terça-feira, 26 de maio de 2020

Com 90% de UTIs ocupadas, Ilhéus aguarda mais 35 leitos para tratar Covid-19

por Francis Juliano - do Bahia Notícias 

Ilhéus: Com 90% de UTIs ocupadas, Ilhéus aguarda mais 35 leitos para tratar Covid-19
Foto: Bahia Notícias
As vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Ilhéus, no sul baiano, para tratamento do novo coronavírus estão com 90% da capacidade comprometida. A informação foi dada pelo prefeito Mário Alexandre durante live ao Bahia Notícias nesta terça-feira (26). "Estamos com 29 dos 31 leitos ocupados, mas com pacientes com perspectiva de alta", disse durante a entrevista.  A situação não alarma o gestor. Segundo ele, a entrega de mais 35 leitos de UTI e a redução da transmissividade de 30% para 3% frearam o avanço do novo coronavírus na cidade.

"Durante o começo, teve dias com mais de 30% de transmissividade. Hoje, a gente está com 3%. Fizemos muitas medidas restritivas, como fechamento de comércio, bloqueios de ruas do centro, suspensão de transporte coletivo há mais de 65 dias, obrigamos o uso de máscaras", declarou.  Um dos problemas enfrentados pelo prefeito no começo foram as aglomerações. Mário Alexandre disse que teve dar esporro "no bom sentido" para alertar moradores.


'ESPORRO'
"Graça a Deus, com muita conscientização, grande parte da população já tem consciência. Mas com os desobedientes, eu digo que brigo para salvar a vida deles mesmos. Fizemos um grande trabalho publicitário, dei esporro mesmo no bom sentido porque nessa hora a gente tem que defender a vida", afirmou.

VOLTA DE COMÉRCIO
Em relação ao retorno das atividades comerciais, parlisadas há cerca de 70 dias, o prefeito disse que a condição depende da manutenção do nível de transmissividade da Covid-19, que deve estar abaixo de 4%. "Não é abrir o comércio. Nós estamos fazendo o planejamento e alguns serviços que sejam essencias e que o risco de contaminação seja menor, a gente começa gradativamente a abri”, declarou. Ainda segundo o gestor há mais de 15 dias a média de transmissão da doença está em 3%, o que favorece o planejamento da volta do comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...