente, se formam associadas a uma frente fria. Também há a possibilidade de neve na Serra Gaúcha na quinta-feira (2)”, disse.

 Por: Portal O Tempo

Itabuna em alerta!

Desde o último dia 23 a Defesa Civil de Itabuna está em alerta por conta das chuvas que tem caído na cidade. Nas últimas 72h foram registrados várias ocorrencias, mas sem maiores danos. A previsão é que até o  dia 3 de novembro mais chuvas atinjam a cidade.  Com o alto volume de chuva, a Defesa Civil alerta que muitas localidades podem ficar com áreas propícias para deslizamentos de terras em decorrência do solo encharcado de água. 

Contando com o suporte de todas as secretarias municipais, a Defesa Civil de Itabuna orienta a população para que mantenha o estado de alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos de terras em áreas vulneráveis, e que informe toda e qualquer situação que coloque em risco famílias e imóveis. 

Telefones SOS
Em caso de acidentes ou identificação de risco, importante entrar em contato pelo número (73) 98124 5647 ou (73) 98833 3499, que está à disposição da população 24h. - ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...