terça-feira, 8 de setembro de 2020

15a CineOP - XII Fórum da Rede Kino divulga a Carta de Ouro Preto 2020


CARTA DE OURO PRETO 2020

 

"Educação, cultura e arte é que nos civilizam, o resto é barbárie."

(Cristina Amaral)

Terra pra todo mundo, e tela pra todo mundo”

(Ailton Krenak)

Nós, participantes da Rede Kino - Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual, comunicamos a todos e todas na esfera pública e privada no âmbito municipal, estadual e federal, mas principalmente à toda nação brasileira, as reflexões produzidas neste XII Fórum da Rede Kino, realizado virtualmente no Encontro da Educação da 15ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Em um contexto trágico como o que hoje vivemos, consideramos antes de tudo imprescindível manifestar nosso luto, reconhecimento e respeito por todas e cada uma das vidas que se perderam em função da pandemia da Covid-19, bem como nossa irrestrita solidariedade com aquelas e aqueles profissionais que se dedicam diuturnamente ao cuidado, à cura e ao conforto dos mais duramente atingidos, e de todos os esforços sérios e consequentes para aliviar o contágio e o impacto da doença.

Compartilhamos uma preocupação humanista com o valor da vida, e afirmamos o humanismo como uma perspectiva ético-política necessária para enfrentar as estratégias de desinformação e relativização da vida por parte de grupos da sociedade que se beneficiam com a agenda necropolítica colocada em prática na gestão nacional dessa crise.

Da mesma forma, expomos uma comoção coletiva a respeito da fragilidade da educação e das escolas nesses tempos de pandemia, na qual muitas crianças, jovens e adultos se viram excluídos do processo educativo, e os profissionais da educação obrigados a administrar uma sobrecarga de trabalho e pesquisa para se adaptar ao contexto das aulas remotas. Nesse cenário crítico, destacamos a contribuição das artes nas práticas educativas remotas. Não compactuamos com a visão utilitária que menospreza seu papel nesse contexto de urgência. Reiteramos nossa crença na escola como espaço de encontro, de afetos e das artes, em especial o cinema e o audiovisual como dispositivos de criação, investigação e comunicação, que instaura tempos e espaços escolares humanistas e emancipatórios.

Diante do tema TELAS E JANELAS EM TEMPOS DE CUIDADO, DELICADEZA E CONTATO, que proporcionou encontros e trocas de saberes com o intuito de valorizar a vida humana e as fragilidades e delicadezas que a rodeiam, sem esquecer a importância do contato e cuidado com o outro, nos deparamos com o desafio de enxergar o contato entretelas como um lugar onde a educação emancipatória possa acontecer, desde que preserve as subjetividades, o diálogo, o respeito, o afeto e a empatia com o outro, embora uma tela jamais nos proporcione um encontro pelo abraço. Neste sentido, o cinema, onde tecnologias e múltiplas linguagens convergem, e que em conceito expandido, se torna audiovisual, citando nosso ilustre e falecido Arlindo Machado, apresenta-se como um caminho possível para dar mais sabor ao saber.

Entendemos que uma característica dos encontros entre a educação, o cinema e o audiovisual é a possibilidade de imaginar sempre um fazer diferente para além do que foi instituído como verdade linear e absoluta. Uma imaginação que é consequência de um pensamento reflexivo, crítico e sensível, que insiste em sacudir as evidências. Que o exercício do ensino remoto durante a pandemia nos faça sair do controle do conhecimento utilitário. É preciso descolonizar os conteúdos e se permitir experimentar outros modos de produzir saberes e afetos. É preciso saber rimar “aprender” com “prazer” e se abrir para as rodas de debate, as práticas cineclubistas online, a produção de dispositivos audiovisuais, experimentações de linguagem, e outras práticas de educação audiovisual em contextos formais e não formais.

Defendemos uma ideia de educação - especialmente a pública - de qualidade, libertadora, igualitária, dialógica, como tanto sonhou Paulo Freire, e acima de tudo, inclusiva, para TODOS, seja presencial ou virtualmente, e que neste momento, sofre a intensificação do processo de sucateamento em consequência do esvaziamento físico do espaço escolar que a pandemia causou, prejudicando ainda mais educadores, famílias, crianças e jovens.

Defendemos também a preservação audiovisual, diante do desmonte e descaso que a Cinemateca Brasileira vem sofrendo há algum tempo, especialmente este ano, 2020, tão marcado pelo abandono e mercantilização da vida e da memória humana.

Reafirmamos a ideia de continuidade: das conversas que nasceram nesta edição e que precisam ser continuadas para além da CineOP; dos projetos que ocupam ambientes formais e não-formais de aprendizagem; das pesquisas que fortalecem o pensar e fazer cinema na educação; da produção cinematográfica do cinema brasileiro; da preservação do nosso patrimônio histórico e cultural; da memória que reside em nossos anciãos dos povos originários, que são bibliotecas vivas de línguas, hábitos e culturas; na continuidade dos eventos culturais, como a própria CineOP, que ajudam a disseminar a cultura brasileira; no ativismo diário e de tudo que contribui para uma educação libertadora e respeitosa com todos os seres humanos em suas diferentes singularidades e formas de existir.

E acima de tudo, defendemos que a VIDA DIGNA é o que mais importa, especialmente a vida de indígenas, negros, pobres, crianças e mulheres, que vem sofrendo ainda mais opressão e fragilidade no contexto da pandemia, e não podemos, nem por um segundo, ignorar a urgência de evidenciarmos tamanha opressão e desigualdade, fazendo do cinema e de todos os espaços de fala e poder, um lugar fundamental de voz, militância e denúncia.

Vamos juntos e juntas, sempre!

Por - Luciana Anunciação - jornalista
luciana@etccomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...