sexta-feira, 29 de maio de 2020

Secretaria da Saúde da Bahia entregará medicamentos para doentes crônicos em casa

Covid-19: pacientes com doenças crônicas não devem suspender as ...(PACIENTES DE DOENÇAS CRÔNICAS RECEBEM MEDICAMENTOS EM CASA)  

A partir desta sexta-feira (29), cerca de 5 mil pacientes com doenças crônicas residentes na Região Metropolitana de Salvador (RMS) passarão a receber em casa, por meio dos Correios, os medicamentos de uso contínuo que fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi publicada no Diário Oficial de hoje.


De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a iniciativa contempla pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão pulmonar e lúpus”, afirma o secretário.

A diretora da Assistência Farmacêutica (Dasf), Renata Mundim, explica que “o objetivo da medida é diminuir ao máximo possível o fluxo de pacientes crônicos nas unidades de saúde de Salvador e Região Metropolitana e, assim reduzir a vulnerabilidade da exposição ao novo coronavírus”, destaca a diretora.

Em condições normais, esses medicamentos seriam retirados pelos pacientes ou seus procuradores legais devidamente cadastrados, nas farmácias de quatro unidades: Hospital Ana Nery, Hospital das Clínicas (Hupes), Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom) e na Farmácia Integrada de Medicamentos da Atenção Especializada (FIMAE).

Inicialmente, o projeto vai alcançar pacientes cadastrados nas unidades farmacêuticas do Hospital Ana Nery e da FIMAE. Os correios terão um prazo de 48 horas para efetivar a entrega da medicação, que é monitorada pela Sesab desde a sua expedição. Importante ressaltar que medicamentos que precisam de refrigeração não vão poder ser entregues.

Interior - Os pacientes crônicos cadastrados no SUS e residentes no interior da Bahia, não vão ficar desassistidos. O Estado possui 28 bases em cidades estratégicas, que continuarão fazendo a dispensação de medicamentos para os municípios.

O superintendente da Assistência Farmacêutica, Luiz Henrique d’Utra, ressalta que os pacientes receberão medicamentos suficientes para dois meses. “Em virtude da Pandemia da Covid-19, foi necessário tomar diversas medidas no sentido de reduzir o risco de contágio nas nossas farmácias de dispensação. Entre as medidas adotadas, essa ação é voltada, sobretudo, aos pacientes mais vulneráveis", enfatiza o superintendente.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...