terça-feira, 4 de agosto de 2020

A COOPERAST E PARCEIROS PROMOVEM AÇÕES EM COMBATE AO COVID19

A COOPERAST (Cooperativa de Desenvolvimento Territorial) em atenção as sérias consequências que pandemia do novo Coronavírus tem causado, criou estratégias a fim de minimizar o risco de contágio e propagação do vírus. As ações consistem em, orientar a população sobre a importância das medidas básicas de higiene, conforme recomenda o Ministério da saúde, captar recursos para fornecimento de álcool 70% em gel, e máscaras de proteção em tecido reutilizável para destinar as famílias de comunidades rurais, no interior da Bahia. 

De acordo com a estimativa realizada pela COOPERAST, essa atuação alcançará aproximadamente 162 famílias de baixa renda, que em sua maioria correspondem a ex trabalhadores das fazendas de cacau atingidas com a crise, com baixo nível de escolaridade, e sem acesso as políticas de saúde. É possível presumir que, aproximadamente 1.500 pessoas serão assistidas direta e indiretamente com essa ação.

É importante citar que, em favor do fortalecimento da economia local, as compras das unidades de álcool em gel 70% foram em estabelecimentos de pequenos comerciantes, assim como as máscaras de proteção foram confeccionadas nas comunidades carentes.

O diretor presidente da COOPERAST, Vinicius dos Santos Monteiro ressalta que:

“Os agricultores precisam ser assistidos por políticas públicas. A dificuldade de encontrarem outra fonte renda, e também de locomoção, uma vez que todos os transportes públicos estão suspensos, aumentam ainda mais a vulnerabilidade nesse momento. Outro fator preocupante é a exposição dessas pessoas, em cidades próximas como Itabuna e Ilhéus, que estão com alto índice de contaminação com o novo Coronavírus. A agricultura familiar precisa de ajuda. E diante de toda essa situação, o Match-funding que é uma nova modalidade de fomento, tem sido de fundamental importância. Ele funciona como uma vaquinha turbinada, misturando o financiamento coletivo (ou crowd-funding), com aporte de parceiros, multiplicando a arrecadação. ”


Dito isso, o diretor Vinícius Monteiro conclui que: 

“A COOPERAST não medirá esforços para atender, e auxiliar essas pessoas que dependem da agricultura familiar. E que a coordenação continuará atenta ao surgimento de campanhas e editais, que possam firmar novas parcerias que trabalhem no objetivo de enfrentar juntas esse momento tão difícil de pandemia, causado pelo novo Coronavírus.


ASCOM - COOPERAST

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...